Presidente da Ucrânia acusou a Rússia de não dar proteção a esses militares e atribuiu o envio de tropas para o combate na Europa à “loucura das ditaduras”
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta sexta-feira (27), que muitos soldados da Coreia do Norte morreram por envolvimento na guerra entre o país e a Rússia. Em um vídeo publicado no Twitter, Zelensky aproveitou para acusar a Rússia de não dar proteção a esses militares e atribuiu o envio de tropas para o combate na Europa à “loucura das ditaduras”.
“Eles (norte-coreanos) têm muitas baixas. Muitas. Percebemos que o exército russo e os supervisores da Coreia do Norte não se importam com a sobrevivência desses soldados. Tudo está organizado de um jeito que torna impossível para nós capturarmos esses militares como prisioneiros”, afirmou o presidente da Ucrânia. “Os russos enviam essas tropas para os ataques com proteção mínima”, completou.
A Rússia e a Coreia do Norte não confirmam oficialmente a presença de tropas norte-coreanas no conflito. A declaração de Zelensky acontece no momento em que, pela primeira vez, um exército estrangeiro se envolve na guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em 2022. O envolvimento de uma nova nação no conflito representa uma escalada considerável à nível global e que deve entrar em uma fase crítica com o retorno de Donald Trump à presidência dos EUA em janeiro do ano que vem.
Zelensky diz que soldados da Coreia do Norte envolvidos na guerra morreramhttps://t.co/VIZTJKNKk9
— VEJA (@VEJA) December 28, 2024
“Loucura das ditaduras”
Ainda em sua fala registrada em vídeo, o presidente da Ucrânia contou que suas tropas até conseguiram capturar alguns soldados norte-coreanos na sexta, mas, como estavam gravemente feridos, não sobreviveram. “Essa é uma das manifestações da loucura de que as ditaduras são capazes”, afirmou Zelensky. “A Coreia do Norte não deve perder seu povo em batalhas na Europa. Isto pode ser influenciado especialmente por países vizinhos, como a China. Se o governo chinês estiver sendo sincero em suas declarações de que a guerra não pode escalar, eles deverem fazer a pressão adequada sobre Pyongyang”, destacou.
Segundo o governo ucraniano, 12 mil soldados, incluindo 500 oficiais e 3 generais, foram enviados para a província de Kursk, na Rússia, onde o exército da Ucrânia promove uma ofensiva desde agosto deste ano.
veja – Edição: Montedo.com
8 respostas
Podiam mandar os do brasil.
Pintar as arvores a meia cana para o coronel receber o general
Esse Zelenski tambem nao passa de um palhaço!!!
Agora imaginem as narrativas fantasiosas que o regime norte coreano irá criar encobrir o fiasco da participação desses soldados.
Considerando que a Coreia do Norte é um estado militarista e que sempre se apresenta como poderoso, não pode simplesmente informar ao país que seus soldados poderosos, discipulos do “juche” foram derrotados.
Numa guerra a primeira vitima e a verdade. Estão morrendo Milhares de soldados da coreia do norte. Não aparece a foto de nenhum desses mortos. Quem ve o Zelensky falando acha que ele esta ganhando a guerra.
É só você entrar nos sites “gore” que vc vai ver…Ao vivo e a cores…..
Estes valorosos soldados Norte Coreanos morreram defendendo os ideais de democracia e liberdade, dos quais a Rússia é a principal defensora. Perdas lamentáveis destes nobres guerreiros. Eu até ia me alistar para lutar junto com eles, mas o médico me disse que não posso tomar friagem e que iriam surgir muitas bolhas em meus pés, tal como acontecia na época que eu estava na ativa e acabava ficando fora da escala de serviço, de missões, marchas, TFM e formaturas.
esse mago é um brincante mesmo