Coronel brasileiro é destaque em curso na Bolívia

CORONEL DESTAQUE EM CURSO NA BOLÍVIA

 

Militar foi o segundo colocado entre 77 participantes

Brasília  – O coronel Gustavo Daniel Coutinho Nascimento concluiu com destaque o curso de Altos Estudos da Escola de Altos Estudos Nacionais da Bolívia.  O militar obteve o 2° lugar entre 77 alunos, militares e civis e foi agraciado com a medalha Maestría en Seguridad, Defensa y Desarrollo.

O Curso de Altos Estudos Nacionais abrange 22 disciplinas, com a duração de 10 (dez) meses. Seu objetivo é preparar assessores de nível político e estratégico, bem como capacitar especialistas em Segurança, Defesa e Desenvolvimento. As aulas visam ao desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade de apoiar a tomada de decisões nos níveis mais altos de planejamento. Entre as disciplinas, destacam-se Inteligência Estratégica, Prospectiva, Formulação de Políticas e Estratégias, Doutrina de Segurança e Defesa, Relações Internacionais, Geopolítica e Geoestratégia.

O representante brasileiro concluiu o curso com a dissertação “Políticas e Estratégias de Segurança e Defesa para enfrentar o crime organizado transnacional na zona de segurança fronteiriça da área estratégica do Amazonas do Estado Plurinacional da Bolívia”. O trabalho é também uma iniciativa para consolidar os esforços de integração e cooperação entre as nações, conforme os Objetivos Estratégicos do Exército no âmbito internacional.

Para a conclusão do curso, um grande exercício de planejamento estratégico foi conduzido durante 02 (duas) semanas. O exercício desafiou os alunos a formular uma política pública e planejar ações estratégicas para enfrentar uma ameaça ao Estado. Os oficiais mobilizaram todos os conhecimentos e técnicas adquiridas ao longo do curso para apresentar uma solução ao problema de segurança e defesa.

A realização do Curso de Altos Estudos em uma nação amiga é parte da política de pessoal do Exército. Agora, os conhecimentos adquiridos junto às Forças Armadas da Bolívia serão disseminados e aplicados entre os quadros de oficiais do Brasil, em órgãos de comando e assessoramento.

Selecionado pelo alto rendimento nas escolas militares e por seu perfil profissional, o Coronel Coutinho Nascimento comentou sobre a importância do curso para o Exército Brasileiro e para a sua carreira. “O Curso de Altos Estudos Nacionais – curso de mais alto nível das Forças Armadas Bolivianas desde 1959 – e o Mestrado em Segurança, Defesa e Desenvolvimento representam uma oportunidade de estreitar os laços entre a República Federativa do Brasil e o Estado Plurinacional da Bolívia, além de reforçar a liderança regional no contexto sul-americano”.
Imagem: Aditância do Exército na Bolívia
EB – Edição: Montedo.com

10 respostas

  1. Sério! Para que serve um curso desses? Eu digo! Nada! Zero! Com todo respeito ao nobre pais amigo, a bolovia nao esta em guerra, nao possui forcas Armadas com experiencia, nao possui doutrina pratica em nada! Não e polo em tecnologia! Resumo da opera, isso e uma palhacada so! Ainda mais um coronel que em breve deve estar indo para a reserva! E um Mega Power desperdicio de dinheiro publico!

    1. A bolivia lutou duas guerras em um passado muito, muito distante. Perdeu ambas.

      Mas ainda que tivesse algo, o fato é que o coronel aí so vai servir para receber a continência da guarda e presidir uma formatura só sua.

      Alguém já parou para calcular quanto essas brincadeiras de ego custam? QR, papel higienico, agua, energia eletrica, homem-hora de toda guarnição de serviço…

      Ao menos nossa realidade é a mesma da Bolivia. Curso para agregar algo deveria ser no cirque de soleil, mudar a ordem unida para algo rítmico, com bastante malabarismo, gente com a cara pintada… aí vejo vantagem

    2. Meu caro Major, pior somos nós, os Navais, fazendo curso lá com uns caras que nem mar tem.
      Mas quem vai ganha diárias polpudas… e gasta uma parcela delas nos “trotes” dos
      Instrutores latinoamericanos (pagar coisas a eles).
      Axé

  2. Já continuam insistindo nessas merdas, nao precisa colocar no site, publica em BI de acesso restrito! Destaque juma merda de curso desses e uma rolha do Crlho! Feliz ano novo pra todos!

    1. É isso ou falar que transportamos um gerador para os indios yanomamis, gastamos o triplo do que uma empresa privada gastaria e ainda fizemos uma formatura com entrega de medalhas e canto da oração do guerreiro carregador de gerador.
      Talvez até um estudo para uma nova boina colorida

  3. Tem que colocar um servidor desse para trabalhar ao invés de ficar passeando. Daqui a pouco já está indo para “reserva” (aposentando com dinheiro público)

    1. O tcu tem que arrochar o nó com esses premios de consolação que eles dão a si mesmos…
      Ai não da dois anos o coroné vai pra reserva (aos 48 anos de idade)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo