Confiança dos Brasileiros nas Forças vem caindo de forma abrupta desde abril de 2023, na esteira das investigações sobre tentativa de golpe em janeiro daquele ano; 72% não confiam nas instituições militares
André Shalders
BRASÍLIA – A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas está em queda desde meados de 2023, e, hoje, sete em cada dez brasileiros dizem não confiar no Exército Brasileiro, na Marinha do Brasil e na Força Aérea Brasileira. Só 24% dizem confiar nas Forças, e 4% disseram não saber se confiam ou não. Os dados são da pesquisa Atlas, elaborada para o canal de TV à cabo CNN Brasil.
Para a pesquisa, o instituto Atlas entrevistou 817 pessoas entre os dias 11 e 13 de fevereiro, recrutadas de forma aleatória na internet. A amostra foi depois calibrada para refletir a composição demográfica da população adulta do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança dentro da margem de erro é de 95%.
De acordo com a série histórica da pesquisa Atlas, o auge da confiança dos brasileiros nas Forças Armadas em tempos recentes aconteceu em abril de 2023, quando 46% diziam confiar na instituição, e só 37% desconfiavam. Desde aquele momento, a confiança na instituição só fez cair: 36% disseram confiar em julho de 2023, e agora, 24%.
“O principal, nessa piora recente, é que, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) houve toda uma polarização da imagem das Forças Armadas. Quem era bolsonarista adorava os militares, e os via de forma positiva; e quem era de esquerda passou a ter um certo desprezo pelos militares. Era uma polarização quase metade-metade (…)”, avalia Andrei Roman, CEO da AtlasIntel.
“Na medida em que o Exército e os militares ficaram cada vez mais calados, depois que o Lula (PT) assumiu o governo, muitos bolsonaristas passaram a atacar o comando das Forças e de desqualificá-los como traidores, dizer que eles não tiveram coragem de se levantar para defender Bolsonaro (…). Essa imagem mais negativa das Forças está cada vez mais enraizada entre os bolsonaristas, por motivos diferentes dos da esquerda”, diz Roman.
Desde janeiro de 2023, a imagem das Forças, especialmente do Exército, vêm sofrendo com as investigações sobre a possível tentativa de golpe de Estado liderada por Jair Bolsonaro e auxiliares seus, como o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto – os dois negam que tenham tentado um golpe. De acordo com o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid, o ex-presidente articulou a realização do golpe de Estado, que só não foi adiante porque não houve a concordância do então comandante do Exército, o general Marco Antônio Freire Gomes.
Numa reunião com os comandantes das três Forças, Bolsonaro teria apresentado uma minuta, isto é, um rascunho, de um decreto para a decretação do estado de defesa. Freire Gomes recusou apoio, mas o então comandante da Marinha, o almirante Almir Garnier, teria aquiescido, segundo a delação de Mauro Cid. Tanto Garnier quanto Bolsonaro negam.
Outros episódios menores também podem ter contribuído para arranhar a credibilidade das Forças diante da população. Um exemplo é o vídeo institucional divulgado pela Marinha do Brasil no começo de dezembro, comparando a vida de privações enfrentada pelos militares com a suposta tranquilidade dos civis. “Privilégios? Vem para a Marinha!”, dizia um trecho do spot publicitário. Como mostrou o Estadão, o irmão do chefe do departamento responsável pelo vídeo, que também é da Marinha, recebeu em dólares o equivalente a R$ 216,3 mil líquidos, entre salário, verbas indenizatórias e gratificações.
Segundo a pesquisa Atlas, a instituição que goza da maior confiança entre os brasileiros no momento é a Polícia Federal (PF), com 53% dizendo confiar no trabalho dela – outros 32% dizem não confiar e 15% dizem não saber. A Polícia Militar vem em seguida com 50% de confiança, seguida do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem a confiança de 49% – outros 4% dizem não saber e 47% dizem não confiar no trabalho do STF.
Já as instituições menos confiáveis são o Congresso Nacional, com só 9% dos brasileiros dizendo confiar no Poder Legislativo; e 82% dizendo não confiar. As igrejas evangélicas só tem a confiança de 18% – 73% dizem não confiar nelas. As prefeituras vêm em terceiro lugar, com só 24% dizendo confiar nelas, e 62% dizendo não confiar. Outros 14 disseram não saber.
A pesquisa Atlas também questionou os entrevistados sobre o apoio a medidas em discussão no Congresso Nacional. A proposta com o maior apoio é o corte de gastos públicos, que tem o endosso de 54% – só 28% são contra e 17% dizem não saber. O público se divide a respeito da anistia de presos do 8 de janeiro, com 51% a favor e 49% contra. Só 32% são favoráveis a que os deputados federais e senadores mantenham o controle sobre as emendas impositivas; e 83% são contra a redução do prazo de inelegibilidade dos afetados pela Lei da Ficha Limpa.
ESTADÃO – Montedo.com
Respostas de 27
E o cidadão acha que viajar o país, ganhando diárias polpudas, para fazer “corridinhas mixurucas” com recrutas e alunos vai alavancar a “credibilidade”.
É muito amadorismo…
O ” Bom Militar” paga pelos erros dos ‘maus militares”. O estrago foi grande e a recuperação se dará em 25, 30 anos.
Enquanto um 3° Sgt recebe quase dois salários mínimos, os “maus militares” garantiram a vida financeira de seus netos. Enquanto Verdadeiros Patriotas estão no serviço 24 horas por todo Brasil, Golpistas militares políticos e civis flertam com estrangeiros que querem prejudicar nossa Pátria, possíveis futuros agressores.
O S2 vai ler meu comentário. E ele vai acabar na mesa do 01 um dia. A opinião do povo sobre as forças armadas não vale de nada pra gente. A opinião interna sim. O militar não abre a boca pra falar por motivos óbvios Mas passamos pelo pior momento após a 2ª guerra por omissão do nosso 01. Se fosse homem não permitiria que seus soldados passassem fome como tem acontecido especialmente aqui na Amazônia. O nosso salário é vergonhoso e humilhante e se ele deixar mudar pra 55 anos vai escrever o nome na história como o pior e mais omisso comandante que já passou.
Tá pra nascer o Cabra ora me botar medo…não importa a mesa que caia, a verdade é uma só!
Chegaram no nível de credibilidade do Lulinha, parabéns aos envolvidos. Os envolvidos neste caso resolveram a sua vida financeira pelo menos até a quarta geração e os praças ficaram com a conta, que será paga com juros e correção monetária.
Quem for novo, pule fora desta barca…
É só corridinha, formatura, tiragem de faltas mil e o fantástico mundo de Bob.
Vi muita coisa nesses anos passados, mas nenhuma igual as papagaiadas do falso messias e seus asseclas.
A que ponto chegamos so r\r da fab e morto fazendo uber, enquanto aguardava a passageira, a que ponto que chegou a classe dos graduandos, entregue a própria sorte que país e esse, acorda Brasil mudar e preciso.
😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂VAI FICAR CHORRANDO ATÉ QUANDO?😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Quem diria que prender pessoas acampadas em frente um quartel (dentre esses, idosos e crianças), chamá-los de bandidos e vangloriar-se de têlos enganado para depois prendê-los “sem nenhum incidente” causaria uma má impressão nas pessoasm né…
Para de mi-mi-mi
Os 28% que acreditam são os QAO e os Sub Babão, pois nem os de AMAN estão acreditando mais.
Bommmm….os 24% que acreditam também em Ex-Presidiário no poder são os Sub e ALGUNS “QAO” antigos, visto que a ” pesquisa da credibilidade” para ser confiável é necessário passar pelo crivo do povo( bons e mais), não adianta bater no peito dizer que tem a maior credibilidade, pois quando colocada dia após dia a testes de fogo, o resultado nem sempre agrada ” as vítimas ou aos malfeitores”. Já imaginou a credibilidade das forças armadas, caso tivessem função de Polícia, onde o familiar de traficantes, estupradores, assassinos, defensores da cervejinha e ex presidiário, corruptos, os que seguem ideologias do coitadismo, esses votam com “Credibilidade contra a Polícia”, mas nunca tiveram um pingo de moral para lugar a favor da saúde, segurança pública e EDUCAÇÃO.
Hoje nem governo nem população geral está dando valor às sua FA, estão felizes por sua Desvalorização, só chacota, só servem pra isso ou aquilo, mas não sabem nada do amanhã, eu também não gosto do jeito que são conduzidas atualmente, pra mim uma reformulação é valorização é pra ontem e tem várias maneiras de fazer isso… o Brasil é um país inconsequente, só está preocupado com o agora, violência tomando conta, população a mercê, enfim tudo errado, só espero que o amanhã não seja tarde de mais…povo tupiniquim
Agora com a volta do amor, podemos ter a credibilidade necessária, afinal a paz mundial está no ar e basta chorar para a ONU, que tudo ficará resolvido.
Bommmm….os 24% que acreditam também em Ex-Presidiário no poder são os Sub e ALGUNS “QAO” antigos, visto que a ” pesquisa da credibilidade” para ser confiável é necessário passar pelo crivo do povo( bons e mais), não adianta bater no peito dizer que tem a maior credibilidade, pois quando colocada dia após dia a testes de fogo, o resultado nem sempre agrada ” as vítimas ou aos malfeitores”. Já imaginou a credibilidade das forças armadas, caso tivessem função de Polícia, onde o familiar de traficantes, estupradores, assassinos, defensores da cervejinha e ex presidiário, corruptos, os que seguem ideologias do coitadismo, esses votam com “Credibilidade contra a Polícia”, mas nunca tiveram um pingo de moral para lugar a favor da saúde, segurança pública e EDUCAÇÃO.
aNTES DE BOLSONARO=====>> cREDIBILIDADE
dEPOIS DE bOLSONARO====>>GOLPISTAS E PRIVILEGIADOS
Simples assim.
Bolsonaro acabou com a nossa credibilidade perante a opinião pública e, o que é pior, ele não nos deu um aumento sequer. Conseguiu o quase inimaginável, nos ferrou e, mesmo assim, fomos considerados privilegiados e protegidos pelo seu governo.
Só por isso, o Messias merecia punição.
Volta papai Bolsonaro!
Só se fugir do local para onde vai! 😊
Tudo por causa daquele despreparado que sempre jogou contra os militares e pensionistas, mas sempre tendo votos desses.
Somos aquele palhaço sem graça.
Ninguem quer ver nossas formaturas
Ninguem vai nos nossos desfiles.
Pessoal brabo querendo saber como nos aposentamos antes dos 50 anos e pq nossas filhas sadias ganham 20 salarios mínimos e um aposentado do inss ganha 1.
É meus amigos. Concurso da PF vindo, estou estudando. Dessa vez vai.
Ação real, prestigio da sociedade, adrenalina, sensação de dever cumprido…
Que inveja esses oficiais tem dos delegados da PF…
Este papa de 01 terminou. Hoje é advogado, midia e Justiça. Temos casos recentes que Forças Especiais e Comandantes de OPerações psicológicas desmaiaram. Estou processando um exCmt por assédio moral. Ele hoje é E3 de um grande Comando, mas breve a “casa vai cair”. Não podemos ter medo.
Tudo corroe a moral das Forças Armadas. Não adianta fazer vídeozinho e ficar falando usando o power point.
As Forças Armadas precisam serem valorizadas. PRIMEIRO PONTO: TEM QUE HAVER UM REAJUSTE CONDIZENTE PARA TODOS DA FORÇA.
SEGUNDO PARAR DR MI-MI-MI E ENVOLVIMENTO POLÍTICA.
Um famoso escrito lr disse “OS GOVERNANTES PASSAM, AS SOCIEDADES MUDAM, MAS A POLÍCIA É ETERNA. Dizendo isso, não choreem…logo a credibilidade volta, basta sair do foco do povo…iriam sofrer se fossem da segurança pública, isso sim é complicado, tem gente que até se diz ter estudo e não gostam da polícia Militar, por falta de informações e interpretação de texto. É só uma fase…
Sabe moço, vc é burro ou é mal intencionado. NÃO GOSTAM DE POLICIA OU NÃO GOSTAM DE MILICIAS? Quem gosta de praça é pombo, pesquise, dê um g00lge em “OPERAÇÃO DUAS CARAS” e veja a quantia de envolvimento direto de pms com o crime 0rganizado….
Parece que o curumim gosta de pesquisar no Google, pena que tenha a mania de grandeza, de Generalização, falta memória, e falta de interpretação de texto para analisar o que aperta a própria (cauda traseira), veja essa pesquisa no Google, vai dar uma medalha para os anjos, ou irá inocentes, juntamente com a turma da cervejinha. Bandidos, corruptos e ladrões, não importa onde estejam ou quantidade, são todos joios no meio do trigo, isso não faz as instituições ruins, apenas demostram que em todas tem sres humanos aptos a roubar, se aliar a milícias ou roubar armas de tiro de guerra para vender as milícias.. “Aí aí,.eu não gosto da PM, e nem do Exército porque meu pelotão fez uma festa com cervejinha e baile funks, 3 teve uns que foram presos envolvidos com traficantes. “Quem gosta de praça é pombo, mas vai ter que respeitar a soldado da PM, pois além de estarem no direito conforme a prerrogativas, irão prender os nossos “amiguinhos bêbados, ou os que pedem carona” …se tentar fugir, é pior …até provar que não é cavalo já comeu um saco de milho, e ainda vai ter que pintar o meio fio depois de sair da cadeia.
Ninguém me convidou…
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/esquema-de-corrupcao-no-exercito-pagou-festa-com-prostitutas-em-motel
É preciso consertar primeiro internamente, que tá desarrumado, caso contrário é só decadência mesmo.
Parece que ” duas caras tem em muito lugar” principalmente em Operações, exemplo as fraudes regadas com cervejinha e prostitutas em quartéis, ou ações de corrupção em todos os níveis, parece que os fatos ( roubos de armas, fraude) dentro dos quartéis não torna ninguém ” milícia, apenas demostra o quanto está mal informado os que arrotam ” credibilidade “, e esse joio e quantidade pode estar até nos melhores lugares, a única diferença é que ainda não furam presos, como foi aquele sargento fardado.
No Rio Grande do Sul a Polícia Civil e Militar atuam fortemente ” contra as duas caras” que fazem o l e querem cervejinha, não venham que não terão sucesso.
https://www.pc.rs.gov.br/operacao-duas-caras-combate-faccao-criminosa-ligada-a-homicidios-e-trafico-de-drogas-na-serra-gaucha
Proporcionalmente nas ruas os crimes seria maiores os relacionados ao tráfico, do que as fraudes regadas a cervejinha nos quartéis, sem falar nos bailes funk, que está dentro da normalidade hierarquia e disciplina…