Fato ocorreu no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada; forças de segurança fazem buscas na região
Cascavel (PR) – Nove pistolas do Exército Brasileiro desapareceram neste domingo (17) em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Os militares que estiveram no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada a partir de quinta-feira (14) foram convocados a voltar para se apresentar no quartel. A equipe de reportagem do Catve.com acompanhou a chegada dos militares.
As informações são de que o cadeado do local em que as armas ficam guardadas foi rompido e colocado um lacre falso.
As forças de segurança da região trabalham para localizar as pistolas, denúncias podem ser feitas o 181.
Nota do Exército Brasileiro
“O Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada informa que no dia 17 de novembro de 2024, por volta das 13h50min, foi verificada a falta de 9 pistolas Beretta, calibre 9 mm, da Reserva de Armamento do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada, em Cascavel/PR.
De imediato, foi instaurado um Inquérito Policial Militar para apurar o ocorrido e os militares da guarnição foram mobilizados para esclarecer a situação e auxiliar nas buscas.”
20 respostas
a bruxa tá solta senhores vamos vigiar e aproveitar para papirar e sair da matryx
Pq a armaria estava aberta nesse horário?
35 anos de caserna e todos os roubos de armamento em reserva tem pessoal de dentro envolvido
Su aposenta rapaz.
Rindo até acabar o Exército 😂😂😂😂😂
Parabéns aos S Ten e QAO Nutela e papa ponto, isso é obra de vocês e desses Generecas de 2000 pra cá.
Primeiro deixaram em 1999 FHC acabar com o Comando do Exército e transformar tudo em MD, depois vieram as perdas de 2000 (posto acima, anuênio, LE, estabilidade do QE), por fim, vieram a escória do EB e a raiz de vários males que assombram o militar que é pai de família e não cachorrinho de superior, o conceito e esses @#$& dos Adjuntos de Mamando, ops, desculpa, Adjunto de Comando.
Falou tudo meu camarada… Falou tudo… 🙌🙌🙌…
No que transformaram o “meu” Exército.
Encontrei recentemente um ex-3⁰ Sgt, hoje, 1⁰ Sgt antigo, que me relatou: essa geração atual é uma lástima, “desmitalitarizados”, sem mínimas características necessárias para carreira, a começar pelos Comandantes de OM.
E vai ficar pior.
Uma falta de profissionalismo por parte do pessoal de serviço, principalmente dos Of e Sgt de serviços. Essa situação me fez lembrar de um ocorrido que aconteceu comigo na Gu de Montes Claros/MG, qdo de Of Dia Btl, em que proibi a saída de todos os militares que estavam no interior Btl, inclusive o Cmt Btl, após uma desmobilização de um acampamento que foi feita a partir das 1800hs. Naquela ocasião fui apedrejado pelos Of subalternos que concorriam a escala de serviço, mesmo estando correto.
Desde sempre some armas dos quartéis, não intendi o depois de 2000, tinha um coronel que não tirava férias Comedo de sumir armas do depósito do Forte imbui. Nós anos de 80 ou 90 muito antes de 2000
Uma coisa é certa, o descontentamento é a humilhação está a 1000, e o futuro nebuloso…sem luz no fim do túnel
” Nove pistolas do Exército Brasileiro desapareceram neste domingo (17) em Cascavel, no Oeste do Paraná.
Os militares que estiveram no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada a partir de quinta-feira (14) foram convocados a voltar para se apresentar no quartel. A equipe de reportagem do Catve.com acompanhou a chegada dos militares.
As informações são de que o cadeado do local em que as armas ficam guardadas foi rompido e colocado um lacre falso.”
Comando da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada informa que no dia 17 de novembro de 2024, por volta das 13h50min, foi verificada a falta de 9 pistolas Beretta, calibre 9 mm, da Reserva de Armamento do 33º Batalhão de Infantaria ”
1º A unidade deve ter um POP de passagem de serviço “onde orienta conferencia do armamento, inspeção de lacres e etc”
2º A conferencia é feita por quem entra e quem sai.
3º A passagem de serviço normalmente é entre 7:30 e 9;00 horas.
4º “militares que estiveram no 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada a partir de quinta-feira (14) foram convocados a voltar para se apresentar no quartel
Que no no dia 17 de novembro de 2024, por volta das 13h50min, foi verificada a falta de 9 pistolas”
5º A GRANDE PERGUNTA: Foi feita conferencia na passagem de serviço?
Porque militares desde o dia 14 foram convocados, são três guarnições, onde está a dúvida?
Chamem a PM, pra variar
Em pleno 2024 e diante do que vem acontecendo, em termos de roubo de armas, isso fica abaixo da vergonha.
É muita desídia no controle e segurança do armamento, falta de comprometimento, seriedade etc
não há justificativa para isso.
E se for seguido o atual protocolo AGSP: cmt da OM, tchau. Vai para um Grande Comando para ser E1, E4, E5, sei lá.
Incrível!
Não adiantou nada a “tragédia” AGSP para aprendermos com os erros.
Incrível!!
Por isso que falam: “é muito amadorismo”.
Certa vez visitei o 33 BI em Cascavel e tive a sensação de OM com pouca segurança orgânica, com falta de uma “cultura” de segurança interna.
Vale ressaltar que os fundos dessa unidade têm acesso a outras duas OM: 15 BDA e BLog.
Simplesmte vegonnha, quando leio uma coisa dessa de roubo, de armas , de dentro de um Quartel, no meu tempo era diferente, nos anos 67, tinhamos vocação, eramos voluntario e tinhamos muito amor e orgulho de sermos militares, naquela época, Hoje com tecnologia, Celulares no Quarteis, acho que esta muito pior, e além dos baixos soldos, sem valorizaçao dos Praças, da nisso, Sou Sgt QE Reformado, tenho orgulho do tempo que passei na Ativa, na fronteira e Tropa Pára-Quedista, algumas autoridade tem que rever a autoestima e valorização dos praças.Abraços á Familia Militar.
Estão precisando rever as barreiras de proteção ao risco de roubo.
ISO 31000. Peçam ajuda aos Engenheiros de Segurança no Trabalho, especialistas em Gestão de Riscos, especialmente aqueles Engenheiros Eletricistas que compreendem bem sobre aplicar barreiras para impedir o CHOQUE.
Barreiras insuficientes. Há brechas muitíssimo importantes nos protocolos. Protocolo deve avaliar AÇÕES E COMPORTAMENTOS. Não só mecanismos. 😉
Lembrando como foi noticiado o caso do AGSP e considerando o feriado de 15 Novembro, deixa imaginar mais ou menos como aconteceu:
– feriadão chegando, os “cabeças” da guarnição de serviço que assumiu na sexta, sábado ou domingo “conferiu” daquele jeito.
– e os “cabeças” das guarnições substituídas de quinta, sexta ou sábado “passaram o serviço” daquele jeitão, focando apenas a liberação rápida para “curtir meu feriadão”.
Pronto! A brecha perfeita de quem já estava de olho nesse armamento, de quem já tinha observado as falhas das “conferências” na passagem/assunção do serviço.
O caso do AGSP fazendo escola…
Por vezes chego a imaginar que seja proposital, como a um teste. Pois ganha proporção gigantesca e com muita repercussão. Tudo que foge da lógica, dá espaço a teorias conspiratórias. Essa é uma. Fácil identificar quem. Como não? É muito simples. Penso ser um teste. Já acharam 5 delas, conforme noticiário. Se achou, pronto. Já sabem quem…
Boa Noite, sou qao músico na RR (Só alegria), de nada adiante ter a ISO 31000 se não tiver a ISO 31010 (AUDITORIA).
Perfeito!