Iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do trabalho conjunto no combate às arboviroses
Vitor Fórneas
Contagem (MG) – Com 132 casos confirmados de dengue em janeiro, a Prefeitura de Contagem vai intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti em fevereiro. Para isso, a cidade, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, contará com o auxílio de 42 militares do Comando da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro. Eles se juntarão aos Agentes de Combate a Endemias (ACEs) para visitar as residências do município.
A iniciativa será realizada ao longo de todo o mês e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do trabalho conjunto no combate às arboviroses. “Não vamos medir esforços para combater o mosquito da dengue. Os agentes vêm desempenhando um excelente trabalho na cidade ao longo do ano. Neste momento de alerta, contar com o apoio dos militares é essencial”, afirma o secretário de Saúde, Fabrício Simões.
Os militares que participarão das visitas domiciliares passaram por uma capacitação nessa quinta (30 de janeiro) e sexta-feira (31 de janeiro). “O objetivo da capacitação foi apresentar o cenário epidemiológico de Contagem, detalhar as ações de eliminação dos focos do Aedes já realizadas no município e promover uma simulação prática de identificação e eliminação de criadouros”, explicou a superintendente de Vigilância em Saúde, Elane Lobo.
As visitas com o apoio dos militares do Exército começarão na próxima segunda-feira (3 de fevereiro) nas regionais Nacional e Vargem das Flores. “Os agentes e os militares vão percorrer os bairros conscientizando a população sobre as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e as medidas que devem ser adotadas para eliminar os criadouros e evitar a proliferação do mosquito”, destacou Elane.
Dia D
Para encerrar as atividades em parceria com o Exército, no dia 8 de março será realizada uma grande ação em Contagem. A proposta é retornar aos locais mapeados onde os agentes e militares não conseguiram acessar ou onde houve recusa por parte dos moradores.
Dengue em Contagem
Em 2025, foram notificados 2.095 casos suspeitos de dengue em moradores de Contagem. Desses, 132 foram confirmados, 390 descartados e 1.573 seguem em investigação.
Nas quatro primeiras semanas de janeiro de 2025, foram registradas nove internações por dengue. Até o momento, não há registro de mortes causadas pela doença neste ano.
O TEMPO – Edição: Montedo.com
13 respostas
E você votou na consulta pública a Proposta de Emenda à Constituição n° 7, de 2024?
Depois reclama.
Tem gente que acha pouco o salario.
Ganhar como um agente da PF tendo ensino médio para executar funcoes de… ensino médio (agente de combate a endemias). Isso quando faz alguma coisa, pois na maioria das vezes é aquartelado fazendo faxina como uma pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo por limpeza ou fazendo formatura.
Um salário de cargo de nível superior para atribuições cuja complexidade é de nível médio.
Ta bon demais. Tenente ali do NPOR da foto nunca na vida vi ganhar tanto dinheiro sem concurso
É um absurdo. militares das três forças armadas. profissionais preparados para a guerra, de acordo com a constituição tem sua atividade fim. acontece que aceitamos ser desprestigiados a tal forma que parece que os militares não valem nada. Catar mosquito é para os governos municipais estaduais e federais sem uso do efetivo de segurança nacional. Militares guerreando contra mosquito quando o seu preparo é para defesa da nação brasileira. Não tem na constituição artigo que determine que militares sejam usados para esse fim.
Isso aí…….guerreiros da dengue….a que ponto chegaram as FFAA. Muita humilhacao. Ah faltou falar do caiamento de meio -fio, plantacao de a’rvores, faxina na escolinha da tia tetéia e outras sumidades rolhas que o grandes generais empurram goela abaixo para ficarem brm na fotos com políticos. Melancias .
Ao menos estamos fazendo algo útil ao povo que banca nossas filhas sadias.
Triste mesmo é ficar só fazendo faxina para nós mesmos e formaturas para o Tenente Coronel se sentir um macho poderooooso com seus bonequinhos portando fuzis velhos e sem munição.
Ao menos ajudamos um pouquinho no mundo real. O mundo real, com problemas reais, Começa onde acaba o quartel.
Anônimo das 13.57 você não passa de um infiltrado demagogo petista vai para a venezuela.
Antes isso que ficar orando .
A Oração de hoje é essa:
Senhor!
Vós que fizeste do dilúvio ressurgir a terra,
Criastes dessas entranhas o PANTANAL.
Com insetos e espinheiros;
O perigo das matas;
O calor e a friagem;
As enchentes e os segredos das águas.
Mas,Senhor,só vós sois Deus
A última luz do universo.
Transformai as forças da natureza
No poder de seu próprio defensor
Fazei explodir a coragem
Múltiplicar a força e consolidar a fé.
Pois aqui,Senhor
Da mistura de lama e sangue do passado,
Empunhando o aço de divina têmpera
Criaste o GUERREIRO DO PANTANAL.
A subjugar o invasor e o adverso.
PANTANAL
Senhor,
Tu ordenaste ao guerreiro da dengue:
Jogai areia em todos os ralos,
Sobrepujai todas as folhas secas do Pátio de formatura,
Dai-nos também a Missão,
De fiscalizar o Salário das PMs,
Como se Entendêssemos alguma coisa
Que não seja Ordem unida e faxina
Como se o majcav fosse relevante para o site
Mas dai-nos Também,
Muitos lenços para enxugar todo esse choro.
Seeeeeeeeeeeeeeeelvaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Vibrei com a Oração da dengue!
Selllvaaaa!!!!
Ahahahahahaahahahaahah
Muito bom!!!
Isso nao e funcao de EXERCITO. Isso e o uso politico das forcas armadas.
Manda a guarda municipal, manda a pm ou bombeiro.
Estao recebendo muito bem para tirar um “extra”.
Quer usar A forca?
Entao pague por isso.
Prefeitura e Estado estao com os cofres cheios.
Humilhacao e desvalorizacao dos militares.
Esse desgoverno sabe fazer.
essa é a única guerra que terá por muitos anos é essa contra a dengue, é só o que restou.