Negociação entre Planalto e Forças Armadas tira da discussão a previdência dos militares, que era alvo da primeira lista de cinco itens que circulou na área econômica para o corte de gastos
Eliane Cantanhêde
Depois de longa e cuidadosa negociação, o Planalto e as Forças Armadas, com mediação da Defesa, chegaram a um acordo que pode não ser o melhor, mas é conveniente para o momento: reabertura da Comissão de Mortos e Desaparecidos e não se fala mais em mudar a previdência dos militares – pelo menos, por ora. Remexer o passado, com os implicados em torturas já mortos ou na reserva, é uma coisa; mexer no presente, com todos os interessados vivos, é muito mais complicado.
O parecer da Defesa, favorável à retomada da comissão, é de março de 2023, mas o comandante do Exército, general Tomás Paiva, disse à coluna, antes de embarcar para a China, na sexta-feira, que é preciso distinguir a Comissão de Mortos e Desaparecidos, criada no primeiro ano de governo de Fernando Henrique, da Comissão da Verdade, que vigorou nos anos de Dilma Rousseff. A que está de volta é a de FHC, com atualizações.
A diferença é que a Comissão da Verdade “deixou muito ressentimento nas Forças Armadas, que a consideraram parcial, revisionismo, revanche, só investigando e pronta para punir um lado”, disse o general. Já a que está de volta tem um “foco até humanitário”, que é buscar os restos mortais dos 144 ainda hoje desaparecidos e, onde é cabível, ressarcir as famílias. “Pais, mães, filhos, filhas, irmãos têm o direito de saber o que de fato ocorreu com seus entes queridos e onde estão seus restos mortais”, acrescentou, lembrando que o Exército já colaborou com buscas, inclusive no Araguaia, mas temendo frustração: “Passou muito tempo, é muito difícil achar”.
Ele não disse, mas parece claro que a negociação se arrastou quase um ano e meio porque setores do governo, liderados pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro dos Direitos Humanos, Sílvio Almeida, queriam a Comissão da Verdade, e as Forças Armadas, à frente o ministro da Defesa, José Múcio, a dos Mortos e Desaparecidos. Convencido de que “é preciso cuidar bem dos amigos, de quem está ajudando depois de tantos problemas”, o presidente Lula desempatou pró FA.
E a previdência dos militares, alvo da primeira lista de cinco itens que circulou na área econômica para o corte de gastos? Múcio é curto e direto: “Isto está fora da pauta”. Ele e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica souberam da ideia pela imprensa – e não gostaram. Múcio pegou o carro oficial, percorreu os três minutos entre o ministério e o Planalto e fez uma longa argumentação para Lula, que, depois, disse publicamente que não iria tocar essa história adiante.
Segundo o general Tomás, “o que as Forças Armadas têm não é previdência, é sistema de proteção social” e o “patrão”, que é o governo, banca duas partes da contribuição dos civis, mas nenhuma dos militares. Refletindo a resistência da caserna a mudanças, disse que “o sistema (dos militares) é justo e mexer nele pode inviabilizar a carreira militar”, porque, no início da carreira, os soldos são muito baixos, há muitas mudanças de estado, casa, escola e é difícil fazer poupança e, no fim, só 4% dos oficiais chegam a general, todo o resto vai para reserva, no máximo, como coronel.
Se o argumento é válido ou não, é uma questão para a área técnica discutir e a área política decidir. O fato é que o torniquete da Polícia Federal e da Justiça está se fechando em torno do ex-presidente Jair Bolsonaro, generais, almirantes e coronéis, enquanto a extrema direita cresce no mundo e o ambiente econômico é instável. Logo, não é hora de abrir mais frentes de atrito. Além, claro, de uma comparação ardida: o Congresso abocanha bilhões de reais em emendas, o Judiciário esbanja em super salários e viagens extravagantes e o corte vai ser na previdência dos militares? Até que poderia, ou deveria, mas não parece prudente.
50 respostas
Setores das forças armadas sem reajuste desde 2016 e ngm fala nada. Parece proibido falar em reajustes.
Só é permitido falar de serviço,
entendido?
É verdade amigo, aumento só se for no número de missões
Panelaço já! De preferência no dia do soldado e no desfile de 7*de setembro
Sou militar reformado e tô dentro.
Panelaço no dia do SD e 7 de Setembro.
A reserva irá apoiar em peso…
Só sabem ficar no sofá
Temos que nos Mobilizar Para fazer um Panelaço já no dia do soldado!!!
Veteranos, Pensionistas E Dependentes em frente ao forte apache em Brasília!!!
Mobilizar caravanas de todos os estados para – DEMOCRATICAMENTE – sermos vistos e ouvidos!! Somos seres humanos….temos família e necessidades da mesma forma que os servidores civis têm!!!!!
PANELAÇO JÁ!!!
CHEGA DE ARROCHO NOS SOLDOS!!!
PRAÇAS SÃO SERES HUMANOS!!
VIVA JOÃO CANDIDO – HERÓI DOS PRAÇAS
As esposas vão ter que fazer um panelaço em Brasília no dia do soldado para chamar atenção desse problema, visto que se depender dos comandantes focaremos umas duas décadas sem reajuste
O presidente Lule vira e faz cara de nojo ao cumprimentar o General. Já o General faz cara de Pinto no lixo, todo alegre.
Só digo uma coisa faz o L.
E o arrocho salarial ó.
Um sujeito tem que ser muito ingênuo ou desprovido de vergonha na face para acreditar que o Nine quer as Forças bem equipadas, bem remuneradas e mantendo os supostos “privilégios”.
Ele quer, sim, as Forças no cabresto, subservientes e o idolatrando como se fosse um bode sagrado. Estilo Coréia do Norte.
É muita ignorância; quando menos.
emendas parlamentares comendo soltas para aprovar pautas que no minimo deveriam ser questionadas e a imprensa recebendo rios de dinheiro para defender o desgoverno…tipo essa reportagem desse arremedo de jornal que coloca qualquer coisa com relação aos militares como suspeita! Esses comandantes só aceitam esses escárnios pois dão o desdobre e ajeitam a vida usando o sistema, mas a tropa espalhada pelo país fica a deriva…desde 2016 sem nada de reajuste…vergonha
Fazueli. QAO Não É Oficial e QE não é carreira…
Sou QAO e estou pouco me lixando se é oficial ou não….O qu importa é receber como oficial….
Se vc quer fazer piadinhas e gracinhas quanto a Essas Bobagens, vai em frente…só vc liga
ficou brabinho
QAO Não É Oficial?
Mas Tem Carta Patente
E Ganha Como Tal.
Estou Bem Satisfeito (R1 Cap +73% AE I)
E O Senhor Que Ganha Bem
Não Vai Sair General
Mas Também Satisfeito Está.
Já Os QE…
Estes Ficaram Sem “Rima”
Já falei, Demissão de todos PTTCs, TTCs, cortar pensões vitalícias para as filhas saudáveis, acabar com os hospitais Militares e migrar para um plano de saúde particular. Isso Economizaria bilhões em salários e custeio de hospitais e oficiais médicos.
Mas não aumenta o seu salário toupeira. Não Entendeu que o governo só quer superavit fiscal… Fazueli
E o dinheiro dinheiro dessa economia iria para reajuste do funcionalismo público, emendas parlamentares e mais isenções fiscais para os amigos do rei e vc continuaria sem reajuste.
O efetivo e gigantesco pra um ecercito que nao tem ameacas proximas.
E outra menos gente e mais tecnoko
Militar nao faz nada dia inteiro
Não esperem reajustes.
Adianta reclamar?
Se o PT não tá dando aumento nem para os professores militantes, jumentos e cabecas ocas, imagina para os militares!
Muitos melancias, adoradores do maior larápio do mundo, que opinam aqui no Blog, elegeram esse traste. Faz o L. 😡😡😡😡
O desgovernos do larápio I e II, e da Dilmona, deram bilhões para esses terroristas do passado, maus brasileiros, admiradores de Cuba lixo.
No desgoverno III, outros bilhões se vão para os amiguinhos, aguardem.
Só sei de uma coisa….o laranjão tá vindo aí e aquele apoio americano vai ir pro Brejo….
….a tropa faminta será assediada pela direita radical e segmentos da oficialidade poderão ver a oportunidade de ascender ao comando!!!
Uma mistura bem explosiva!
O governo ao reconhecer a situação de Penúria que a Caserna passa e repor as perdas inflacionárias que Giram em torno de 35% irá por fim a essa escalada da direita!!!
O governo apostou na concessão de Reajustes a área de segurança em valores superiores aos demais servidores e a “MÃO NADA AMIGA E BEM PESADA” do alto comando para subjugar a tropa!
O Chão De Fábrica está sangrando com o arrocho salarial promovido pelo Desgoverno!!
Até quando esta política opressora irá funcionar????
As lideranças das Esposas devem retomar os Panelaços, agora, potencializados com o engajamento das redes sociais!
Dia 25 de agosto será uma ótima oportunidade!!!
Melhor comentário do site desde 2023.
A tropa em estado de miséria, todos ganhando reajuste (inclusive o povo do salário minimo), os preços subindo junto e as Forças Armadas “Marcando Passo!”
PanelaÇO já!!! Kd D. IVONE LUZARDO???Se depende de general não sairá nada,eles estão satisfeitissímos com o Lula,espia o sorrisinho do Tomar Migué aí em cima.
A Sra Ivone Luzardo cansou depois de mais de 20 anos de luta em prol dos militares cabeças ocas, que lhe deram as costas, todas as vezes que se candidatou. Nojo🤮🤮🤮🤮
Tem que fazer panelaço dia do Soldado.
Panelaço 7 setembro.
Os Generais estao nem ai para a tropa porque eles vivem com mordomias e um monte de baboes, alem dos altos salarios.
Os soldados, cabos e sargentos sofrem com os baixos salarios e a inflacao acabando de vez com o poder de compra.
Dois homens de estado tamanho gigante, orgulhosos, vibrantes e tomados pelo júbilo daqueles heróis que se entregam de corpo e alma pelo bem da nação. Imagem icônica como essa é o combustível capaz de manter acesa a chama forte de Admiração dos nossos Guerreiros que nem ligam para devastação financeira de um contracheque arrasado, porque têm a plena certeza de que seu comandante luta por eles e seu presidente os ama.
A Mudança na previdencia Iria favorecer os pracinhas, que ja recebem proximo ao teto.
Agora vao sangrar pra ajustar
Dane-se comissão que vai mexer em quem fez coisas erradas, queremos saber de reajuste dos soldos. Isso sim enche barriga.
Não se fala mais em previdência militar nada… ninguém aguenta mais bancar essa teta gorda… só a reforma da previdência dos militares pra estancar a sangria das contas públicas.
Eu apoio o Panelaço!
Fiz alguns comentários recentemente, esta campanha da Previdência foi orquestrada, pra não conceder os 9 por cento este ano.
Só vou fazer uma pergunta ❓. O Bolsonaro podia ter dado o reajuste para todos e aumentado a contribuição sem criar penduricalhos favorecendo uns e prejudicando outros. Então por que razão o Lula tem dar aumento se o arrocho salarial não está partindo do governo lula. Respondam então seus inteligentes……
Dois motivos:
1° Foi prometido que nenhum servidor público civil ou militar receberá pelo Menos que a inflação Projetada Para os 4 anos de governo (18%).
2° A ausência de reposição salarial dará à impressão na Caserna que há claramente Revanchismo contra os militares o que acabará atingindo mais os Praças lançando-os nos braços da direita Radical o que poderá causar movimentos de Insatisfação.
O reconhecimento da defazagem salarial e sua correção será um tapa na cara do bolsonarismo e o fim da pretensão de Cooptar os militares!!
Vc tem razao. O bolsonaro deveria ter corrigido o salario de todos, agora os oficiais tiveram 73 % apenas em um pendiricalho.
E preciso corrigir com justiça os salarios dos soldados.
O governo lula ja concedeu dois ou tres reajustes p os civis.
Os comentários Desta Matéria se contradizem. Um diz que Estar em situação precária, outro, Regozija-se de 73%.
Outros, ainda culpam tudo que acontece de ruim aos baixos salários, outros ao PT, outros, ao governo passado.
A verdade é que (A) Praça nunca ganhou bem, ganhou melhor em algum momento mas, não soube aproveitar o regime democrático, não soube votar e o pior, não soube cobrar.
O Presidente Bolsonaro, foi o maior traidor, dos praças das Fôrças Armada, enganou os praças por 30 anos, Falando em reajuste, para os militares quando era deputado Federal. Na hora que assumiu o poder , deixou para tras, quem tanto ajudou em sua caminhada politica, a vida segue. se tem um culpado, pela penurias dos praças da,ativa , reformados e pensionistas. chama-se Bolsonaro, triste não
Lembro que Bolsonaro assumiu e o óleo de cozinha passou de R$2,50 para R$ 10,00. 400% de aumento na cesta básica atingindo diretamente o pobre e trabalhador, enquanto banqueiros e o pessoal dos latifúndios faziam a festa. Para mim que sou cristão isso contra os mais fracos é ódio e coisa do maligno. Mas a bíblia diz que o que FIZER A UM DESSES MEUS PEQUENINOS A MIM ME FIZESTES. AFASTAI DE MIM PARA O TORMENTO ETERNO!!
Para, óleo nunca esteve a dez reais, outra durante o governo anterior passaos por uma pandemia e o início da guerra da Ucrania, tivemos também a proibição por parte do Congresso Nacional de conceder qualquer reajuste a Servidor Público, por conta da pandemia, por dois anos. Estamos caminhando para o final de 2024 e 0% de reajuste, até agora não estamos previstos no orçamento para reajuste o ano que vem, então a princípio mais 0% de reajuste e finalmente 2026 é ano de eleição o que limita um prazo em que esse reajuste possa ser concedido, o horizonte é sombrio, espero estar enganado.
Mentiroso, óleo nunca teve esse Preço que voce falou, como também nunca na história desse pais os itens a seguir tiveram preço tão alto: arroz, café, azeite, abóbora, feijão, batata, maracujá, queijo, leite. Mas quem fez o L está feliz com alta dos preços.
Não acreditem nessa turma da esquerda, principalmente no Lula. Essa questão do sistema de proteção social dos militares ainda vai render, só vão dá um tempo para recriarem esse imbróglio dos mortos e desaparecidos, depois recomeçam novamente o ataque aos militares.
Falei do Bolsonaro, porque conheço pessoalmente o Ex Presidente, quando servia, na Brigada Aeroterrestre onde fiquei por 26 anos. Quando ele criticou os vencimentos do Oficiais, em 86, na revista veja, e foi preso , pelo ministro do Exercito na época Leonidas Pires Gonçalves, fui visita-lo no 8 Grupo de Artilharia Pára-quedista, onde ele ficou preso, depois pediu 2 anos de licença, para tentar a vida politica, com vereador pelo Rj.ele era proibido de entrar e ou ficar na porta dos Quarteis fazendo propaganda politica, Bolsonaro fazia promesa em lutar por melhorias salariais para praças. assisti muitas reunião com ele como canditado a Vereador e Deputado federal, Ganhau as eleiçóes, assumiu o Poder, e beneficios somente generais na reestruturação da carreira em 2019. esquecendo dos praças e pensionistas que sempre o apoiarão na sua carreira politica,; tristão Não.
Presidente Bolsonaro a segunda pessoa mais honesta deste país.
Mito 2026.
Quero saber do aumento que os praças principalmente os Sgts QEs das três forças e Pensionistas pestão já a seis anos só com descontos para bancar as beneces dos oficiais superiores, né Bolsonaro…
Faz o L agora
Os otários que fizeram o L se arrombaram e ferraram todos os outros que não fizeram.
Para o Anonymus Gourmet. QAO não é Oficial, porém este velho Cap QAO recebe 16 conto e os 2 Cel arrogante sem ECEME da minha OM que foram para a reserva comigo recebem em torno de 15 conto. Que beleeeeeza!!!!!!
o cenário é cada vez mais sombril, em relação ao salário dos militares o atual governo não fará nada para dar se quer uma esmola de 1 real para o soldo dos praças, porque para os generais já estão bem de dinheiro. para que os militares(praças) tenha alguma proposta de reajuste, essa proposta tem que sair do presidente para a camara do deputados colocar em pauta, sabe quando isso irá acontecer nesta gestão? NUNCA !!!!!.