Nem Lula, nem militares cogitam realmente a reforma da Previdência das Forças Armadas

Foto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro da Defesa, José Mucio, e dos três comandantes das Forças Armadas
Ricardo Stuckert/PR

 

Assunto tem alcançado grande repercussão nas últimas semanas


Lauro Jardim
Quem imagina que no pacote de cortes de gastos em estudo pelo governo estará qualquer referência à Previdência dos militares pode tirar sua farda da chuva.

Os militares não querem nem ouvir falar neste assunto. E, mais importante, Lula também não.

O GLOBO – Edição: Montedo.com

43 respostas

  1. Como já falei antes, ninguém vai mexer com os militares por causa do Lula.

    Ele não é maluco de criar instabilidade no seu próprio governo e por nada. Sem contar que acabamos de ter uma reconciliação entre o Planalto e cúpula militar, que estava frágil.

    Sim, existe componentes no governo (e TCU) ressentida com os militares (ressentimentos antigos) e que gostariam de nos ver mal, mas não se ilundam, não são só esses.

    basta ir na esquina e ter uma conversa honesta com qualquer um que não seja funcionário público, simplesmente nos detestam, principalmente devido a inveja e fantasia, pois acham que somos “coçadores” e ganhamos bem. Existiam civis que até eram simpatizantes de militares, mas se resumiam a golpistas e bolsominions, hoje, também nos detestam.

    1. EXATO!!

      BINGO!!

      Não existe essa historinha de população de direita defensora dos militares…..isso é mentira inventada para nós cooptar!! SEMPRE nos Viram como PRIVILEGIADOS…..sim….esse é a realidade! Alguém lembra de alguma manifestação da direita, no passado, para defender nossos soldos que sempre foram defasados???

      NUNCA!!

      ….ou civis que se uniram as Esposas de militares no passado para fazer panelaços???

      NUNCA!!!

      Agora, estão ressentidos por não termos aderido aos delírios insanos deles!!!

      A esquerda….essa sim….qure nos ver na vala…..

      Cabe ao governo mediar essa situação….Os Governadores dos Estados aprenderam a lição, passaram a valorizar seus militares estaduais e nunca mais Ouvimos falar em greve (motim) nas PMs!!

      Lula tem a obrigação de nos conceder, como reposição o mesmo que está sendo oferecido aos servidores civis em seu mandato, ou seja, 9% em 2023 (já está nos devendo há 1 ano), 9% em 2025 e 5% em 2026!!!!!

      ….mas o governo somente irá se movimentar se houver pressão, por isso os panelaços que ocorreram no passado deveriam voltar com toda a força, agora, impulsionados pelas redes sociais!!!!

    2. E se a classe política quiser fazer essa reforma, o que é que os miliquinhos vão fazer?

      Resposta: NADA. Vão resmungar pelos cantos e só.

      Que instabilidade é essa que vai ter se quiserem fazer a reforma?

      Fala sério. O embuste acabou.

    3. Reduzam o efetivo para 70 mil guerreiros, com soldados especialistas e letais.Extingam as dezenas de unidades inúteis; as firulas e cursos rolhas;O oficiais e sargentos deverão sair da formação graduados em alguma – Arte Marcial – ; ;90% do efetivo deverá ser jovem e temporário;aumentem o tempo de permanência nas OMs de 2 para 4 anos;A Amazônia deverá ser a escola de combate com o aumento permanente de ações contra o tráfico de drogas e ilicitos. Poucos medidas práticas e eficazes para modernizar o EB que no momento é um exército de recrutas mal pagos e ineficiente.

  2. Assunto encerrado então.
    Agora vamos aguardar o anúncio do reajuste para os militares, pois praticamente todas as categorias do funcionalismo federal já foram Contempladas em acordos na mesa permanente de negociação do governo federal.
    O reajuste dos militares é feito diretamente em a presidência da República, estamos no aguardo ou será que Vamos ficar mais um ano Esquecidos?
    Que o revanchismo não impere, mas sim a razoabilidade e equivalência em índices com categorias do restante da União.

    1. É melhor Aguardar deitado.
      Se depender dos 5 ai da foto não sairá nada, a não ser faxina, aumento de interstício e tempo de serviço.

      1. Infelizmente (ou felizmente) NÃO existe “Previdência Social” dos militares (inclusive, a CF/88 veda esse direito aos militares).
        Nós possuirmos é o Sistema de Proteção Social dos Militares q é custeada pelo TESOURO NACIONAL e pelos próprios militares.
        Devemos divulgar, amplamente, para os leigos, pois o Desgoverno do Etílico, Rancoroso, Descondenado e Chifrudo Presidentiário Dilmo está fazendo Fake News!!!! EsMB 1995!!!

  3. FAB vai gastar R$ 30 mil em bacalhau para gabinete do comandante…

    Quem sabe colocar no INSS os comedores de bacalhau e Outras Guloseimas, a economia será muito maior.

    1. Por causa desses que voltam como Pttc, que não tem vida civil, só ficam sugando o expediente, Logo vai aumentar o tempo para reserva.

  4. Ele não quer ouvir falar de reforma da previdência assim também como não quer ouvir falar de reposição salarial, é o famoso deixa isso quieto.

  5. Assim como não cogitam reaver os prejudicados pela lei 13954/19 sancionada pelo TRAIDOR Bolsonaro e tampouco reajustar os soldos defasados.

  6. O importante que os QEs no governo lula vão sair subtenentes ou isonomia com os taifeiros os outros querendo ou não ou falando em rombo ou não eu só vou dar um exemplo sim custam 1 bilhão e pouco ao ano e acredito até ser menos pelo projeto não todos seriam promovidos imediatamente e outra se tirar um bilhão do fundo partidário já bastaria,mas tem milhões de mecanismos de cobrir isso e se levar em conta o aumento que vai der no imposto talvez não chega a 1 bilhão de reais e um bilhão de reais se somar a câmara dos deputados, senado,mas o STF gastam por dia Quase isso se não chegar a isso. Mas querem ver outra temos acho por ano 160 a 170 generais para que tantos generais?????. Outro exemplo transferência de oficiais de 2 e 2 anos ? Outra viagens inúteis de generosidade hoje em dia para visitar as instalações??? Instalações de poder fazer via vídeo chamada. Reuniões todos podem estar em lugar diferente e se pode fazer a reunião. Olha só coloquei por cima alguns que acham que os QEs não vai dar nada. Lógico pode ser usado outros termos só coloquei um ponto de vista meu só. Só para os invejosos,mal amados ,recalcados , odiosos dos QEs que não depende de ninguém digo ninguém desses aí. A sim os estatuto e a lei??? O uma decreto e uma canetada não faz na Política? Sim se alguém depender dos chefes que acho que Meu pai serviu e já dizia se era para favorecer o praça iam estudar se não tinham desculpas e uns até hoje estão estudando os dos QEs foram rápidos devido a mobilização política e a influencia que eles exerce agora com o pimenta e o pai lula, mas nada está arquivado como muitos pensam que o assunto foi arquivado e não se fala mais nisso. Aguardem os próximos capítulos no momento oportuno e depois os contra vão se roer de ciúmes que só pode ser ciúmes de uma paixão platônica pelos QEs. Pois em ninguém nada afeta princesa os praças. Nada vai ser na vida melhor que um dia após o outro. O que para uns pode ser impossível hoje para outros pode ser possível amanhã. Pois o impossível é simplesmente uma palavra e não um fato. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. É melhor tu ficar caladinho, ou vai pro INSS e por consequência, um cabo de enxada. Cuidado, até as paredes tem ouvidos. O melhor que tu faz é ficar caladinho, pois ainda tem seu salário integral, né QE falastrão.

      1. Eu fico rindo a toa e colando isso e você nem sabe se sou QE? Primeiro lugar não sou QE. Segundo lugar eu quando sai das forças armadas nunca fiquei encostado na vida e sempre trabalhei achei que fui cedo para reserva e lógico por que eu quis e fazer uma carreira na vida cívil que também me fez proporcionar enxergar as coisas de outra maneira e saber o que é Justo e o que nao é. Por mim como já tenho uma carreira civil oq será que tenho perder se jogaram todos para o INSS??! Além disso trabalho com eventos que me proporcionou e proporciona viajar de tempo em tempo para conhecer melhor todo o Brasil e suas belezas e até para o exterior e não sou fã do exterior que amo o meu país e independente de quem estiver no poder. Pois o meu tempo eu fiz e eu faço e graças a Deus ao meu esforço e ninguém maís. Mas isso não quer dizer que vou deixar olhar pela justiça. Pois bem aventurados aqueles que tem sede de justiça. O tempo é o senhor absoluto da razão.

        1. Com certeza, já faz tempo que essa pessoa se passando por Sgt QE faz texto longo até com datas de promoções, tocando o horror na cabeça das pessoas. Não sei se é alguém de carreira, até acredito que não é pelas palavras, mas pode ser que escreva ruim para se esconder no anonimato, é muita crueldade.

    2. Esse cara que escreve esse texto enorme sem pé e cabeça não deve ser QE, não acredito, é algum impostor. Os meu amigos QEs são inteligentes. Acredito que deve ser alguém se passando de QE para prejudicar a classe.

  7. Lula não prejudicará os militares em sua gestão, entretanto, se Lula não conseguir melhorar sua gestão, teremos um bolsonarista eleito em 2026, esse sim será perigoso, pois não sentem mais admiração pelos militares.

  8. Srs, não se animem, vamos aguardar os comentários do (pseudo)”douto” Dura Lex, pois como ele mesmo afirmou, pensa igual ao TCU.

    Vamos esperar a análise “profunda”, “jurídica”, “econômica”, e o mais importante, igual ao “pensamento” do TCU, a ser feita pelo grande jurista de almanaque que, humildemente, compartilha seu sábio conhecimento adquirido em decorebas de apostilhas das nossas “uniesquinas”.

    Um excelente final de semana.

    E quem é do nordeste: um feliz São joão!!

  9. Anotem aí: se sair reajuste para os militares, acredito que saia parcelado em 2025 e 2026, será de, no máximo, 11,32%, no total/2025-2026.

    E por quê? Porque a culpa é do escalonamento vertical entre os postos e graduações. A luta legislativa dos militares tem que ser nesse sentido.

    Isso por conta da distância de um Oficial general (Ten. Brig. AR, por exemplo) até o teto do serviço público (Ministro do STF). Ou seja, o maior posto da Aeronáutica corresponde a 91,2062% do subsídio do Ministro/STF.

    Portanto, se fizermos as contas, para manter essa distância entre o ministro/STF e o maior posto nas Forças Armadas, o reajuste será de 11,32%.

    Soluções: Lutar para que o teto do Ten. Brig. Ar chegue a 95% do subsídio Ministro e STF e, o mais importante, diminuir a distância, o intervalo, o escalonamento vertical remuneratório entre os postos e graduações.

    Acessem a classe política simpática às Forças Armadas para que toda família militar seja contemplada com equidade, justiça e respeito aos pilares da hierarquia e disciplina.

    Abraços a todos.

  10. Vou definir a situação com a história do bode na sala!

    A velha estratégia do Bode 🐐 Fedido na sala.
    Todos reclamando do tamanho da sala e da falta de conforto. Ai colocam um bode fedido na sala, e todos passam a reclamar do tal bode fedido.
    Depois de um certo tempo retiram o Bode 🐐 da sala, sem fazer nenhuma mudança antes solicitada.
    Resultado, todos ficam felizes e satisfeitos pela saída do tal Bode 🐐.
    Mas a sala continua a mesma.

  11. Reajuste já para as forças Armadas, 9% em 2025 e 5% em 2026, a exemplo do que foi acordado na mesa permanente de negociação do governo federal, contemplando a maioria das categorias do funcionalismo da união, com estes índices.

  12. Que nós militares sejamos jogados no inss, aí veremos os generais sendo jogados no inferno conforme fizeram na lei 13.954, que o Bostanaro e seus vermes generais fizeram…kkkkkkkkkkk

  13. Enquanto isso Praças com 30 anos de Serviço Não tem moradia Própria muitos com sua Família passando dificuldades ate para comer e ainda se negam de promover os quadros especial da reserva e ativa a suboficial ou subtenente.

  14. Lula não precisa agradar os militares em nada, pois já descobriu que a “onça só bebe água” – e nunca para de beber – possui dentes caninos cortados e possui artrose nas patas. Ou seja a “onça” não morde ninguém e pode ser comparada a um dócil e brincalhão labrador.

    Outra, o lauro jardim é um vendedor de ilações, não de notícias factuais.

  15. Esse assunto foi um golpe de mestre. Levantar a lebre da reforma da “previdÊncia” do militares e depois “voltar atras” é uma forma genial de dizer: “NÃO FALEM EM AUMENTO DE SOLDO! PODERIA SER PIOR”. caíram como um patinho.

  16. Tenho observado os comentários e melhoram muito, parabéns militares, parabéns.
    Não devemos atacar um ao outro, mas, raciocinarmos em cima dos problemas que nos assolam e são muitos.
    Até mesmo AOS generais devemos apoiar, pois vejam bem, eles vão acordar e ver que os ataques são contra todos, não há privilegiados para a NOMENKLATURA.
    Os militares estão ma miséria, e a coisa só piora, estudem senhores, façam faculdade, ampliem seus conhecimentos.
    Toda a prudência com O SISTEMA É POUCA, ELE É VINGATIVO, PERVERSO, DESUMANO.
    aBRAÇO A TODOS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo