Partido diz que evento, marcado para o dia 31 de março, celebra a ‘violação de direitos’ e faz ‘apologia a crimes contra a democracia’
Lucas Mathias
Rio – A bancada fluminense do Partido dos Trabalhadores enviou, nesta quinta-feira, 27, um ofício ao Ministério Público Federal para proibir a realização de um almoço comemorativo ao golpe de estado que depôs João Goulart, em 1964. O evento está programado para o dia 31 de março, quando o início da ditadura completa 61 anos, e é organizado pelo Clube Militar, com sede na Lagoa, na Zona Sul do Rio. Para o partido, o ato celebra a “violação sistemática de direitos humanos” e a “instauração de um regime autoritário”, com “apologia a crimes contra a democracia e a ordem constitucional”.
Divulgado nas redes sociais do Clube Militar, o evento, realizado todos os anos, é chamado de “rememoração do movimento democrático de 31 de março de 1964”. Os ingressos para a celebração são vendidos pelo valor de 100 reais cada, e está previsto discurso do desembargador aposentado Sebastião Coelho, conhecido por falas contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
O documento, enviado pelo PT também ao Ministério Público do Rio, pede que sejam instauradas investigações para apurar a natureza e os objetivos do evento, e que sejam adotadas medidas judiciais para sua imediata proibição. A sigla também apela para que os organizadores e participantes sejam responsabilizados nos âmbitos civil e criminal.
“A glorificação de um dos períodos mais obscuros da história brasileira é uma afronta à memória das famílias vítimas dessa violência e incita a população a ideias fascistas e antidemocráticas, como as que motivaram o atentado de 8 de janeiro de 2023”, afirma a deputada Marina do MST (PT), líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
veja – Edição: Montedo.com
Respostas de 14
Comemorar 31 de março? Comemorar o que?
Já deu né
Ok…esse negócio de ditadura já deu no saco…vida que segue…agora gostaria de saber da Sra. deputada quais ações estão sendo tomadas por parte dela para o enfrentamento dos problemas presentes, mais especificamente o cenário de narcoterrorismo do CV e milícias no Rio de Janeiro, que estão destruindo o Estado …
só palhaçada
Há 20 mil anistiados políticos recebendo bolsa ditadura com uma despesa em torno de R$ 450 milhões por ano. Entre eles FHC, Lula, Chico Buarque, Lewandowski, Zé Genuíno, Zé Dirceu, José Serra e muitos milhares que ocupam cargos nesse governo. Foram anistiados pelos supostos confrontos com as FFAAs, explosão e assalto a bancos, explosão em quartéis, guerrilhas, sequestros e assassinatos de seus pares. Gabeira já denunciou que a tentativa de golpe e a luta armada era para implantar o regime Maoista no Brasil. Rui Costa disse que seria o regime comunista da URSS. Acho que o Congresso Nacional, se tem algum respeito pelo povo do Brasil, deveria rever e revogar a Lei da Anistia de 1979.
Está falando o que nao sabe, ou acha que sabe. A maioria recebe apenas uma Única parcela Que nao pode exceder a 30 Salários Mínimos. E so recebem parcelas mensais aqueles que estavam empregados na Época e foram afastados de sua Função. E o conceito e simples, os militares tomaram o poder Depois de uma quartelada, e os agentes do estado agiram a margem da lei para manter esse governo. Aí alguns fazem a pergunta mais porque querem punir somente um lado. Simples quem e servidor publico sendo civil ou militar so pode fazer o que esta dentro da lei. O civil nao tem essa Obrigação. Então usar Instalações militares, Veículos de orgaos publicos para cometer atos fora da lei e crime. Os civis que foram contra o governo e foram presos foram julgados Por tribunais militares. Então as indenizacoes cabe a todos aqueles que foram perseguidos pelo governo. Procure saber o que aconteceu Barra Mansa, no Batalhão de infantaria.
Vc tem o direito de defender o golpe Maoista que vc tentou. Ou eras bolchevique? Ou defendes a tua bolsa ditadura que à época custou mais de R$ 6 bilhões com o patrocínio do Luiz Eduardo Greenhalgh, advogado do Mullah?
Somente José Dirceu e Genoino Receberam indenização em parcela única em 2002.
Pode fazer o aniversário do chaves, do Maduro, de Fidel, do Coreano Gordinho, do Dino, Do Stalin, do Putin e colocar a banda marcial do Hamas pra tocar….Isso pode né?
Salve, salve!!
Comemorar o que? Que os próprios Generais e CMT de Lula são contra a manifestação. Que o diga Bolsonaro e sua trupe. Do jeito que anda as coisas vão proibir até o desfile de 7 de setembro.
Quando se está perdendo de 7×0 e melhor encerrar o jogo logo, ficar insistindo é pior.
Apenas aguardando os Alienígenas chegarem.
Eu vi que “a vaca foi para o brejo” quando um sargento Fardado foi impedido de entrar num clube militar do RJ pela porta da frente. E o sargento não era qualquer um militar, era um militar fardado, capacitado para usar armas letais e não letais e ainda estava com um fuzil nas mãos e uma pistola na cintura, coisa te muitos seguer sabem o que é ou usaram apenas em formatura. Diante desta negativa em.desfavor do “sarja”, não é surpresa que ” os filhotes de painho” tentem impedir qualquer coisa que representa o bom militar, ou atos comemorativos dentro de certos clubes.