Em conversa com Trump, Zelenski aceita cessar-fogo limitado na Ucrânia

WASHINGTON (United States), 28/02/2025.- Ukrainian President Volodymyr Zelensky (L) talks with US President Donald Trump (C) and US Vice President JD Vance (R) in the Oval Office of the White House in Washington, DC, USA, 28 February 2025. Zelensky is in Washington to sign the framework of a deal, pushed by President Trump, to share Ukraines’s mineral wealth with the US.  (Ucrania) EFE/EPA/JIM LO SCALZO / POOL

Durante a conversa, Trump sugeriu que os Estados Unidos assumissem o controle das usinas de energia ucranianas
KIEV – O presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, concordou com um cessar-fogo limitado ao setor de energia durante conversa por telefone com Donald Trump nesta quarta-feira, 19. A pausa nos ataques deve durar 30 dias, mas ainda não está claro quando ou como entrará em vigor.

Durante a ligação, Trump sugeriu que os Estados Unidos assumissem o controle das usinas de energia ucranianas. E disse que a propriedade americana poderia ser a “melhor proteção” para essa infraestrutura.

Trump disse a Zelenski que os EUA poderiam ser “muito úteis na administração dessas usinas com sua experiência em eletricidade e serviços públicos”, segundo um comunicado divulgado pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e o assessor de segurança nacional, Mike Waltz. Eles descreveram a conversa como “fantástica”.

A ideia de controle americano sobre as instalações elétricas e nucleares foi apresentada no momento em que os Estados Unidos buscam concluir o acordo para explorar minerais ucranianos como uma espécie de compensação pelo apoio fornecido durante a guerra. E pode se tornar um ponto delicado.

Olga Kosharna, especialista ucraniana em energia nuclear, disse que essas usinas não podem ser privatizadas segundo a legislação da Ucrânia. Vista com ceticismo entre analistas, a ideia não foi mencionada por Zelenski ao relatar a conversa com Trump.

“Um dos primeiros passos para encerrar completamente a guerra pode ser o fim dos ataques contra a energia e outras infraestruturas civis”, disse Zelenski após falar com Trump por cerca de uma hora. “Eu apoiei essa medida, e a Ucrânia confirmou que estamos prontos para implementá-la.”

A conversa foi a primeira desde Trump cobrou gratidão de Zelenski em discussão no Salão Oval da Casa Branca. As declarações de que a conversa foi “muito boa” e “positiva” sugerem que os esforços para o apaziguamento tiveram resultados.

Depois da briga, os Estados Unidos chegaram a interromper o apoio militar e o compartilhamento de informações de inteligência com a Ucrânia. E só retomaram quando Zelenski concordou com o cessar-fogo de 30 proposto pelos EUA. A Rússia, por outro lado, fez mais exigências.

Ao falar com Trump na terça-feira, o presidente russo, Vladimir Putin, propôs o cessar-fogo limitado ao setor de energia, mas condicionou a pausa nos ataques ao fim da assistência militar e do compartilhamento de inteligência com a Ucrânia.

Zelenski rejeitou a principal condição de Putin. Ele disse que a interrupção do apoio ocidental colocaria vidas ao risco ao deixar a população desprotegida contra ataques aéreos e prolongaria a guerra. “Acredito que ninguém deva fazer concessões no que diz respeito à ajuda à Ucrânia”, disse Zelenski. “Pelo contrário, essa assistência deve ser aumentada. Isso será um sinal de que a Ucrânia está preparada para qualquer surpresa dos russos.”

A expectativa é que os representantes dos Estados Unidos e Ucrânia se reúnam nos próximos dias na Arábia Saudita, sede das negociações por cessar-fogo, nos próximos dias para discutir como implementar a pausa nos ataques ao setor de energia.

“Instruímos nossas equipes a resolver questões técnicas relacionadas à implementação e à expansão do cessar-fogo parcial. As equipes ucranianas e americanas estão prontas para se reunir na Arábia Saudita nos próximos dias para continuar a coordenar as medidas em prol da paz”, escreveu Zelenski.
NY Times e Associated Press

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *