Exército atua na construção de abrigos e em ações sociais no RS

Imagem:  5ª Brigada de Cavalaria Blindada

Ações incluíram montagem de abrigos, entrega de donativos e assistência médica

Canoas (RS) – A 5ª Brigada de Cavalaria Blindada segue engajada na Operação Taquari 2, realizando uma série de atividades de ajuda humanitária no município de Canoas.
Os militares atuaram na montagem de 208 abrigos provisórios. A cooperação com o poder público busca garantir que as famílias afetadas pelos eventos climáticos na região de Canoas tenham condições dignas de moradias temporárias e, assim, contribuir com o retorno à normalidade.
A ação contou com a participação de militares do 5º Batalhão Logístico Blindado, que organizaram uma linha de montagem para operacionalizar a instalação dos abrigos.

Entrega de donativos
Uma equipe composta por militares e representantes da Prefeitura Municipal atua na distribuição de alimentos e produtos de limpeza para a população da cidade desde o dia 17. O objetivo é levar ajuda principalmente às comunidades em situação de vulnerabilidade por conta das enchentes. A entrega dos donativos acontece em cinco pontos: escolas municipais Professor Thiago Würth, Max Adolfo Oderich, Paulo VI, Rio Grande do Sul e Praça Tiradentes. A resposta rápida e coordenada à população é garandida pelo emprego de veículos apropriados para o transporte de suprimentos e pela logística operacional desenvolvida junto à Prefeitura.

Ação cívico-social
No dia 22, uma ação cívico-social realizada no bairro Rio Branco proveu atendimentos médico, odontológico e psicológico à população. A ação incluiu a distribuição de livros, mudas de árvores, ração para animais e lanches. A Banda de Música da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada também se apresentou para a comunidade.

​​​​​​Para simbolizar a esperança na pronta recuperação do município e região, o Comandante da 5ª Brigada uniu-se aos alunos da Escola Dr. Nelson Paim Terra para o plantio de novas mudas de árvores. Durante as atividades, a Bandeira do Brasil foi hasteada e o Hino Nacional Brasileiro foi entoado, em demonstração de civismo e respeito aos símbolos nacionais.

As ações da Operação Taquari 2 buscam ajudar a população a retronar à normalidade o mais rápido possível, reforçando o compromisso do Exército com a assistência humanitária e o bem-estar social, especialmente em momentos de crise.

Operação Taquari 2
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as enchentes no estado. Entre as principais ações, estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos, implantação e operação de Hospitais de Campanha, distribuição de centenas de toneladas de refeições, mantimentos, medicamentos e milhares de litros de água potável.

EB – Edição: Montedo.com

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo