“Igualdade” gerou desconforto na cúpula militar
Bela Megale
Se o discurso em rede nacional feito por Fernando Haddad, há poucos dias, irritou militares, especialmente da Marinha, houve uma palavra que causou maior desconforto: “igualdade”. Como resposta, a Força divulgou um vídeo com uma mensagem contra o pacote fiscal do ministro da Fazenda.
No pronunciamento feito em rádio e TV, na quarta-feira, Haddad afirmou que, “para as aposentadorias militares, nós vamos promover mais igualdade, com a instituição de uma idade mínima para a reserva e a limitação de transferência de pensões, além de outros ajustes. São mudanças justas e necessárias.”
O pacote de corte de gastos do Ministério da Fazenda atinge a aposentadoria das Forças Armadas, com o estabelecimento da idade mínima de 55 anos para que militares possam ir para a reserva. No plano negociado entre a Fazenda e a Defesa, a transição para que essa regra passe a valer será até 2032.
O argumento de membros da Marinha é que eles não têm direitos similares aos dos cidadão civis, como o de greve e o de se manifestar politicamente. Na visão de integrantes da Força, a aposentadoria diferenciada dos militares seria ainda um dos poucos atrativos que têm para trazer novos membros.
O vídeo divulgado pela Marinha trouxe imagens de integrantes das Forças Armadas em treinamentos, enquanto civis aproveitaram momentos de lazer. No fim, a gravação é encerrada com uma militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”.
A gravação gerou reações negativas, como a da presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann. Ela classificou o vídeo como “grave erro” e apontou que o ex-comandante da Força, Almir Garnier Santos, foi um dos indiciados pela Polícia Federal, por tentativa de golpe de Estado.
“Ninguém duvida que o serviço militar exige esforço e sacrifícios pessoais, especialmente da tropa que se arrisca nos treinamentos e faz o serviço pesado. Isso não faz dos militares cidadãos mais merecedores de respeito do que a população civil, que trabalha duro, não vive na farra. Também é grave que o vídeo ofensivo seja divulgado no momento em que um ex-comandante da Marinha é indiciado por participar do plano de golpe de Jair Bolsonaro”, escreveu a deputada federal na rede X.
51 respostas
Servidores públicos… nenhum deveria ter direito à greves e sindicalização, principalmente funcionários de estatais, pois foram instituídos para SERVIR ao POVO que lhes paga os altos salários, estabilidade e outras mordomias. É, literalmente, a casa da mãe Joana de ponta cabeça.
Irritação para a sociedade, é filha saudável receber pensão. A relutância em mantê-las na “boa vida” vai complicar as coisas, ainda vai ser motivo de mais ações em que todos perdem, pagamos pelas filhas dos outros.
Desinformação é tudo.
O direto a pensão das filhas foi extinto em 2001.
Igualmente acabou o anuêncio e licença especial, o qual ainda é mantida a diversos cargos do funcionalismo público.
Privilégios? Vem fazer parte da família.
Narrativa X Fatos.
Se foi extinto, não se preocupe.
Vc deve apoiar então a reextinção, afinal foi extinto.
Se vc é um militar, deveria se envergonhar de faltar com a verdade. Não foi extinto, tem filha de major da ativa que ainda nem nasceu e há fem o direito “assegurado”.
Quem paga não é seu 1,5%. Basta ver a LOA. A repercussao financeira dessa vergonha vai perdurar por mais uns 100 anos, considerada a expectativa de vida atual.
Tem 8 pensionistas de veteranos da guerra do Paraguai (e eles ao menos lutaram uma guerra).
Não seja hipócrita. Não acabou e está longe de acabar. 60% do orçamento do MD para inativos e pensionistas.
Se já acabou, apoie a ideia de acabar com o acabado. Assim o povo brasileiro que sustenta filhas sadias, indo as filhas dele para o inss apos 65 anos de idade, vão parar de tocar nessa tecla.
Hipocrisia e desinformação são incompatíveis com a ética militar, amigo.
Eu apoio cobrar 20% de todo brasileiro que usar o SUS, seja para consulta ou tratamento.
Eu defendo acabar com a aposentadoria rural para quem não contribuiu 35 anos.
Eu defendo implantar desconto vitalício do INSS, nos civis, inclusive nas pensionistas.
as pessoas sem condição para isso, o que você sugere? Eutanásia?
Exato. No futuro, puxam esse gancho pra novamente tirar mais coisas
Sempre.
Invocam isso e tiram algo.
Hora de cortar esse PRIVILÉGIO vergonhoso pela raiz. Vão trabalhar como todo cristão
Vai milico petralha, defende seu ídolo agora.
O PresiDENGUE não iria te salvar? kkkkkkkkkkkkkkkkkk
São FAtos, bozolóide. Ele Só errou no item 2. (3 anos)
Vc conhece: Tefé, São Gabriel da Cachoeira, Forte Vc Coimbra, Porto Murtinho, etc etc
Sabe o que é ficar em um pelotão de fronteira por dois anos.
Sabe o que privar seus filhos de uma família unida.
Sabe o que é prontidão. Etc etc
Esqueceu de colocar isso em seu comentário. Além de outras maravilhas e privilégios da caserna.
O Congresso Nacional e as FFAAs deveriam pedir recuperação judicial. Vai que dá certo!
Tem vários outros privilégios ainda. Tempo de formação conta para a aposentadoria. Não tem idade mínima (muitos se aposentam com menos de 50, até com 45). Oficiais conseguem passar até 18 anos da carreira só estudando, tudo custeado pelo governo. Muitas oportunidades de missão no exterior ganhando bem acima do teto. Comandantes não tem apenas PNR, tem taifeiro, motorista, guarde e até a conta de luz dele é paga pelo quartel (se vocês vissem os valores das contas de luz, não acreditariam). Há muitos outros, mas até cansei de escrever.
O video da Marinha foi covarde. Deveria ter mostrado as viagens escandalosas desse governo, as farras com jatinhos, a festa de aniversário do Sarney no Maranhão, a mansão do Renan Calheiros, os privilégios dos funcionários da Petrobras e de Itaipu Binacional, a lista de auxílios extras do judiciário, as aposentadorias compulsórias de juízes e desembargadores que vendem sentenças, além das imagens da Globo e seus artistas privilegiados com R$ 16,5 bi para fazer apresentações de teatro com vela acesa no esfincter anal. Isso sim são privilégios.
Verdade…..
Acho que, de tudo que você pontuou, o item 9 resume (e derruba) o seu argumento: “o cidadão quando escolhe uma carreira tem que saber os prós e os contras, se entrou sabe as regras do jogo”.
Quem escolheu ir para as FA sabia perfeitamente das regras do jogo, dos prós e dos contras.
O que se tem questionado é justamente a mudança dessas regras, retirando os prós e mantendo os contras.
Não é questão de manter “privilégios” é manter, como disseste, “as regras do jogo”.
“O cidadão quando escolhe uma carreira tem que saber os prós e os contras, se entrou sabe as regras do jogo.” A generalização de ocorrências pontuais causa espanto quando são usadas para mudar as regras com o jogo em andamento?
O vídeo da MB fora totalmente desconexo com o momento em que se está em busca de corte de gastos, se geral mal estar aos militares em questão, imagina a quantidade de civis que mantém nas costas o país? Só dar uma passadinha no YouTube da vida e verificar reportagens on LINE sobre o tal vídeo. MB sempre se queimando e passando vexame e tudo por conta de um Ex-Comandante golpista.
Cara, beleza! Você colocou teu ponto de vista. Mas você está falando do pessoal que não prestou concurso e trabalha no regime CLT. Agora, coloque nós militares comparados ao pessoal que é concursado. Aí vamos ter uma comparação tete-a-tete! Quem ganha bem, quem ganha mal.
A regra é clara: concurso fácil, carreira difícil.
Somos conduzidos feito gado. Enquanto discutimos quem tem mais privilegio: civis ou militares ninguém questiona juízes e políticos. Pensaram nisso. Bom dia gado! Abram o olho, vc continua pagando impostos para sustentar essa turma
Excelente contribuição! Infelizmente os ignorantes como já apareceu vão te criticar e te ofender.
Cabe ressaltar que NINGUÉM, absolutamente NINGUÉM foi obrigado a servir e ou prestar concurso público para entrar. Logo, sabiam (ou deveriam saber) dos sacrifícios inerentes à carreira.
Agora a todo momento querem comparar dizendo que: “oh, não temos isso, não temos aquilo…” se o quiserem, busquem em outro lugar, porque nas FA isso NUNCA vai ocorrer.
Ah! Sua nobre contribuição comparou apenas servidor público sobe regime da lei 8.112/90, caso comparasse com o trabalhador regido pela CLT que acorda de madruga e pega um trem/ônibus lotado para ir ao centro da cidade de segunda à sábado e ganhar um salário mínimo, a percepção seria nítida de quem tem privilégios.
Gostem ou não, mas é questão de tempo para cair a integralidade e paridade. E isso independe de governo A ou B.
Por mim, pode aumentar até para 90 anos, tirar a integralidade etc etc.
Tenho o edital do meu concurso guardado, vou trabalhar meus 30 anos combinados no início e vou baixar do joelho, quanto a integralidade, justiça. (não me venham com direito adquirido e expectativa de direito, pois isso é uma interpretação conforme do sistema para evitar que você entre com ações).
Eu vejo os carreiristas do QAO preocupados (seus apedeutas, rodando por aplicativo ou vendendo açaí você tira uma diferença maior), mas como carreirista não sabe trabalhar, só sabe adular o chefe, ficam preocupados.
Por fim, façam as mudanças que quiserem, pois após completar 30 anos, só piso em quartel para renovar a minha dispensa (esse é o bom de não ser carreirista).
Obs: ai de quem me chamar de GOLPISTA ou V@g4bun0. Pois, não sou eu quem faço malversaçao do erário e me muito menos me vendo por uma garrafa de Black Label e uma vaguinha comissionada na reserva.
TEM CORAGEM DE PUBLICAR MONTEDO, OU PEGUEI PESADO DEMAIS ?
Amigo, não se atribua tanta importância.
Menos, bem menos.
Anônimo, falando em coragem. Mas parece que o Monte teve.
Esqueci de mencionar no comentário anterior…
Mesmo que exista dentro das FA a clara divisão de classes, dentro dos quartéis com o dinheiro do contribuinte (eu, você e população “privilegiada”) é servido alimentos que NENHUM trabalhador tem a disposição de forma acessível sem custo direto. Sem contar das adegas de vinho existentes à disposição dos comandantes.
Sim, eu sei que isso não é para a tropa. Mas tá lá, queimando a grana pública para agradar alguns. Coloca-se recursos humanos (os praças/graduados) para virar assistente pessoal de oficial superior e general. Realizando ligações para contratar serviços, comprar passagens para férias, limpar casa (PNR) e entre outras coisas mais.
Então, prezados, enxerguem que FA hoje é apenas uma empresa para servir as autoridades com mão de obra barata (para quem usa e não para quem paga – o povo).
O último que ficar, apague a luz!
Eu digo e repito, quero que acabem com todos os nossos “privilegios” e nos passem a tratar como celetistas. Não é ironia, gostaria disso mesmo, inclusiva ir para a reserva ganhando o teto do INSS. Imagina passar 35 anos ganhando todas as horas-extras feitas nesse período? Com certeza, ao final de 35 anos estaria com um belo de um patrimônio. Para aqueles duvidam, pesquisem sobre a PM de SC. Num determinado momento o Estado de sc aprovou o pagamento de horas-extras para a PM. Resumindo, o Estado não aguentou 2 anos, fez um novo acordo, pondo fim as horas-extras, e pagando um excelente salário, o 2o melhor do brasil, mas sem hora extra. Quero sim ser da CLT, mas não abro mão das minhas horas extras e adicional noturno.
Disse tudo José só esqueceu que tem gado e burros também
Tu só responde as partes boas, não fala das partes ruins que são a maior parte, isso demonstra que tu é parcial. Me responda se tu tivesse que escolher entre as forças armadas e ser servidor da justiça,qual tu escolheria?
Investiguem a festinha da Canja que custou 35 milhões ao país.
Quando tu ver um comentário ridículo desse, aí tu ver que o cidadão além de desinformado é muito burro.
Perfeito!
E acrescento: é devido a cidadãos como esse “Anônimo 4 de dezembro 09:27” que políticos corruptos se refestelam em cargos fazendo da coisa pública pateimônio seu e sua família.
Paulo Freire conseguiu atingir seu objetivo.
Já esta na hora, de se fazer uma reforma politica no Brasil, se os congressista deixar. Precisamos acabar com esse negócio de releição, para qualquer cargo politico no Brasil. politico só teria direito a dois mandatos, seja Federal, Estadual e Minicipal, temos que moralizar esse Pais, Renovar é importante, idéias novos, nada de se perpetuar no Poder, e viver de mamata na politica,.mas será que à interesse para mudar, será que o Legislativo quer essa mudanças.? praque 570 deputados Federais e 3 senadores por Estados. Af
Quem tem privilégios são generais, almirantes, brigadeiros e demais oficiais superiores…o restante tem algum privilégio a não ser o salário?
Infelizmente, estamos vivendo tempos difíceis nesse País. Quem ganha mais quer ganhar mais, quem ganha menos não tem como ter uma vida de qualidade, como sempre se falou na qualidade de vida, pergunto: E esse assunto do quinquênio do Poder Judiciário? Isso é verdade mesmo? Porque acabaram com o quinquênio dos militares das Forças Armadas, Licença Especial de 20 e 30 anos, um posto a mais quando o militar iria para a reserva remunerada e gratificação GCEt. Já tem militar passando dificuldade junto com seus familiares e morando em comunidade carente! Já estão há 5 anos sem reajuste salarial, o poder de compra está defasado há anos. Cadê os verdadeiros políticos dos anos 80 e 90 que não existem mais? Hoje esses políticos só pensam em seu bolso e de seus familiares. De quanto será o reajuste salarial dos militares das Forças Armadas no ano de 2025? Só a inflação dos anos de 2019 a 2024 já passam a casa dos 36%! Socorro meu Deus.
Quando será que a PF e o MPF irão investigar o desperdício de R$ 1 bilhão em vacinas jogadas no lixo? Quem será responsabilizado por esse desmazelo com o dinheiro do povo?
Um aparte, depois do governo anterior promover desinformação sobre a eficácia das vacinas e atentar ao Programa Nacional de Vacinação e sobre o retorno de doenças consideradas erradicadas, mais a data de validade de vacinas, te pergunto apenas uma coisa, como não vencer vacinas? Somente uma pessoa crápula faz uma indagação dessas. Tem que ter investigação e jogar mais essa na culpa de quem fez essa política. Essa foi demais!
Crápula? Depois de 2 anos? Com processos internacionais pedindo um tribunal de Nuremberg para os fabricantes de vacinas para COV19? O desinformado sou eu? Na tua imaginação a perda foi de somente R$ 1 bi por que não foram incluídos outros medicamentos?
Pare com isso ou tá maluco por conta da cloroquina ou pela ivermectina em altas dosagens ou e um mintomaníaco. Mostre esses fatos que narrou, pois eu posso te passar.
O mercado financeiro apoiou a candidatura do meliante. Agora estão inseguros, revoltadinhos com as manobras. Artistas e grandes grupos de comunicação estão rindo à toa, mas calados e com os bolsos cheios. Será que é o teatro das tesouras em ação para permitir o Alckmin assumir em 2025? Ou há algo mais escabroso acontecendo com todas essas cortinas de fumaça? Só pode estar acontecendo algo surreal! Seria a China e o trabalho escravo em sua fábrica BYD em Camaçari? Ou as minas da Amazônia? Ou o Hezbollah na fronteira com a Venezuela?
Se nós temos privilégios ou não, cada um tem argumentos para dizer que sim e para dizer que não, mas uma coisa é inegável, nós somos a única classe de trabalhadores que reclamam e atacam os seus próprios ganhos salariais/financeiros. Alguém já escutou ou leu algum funcionário do poder judiciário/legislativo reclamando que tem muitos “privilégios”, que ganha muito e que esses ganhos deveriam ser eliminados? Alguém já viu algum juiz reclamar dos 120 dias de folga no ano, do auxílio paletó, do auxílio gasolina, do auxílio livro, do auxílio pós-graduação, do acúmulo de salários acima do teto constitucional, da aposentadoria compulsória depois de ser condenado e todos os outros penduricalhos imorais? Não, e não verá. não verá porque eles se Valorizam e não esperam que pessoas de fora os valorizem. Nós mesmo não nos valorizamos, alguns acreditam mesmo que, com os nossos carros Financiados em 60 vezes e casas alugadas, somos a elite “privilegiada” do funcionalismo e que devemos, mais uma vez, contribuir para não faltar para o pessoal do judiciário/legislativo.
A diferença é que todos esses privilégios dos servidores públicos que você mencionou beneficiam todos eles de forma equivalente dentro de cada carreira. No caso das FFAA há várias castas e poucos são os privilegiados (e muito privilegiados), enquanto alguns devem carregar o fardo pelos outros. Não são todos que conseguem missão para o exterior. Não são todos que conseguem fazer mestrado e doutorado no ITA. Não são todos que conseguem servir em boas localidades. Não porque lhes falta competência, mas porque não há critérios objetivos para as conquistas nas FFAA, é tudo subjetivo e só depende de você conhecer alguém suficientemente influente e de gostarem de você. Esse é o problema, as diferenças internas. Isso não ocorre em nenhuma outra carreira. Se nos tratássemos como iguais, não existiria essa desunião. Isso vem lá de cima, não vem de baixo. São os do andar de cima que criam essas regras e eles que perpetuam esse sistema de privilégios a grupos seletos sem critérios objetivos, limitados aos “amigos do rei”.
Beneficia todos os servidores? Vc leu? Qual servidor tem 120 dias de folga no ano? Qual servidor é aposentado compulsoriamente quando comete crime? Qual servidor é INAMOVIVEL? Eu sei, é duro descobrir que no quesito privilégios, no funcionalismo, estamos no final da fila.
Eu disse DENTRO DE CADA CARREIRA. Entre os juízes, todos têm os mesmos auxílios. Entre auditores, também. Entendeu? Auditores, por exemplo, se tratam como iguais, eles são corporativistas na hora de lutar por benefícios. Nas FFAA, isso não ocorre, os privilégios beneficiam MUITO alguns, enquanto os outros ficam chupando o dedo, sem critério objetivo nenhum para a escolha de quem vai ser beneficiado. Plantam desunião na hora de criar benefícios, colhem desunião na hora de cortar.
Que seja dentro de cada carreira, o fato concreto é que nenhum desses, dentro de cada carreira, sente vergonha dos seus Privilégios, conquistados legalmente, e pedem para que eles sejam extintos. Somos a única classe de servidores que pede para ter menos direitos. Mais inocentes impossível.
Legalmente os militares não são nem servidores ou funcionários públicos. Não existem simplesmente categorias para comparar a atividade militar, em relação aos civis não temos uma série de direitos e em relação mesmo ao funcionalismo existem discrepâncias. O que tem que ser colocado não deve estar no âmbito da comparação sem sentido com categorias externas, mas com a destinação da profissão e suas exigências e particularidades.
Uma coisa é dar nossa cota de sacrifício, juramos sacrifício e ele não tememos. Outra coisa é acabar com a Carreira das Armas.
Quer igualar aos civis, de os mesmos direitos que eles! Hora extra, FGTS, adicional noturno…faz a conta aí, equipe econômica, depois divulga
Uma coisa é fato, as informações circulam, a Força não emite um único parágrafo se quer explicando o que está acontecendo, e com medo, aqueles que possuem tempo, estão assinando seus requerimentos de reserva
Acabou que a culpa não foi dos qe e sim daquele minto travestido de golpista que arrasta todos para a lama. Salario mínimo de 2 mil e daqui ha pouco vai ter recruta ganhando mais que sargento de escola.
Presumo que Irritados mesmo estão os que ao verificar sua Ficha Financeira, por vários anos não mudou nada, exceto a linha com o código das despesas médicas. Brasil mostra tua cara!