Exército transporta moradores de vila de Porto Alegre para atividades diárias

Blindado do Exército Guarani Auxilia Pessoas Ilhadas no Bairro Serraria
Mauro Schaefer

Comunidade está ilhada desde o dia 3 de maio

Vitória Miranda

Porto Alegre – A vila Serraria que fica na zona Sul e próxima ao Guaíba, está ilhada desde o dia 3 de maio, quando um extenso trecho da única avenida que dá acesso à comunidade ficou alagado.

Para entrar e sair do bairro, os moradores estão contando com a ajuda do 8⁰ Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, um quartel do Exército que fica logo na entrada da vila.

A Serraria, onde moram de 5 a 8 mil pessoas, está sem luz, água e coleta de lixo. A zona alagada tem pontos com até 1 metro de profundidade. Essa área onde a água está represada fica em um nível mais baixo comparado ao restante da vila, que se localiza em uma parte mais elevada do terreno.

Segundo o Capitão Rigoni, o transporte das pessoas ilhadas para as atividades diárias, principalmente para trabalhar, se dá das 7h30min às 21h. Os militares do quartel também fazem o transporte de donativos aos moradores, como galões de água e cestas básicas.

Segundo Rigoni, a equipe envolvida nesta logística é de 35 pessoas, que ficam fazendo o trajeto várias vezes ao dia. Ao todo, o quartel tem 48 militares, o restante do efetivo fica à disposição para demandas em toda a Região Metropolitana da Capital.

Blindado do Exército Guarani Auxilia Pessoas Ilhadas no Bairro Serraria Mauro Schaefer

Outros 10 voluntários da reserva, da Confraria de Ex-Integrantes do Quartel Serraria (Conex) ajudam na organização e distribuição de donativos. Segundo Rigoni, os ex-integrantes entraram em contato com ele e fizeram questão de ajudar no apoio à comunidade afetada pela enchente.

Para o translado dos moradores, os militares utilizam um caminhão de transporte especializado de 5 toneladas e um veículo blindado chamado Guarani, que tem a possibilidade de aquaplanar e se deslocar a motor. na água, se necessário. O recurso não foi utilizado pois o veículo é alto o suficiente para rodar na avenida alagada.

Segundo um funcionário administrativo de uma escola infantil da comunidade, duas escolas são pontos de referência de assistência à comunidade, sendo uma para distribuição de doações e a outra funcionando como abrigo temporário para pessoas que ficaram desabrigadas. Existe apenas um abrigo comunitário na vila.

CORREIO DO POVO – Edição: Montedo.com

7 respostas

  1. Enquanto o Exército, Marinha e Aeronáutica trabalham. Professores das universidades e institutos federais de ensino poderão ter até 41% de reajustes salariais.

    1. Zero, como você pode ver o fato de trabalhar não significa que irá ganhar dinheiro. Veja o salário dos nossos políticos, é qual o trabalho que fazem esses 80 senadores, 500 deputados e 50.000 vereadores que justifique um gasto de centenas de bilhões anuais com essas castas corruptas e incompetentes muitas vezes a 30 anos sugando os cofres públicos sem NUNCA TER TRABALHADO NA VIDA??

      1. Os vereadores de minha cidade trabalham muito. Toda semana eles votam Importantes projetos, tais como mudanças de nomes de ruas, instituição de alguma data comemorativa, tal como o dia municipal da música de discoteca, entre outras coisas fundamentais para o bom funcionamento do município.

  2. Professores federais em greve com aumento de 41%
    Exercito 24 h nas enchentes com DECRESCIMO para os praças em início de carreira.
    Achou ruim?
    Bolsonaro explica:
    Você merece ir para o regime do INSS, talquey?

  3. Devemos mandar os QE, músicos e enfermeiros para o INSS logo, Deixando na nossa previdência apenas quem tira serviço e executa atividade militar

    1. O INSS tem que ser remodelado. Há muitas contas e despesas envolvidas especialmente desvio de bilhões nas últimas décadas muito antes da falecida Jorgina de Freitas. Tem que separar especialmente as contribuições para a aposentadoria com extrato enviado ao contribuinte como se faz no FGTS. Despesas com hospitais, SUS, auxilio doença, auxilio presidio, etc, tem que ficar estabelecido outras fontes de arrecadação.

    2. Sim. Por esse tipo de visão diabólica e suicida que chegamos até aqui, pois você como analfabeto funcional, não sabe que toda política pública passa por um plano piloto, um pequeno teste, antes de ser implementada na sua TOTALIDADE.
      RESUMINDO para o burro malvado que quer os QE na previdência:
      – A entrada do qE na previdência seria o prenúncio da sua derrocada, pois o próximo seria VOCÊ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo