Celulares dos militares foram apreendidos para investigação interna; sem contato com filhos, mães revelam preocupação
Fábio Wronski
Cascavel (PR) – O desaparecimento de nove pistolas Beretta, calibre 9 mm, da Reserva de Armamento do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizada deixou a 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada em alerta. O crime, divulgado oficialmente pelo Comando ontem, domingo (18), levou à instauração imediata de um Inquérito Policial Militar para investigar o ocorrido.
Ainda não se sabe exatamente quando o furto das armas ocorreu. Como parte das medidas de investigação, os celulares dos militares que estavam de guarda foram apreendidos. Esta ação gerou preocupação entre os familiares, os quais perderam a comunicação com os filhos e entraram em contato com a reportagem solicitando informações sobre um suposto ‘aquartelamento militar’.
Em resposta, o comando do Exército esclareceu que “os militares estão em prontidão, sendo utilizados nas diversas operações em curso. Não existe nenhum tipo de restrição com relação à comunicação de militares com seus familiares, apenas, neste momento, esta deverá ser realizada por outros canais. Até o momento não tem qualquer tipo de sanção disciplinar relacionada a este caso.”
Foi informado ainda que todos os militares da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, que compõem a Guarnição de Cascavel, estão em operação para a recuperação do armamento desaparecido da reserva do 33º BI Mec por tempo indeterminado. Os celulares foram recolhidos para uma investigação dos fatos. O dia exato do fato ainda está sendo apurado, por meio do Inquérito Policial Militar que foi instaurado.
CCGN – Edição: Montedo.com
12 respostas
Depois do AGSP achei que isso não ocorreria tão cedo.
Será que teremos que guardar o armamento nos quarteis da PM?
Como medida cautelar, deixa toda a Gu Sv impedida de sair da OM, referente Ao período de 14 a 17 Nov 24, como também todos os militares que adentraram no Qtl e os que pernoitaram no Btl (laranjeiras) no período acima citado. Para isso o IPM deve ser concluído no prazo legal de 20 dias, impreterivelmente.
Projeto de ditador incompetente detectado
Parei no R1.
Pelo raciocínio do “Cap R1…” o quartel deveria convocar também todos os civis e militares de outras OM que “adentraram no Qtl” nesse período.
Eu só não entendi como deixar toda a tropa “impedida” (tipo de punição disciplinar) sem o devido procedimento regular de apuração disciplinar e, ainda, aguardar o “prazo legal de 20 dias” para conclusão do IPM?!
Vinculou uma punição disciplinar (impedimento) ao IPM (que prevê prisão preventiva)?!
Entendi foi nada..
“Cap R1…” esse prazo de conclusão de IPM é para quando existe preso por flagrante delito, em prisão preventiva. Não procede em “impedimento”, que é um tipo de punição disciplinar.
Ao escrever “tropa impedida”, creio que se referia ao instituto castrense da “prontidão” ou algo semelhante.
Instituto, nesse caso, em flagrante desvio de finalidade.
*Errata: Ao escrever “Gu Sv impedida…”.
Servi nesta brigada 10 anos, o militar vai servi ai por causa dos Pnr que sao excelentes, mais digo uma coisa nao vale a pena, neste mesmo batalhaO a 20 anos atraz deu um rolo danado, td que acontece na fronteira esta brigada esta envolvida: apoio a reveita federal, brasiguaios, MST, febre aftosa na fronteira com argentina, opera em apoio a policia federal e a itaipu binacional. Deus me livre desta Bda. Tem uma cabeca de jumento enterrada no meio do patio do 33 Bimec o Lugar azarado! Teve um general que fez uma prca em frente a um cemiterio E fazia formatura geral em frente ao cemiterio! Todo mundo com mochila E capacete balistico, era um inferno! Sai pra la ta repreendido!
Ou seja, trabalhar você não quer…
Só não entendi pq a reserva foi conferida quase as 14h
É previsto recolher celular e investigar o que tem dentro??? Isso torna todos suspeitos.
– pergunta sincera.
Na FAB, o armeiro é serviço de escala. Tem alojamento próprio dentro da reserva de armamento, só “paga” o armamento para os nomes que estão no boletim assinado pelo cmt. É mais teórico, mas nunca vi, em 20 nos de serviço, furto de armamento da reserva. Por menores são tratados diretamente com o oficial de dia.