Escola de Sargentos em Pernambuco deve sair do papel ainda em 2025, diz chefe do Estado-Maior do Exército

Imagens: divulgação, prefeitura municipal de Santa Maria / Projeto: Lineastudio Arquiteturas

De acordo com general Richard Fernandes Nunes, terraplanagem do local onde será construída a escola deve começar no final do ano.

Iris Costa, g1 PE

Recife – Após anos de impasses, a nova Escola de Sargentos do Exército (ESE) deve sair do papel ainda este ano. A informação foi divulgada pelo chefe do Estado-Maior do Exército, general Richard Fernandes Nunes, durante uma visita ao Recife, nesta terça-feira (4). Ele se encontrou com lideranças políticas e empresariais e falou sobre a construção, anunciada em 2021.

General do exército Richard Fernandes Nunes – Jonas Quirino/JC-PE

De acordo com o general Nunes, o início da construção depende da conclusão do projeto de manejo florestal da área onde a escola será implementada, previsto para ser finalizado neste ano. A escolha do local gerou polêmica por fazer parte da Área de Preservação Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe, uma região de Mata Atlântica.

Richard Fernandes Nunes falou sobre o projeto durante uma reunião com a vice-governadora do estado, Priscila Krause (Cidadania); com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL); com secretários de estado, juízes, representantes das polícias Rodoviária Federal, Militar, Marinha, do Corpo de Bombeiros, empresários pernambucanos e jornalistas.

O general aproveitou também para falar sobre a colaboração de estudos acadêmicos e ambientais na construção coletiva do projeto que será instalado escola o Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcanti (Cimnc), em Paudalho, na Zona da Mata.

“A nossa expectativa é que com essas rodadas de negociações, de debates, com a rede instalada, as ideias surjam de baixo pra cima — e isso tem acontecido. O meio acadêmico tem se aproximado mais de nós. Na própria questão da escola de sargentos, houve estudos que foram realizados por universidades aqui da área, em termos de sustentabilidade, e isso tudo foi muito positivo e a gente vai avançar nessa direção”, afirmou.

Inicialmente, estava prevista a supressão de 180 hectares de mata, mas a área foi reduzida para 90 hectares, em janeiro. A diminuição foi possível por conta da mudança de localização das vilas militares que seriam construídas no local para servir de moradia aos oficiais e às famílias deles.

Relembre o histórico do projeto

  • Em 2021, Pernambuco apresentou um projeto ao Comando do Exército para trazer ao estado a Nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército;
  • Após um processo de seleção, o Alto Comando do Exército anunciou, em outubro de 2021, que a nova escola seria construída em Pernambuco. As outras finalistas foram Ponta Grossa (PR) e Santa Maria (RS);
  • A pedra fundamental da construção foi lançada no dia 23 de março de 2022, em solenidade com a presença do então presidente da República, Jair Bolsonaro;

           (Araçoiaba – PE, 23/03/2022) Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental da Nova Escola de Sargentos do Exército.
                                                                                                      Foto: Isac Nóbrega/PR
  • Em junho de 2022, o governo estadual prometeu doar ao Exército um terreno de 152 hectares, na área onde seria construída a “Cidade da Copa”, para a construção de um complexo militar como parte de um acordo para que o estado sediasse a Escola de Sargentos;
  • Em janeiro de 2024, o Exército anunciou que diminuiu pela metade a área a ser desmatada para a instalação da Escola de Sargentos;
  • Em outubro, o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) suspendeu a decisão liminar que proibia o governo do estado e a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) de autorizar construções e “qualquer intervenção humana” no Corredor Ecológico da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia/Beberibe. A medida impedia o início das obras.

g1 – Edição: Montedo.com

12 respostas

  1. Vai funcionar somente para nordestino do agreste sem expectativas de vida, que vão se sujeitar a receber miséria, estão passando fome, na atual conjectura não faz sentido nenhum

  2. O governo fazendo cortes no Orçamento , e o Exército querendo criar uma outra OM, que nao é prioridade, prefere a Mediocridade de pagar baixos salarios e manter uma estrutura gigantesca Sem necessidade.

  3. Fazendo uma breve análise da situação atual das FA, a conclusão que chego é que desde muito tempo existe um movimento político com intuito de não acabar com as FA e sim de desvalorização das mesmo com a finalidade de diminuir os gastos públicos, tornando um efetivo mal pago porém atendendo os anseios constitucional, porém o que vejo hoje estão atropelando os direitos já existentes dos militares da reserva de forma inconstitucional com aval do STF. Querem desvalorizar tudo bem, eles tem poder pra isso, agora respeitando a constituição de forma gradativamente de transição, quem entra ou quem tem menos de 10 anos, começam a operar nessa faixa séria o correto, porém estão atropelando os direitos dos indivíduos que ali passaram em época remota e o mais incrível não estão encontrando resistência dos próprios militares que estão paralisados e Sem ação. É com triste pesar que vejo e presencio uma manobra clara de desvalorização de uma categoria com intuito de manter os bônus do alto clero do funcionalismo público e com plateia presenciando e a definhacao do membros das FA…deixo minha observação e meu ato de indignação.

  4. Nao tem dinheiro para reajustar de maneira digna os salarios dos soldados, cabos e sargentos, mas tem 2 bilhoes para iniciar uma obra para general tirar foto e assistir formatura.
    Ja existe uma esa em MG, que que necessita apenas reformar e melhorar.
    Na tropa falta tudo, desde gasolina, material, combustivel.
    E por isso que o militar esta desvalorizado, num momento desse em que o Brasil busca reduzir custos eles vem com essa de gastos desenfreado.
    Valorizem seus soldados!
    Estao com salarios baixos e humilhantes.

  5. Pra que gastar bilhões nesse momento pra fazer outra escola de Sgts, ta muito bom a ESA em Minas gerais, aqui na região Sudeste do Brasil , utiliza essa verba, para aumentar o soldo baixo dos Praças, e muito mais gratificante para as Fôrças Armadas no momento.

    1. O coveiro do cemitério municipal da minha cidade recebe mais que segundo sargento. Uma profissão digna e valorizada. Ganha insalubridade e quando o enterro é noturno recebe adicional. Tem um Sgt QE trabalhando no cemitério de Bagé-RS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *