Inundações no RS: Exército reconhece “grave erro” e afasta sete militares que orientaram população a evacuar bairro de Canoas após boatos sobre rompimento de dique

Prefeitura já havia informado que situação não era necessária | Foto: Rafa Neddermeyer / Agência Brasil / CP

Tenente, sargento e cinco soldados foram afastados e uma investigação foi aberta

Canoas (RS) – O Exército admitiu que a orientação para evacuar o bairro Mathias Velho, em Canoas, na noite deste domingo, estava equivocada. Em nota, os responsáveis pela Operação Taquari 2 afirmaram que ocorreu um grave erro de procedimento por parte de alguns militares da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Eles percorreram ruas em duas viaturas com megafones , pedindo que população deixasse as residências. Os afastados são um oficial, um sargento e cinco soldados. Conforme o Exército, os militares faziam parte da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, Grande Unidade subordinada à 5ª Divisão de Exército, e integravam a Operação Taquari 2, de apoio às ações de ajuda humanitária em Canoas.

Eles respondem por uma contravenção disciplinar prevista no artigo 7 do código penal militar: disseminar boato ou notícia tendenciosa. A punição e afastamento das funções e possível retardamento em promoções de carreira. Eles estão sendo ouvidos e alegam que receberam informações de outros servidores

Mais cedo, a prefeitura de Canoas havia informado que não existia nenhuma necessidade de evacuar o bairro Mathias Velho, um dos mais atingidos pelas cheias no auge do nível do Guaíba no começo de maio.

Com Correio do Povo e GZH

32 respostas

  1. Lembrai-vos da guerra.

    – os bárbaros estão vindo
    – os sarracenos estão vindo
    – os católicos estão vindo
    – os alemães estão vindo
    – os comunistas estão vindo
    – a enchente está vindo…

  2. Cadeia neles! Já não basta o terror e desespero sofrido pelos Cidadãos de Canoas, praticar desinformação é grave, deveriam ser expulsos e Não me venham falar que Não sabiam, agora falar sem saber e grave. Tá ai o cerne da questão das fakes.

    1. Cadeia neles? É isso?

      Já analisou a situação para chegar a conclusão que chegou? Sabe que os militares não são do RS? Sabe que eles estavam em meio a uma situação difícil no terreno o que 90% da Tropa nunca passou/ e 99% dos Generais? Sabia que eram todos jovens, sem nenhuma ou Pouquíssima experiência ? Já se perguntou onde Estão os mais experientes neste momento? Sabia que foram enganados por elementos da população local, que conhecem o terreno? Sabia que eles estavam em uma área alagada muito propensa a inundações por rompimento de diques? Sabia que estes Soldados não tem esse tipo de treinamento, para Catástrofe? Saberia me dizer o que aconteceria com. Eles se houvesse mesmo um rompimento e pessoas perdessem a vida?

      Sei que temos muitos problemas, Incompetências e burro-cracia, crítico aqui quando um simples documento demora meses para ser confeccionado e mais uns dois pra ser assinado pelo burocrata que fica orgulhoso de si mesmo por ser ” criterioso”; quando no hospital há burocratas; quando a injustiça prospera; quando a Incompetência anda de mãos com a maldade, a Arrogância e Prepotência…, Critico aqui no Blog, mas esse caso? Cadeia pra eles? Pelo visto sua punição para motins e traições da Pátria, em tempo de paz, é a Cadeira Elétrica, com famílias pagando a conta de luz?

      Ontem mesmo, beijavam as mãos do Cabo da Guarda, hoje lhe cospem no rosto. Quem são vocês???

      1. Excelente comentário, penso que, na dúvida daria a mesma ordem. Quem está criticando a situação não tem noção da velocidade da água de um possível dique rompido, não dá tempo para nada. Imaginem se realmente houvesse o rompimento e o responsável perdesse precioso tempo para checar a veracidade da informação, com certeza, hoje estaria sendo responsabilizado por inúmeras mortes, sendo acusado de negligencia. Como é fácil criticar ações atrás de um teclado.

        1. Realmente Não estou no mundo real. Essa é a industria da mentira, manda sem checar. Isso é maldade e falta de moral.

          1. Esse tipo de sujeito nunca se criou nas Subunidades e Unidades que servi, eram escanteados do convívio da Tropa.
            Ficam o dia inteiro falando mal dos superiores e despeito de pares hierárquicos que se destacam.
            Normalmente eram escalados para cargos/funções “menores”, a fim de distanciá-los do convívio com pares e subordinados.
            Vibram com o insucesso alheio, nunca possuem ideias ou ações que contribuiem com o bom andamento da OM.

    2. Vc é traidor falando isso de quem queria ajudar. Por militares como vc que a classe está assim, na vala. Vc que deveria estar na cadeia. Traidor de farda!

    3. seu despeito, ancor, ressentimento pelos militares oriundas de Estabelecimentos de Ensino é tão imenso, que qualquer dia terá um colapso mental/psicológico.
      Seus comentários são sempre carregados de ódio e fora do padrão de normalidade.
      Cuidado, a inveja mata.
      “A inveja mata mais do que qualquer arma”.
      ⁠Silvana Maria

    4. Certíssimo, “zap”, “Tik Tok”, “Instagram”, etc, não são meio fiáveis para disseminar ordens, todos sabemos os meio de comunicação adequados, mas existe aqui um grupo com intenções vexatórias contra as Forças, como são expulsos das redes oficiais vêm aqui pregar a desinformação e o ódio. Merecem sim serem presos, todavia claro se receberam uma ordem esdrúxula de um superior a quem caberia a reprimenda.

  3. Fake News é coisa de milico bolsonarista 🤮 sem falar dos indisciplinados da ativa que estão em rede social,que os sejam punidos com rigor RDE neles.

      1. O Petista falou que a perra nao e Redonda ligeiramente recortada nos polos e sim plana, prestou continência a pneus em chamas, rezou para ETs Invadirem o pais e tomar o poder, ticaram em Frente aos Quartéis, mentiram contumazmente nas redes, etc. que desgraça destes comunistas.

        1. Os Bolsonaristas esvaziaram os cofres da Petrobras, Eletrobras, Correios, fizeram o Mensalão, Petrolão, Bolsonaro ganhou um sítio, um triplex, fez palestras que até hoje ninguém acha uma no Youtube, prometeu picanha, cerveja, churrasco, e o no governo dele não dá para pobre comer nem abóbora

          1. Mas você já leu ne íntegra a absolvição do Lula?? Se não leu o aconselho a ler, pois pode estar espalhando Fakes em relação do que está o acusando o presidente. Mas o Lula comprou parece 107 imóveis com dinheiro vivo e também o pessoal ajudou o com o Pix e arrecadou milhões como se tivesse ganhado na mega sena acumulada várias vezes, sim ia me esquecendo também pegou algumas jóias e aproveitou e as passou no troco nos EUA. Quando se acusa alguém na justiça e depois a pessoa é absolvida pela falta de provas isso se chama o que mesmo?? Leia na íntegra e verás do que estou falando. Recomendo ler umas mil x sobre absolvição d lula leia e não se deve ir com Maria vai com as outras. Você pode olhar um por um disso que está acusando o presidente de ter feito e se for inteligente vai perceber que como a direita gosta mesmo de Fakes é por isso que são chamados de gado que onde um vai o restante vai e sem saber se estou no caminho certo.

  4. Não vamos julgá-los sem conhecer o caso. Vejam bem, militares da 14ª Bda Inf Mtz. Não são do RS e certamente não conhecem a região onde estão atuando. talvez eles próprios tenham sido vítimas de fake news e, no intuito de ajudar, começaram a alertar o povo.
    Quem aqui nunca compartilhou notícias em WhatsApp ou outros meios que, posteriormente, soube-se inverídicas.

  5. Deram trote no pelotão comandado por temporário que ao invés de cotejar com o EscSup agiu com excesso de vibração, normal.

    A regra é clara, se não há ma-fé adverte e segue o baile.

  6. Daqui a pouco é capaz de dizerem que tudo foi armado pelo Comte do EB a mando do PT, para incriminar a ultramega-direita. Aguardemos.

  7. Então fica combinado assim: um tenente, do nada, reúne um sargento e alguns soldados e começam a avisar à população para evacuar o bairro.

    Incrível que numa Brigada um simples tenente tenha tamanha autoridade para tanto sem ter recebido ordens superiores.

    E mais ainda na situação em que o estado do Rio Grande do Sul se encontra (até com a presença do Cmt da Força).

    No mínimo estranha essa iniciativa de um tenente.

    1. Meu amigo, num exercito de verdade um tenente tem essa autoridade e muito mais… um tenente comanda um pelotao numa guerra e nao fica passando radio pra esc sp perguntando o que fazer nao.

      Esse alias é um traço desse exercito atual, medo generalizado, consultas em todos os níveis ate que o tempo se encarregue de resolver a situação. Medo! Medo! Medo!

      PM anos luz na frente, nao ficam só em formatura e faxina

  8. Isso cheira mais a um tenente temporário que recebeu ordens de algum oficial mais graduado (quem sabe, de um oficial superior) e agora está sendo “sacrificado” em prol do oficial que lhe deu a ordem.

  9. Rapaz!!! O Oficial temporário ou de carreira deve ter recebido o informe, passou para o Esc Superior, aí algum metido a fodao de 2 seção, Um TC , que não sabem nada deve ter dado a ordem, Certeza!!!! Aí…depois da merda feita…todos sabem: O temporário roda nessa hora!!!

  10. Um Gabinete de Crise bem estruturado deve ser composto exclusivamente por Oficiais do QEMA.
    Tristeza pelo RS, no Casarão da Várzea comecei meu sacerdócio. Que o Bom Deus abençoe esse povo incrível.

  11. Com certeza a ordem surgiu de alguém com meritocracia e altos estudos. Depois ficam batendo no peito eu tenho meritocracia e altos estudos. Como venho falando a meritocracia é uma palavra bonita mas eu posso usar do jeito que me convenha para falar se mereço. Altos estudos é justo também mas desde que se alinha com experiência pois na teoria sem prática não a perfeição. Mas a prática pode levar levar a perfeição, Bem a teoria vai continuar sendo uma teoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo