Marinha britânica instala canhão capaz de atingir alvos a 37 km

Maior alcance aumenta significativamente a capacidade do canhão dos navios em abater alvos em longa distância

Pablo Nogueira
Os navios de guerra da classe Type 26 da marinha britânica possuem um canhão poderoso que consegue atingir alvos a 37 km. A Marinha Real do Reino Unido voltou a utilizar grandes armas navais com o projeto da frota Type 26.

No último dia 30, o navio HMS Cardiff, equipado com o potente canhão, entrou na água pela primeira vez. Agora, dois navios de guerra da marinha britânica com a poderosa arma já estão prontos.

Em 2022, o HMS Glasgow foi o estreante. No entanto, o uso prático desses navios não deve acontecer antes de 2027.

Isso porque o governo britânico decidiu mudar o sistema de armamento principal da frota, que consiste em oito navios, para se diferenciar da marinha dos EUA e reduzir os custos de gerenciamento de armamento e munição.

Desse modo, em fevereiro de 2023, o governo britânico firmou um contrato de US$ 280 milhões com a empresa BAE Systems, que já construía os navios, para instalar o sistema do canhão Mk 45 Mod 4A. Veja o canhão em ação:


Especificações do canhão da marinha britânica
O canhão Mk 45 Mod 4A é um sistema de artilharia naval com cano de 62 calibres, que, com munições de 5 polegadas (127 mm), pode atingir alvos em até 36 km.

Esse maior alcance aumenta significativamente a capacidade do navio em abater alvos em longa distância. Além disso, o canhão presente nos navios da marinha britânica terá melhores componentes estruturais e um sistema avançado de controle. Confira o sistema de munição do canhão:


Com isso, a precisão do canhão é aprimorada e o sistema é equipado com um escudo balístico contra metralhadoras, aumentando o desempenho e a durabilidade.

Além da marinha britânica, o canhão já é usado por destroyers dos EUA e navios de guerra da Coreia do Sul, Japão e Dinamarca.

Em breve, a Marinha Real da Austrália vai instalar o potente canhão em seus navios com base no design da frota britânica.

giz_br

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo