Exército doará viaturas Urutu para polícia militar do RS

Serão doadas onze Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal (VBTP) EE-11 Urutu (Imagem: EB)

 

Brigada Militar ganhará veículos blindados do Exército para ações de segurança e resgate

 

Marcello Campos
O Exército doará seis veículos blindados à Brigada Militar (BM) para reforçar o combate à criminalidade e operações de resgate durante desastres climáticos. A medida foi articulada pelo deputado estadual Gustavo Victorino (Republicanos), que se reuniu nessa sexta-feira (5) com o titular da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP-RS), Sandro Caron, e seu adjunto Mário Ikeda.

Procedentes dos Esquadrões de Cavalaria Mecanizada de Porto Alegre e Santa Maria (Região Central), os tanques militares são do modelo Urutu, que é também anfíbio. Essa característica é fundamental para o trabalho em áreas sob inundação, que dificultam ou mesmo impedem o acesso por outros modelos de veículos.

“O lote está em fase de adaptação para atender demandas de socorro e emergências do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque da Brigada Militar (BPChoque)”, relatou o parlamentar. Não foi informada uma previsão de chegada das unidades.

Esse processo foi detalhado pelo presidente da empresa Engesa, Nelinho Pozza. A fabricante dos blindados é também responsável pelas modificações necessárias à nova missão. Em maio, o mesmo modelo foi utilizado em áreas sob inundações durante as enchentes, inclusive em Porto Alegre, onde circulou por diversos bairros.

Com nome inspirado em uma cobra venenosa presente em diversas regiões do Brasil, o Urutu é um veículo blindado e anfíbio de tração 6×6, utilizado para transporte de pessoal. Sua configuração também permite a impulsão na água, sob velocidade de até 8 km/h, contando para isso com um par de hélices.

O modelo foi desenvolvido no Brasil, onde é fabricado pela Engesa desde 1974. No ano seguinte, passou a servir como carregador complementar de tropas para o Exército e o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN). Junto com outro modelo, o Cascavel, foi amplamente utilizado pela cavalaria mecanizada ao longo de quatro décadas, até ser substituído pelo VBTP-MR Guarani em 2014.

Urutus também já foram operados por mais de 30 Exércitos de outros países, sendo populares no Oriente Médio, em especial na Líbia e Iraque, que compraram grande número de unidades do veículo para suas frotas de Cascavel. O Iraque inclusive empregou Urutus na guerra contra o Irã (1980-1988) e, ainda na década de 2010, o blindado brasileiro ainda aparecia em confrontos na região.

Hoje considerado obsoleto para operações de combate mais complexas, o veículo tem sido progressivamente destinado a outras finalidades. Dentre seus destinos estão as forças de segurança pública e resgate nos Estados brasileiros.

JORNAL O SULEdição: Montedo.com

43 respostas

  1. Agora terá serventia, pous as PMs enfrentam no dia a dia uma guerra. Já nós Militares Das forças armadas brincamos de guerra que nunca vem. É pei pow com munição de festin.
    Até nosso salário ó de brincadeira.
    FAÇAM O L.

      1. acrescentando: quando eu descobri que era tudo mentira eu ja estava velho e cansado, alem do que concurso pra pm no meu estado tem que ter faculdade e tem limite de idade, ai fui ficando ficando e em breve estou na reserva.
        Enquanto isso eu fico aqui remando para trás falando mal reclamando arrastando corrente chorando baixando etc.
        E sabe o que vc pode fazer? Nada.
        Eu sou a prova viva de que vc vive um conto de fadas e sequer tem o domínio das coisas. Vc tem que me aturar.

    1. ”Milico Desmotivado”, Vá procurar motivação longe das Forças Armadas. Ninguém o obriga a ficar na instituição. Deve ser daqueles que trabalham mal, fogem de missão e reclamam de tudo. Procure a primeira seção e peça seu licenciamento.

  2. Até aí tudo bem, PARABÉNS AO EB, mas será um graduado que terá que papirar a legislação e descobrir como faz isso no SISCOFIS e SIAFI dentro da legalidade(meu concurso foi 8 série, o que consegui por fora foi esforço meu e o EB não me deu nada, pois o salário que ganho, eu trabalho por ele).

    Os Of adoram anunciar aberrações sem saber como e se é possível fazer a coisa de forma legal.

    Alguém por favor explique a estes ILUMINADOS que doação não é só anunciar, fazer uma formatura e entregar o material não, TEM MUITA BUROCRACIA E LEGISLAÇÕES por traz disso, mas como quem anuncia não terá que trabalhar para transferir o material, TUDO OK.

    Por fim, só espero que a CGCFEX da região correspondente se manifeste e explique direitinho como faz, para assim as OM, ou melhor, os Sargentos das carteiras de SISCOFIS e SIAFI não fiquem no sanha.

      1. Quando o Exército entregar todos os equipamentos de guerra as polícias, será extinto. as coisas acontecem gradativamente. ou lentamente.

    1. Ah sim, o iluminado tem o acinte de criticar a doação porque dará trabalho ao graduado. Afinal ele terá de providenciar a transferência do material no sISCOFIS.
      Você teria muitos motivos para criticar a doação mas não por esse motivo de causar trabalho a quem quer que seja.
      Se o EB não lhe deu nada peça as contas, afinal não gosta de receber trabalho.

  3. Agora entendo sua desmotivação. Quer uma guerra de verdade? Tem noção do que significa estar na frente de combate levando drone na cabeça ou recebendo minipetardos incendiários lançados por baterias múltiplas dotadas de foguetes? Cara! Deixa o embuste de lado. Se contente com sua função e não reclame. Já sei! Você é bolsonarista! Quer invadir a Venezuela? Cuidado hein, pois eles possuem mais drones do que todos os exércitos da américa do sul reunidos. Seu traseiro vai ser sapecado.

  4. maravilha, dinheiro bem empregado.
    a pm luta guerra e nos usamos isso pra fazer moldura na formatura, tudo borrocado de oleo queimado.
    bom uso, PM! é uma excelente viatura

  5. Seu traseiro vai ser sapecado kkkkkkkkkkkkkk
    ( Rindo até 2050)!!
    O exercito está descarregando vários tanques antigos e tecnologicamente ultrapassados ( hoje tanques atuais usam visão noturna e sensor de temperatura, raio X).
    Então acho justo doar esses tanques para atividades de segurança pública nos locais onde a Banda podre da PM não assinou o contratobl de união com o PCC e CV ainda, pois na maioria dos estados a PM se tornou um braço do PCC, basta ler as notícias, pMs cometendo crimes em serviços toda hora e todo dia em todo canto, segurança pública é UMA VERGONHA!!

  6. Muto boa a destinação, fiz muitos exercícios e operações no Urutu, excelente veículo Blindado de transporte de pessoal. ( VBTP).
    Cumpriu sua finalidade no EB, hj superado por novas tecnologias no teatro de operações de guerra.
    Que tenha um bom fim no combate à criminalidade, que não para de aumentar.

  7. Quanto pior sera melhor.
    E assim?
    Quanto mais violencia melhor salario e serventia?
    Çei
    Meu amigo, desse jeito a violencia nao acaba nunca.
    Mas e assim q a banda toca para muitos.
    Hakuna matata

    1. Anônimo
      6 de julho de 2024 às 14:27, não seja desonesto, Exercito deve ter no Estado do RS em torno de 1000 tanques, que diferença faz diar um único tanque veio a nossa brigada para ter mais segurança na hora de subir o morro nas operações??

    2. Companheiro eu tenho 9 anos de serviço, nunca fui punido, nunca tive nenhum problema, nunca pisei em uma delegacia ou tive uma postura idecorosa, TIVE MEU PEDIDO DE PORTE DE UMA PISTOLINHA GX NEGADO, nós como forças armadas somos uma mentira, o recruta da pm sai do CFP ja com uma arma acautelada e a orientação de seus chefes para comprar mais.

      As polícias militares são as tropas operacionais desse país.

      Nós sabemos de formatura.

      1. Anônimo
        6 de julho de 2024 às 17:45, você deve ser civil, eu como sd ep ( atirador do 1 GC) dei 200 tiros de FAL em apenas 1 ano, realizei pista de rastreio de 1 km, mais de 10 ataques simulados tudo como SD EB. Agora você dizer que PM que anda de VTR civil em ar condicionado, tem a função de cuidar de briga de família e briga de bêbados é tropa operacional seria o mesmo que ….dizer que as guarda municipal é forças especiais ou que os escoteiros são Comandos anfibius ou pqdt!!!
        Nunca serão nem mesmo militares, apenas civis em atividades tipicamente civil ( segurança pública) usurpando indevidamente o nome de MILITAR.
        PM São militares fake!

        1. Mas tudo que vc fez foi de mentirinha.
          Foi faz de conta.
          Papel no estande nao revida nem volta tiro.

          Eu so dei 20 tiros no papel.

        2. Agora compara com um soldado da rota. Se vc é fe, tem que comparar com a ROTA.
          Ele deu 200 tiros tb, todos em abordagem em bandidos, recebeu uns tantos de volta, antes de sair cabo

        3. Na verdade o termo MILITAR se refere aos integrantes das Forças Armadas (Art 142, § 3º da Constituição Federal), já a polícia possui uma que é militarizada – o que não se confunde com a definição militar.

      2. ao Companheiro sEM Arma: se o seu pedido de porte foi negado, muito provavelmente não precisa de uma. Não ser punido não lhe dá o direito de possuir arma. Deve ser daqueles que acham o máximo e tiram ”onda” por ter uma arma. Ah, a função das Forças Armadas é diferente da polícia e ambas são operacionais por definição.

      1. Essa data eu não sei, o que sei é que sai QAO em 2022 e já estou na reserva concluindo a faculdade de jornalismo para municiar o Montedo.com
        Outrossim, concordo com o que disse outro comentarista: PM não é militar!
        PM é segurança pública função tipicamente civil.

        1. Se ser militar é ficar fazendo pou pou e formatura, eles não são.

          Mas o fato é que tem poder, aposentadotia igual a sua e… ainda conseguem sucessivos aumentos!

          Então fiqhe com esse seu “orgulho militar”… e o salário, óóó.

          PS: pmdf paga pela uniao 3o aumento em 4 anos!!! Linear, para todo mundo!

          Brasil!

          1. Anônimo
            7 de julho de 2024 às 12:21, amigo qdo estava na ativa fiz três idiomas, tenho quatro pós – graduação e sai QAO ganhando 18 mil brutos ( graças a promoção a 2 Ten e o 73% do CHQAO).
            Então o salário ooooó se aplica a você, não julgue os outros pela sua ótica.
            Agora na vida civil estou sendo seletivo, faz dois anos comprei um terreno por 250 mil, estou vendendo agora por 650 mil, área superior valorizada e negócio de ocasião pois quem tá há reserva tem tempo de garimpar oportunidades em classificados em grupos de whatssap e Facebook. Vida que segue ….!

          2. Ao QAO EXPRESS, em 8 JUN 00:16

            Vc acha 18 mil brutos alguma coisa?
            Isso é salario de agente da PF recém nomeado (apesar de ser um concurso de nível superior, diferente do seu de 8a série).
            Entao, Sr Ten CHQAO, isso se aplica ao senhor tb: e o salario óóó kkkkkk

  8. Melhor doar às Polícias Militares dos Estados do que deixar em frente ao corpo da guarda de alguma OM enfeitando a entrada do quartel.

  9. Não serão doados, ano de eleição, os urutus que o bope do rJ utilizou só foram pintados de preto, apareceram em algumas operações na intervenção federal de 2018, depois retornaram para o 15rcmec onde foram pintados novamente…vão ser doados sim, claro vão…
    uma coisa é uma coisa outra coisa é outra coisa, como eu sei? eu participei de todo carnaval…
    e quanto a rapaziada que quer guerra, quer ficar coçando,
    uma coisa é certa, se ta dentro honra o teu ganha pão, se tá fora, não cospe no prato que comeu, é muito facil ficar falando um monte de besteira por aqui.
    sendo que não se organizaram financeiramente e querem o aumento pra? um aumentozinho de margem, só isso.
    de resto só falam mal mesmo e cospem onde comem.
    menos choro e cada um que faça sua parte, chorão e leão é o que mais tem, agora se trabalhar, fizer o teu e ir pra casa cuidar da família, ai sim verão que existe vida pós eb, pós chqao, pós qE, pós tudo…
    vivam dignamente, sem babarem, sem reclamarem, façam a parte de vocês.

    1. SgtQueNãoCospeOndeComeNemBabaNinguem; meus cumprimentos pela rara demonstração de clareza de ideias, inteligência emocional e disciplina intelectual.
      Com certeza sois nobre e servir contigo é um privilégio, pois representas talvez 5% daqueles que gostam de estudar e tem na ética e na moral e também ba sã camaradagem seus valores basilares de coexistência com seus pares, superiores e subordinados.
      Eu segui seus conselhos, estudei, lutei com ética e venci, sou um exemplo vivo até existe vida pós EB. Parabéns!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo