Exército tem fornecido assistência religiosa a generais e outros militares presos no inquérito do golpe. Apoio é fornecido por “capelães”
Igor Gadelha
Além de assistência médica e psicológica, os generais e outros militares presos no âmbito do inquérito do golpe têm contado com apoio religioso dentro das unidades do Exército onde estão detidos.
Segundo apurou a coluna, esse apoio é prestado por “capelães”, como são chamados padres e pastores que prestam assistência espiritual e religiosa dentro de regimentos militares.
Fontes do Exército dizem que esses líderes religiosos têm encontros ao menos uma vez por semana com os militares. O serviço geralmente é demandado pelos próprios presos.
Atualmente, há pelo menos dois militares de alta patente do Exército presos. Ambos são generais e trabalharam no governo Jair Bolsonaro. São eles: Walter Braga Netto e Mário Fernandes.
Braga Netto está preso há quase três meses em uma sala na Vila Militar, na zona oeste do Rio de Janeiro. Já Fernandes está detido no Comando Militar do Planalto, em Brasília.
A assistência espiritual a Mauro Cid
Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid também teve acessso a assistência religiosa no período em que ficou preso em uma unidade do Exército em Brasília.
Segundo apurou a coluna, o apoio espiritual ao ex-ajudante de ordens foi prestado por um pastor que atua como capelão do Exército. O religioso se reunia com Cid uma vez por semana.
METRÓPOLES – Edição: Montedo.com
9 respostas
Existe uma saída. “Conhecereis a verdade e ela te libertara”, somos seres humanos errantes, entretanto, Jesus Cristo,por meio de seu sacrifício, nos deu a oportunidade de reconhecer nossos erros e passar a ter uma nova vida nele, que é a verdade. Se mantiverem o orgulho e continuarem tentando atacar a inteligência das pessoas, por meio de contos da carochinha, a coisa piorará.
Tinha que ter apoio espiritual para praças, quando estivesse preso no quartel. afinal estamos todos no mesmo barco. A vida segue, Deus seja Louvado,
O melhor “guia espiritual ” seria um certo advogado, aliado aos políticos e pago mensalmente pela maior facção do país, esse “guru” metido a canguru, solta qualquer um ser Abominável da cadeia, vai transformar os ” Genera” presos em anjos da liberdade!
Sendo um Estado laico, o Brasil não deve incluir representantes religiosos em seus quadros institucionais, nem estabelecer vínculos formais com qualquer religião. Além disso, as instituições públicas não podem investir ou subvencionar cultos religiosos, pois isso seria inconstitucional.
A Constituição Federal do Brasil estabelece a laicidade do Estado nos seguintes dispositivos:
Artigo 5º, inciso VI:
Garante a liberdade de consciência e de crença.
Assegura o livre exercício dos cultos religiosos.
Protege os locais de culto e suas liturgias.
Artigo 19:
Veda à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:
Estabelecer cultos religiosos ou igrejas.
Subvencionar cultos religiosos ou igrejas.
Embaraçar o funcionamento de cultos religiosos ou igrejas.
Manter relações de dependência ou aliança com cultos religiosos ou igrejas.
Independentemente da predominância de qualquer religião na sociedade, o Brasil é constitucionalmente um Estado laico. Isso significa que o governo deve manter uma posição neutra em questões religiosas, garantindo imparcialidade e evitando tanto o favorecimento quanto a discriminação de qualquer crença. A liberdade religiosa no âmbito privado deve ser plenamente preservada, sem interferência estatal.
Para a defesa do aborto, discriminação de gênero, liberação das drogas, assassinato de reputações, processos ilegais, perseguição política, ideologias anti semitas, racismo reverso, não existe Estado laico, o financiamento é abundante, especialmente para artistas que deveriam vender seu peixe para a iniciativa privada deixando o Estado de fora.
O Estado é laico, mas o militar não, portanto necessita sim de apoio espiritual.
Cuidado pra não colocar a culpa nos guias espirituais. Esses Generais se acha semi – Deuses.
As pesquisas científicas mostram que a prática da oração ou reflexão melhora o estado emocional das pessoas, criando ambiente de trabalho mais humanos e construtivos.
Recentemente tivemos o suicídio daquele militar em Curitiba, e nitidamente se percebe a falta que faz um apoio mais centrado dessas ações nos quartéis pois o suicídio, violência e drogas tem aumentado na sociedade!
As igrejas são instituições educativas e parceiras do estado, para tanto recebem isenção de IPTU, justamente por dar a sua contraparte na redução da violência social.
Dizer que as igrejas não devem dar suporte espiritual ao público militar é o mesmo que dizer que carro 1.0 não precisa abastecer pois é econômico.
As pesquisas científicas mostram que a prática da oração ou reflexão melhora o estado emocional das pessoas, criando ambiente de trabalho mais humanos e construtivos.
Recentemente tivemos o suicídio daquele militar em Curitiba, e nitidamente se percebe a falta que faz um apoio mais centrado dessas ações nos quartéis pois o suicídio, violência e drogas tem aumentado na sociedade!
As igrejas são instituições educativas e parceiras do estado, para tanto recebem isenção de IPTU, justamente por dar a sua contraparte na redução da violência social.
Dizer que as igrejas não devem dar suporte espiritual ao público militar é o mesmo que dizer que carro 1.0 não precisa abastecer pois é econômico.
A questão da igreja influencia na sociedade em questões econômicas, de saúde pública, ética e moral.
Efeito das drogas, violência e doenças na sociedade resulta em IMENSOS PREJUIZOS FINANCEIROS para o estado.