Foi mal! Putin liga para presidente do Azerbaijão e pede desculpas por queda de avião fabricado pela Embraer

O Embraer 190 estava a caminho da capital do Azerbaijão, Baku, para a cidade russa de Grozny, no Cáucaso do Norte, quando saiu de rota e tentou um pouso de emergência a 3 quilômetros de Aktau Foto: Issa Tazhenbayev/AFP

 

Avião com 62 passageiros que rumava para capital da Chechênia caiu na quarta-feira no Cazaquistão; acidente matou 38 pessoas e deixou outras 29 feridas
O Kremlin divulgou neste sábado (28) um comunicado para informar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, pediu desculpas ao presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, pela queda do avião da Azerbaijan Airlines que matou 38 pessoas na quarta-feira. De acordo com a imprensa russa, Putin fez esse gesto pelo fato de o acidente ter acontecido no espaço aéreo russo.

“O presidente Vladimir Putin pediu desculpas pelo incidente trágico ocorrido no espaço aéreo russo e mais uma vez expressou suas profundas e sinceras condolências às famílias das vítimas, além de desejar uma rápida recuperação aos feridos”, diz o comunicado emitido pelo governo russo, ao confirmar a conversa entre os dois chefes de Estado.

O avião em questão era um Embraer 190 e realizava na ocasião o voo J2-8243, cujo trajeto previa sair de Baku, capital do Azerbaijão, e pousar em Grózni, capital da Chechênia. No meio do caminho, os pilotos foram obrigados a fazer um pouso de emergência em Aktau, no Cazaquistão. Além dos 38 mortos, outras 29 pessoas ficaram feridas. O voo tinha 62 passageiros e transportava cidadãos do Azerbaijão, do Cazaquistão, da Rússia e de Quirguistão.

Drones ucranianos
Investigações feitas de lá para cá indicam que o acidente teria sido causado pelo sistema de defesa aéreo da Rússia. As suspeitas são de que o equipamento teria confundido o avião com um drone e abatido a aeronave por engano. Na conversa com Aliyev, Putin endossou a versão que já tinha sido dada pela autoridade de aviação civil da Rússia, segundo a qual o avião da Azerbaijan Airlines caiu devido a um ataque de drones da Ucrânia que acontecia naquele momento. O presidente russo reconheceu que o sistema de defesa estava funcionando no momento da queda do avião, mas garantiu ao presidente do Azerbaijão que o equipamento foi acionado porque tentava abater os drones ucranianos que tentavam atacar a aeronave.

Aliyev, por sua vez, atualizou Putin a respeito das apurações realizadas pela companhia aérea e informou o presidente russo que o avião foi sujeito “a interferência externa e técnica” durante o voo.
vejaEdição: Montedo.com

Uma resposta

  1. Não foi a Rússia que derrubou o avião, foi a OTAN, apenas para culpar a grande mãe Rússia, mas esta nunca erra, pois seus blindados, aviões e sistemas de mísseis são à prova de falhas. O soldado mamador sabe disso tanto quanto eu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo