Primeiro de Abril! Governo concede “reajuste” para os militares; confira os novos soldos

REAJUSTE

O Diário Oficial da União desta sexta-feira (28), publicou a Medida Provisória 1.293, que estabelece o reajuste dos soldos dos militares das Forças Armadas, a partir de 1º de Abril. Confira a publicação e a nova tabela de soldos.

O reajuste salarial é de 9%, divididos em duas parcelas, sendo 4,5% em abril e outros 4,5% em 2026.
A MP foi assinada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin. Os efeitos financeiros do reajuste salarial ficam condicionados à vigência da Lei Orçamentária Anual de 2025.

 

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.293, DE 27 DE MARÇO DE 2025

Altera a Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019, para dispor sobre os soldos dos militares das Forças Armadas.

O VICE-PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo dePRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

Art. 1º O Anexo VI à Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019, passa a vigorar na forma do Anexo a esta Medida Provisória.

Art. 2º Esta Medida Provisória entra em vigor na data de sua publicação.

§ 1º Os efeitos financeiros decorrentes das disposições desta Medida Provisória ficam condicionados à vigência da Lei Orçamentária Anual de 2025.

§ 2º Vigente a Lei Orçamentária Anual de 2025, os efeitos financeiros decorrentes das disposições desta Medida Provisória se iniciarão a partir de 1º de abril de 2025, nos termos do disposto no art. 117, § 1º, da Lei nº 15.080, de 30 de dezembro de 2024 – Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025.

§ 3º O disposto no § 2º observará o montante autorizado no Anexo V da Lei Orçamentária Anual de 2025, para o exercício financeiro de 2025 e para a despesa anualizada.

Brasília, 27 de março de 2025; 204º da Independência e 137º da República.

GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN FILHO

José Múcio Monteiro Filho

Simone Nassar Tebet

Respostas de 84

    1. UMA MERRECA!

      De Subtenente para baixo, estão com os soldos uma merreca e são os que carregam o piano nas FFAA, representando 80% do efetivo. Estão literalmente na M.

      *HISTORICO DAS PERDAS DOS MILITARES DAS FFAA (INPC)*
      A inflação entre reajuste de 01/03/2012 e o reajuste de 01/09/2016 foi de 39,44%. Abatendo o reajuste médio de 25% (2016) em 04 (quatro) suaves parcelinhas que terminaram em 2019, perdemos *14,44%.*

      *Perdas causadas de 01/09/2016 à 28/02/2025 são 50,345%*

      *===> Soma das perdas: 14,44% + 50,34% = 64,78%*

      *Fonte*:
      https://www.debit.com.br/tabelas/indicadores-economicos.php

      1. Velho, quando as forças armadas pararem de tentar dar golpes, quando começarem a trabalhar pelo país, quando pararem de falar merda; acho que teremos o respeito e admiração do congresso! Ainda mais, quando tivermos representantes no congresso que nós defenda em lugar de ficar falando merda como “mamadeira de piroca”, “lutar contra o comunismo”, ” deus, pátria e família”… Aí, estaremos muito melhor!

        1. Ao milico raiz, quem fala merda é Você. Se vc realmente for militar, sabe muito bem que militar Não ganha pelo que faz e sim pelo que é, pelo que representa para a Nação. Agora, se Não for milico dispensamos Comentários de comuna.

          1. Papo furado, hein…a sociedade quer e deve ter retorno sim….eu não que ser pago para ser manequim….cada uma que aparece…aí é dar munição para paisano…

    2. 9% em um ano bom demais
      2019 ja tivemos aumento
      e nao mereciamos era nada…

      vc deve ser um praça desmotivado

      merece 10 anos de intersticio

      1. Já que Não Merecíamos nada, sugiro que vc doe o seu aumentão para uma Instituição de caridade ou para o Diretório dos petralhas. Se quiser Também o meu pix esta a Disposição.

  1. É pouco, principalmente porque o militar é uma classe que não possui vários direitos civis:

    Falta representatividade de classe, como um sindicado; proibição de fazer protestos por descontentamento e greve e, agora, falta de voz no legislativo da família militar da ativa.

    Enfim, é injusto, a compensação deveria vir no salário e na proteção militar, porém estão fazendo exatamento o contrário, massacrando esses dois.

    Não proponho que alguém corrompa a ordem, longe disso, mas está faltando alguém (Ministro ou Generais) para falar para as autoridades políticas o óbvio (o básico), que são essas diferenças gritantes entre os direitos civis e militares, principalmente quando se discute o reajuste salárial e as mudanças (para pior) da proteção militar.

    1. Juramento de defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, drones, aviões de caças, submarino nuclear, blindados, poder de polícia e um Exército que é a nona potência militar mundial! E A REMUNERAÇÃO? Os militares ativos, reservas e pensionistas, estão vivendo à míngua, com uma remuneração medíocre se comparados às demais carreiras do Estado. Um número expressivo de militares está com a remuneração comprometida com empréstimos no contracheque de até 70% do vencimento líquido, estando, ainda, com empréstimos bancários e refém dos agiotas, tendo uma merreca de rendimento, impedindo uma vida digna para si e suas famílias. O militar jurou defender a Pátria com o sacrifício da própria vida, mas não jurou passar privações! Com a ausência de uma regra perene, justa para recompor os vencimentos, devido à OMISSÃO dos Generais do Alto Comando das FFAA juntamente com o Presidente da República que é o Comandante-em-Chefe das Forças Armadas e o principal responsável pela remuneração dos militares, estas dívidas permanecerão por tempo ilimitado, causando transtornos de graves Consequências. Muitos estão abandonando a carreira para não passarem o constrangimento de, na ativa, virarem camelôs! Para piorar, o Governo e os Parlamentares DISCRIMINARAM os militares, devido à usurpação de direitos nas remunerações, através da MP 2215-01, de 31/08/2001 (LRM), principalmente como o soldo do posto acima ao passar para a reserva remunerada daqueles já estavam estabilizados, se omitindo uma regra de transição.

      É DIFÍCIL SER AGUERRIDO, SABENDO-SE QUE A FAMÍLIA PASSA PRIVAÇÕES, AINDA MAIS QUANDO CIENTE QUE HÁ CASTAS PRIVILEGIADAS!

      Discriminação! Discriminação! Discriminação em Relação as demais carreiras de Estado.

  2. Lixo enquanto juízes ganhando 100 mil acima do teto e não descontam nada nem imposto de renda no que excede o teto e assim mesmo a maioria Corruptos vendedores de sentença que se forem pagos roubando não pegamos 1 dia de cadeia e ainda são premiados com aposentadoria com salário e uma grande sacanagem o que estão fazendo com nos militares tenho pena de quem está entrando nessa canoa furada chamada Frouxas armadas e agora os juízes ressuscitaram a Licença Especial mas só pra eles mais um penduricalhos pra ganhar milhões vendendo a LE.

  3. o problema todo foi a tal de reestruturação de 2019, reajustou as gratificações para uns e a base, ficou congelada nos 12% (formação).

    1. Justamente! De Subtenente para baixo, estão com os soldos uma merreca e são os que carregam o piano nas FFAA, representando 80% do efetivo. Estão literalmente na “ M ”

  4. Com altos estudos um general ganha igual um juíz, sem falar nas diárias nacionais e internacional. Infelizmente quem ganha pouco são os militares temporários e que carregam o piano sozinho, sem eles o ” bolo” desanda…

    1. São os Subtenentes para baixo que carregam o piano nas FFAA, representando 80% do efetivo. estão com os soldos uma merreca. Estão literalmente na M.

  5. Não paga nem o lanche do serviço do mês. Imagina se vai suprir a demanda da família que está sendo devorada pela inflação.
    só os remédios aumentaram 5%, gasolina tá nas alturas, café R$ 30,00, 4,5% tá de sacanagem, pior e menor aumento da esfera federal , parece um tipo de revanchismo mas não é o governo do bem.

    1. Pura Discriminação com a classe militar!

      Revanchismo Não, é DISCRIMINAÇÃO! Os civis tiveram reajuste aprovado 9%, a ser pago em duas parcelas: 5% em maio e 4% em novembro de 2025.

  6. Observador Militar, caso vc observar bem irá ver que cada um tem suas prerrogativas inerente a profissão, e LOGICAMENTE que possui sim VÁRIOS diretos civis, como por exemplo dirigir bêbado, brigar em bar e dar trabalho para PM, gritar que é superior e ainda contratar um advogado exigindo o ” contraditório e ampla defesa. Agora falando profissionalmente, LOGICAMENTE, toda regra tem exceção, assim como os civis não possuem vários direitos Militares, como a prerrogativa de não ir para um presídio comum, direto a rancho, PNR, estabilidade, promoção, coisa que um ” civil” gerente de loja ou vendedor não tem…

  7. Segundo um certo “Militar nato”, salário de um 2°tenente chega a 17mil “k” brutos, além das transferências a cada dois anos que dá um valor de 250 mil “k”, então um 1°ten deve estar na casa dos 20″k” … LOGICAMENTE eu acredito que ganhamos bem, mas a humildade de um militar é sempre algo que não existe valor maior….então parabéns pelo valor acima, que chega no total de “kkk”. E pela humildade “0”.

  8. Triste e ver os colegas baterem continência pra corruptos, ladrões da nação, e ter de ficar calado, desde fernando henrique, os militares estão sendo prejudicado, com a lei 2215/2001, e pra piora o MITO enganado, vem com esta Lei nº 13.954, de 16 de dezembro de 2019, que acabou de enterra os graduados, muita canalisse, mudar e preciso acorda Brasil.

  9. Olha aí chegou o dia da colheita!!! Alegria, Alegria!!! Painho concede reajuste linear não deixa ninguém pela estrada!!! Sigamos juntos em 2026!!!

  10. Seria muito mais honroso esses generais recusarem esse aumento ridículo, ou da o que eles merecem ou não da nada! Simples assim, depois era só chegar na tropa com toda transparência do mundo e dizer a verdade:
    – Comandados, nós do alto comando recusamos sim, vcs não merecem passar por essa humilhação! Sei que vcs tem família e necessidade, mas vcs precisam no mínimo de dignidade!”
    Nossa, chefe, minha continência e respeito pela sua atitude, hoje neste dia me sinto representando, respeitado pela atitude do senhor, que Deus o ilumine por representar a tropa…
    Simples assim, simples assim ..

  11. Todos metendo pau em lula, maís o verdadeiros culpados são esses generais que só pensa em políticos e esqueci do seus subordinados,Generais covardes esse Papinho de ninguém fica pra trás e coisa de mentiroso.

  12. Eu não sei por que reclamam tanto. Ficaram 4 anos no poder, de presidente até cargos menores e fizeram até reestruturaram a própria carreira. Se foram incapazes ou incopetentes para melhorar sua própria situação não adianta reclamar do atual governo.

  13. Tabela de Soldos – acho que que a última que apareceu por aqui foi assinada pela Dilma.
    O seu Jair teve tudo para assinar uma tabela dessa, mas preferiu dar grandes aumentos
    salariais para os Generais, visando apenas um apoio maciço para um futuro golpe… deu
    tudo errado para o lado do seu Messias e o seu destino será “Ordinário – Marche… em frente
    para Papuda”.

  14. As FFAA foi a que recebeu o menor reajuste do governo. Isso é uma vergonha.
    Esses Cmts, generais, almirantes, brigadeiros vivem em uma bolha. Como a tropa pode confiar neles.
    Sempre o meu pirão primeiro heim !!!

  15. Covardia com a tropa, as nossas perdas desde o reajuste de Set 2016, divididas em 4 suaves parcelinhas, que terminaram em 2019, estao em 65%. Traição com a familia militar.😡😡😡

  16. A tropa esta abandonada e aguardem a reforma da previdencia, para perdemos até as cuecas. Esse filme aconteceu no desgoverno do outro esquerdista FHC, com a conivência dos generais em 2000. Repararam que nunca ganhamos nada e as outras categorias so se dao bem.
    Vergonha.😡😡😡🤮🤮🤮

    Uns fracos e quem poderá nos salvar heim !!!

  17. Perguntinha:
    porque sempre que os militares das FFAA tem um reajuste, publicam tabelas ???

    Nunca vi as tabelas do judiciario, da Câmara, Senado, TCU, das diversas Estatais e dos Demais Órgãos!!!

    Porque ? Porquê ? Porquê?

  18. Isso é o resultado da total ausência de COMANDO e representação política. Nenhuma outra classe aceitaria quieta esse deboche e descaso.

    E a tendência é piorar, já que a tendência é que se efetive outra reforma da nossa “previdência” com a implementação da idade mínima e o aumento da alíquota do Fundo de saúde. Ou seja esses 4,5% serão corroídos de rapidamente.

  19. Em 1980 eu era 3º Sgt e recebia bruto 22.581,00 e líquido 20.934,00. Decorridos 45 anos, pode atualizar o índice e comprovarás que hoje, eu recebo como Sub Ten igual ou menor que recebia como 3º Sgt em 1980. Forças Armadas no Brasil dilaceradas. a maior culpa foi Figueiredo ter passado o bastão para esses canalhas bandidos e ladrões.

  20. Tudo indica que não houve nenhuma contraproposta das FFAA em favor da correção para os praças. Que estratégia é esta? Ou não tem nenhuma mesmo? Triste.

  21. Quando foi divulgado o reajuste salarial das praças das Forças Armadas, 4,5% eu falei para o meu filho, e logo ele saiu gritando para toda vizinhança ouvir “meu pai está rico, meu pai está rico, meu pai está rico, meu pai está rico”. A partir de amanhã já irei na concessionária comprar um carro 0 Km com esse reajuste! 6 anos sem reajuste salarial, isso é uma vergonha, Lula você não tem família não???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *