Base Aérea de Canoas recebe os primeiros voos comerciais

AVIÃO DA LATAM DECOLA DA BASE AÉREA DE CANOAS

O primeiro voo chegou no aeródromo militar de Canoas às 8h04; a aeronave Airbus A320, da Latam decolou do aeroporto de Congonhas, em São Paulo às 6h20

Fernanda Bassôa

A Base Aérea de Canoas começou a receber nesta segunda-feira os primeiros voos comerciais. Localizada a pouco mais de 10 km do Aeroporto Salgado Filho, fechado por tempo indeterminado em decorrência das enchentes que assolaram parte do Estado, a Base Aérea é um dos 9 aeródromos escolhidos pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para absorver parte dos voos que operavam no principal aeroporto da capital. O primeiro voo chegou no aeródromo militar de Canoas às 8h04, tendo decolado do aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), por volta das 6h20. Logo em seguida, por volta de 10 horas, a aeronave Airbus A320, da Latam, decolou transportando 176 passageiros em direção a São Paulo. Incialmente serão 5 voos diários e 35 voos semanais.

O embarque e desembarque são realizados no terminal ParkShopping Canoas, cerca de 3,4 km da Base. Os passageiros são conduzidos em ônibus até a porta da aeronave. O diretor de Operações da Fraport, Fabricio Cardoso disse que este é início da retomada dos voos comerciais, que religa estado do Rio Grande do Sul com o resto do Brasil. “Ficamos em torno de 23 dias sem atender aeronaves e passageiros. Hoje iniciamos esta operação pioneira na viação brasileira com apoio da Base Aérea de Canoas. Até agora transcorreu tudo dentro da normalidade. Esse é o primeiro voo de uma sequência até que a gente consiga retomar as operações no Salgado Filho.” Segundo ele o objetivo é entregar para o passageiro e para as companhias aéreas o melhor serviço possível, em uma condição reduzida, mas com um nível elevado de segurança operacional e conforto

O comandante da Base Aérea de Canoas, o tenente-coronel Thiago Romanelli, disse que a rotina na Base militar foi alterada desde o início do mês com o advento do evento climático. “Desde os primórdios estamos atuando na linha de frente com ações humanitárias, recebimento de cargas e donativos. A operação dos voos comerciais aqui na Base é mais uma fase diante da ausência das operações no aeroporto Salgado Filho. É uma operação compartilhada, onde a Fraport opera dentro da Base Aérea de forma segura, controlada. Estamos tendo mais uma participação importante para a retomada para a normalidade.”

O embarque e desembarque de passageiros acontece no Terminal ParkShopping Canoas. Localizado no piso L2 do empreendimento, com acesso pela entrada B (Av. Farroupilha, 4545), o local foi organizado com os ambientes necessários para recepcionar os passageiros e iniciar os procedimentos antes de decolar. O Terminal conta com espaço para as companhias aéreas realizarem o processo de check-in, despacho de bagagem e embarque dos passageiros. Foram instalados equipamentos de raio-X e pórticos detectores de metal para a inspeção de passageiros e bagagens de mão, supervisionado pela Polícia Federal. O passageiro deverá se apresentar no Terminal ParkShopping 3h antes do seu voo. Os passageiros são encaminhados para a sala de embarque para, posteriormente, serem deslocados via terrestre à Base Aérea de Canoas, acompanhados por funcionários da Fraport Brasil e das Empresas Aéreas.

CORREIO DO POVO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo