PF prende general “kid preto” em operação que investiga plano para matar Lula, Alckmin e Moraes em 2022

O ex-presidente Bolsonaro com o ex-comandante de Operações Especiais Mário Fernandes — Foto: Isac Nóbrega/Presidência

PF cumpriu mandados de prisão contra outros três militares e um policial federal
Bela Megale
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, um operação que mira um grupo de elite de militares, os chamados “kids pretos”, envolvidos na tentativa de um golpe de Estado para impedir a posse do presidente Lula.

A nota da PF diz que “as investigações apontam que a organização criminosa se utilizou de elevado nível de conhecimento técnico-militar para planejar, coordenar e executar ações ilícitas nos meses de novembro e dezembro de 2022. Os investigados são, em sua maioria, militares com formação em Forças Especiais (FE)”.

A coluna apurou que entre os alvos de prisão preventiva está Mário Fernandes, general da reserva que fez parte dos chamados “kids pretos”. Ele atuou como como secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República na gestão de Jair Bolsonaro. Com a derrota do ex-presidente para Lula, Mário Fernandes estava inconformado e fez apelos a colegas da caserna e ao então comandante do Exército, Freire Gomes, para “agir”, como mostrou a revista “Piauí”. Hoje ele é assessor no gabinete do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ).

Os outros alvos são de prisão são Hélio Fernandes Lima, Rafael Martins Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, todos militares kids preto, além de Wladmir Matos Soraes, que é policia federal. Os mandados foram autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a PF, havia um plano de execução de Lula e seu vice, Geraldo Alckmin, e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O GLOBO – Edição: Montedo.com

29 respostas

  1. Já dizia o ditado: – avestruz come pedra porque sabe o c… que tem.
    Se foram homens para planejar, que sejam homens para aguentar as consequências.

  2. Altos estudos em ação. A estes o rigor da lei. Lembrando que o “morto ficto” vai ser revogado. Essa turma de marginais vai ter que arrumar uma nova colocação no mercado de trabalho.

  3. E o pessoal do QE (Quadro Engraçado), quando será a promoção?

    Cadê o Sgt Decréscimo, sumiu do blog, o indivíduo mais bem informado do planeta?

    1. O cumpanheiro Decréscimo foi visto em Miami curtindo férias. Mas eu ouvi falar que ele vai voltar para trazer todas as informações das promoções, inclusive as datas. Tá no forno.

  4. Minha mãe, sempre falava: “Meu filho, cuidado, não se meta com cabra safado”.
    Esses militares foram na onda de um cabra safado, olhe o que está acontecendo. Estão presos, e o idealizador do golpe Soltinho da Silva, por enquanto.

  5. Servi Com a maioria deles quando ainda eram tenentes, sempre foram deslumbrados, emocionados com os brevês e manicacas caveiras.
    Mas, suas Maiores Ambições Eram altos cargos no governo Bolsonaro II.
    Só, apenas isso, nada mais:
    – grana, influência e Poder.
    Barro!
    Sem morte ficta e pensão para as filhas.
    Vão Sangrar milhões.

  6. Os bolsonaristas ainda usam táticas antigas que hj em dia não funciona mais. Para não comentar a prisão dos militares, apelam para outro assunto que sabe que vai gerar polêmica e trazer o esquecimento do verdadeiro assunto.

    O Cid Mentiu para a PF e vai enfrentar o calvário que se aproxima para os Traidores Da Pátria. No telefone dele tinha tudo.

    O estrago que Bolsonaro fez nas FA é sem precedentes, duas gerações farão a ESA, serão Sub Ten e o estrago ainda não terá passado.

  7. Enquanto alguns aqui estão preocupados com os Qes a moral do exército escorre pelo ralo do banheiro😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  8. Pensavam que se perpetuariam no poder, inclusive no caso de uma condenação manteriam a pensão, agora além de presos irão diretamente para o INSS trabalhar ou até 65 anos ou com o benefício do tempo de contribuição. Viva a democracia!

  9. O que será História ou estória?
    Mais de dois anos e só agora.
    Que kids pretos, se realmente fossem a missão teria sido cumprida.
    O cheiro parece mais uma da muitas narrativas de golpes para servir de cortina de fumaça ao caos que enfiaram a economia e o País como um todo.
    Rui Barbosa:
    “Uma nação que confia e seus direitos, em vez de confiar em seus soldados, engana-se a si mesma e prepara a sua própria queda”
    Rui Até parecia um profeta :
    “A degeneração de um povo, de uma nação ou raça, começa pelo desvirtuamento da própria língua”.

    1. Joseh, você não disse nada com nada e ainda está passando pano pra crime. Polícia Federal demorou dois anos pra descobrir isso, ê? O que isso tem a ver? Você acha que investigação se faz do dia pra noite. Tem crimes que são resolvidos muitos anos depois do crime. Acho que tudo não passa realmente de uma forte vontade sua de querer defender marginal.

  10. Quem deve, que pague com os rigores da lei, e sem nenhuma concessão para aqueles que vierem a chorar ou desmaiar diante da polícia.

    Mas, outro aspecto a se observar de toda essa história envolvendo a “elite da tropa” é a quebra de certos paradigmas e “estórias” desses FE.

    Quem é militar do eB sabe a aura de “poderosos” que detem esses “comandos” e FE. Todos já devem ao menos ter visto um de perto e sua prepotência: a cara de mau, a postura de um Rambo, “sangue no olho” (sei)…

    No entanto, o que já foi constatado:

    – um chorou copiosamente quando soube que voltaria para a prisão;

    – outro – das “operações psicológicas” – teve um “piripaque” quando recebeu a PF em sua casa para busca e apreensão, repito, apenas busca e apreensão.

    – agora esses três suspeitos de planejarem ações de assassinato de altos dignitários que Ficou mesmo no plano e nos embustes (veja o nome do tal plano: “punhal verde e amarelo”).

    Em suma: a impressão que fica é que a maioria não passa de um bando de crianças brincando de soldadinho e contando “estórias” que fez isso e aquilo.

    Deus nos livre de uma guerra!

    1. Excelente comentário , já servi com esses senhores eles se acham verdadeiros donos do mundo. Mas se abrirem a cabeça deles talvez se encontre uma azeitona lá dentro .

  11. Não entendo como coroneis e generais se juntaram ao Bolsonaro, um capitão desqualificado, um mau militar (nas palavras do ex presidente Geisel)!!

    Incrível como a sede de poder e dinheiro muda as pessoas.

    Outra coisa: Bolsonaro não é e nunca foi do espectro político da Direita.

    Bolsonaro sempre foi mercador, miliciano, caçador de migalhas do erário.

    O “brincante” sempre lembra que era um dos poucos deputados cujo nome não constava nas listas de propina da “lava jato”.

    Claro que seu nome não constava. Sempre foi um deputado do baixíssimo clero, caricato naquela personagem de militar brabão que bate e arrebenta, e por isso não era convidado para os grandes esquemas de corrupção.

    Aí, sobraram as “migalhas”: rachadinhas, auxílio moradia (para comer gen**), caseira no rio sendo paga como se fosse secretária em Brasilia, e assim por diante.

    O Bozo contaminou as FA e destruiu uma certa credibilidade que tinham.

    Agora, contamina a Direita, se dizendo “de Direita”. No máximo pode ser de extrema Direita mesmo, aquela troglodita e fanática. O pior que o cidadão comum já associa a Direita a ele.

    Assim como lula não é sinônimo de Esquerda, Bolsonaro não pode ser associado à Direita.

    Desculpem-me os “bolsonaristas”, mas ele não é o que vocês idealizam.

    1. Parabéns, sem dúvida alguma, esse é o melhor comentário já li aqui no site em 2024. Define com exatidão o perfil desse ser humano pequeno, desqualificado e sem moral.

  12. O cerco está se fechando.

    Acredito que já planejam a prisão do “ParMito” para o próximo dia 8 de janeiro de 2025.

    Maior simbolismo não há.

    Mas, claro que uma semana antes dessa data, o “atleta” será internado por algum problema de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo