‘Presidente tá reclamando muito’: Cid pedia ajuda a comandante do Exército para acalmar Bolsonaro

Jair Bolsonaro e o ex-comandante do Exército, o general Freire Gomes — Foto: Cristiano Mariz

Segundo ex-ajudante de ordens, o general Freire Gomes ajudava a “assentar a cabeça” de Bolsonaro para ele não assinar decreto golpista por impulso.
Nayara Felizardo

Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, contou em delação premiada que pedia ajuda do então comandante do Exército, General Freire Gomes, para acalmar Bolsonaro depois que o ex-presidente recebia visitas de outro general, Mário Fernandes.

Ele é apontado por Cid como integrante da ala radical e um dos militares que mais impulsionava Bolsonaro a assinar o decreto golpista. Fernandes também seria um dos mentores do plano de sequestro e assassinato de autoridades, segundo a investigação da PF.

Segundo o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, era ao general Freire Gomes que ele recorria quando o o ex-presidente ficava muito nervoso. “General, vem pra cá, que o presidente tá reclamando muito, temos que fazer alguma coisa”.

A preocupação do comandante do Exército era de que Bolsonaro, motivado pelo general Mário Fernandes, assinasse o decreto por impulso. Quando era acionado por Cid, “o general Freire Gomes ia até o Palácio da Alvorada e ‘dava uma assentada no pensamento do presidente’, relatou o tenente-coronel.

Embora o ex-comandante tenha assinado uma nota pública com críticas ao judiciário e amenizado os atos antidemocráticos, os classificando como meras manifestações populares, Freire Gomes considerava Mário Fernandes um “cara maluco” e cogitou puni-lo pelo envolvimento direto com os atos golpistas.

Segundo Cid, Freire Gomes pedia que ele não deixasse Bolsonaro se encontrar com o general Mário Fernandes, mas o ex-ajudante de ordens não conseguia evitar. “Pô, general, eu não posso fazer nada. O presidente chamou, o presidente gosta dele”.

g1

Respostas de 17

  1. O bozo tem que colocar na cabeça que ele é um M, pois foi o único que tentou se reeleito e não foi e ainda perdeu pro um cara que é um ladrão. O pessoal da lacuna manda lembranças.

    1. Que sirva de exemplo pra golpista não se criar mais nas fileiras do EB. Estamos passando essa vergonha por conta da formação da aman. Passaram a vida inteira aplaudindo o golpe de 64 que tentaram um tb.

  2. Ontem o falso messias com aquela pinta de malandro apareceu falando a uma platéia, do ingênuo PL e, para o gado também claro, que tudo são narrativas. Por aí se constata que é caso para psiquiatria mesmo, o cara não bate bem e leva um monte de alienado com ele.

  3. Expressão mais ridícula e que não significa nada é a tal das “quatro linhas”.

    Que mané “quatro linhas”.

    Tivesse dado certo estaria aí agora como um ditador arrogante e truculento. E a família toda se refestelando no erário.

    Como deu tudo errado, que pague de forma exemplar.

    P.S.: isso não isenta o Lula das mentiras que conta até hoje para enganar os fanáticos.

    Ou seja, ParMito e Barba são faces da mesma moeda.

  4. Bozo pode se revoltar momentaneamente, mas é bom ele se acalmar ir aceitando a ideia de passar um longo período atrás das grades, os primeiros anos em regime fechado. Esse será o desfecho. Se empenhou sobremaneira para isso. Desejo boa estadia, que se comporte como todo bom cidadão que segue as leis do país em que vive. Terá tempo de sobra para refletir e aprender sobre boas maneiras, para respeitar as pessoas e desenvolver empatia.

  5. Imagina estes generais na época do governo, viagens internacionais, hotéis de luxo, comendo do bom e do melhor, só turismo e a conta corrente recheada. Agora, a conta chegou, e vai sair bem caro, vai ser com juros e correção monetária. Uma hora a conta chega. Maldito o homem que coloca o dinheiro e a ganância em primeiro lugar.

  6. Lembrando…
    O salário de um general alcança o teto do salário do funcionalismo público….
    Em 2019 o governo bozo deu um aumento de até 73% nos penduricalhos altos estudos para os militares da ativa.
    Durante o governo bozo, a única carreira que angariou aumento foram os militares da ativa e oficiais da reserva, na reforma da previdência fake de 2019, que inclusive ganharam um bônus de 8x salário quando vão para a reserva, esquecendo os funcionários públicos civis que ficaram 4 anos sem aumento no governo Bozo….. não tiveram nem esses 9% que esse governo atual irá dar…
    Se está ruim pra quem ganhou até 73%, imagina o resto dos funcionários públicos, que ganhou um zero de aumento no governo Bozo, mãezona dos milicos..kkkkkkkkk

  7. Cara tem 40 anos de idade e não sabe dizer um “Não”, tem q pedir agrego pra mais antigo. A formação da aman é fraquíssima, só forma puxa saco.

    1. Não adianta conversa fiada. Militar tem que aprender que tem o DEVER de cumprir a CF e demais leis. Nunca existiu essa historinha de poder moderador na CF/88. Os que se DESLUMBRARAM com o Poder e passaram a caminhar fora dos trilhos da lei e da moral, SERÃO SEVERAMENTE PUNIDOS. simples assim! O resto é conversinha!

  8. O of médio da aman é golpista. O Golpe De 64 é louvado. Enquanto não houver reforma da grade curricular da aman, o golpe vai estar sempre à espreita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *