Passarela flutuante é construída para reconectar municípios no RS

Até hoje, acesso entre os municípios estava sendo feito por barcos ou pela via aérea.
André Ávila / Agência RBS

Ponte que liga Lajeado a Arroio do Meio, na RS-130, foi destruída durante a primeira das duas enchentes que atingiram a região desde o início de maio
GUILHERME MILMAN

Uma alternativa de travessia entre Lajeado e Arroio do Meio foi construída na noite desta terça-feira (14). A ponte que liga os municípios, na RS-130, foi destruída durante a primeira das duas enchentes que atingiram o Vale do Taquari desde o início de maio.

A passarela flutuante foi instalada pelo Exército e deve agilizar a passagem de pedestres pelo Rio Forqueta. Até então, nas últimas duas semanas, a única forma de chegar de um município ao outro era de barco. Como o número de embarcações é limitado, uma fila se formava em horários de pico.

A base da construção foi feita de estruturas flutuantes, que seguram a esteira que serve de passagem para os pedestres. A plataforma estava planejada há dias, mas sua realização foi adiada devido à nova enchente que atingiu a região no fim de semana. Durante o dia as equipes retiraram o barro da área, de forma que a instalação da ponte ficou para esta noite.

O Rio Taquari está em declínio desde a manhã de segunda-feira, quando foi atingida a marca de 27,80 metros em Lajeado — a sexta maior enchente da região na história. A tendência é que o volume permaneça abaixo da cota de inundação na cidade, que é de 19 metros, nos próximos dias.

GZH – Edição: Montedo.com

8 respostas

  1. Enquanto isso, governo federal oferece até 31% de reajustes aos docentes das Universidades e institutos federais de ensino.
    Milico até agora nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo