Complexo em Deodoro foi fechado por falta de repasses do governo federal
Marcos Antonio
Mais um legado olímpico da Rio 2016 é fechado por problemas de repasses. Após a Arena da Juventude, desta vez é o centro olímpico de tiro esportivo, onde Felipe Wu ganhou medalha de prata, que foi fechado pelo Exército pela falta de repasses do governo federal.
A Arena da Juventude e o centro militar de tiro esportivo fazem parte do Legado olímpico de Deodoro, que são geridos pelo Exército com repasses do governo federal. Segundo o Ministério do Esporte, por conta do atraso da votação do orçamento de 2025 pela câmara dos deputados, que deveria ser em dezembro e deverá começar nesta quinta (20), o repasse foi drasticamente diminuído, com apenas os serviços básicos de manutenção sendo supridos, o que está obrigando o exército a fechar as portas dos locais.
A Confederação Brasileira de Tiro Esportivo emitiu nota dizendo que só foi avisada do problema após o fechamento definitivo do centro nesta quinta, com o Ofício assinado pelo Coronel André Bou Khater Pires, Subchefe do Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx):
“Em virtude da ausência de repasse dos recursos previstos no Acordo de Cooperação EME Nº 017-010-00 e considerando a decisão do Ministério do Esporte de não renovar o referido acordo e que esta informação seja amplamente divulgada entre os atletas e demais envolvidos na prática do tiro esportivo, a fim de possibilitar a readequação de suas atividades” Diz trecho do ofício divulgado pela CBTE.
Na mesma nota, a CBTE criticou a decisão tardia e unilateral, já que afirmou sempre ter um relacionamento de transparência de muitos anos com a CCFEx e vê como incompreensível a decisão do fechamento do centro de tiro esportivo:
“Com isso, é irrazoável e incompreensível que o CMTE, referência inclusive internacional, seja encerrado de supetão, num momento em o Brasil já formalizou sua candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, e que seus atletas se preparam para novo ciclo olímpico (Los Angeles 2028) e diversos campeonatos internacionais classificatórios.”
A nota completa da CBTE pode ser encontrada neste link.
surto olímpico – Edição: Montedo.com
Respostas de 5
Repasses assim não é apenas nesta área que chega tardiamente, veja a questão da segurança pública do RJ onde a Criminalidade e a corrupção política tomou conta por causa da falta de investimentos em leis decentes e punições adequados.
Se repassar grana pro centro olímpico vai faltar pras viagens da canja…aí já viu né. Prioridades
Por mais pistas de atletismo e menas estandes de tiro.
Tiros matam, corridão é longevidade.
Somos o exército dos atletas
Sim, você deve ter visto vários noticiarios de atletas do tiro matando pessoas. Quer fortalecer seu esporte diminuindo outro, que inclusive é um esporte inclusivo de atletas Pcd. Comentário bosta. Quantos jogadores de futebol estupram, o mal ta na pessoa e nao no eporte, para matar uma pessoa não precisa de arma. Até mesmo com uma corda voce mata alguém. Estude e seja menos arrogante
Como pode existir tanta estupidez