Presidente do STM fala da relação das Forças Armadas com Lula: “Excelente”

Lula e brigadeiro Camelo

Joseli Camelo afirmou que qualquer desconfiança do governo em relação aos eventos do 8 de janeiro foi superada


Joseli Camelo, presidente do Superior Tribunal Militar (STM), é o convidado do programa Perspectivas. Entre os temas debatidos com a jornalista Paola Cuenca, o ministro abordou o papel das Forças Armadas na defesa da democracia e a relação dos militares com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Outro dia me perguntaram se a relação melhorou. Eu não disse que melhorou porque nunca foi ruim. A relação das Forças Armadas com o presidente Lula sempre foi muito boa”, afirmou.

“O presidente Lula apoia integralmente as nossas Forças Armadas, tanto para esses assuntos de calamidade, como também para preparação para a guerra. A guerra é como a calamidade, ninguém espera, mas nós temos que estar preparados, e o presidente Lula tem esse entendimento”.


Camelo também reforçou que qualquer desconfiança do governo em relação às Forças já foi superada. “Depois daqueles acampamentos, do 8 de janeiro, da forma que houve a transição… isso foi completamente ultrapassado. Não há mais essa desconfiança, se é que houve lá naquele 8 de janeiro”, concluiu.

Poder moderador
O ministro também abordou a decisão do Supremo Tribunal Federal que rejeitou a tese do poder moderador das Forças Armadas. “Para mim, não tem nada que vá dizer que os militares vão representar essa figura do poder moderador. Primeiro, que as Forças Armadas não são um poder. Os poderes da República são o Executivo, o Legislativo e o Judiciário”, afirmou, ao programa Perspectivas.


“Sobre a garantia da lei e da ordem, é um instrumento que o Executivo tem, que o o presidente da república tem para, em uma extrema necessidade, manter a segurança daquela ocasião. O artigo 142 da Constituição está perfeito, eu não mudaria nada”, disse Camelo, defendendo que o Poder Judiciário e a Suprema Corte é quem devem dar a palavra final em possíveis conflitos.

A entrevista completa com Joseli Camelo pode ser conferida no programa Perspectivas nesta quarta-feira (22), no site e canal do SBT News no YouTube.


sbtNEWS

5 respostas

  1. Esse é cara é o maior puxa saco do Lula, é até patético essa subserviência desse cidadão, sujeito medíocre, quem nomeou ele para falar em nome das Forças Armadas.

  2. Transforme então Esta excelente relação em Reajuste. somos os últimos A Serem lembrados, quando Somos.
    mas quando aperta o sapato, Estamos sempre na linha de frente em apoio nas calamidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo