Força Aérea Brasileira estuda comprar caças americanos F-16 usados; entenda

Caças F-16 de Taiwan durante patrulha em local não revelado da ilha
24/05/2024 Ministério da Defesa de Taiwan/Divulgação via REUTERS

Modelos da aeronave foram recentemente adquiridos pelo governo da Argentina; Brasil seria o quarto país da América Latina com este avião em sua frota
Paulo Assad
A Força Aérea Brasileira estuda a aquisição de caças F-16 Fighting Falcon usados dos Estados Unidos, segundo confirmou a FAB por meio de nota, nesta sexta-feira. Ainda de acordo com os militares, as interações feitas até o momento com autoridades estrangeiras tiveram apenas “como objetivo o levantamento de dados”.

Oficiais brasileiros já teriam iniciado conversas com o governo americano sobre a aquisição de 24 caças do modelo, segundo publicou o portal americano especializado Janes Defense, nesta quarta-feira. A intenção da FAB seria fechar o acordo até o final deste ano. Em nota, no entanto, a Força Aérea afirma não existirem negociações em andamento ou definições quanto ao número de aeronaves a serem adquiridas.

“Destaca-se, ainda, que, até o momento, não estão sendo realizadas negociações com governos ou empresas, nem foram definidas quantidades ou versões. As únicas interações realizadas sobre o tema tiveram como objetivo o levantamento de dados”, disse a FAB.

Fabricado pela Lockheed Martin, modelos de segunda mão da aeronave, que pertenciam à Dinamarca, foram recentemente comprados pelo presidente argentino Javier Milei por US$301 milhões. Além da Argentina, Chile e Venezuela estão entre os países da América Latina com caças F-16 em suas frotas.

Lançado há 50 anos, o F-16 é um dos modelos de caça mais procurados do mundo. A aeronave é descrita pela fabricante como “compacta e multifuncional”, além de ser “altamente manobrável”. O equipamento fornece ainda “um sistema de armas de alto desempenho e custo relativamente baixo para os Estados Unidos e nações aliadas”

O GLOBO

7 respostas

  1. O negócio parece ser lucrativo para a comissão de compras, rolam muitas diárias.
    Enquanto compram sucatas, a Milicada amarga anos sem reajuste dos soldos.

    1. O F-16 é um dos melhores caças já desenvolvidos, mesmo usados. Você acha melhor comprar o quê? Lixo russo ou cópias chinesas do lixo russo?

      1. Estamos falando do retrocesso em relação ao projeto de um caça supersônico nacional. Com o pacote dos caças suecos, estava incluindo certo grau de troca de tecnologia objetivando projetar uma aeronave nacional que garantiria relativa supremacia aérea. Tudo isso vai por água abaixo com a compra de sucatas recondicionadas de segunda mão cuja aviônica é controlada lá de Washington. Tio Sam saberá a localização da aeronave em tempo real, a munição que leva e o objetivo da missão. Se assim decidir, poderá, com um simples toque no botão tornar a aeronave inoperante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo