Bolsonaro não demitiu Freire Gomes para evitar colapso no Exército

Bolsonaro entre os generais Marco Antônio Freire Gomes, comandante do Exército; Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa e ministro da Casa Civil Luiz Eduardo Ramos, Mourão e Paulo Sérgio - Estevam Costa PR

Ex-presidente temia revolta no Alto Comando e sabia que dissolver a cúpula militar seria inviável, travando o plano de golpe

Marcelo Godoy
Jair Bolsonaro não demitiu o general Freire Gomes do Comando do Exército porque sabia que teria de fazer o mesmo com a maioria do Alto Comando da Força Terrestre. Os generais de quatro estrelas à frente das comandos militares apoiavam Gomes. Um deles asseverou à Coluna que tinha a “tropa na mão”, que todos os generais de sua área concordavam com a defesa da legalidade.

Foi isto que travou o golpe concebido e iniciado no Palácio do Planalto. O então presidente e a societas sceleris apontada pelo Ministério Público Federal não podiam resolver o problema pela simples demissão de Freire Gomes e pela nomeação de alguém golpista. Seria necessário dissolver o Alto Comando do Exército. E isto Bolsonaro sabia que não tinha como fazer. Sairia preso.

Ao contrário do que pensavam os oficiais mobilizados nos grupos de WhatsApp e outros aplicativos, nenhum valoroso coronel bypassou seu general, sublevando-se contra a posse de Luiz Inácio Lula da Silva. Era óbvio que o incentivo à baderna, à indisciplina e à ruptura da hierarquia vinha justamente daqueles que diziam agir “dentro das quatro linhas da Constituição”.

Era no Palácio que os planos do golpe foram impressos, modificados e operações foram desencadeadas, tudo apreendido pela Polícia Federal e constatado pela perícia criminal em telefones, contas de e-mail, áudios enviados e trocados pelos conjurados. E, mesmo assim, políticos, como o senador Hamilton Mourão, insistem em dizer que “golpe tem bala e defunto” ou “tanque na rua”.
Agência Estado

Respostas de 26

      1. Só oportunistas sonhando com a perpetuação do Mito no Poder.
        Nenhuma ideologia, só busca insana das benesses federais, grana.

  1. Advogados figurões sem argumentos para defenderem seus réus. os deputados golpistas tentarão aprovar a anistia que, caso aprovada, será derrubada pelo STF, pois é inconstitucional. Aguardem o indulto em 2027 dado pelo bolsonarista eleito PR.

  2. Quando uma narrativa cai, outra se levanta. Caiu a narrativa do cartão de vacinas, a narrativa das baleias, a narrativa da pesca ilegal, narrativas, narrativas, e agora mais essa. Marcelo Godoy vive pendurado nas bolas de alguns militares? Deu ruim porque Bolsonaro já devia saber dessa jogada do 08 de janeiro, semelhante ao Capitólio; por isso se mandou para os EUA pois seria preso com a mesma perfídia que prendeu os acampados. Devia ter umas 30 mil pessoas naquele dia mas somente prenderam os acampados.

    1. A grana que o Estado já gastou com o judiciário/MPF/PF/PGR e mídias nesses 8 anos de narrativas de golpe deve ser mais de 10 vezes o reajuste de R$ 3 bi para as FFAAs. Quantas corvetas daria para comprar, quantos obuseiros, tanques, caças? Vão vendo quanto se desperdiça de dinheiro jogado no ralo por causa de politicalha.

  3. Mas vontade imensa ele tinha. Ficou sem ação, amedrontado. Já havia demitido três honrados comandantes, sem justificativa. Após isso, nem tudo ocorreu como ele esperava. E Deu no que deu, justiça seja feita. Sem delongas.

  4. Enquanto isso na casa de Abrantes, Um 3SGT ganha liquido 4.000,00 e Terá um reajuste 180,00. Um Subtenente com 25 anos de Serviço ganha liquido 9.000,00 e Terá um reajuste de 405,00. Uma aberração para Não dizer outra coisa.

  5. Meu Deus, como Presidente Bolsonaro foi ingenuo de mais, pior que um recruta, que ganância de poder foi essa, que estragou sua vida politica, Teria que ser mais humilde, e menos ganâncioso pelo poder,. Deveria ser Sabio, passase a faixa Presidencial para o Lula,. Depois faria novamente sua campanha, para voltar o poder, com dignidade, tenho certeza que ganharia novamente em 2026. menos com meu voto, pois ele traiu os praças de maneira covarde, deixando seu eleitorado, que tanto o ajudou na sua tragétória politica. os praças, a ver navios, triste não.

    1. Triste, não? Os praças agora verão submarinos, não mais navios. E em 2026 vc votará nas mesmas urnas controladas pelo TSE em ambiente secreto.

    1. Ele já curti a vida a doidado com os 17 milhões que o GADO deu pra ele…🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  6. ” congresso aprova lei de reciprocidade” com certeza porque o País tem uma FFAA, aqui não se discute em que situação. Mas na hora de valorizar ou ser cobrado uma reposição pros praças, silêncio total, tanto dos políticos como dos Chefes.

  7. “Bolsonaro não demitiu Freire Gomes para evitar colapso no Exército
    abril 1, 2025”

    E segundo a história Cristo só tinha 12 apóstolos e já existia um traidor judas escariotis
    pOIS É!!!!
    Tudo sempre se torna diretamente proporcional.
    Aquele da história deu um beijo, os outros daqui davam “conselhos”
    E?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *