Toffoli e Alexandre de Moraes

O Financial Times publicou uma exposição 100% objetiva, competente e arrasadora sobre a atual disparada da corrupção no Brasil


J. R. Guzo

“Tinha de acontecer, mais cedo ou mais tarde — e é óbvio que acabou acontecendo. O Supremo Tribunal Federal tantas fez para proteger a corrupção no Brasil, mas tantas, com tanta arrogância e tão pouco caso com o decoro mínimo esperado de sua conduta, que conseguiu enfim chamar a atenção do mundo para o que estão fazendo aqui. Um ano atrás a porção da comunidade internacional que se considera mais civilizada e mais apta a decretar regras de comportamento para as demais festejava a “vitória da democracia” no Brasil. Que sorte para o planeta, não? O perigo do “populismo de direita” foi derrotado. O amor venceu. O Brasil “voltou”. Não contavam com a astúcia do ministro Dias Toffoli. Em apenas um ano, com a sua inédita sucessão de sentenças em favor da ladroagem e dos ladrões, ele conseguiu demolir toda essa conversa. Eis o Brasil, por sua conta, colocado entre os párias do mundo — os países sem lei, sem códigos morais e sem vergonha que fazem parte da face escura da humanidade.

A destruição do STF como uma casa de respeito já era obra avançada, com o teto e as paredes no chão, pela atuação do ministro Alexandre de Moraes. Ele, com o STF atrás de si, aboliu os direitos civis que estão na Constituição para instalar uma ditadura penal no Brasil — aberração que transformou o Supremo em delegacia de polícia destinada a reprimir adversários políticos do regime atual. Mais dia, menos dia, a sua vez vai chegar. Moraes tem tudo para acabar no noticiário da imprensa internacional como uma dessas figuras de Terceiro Mundo que aparecem, de tempos em tempos, como sucessores de Idi Amin quando o ditador entrava em sua personalidade de magistrado. Mas Toffoli chegou antes. A insegurança jurídica criada nos últimos anos pelo STF, na qual ninguém sabe qual é a lei que está valendo hoje, superou as fronteiras da violação às garantias democráticas e mergulhou de cabeça no bas-fond da roubalheira do Erário. Aí já ficou demais. É como o sujeito que em vez de tirar o calção de banho dentro da piscina, para ninguém ver, sobe no trampolim para mostrar a todo mundo que está nu.

A verdade sobre o alto Judiciário no Brasil, conhecida aqui dentro, mas escondida nesse tempo todo pela mídia internacional de primeira linha, veio à luz do sol da pior maneira possível para o STF. O Financial Times de Londres, que funciona como um boletim de comportamento para governos e nações de todo o mundo, publicou uma exposição 100% objetiva, competente e arrasadora sobre a atual disparada da corrupção no Brasil — e o papel essencial que Toffoli e o STF exercem nesse conto de horror. É muito ruim, porque o Financial Times está entre a meia dúzia de veículos de imprensa que são lidos em salas de diretoria, reuniões de ministros do Primeiro Mundo e os gatos mais gordos da alta burocracia global. É acompanhado nos departamentos de marketing e pelos fiscais mais severos da obediência ao politicamente correto. Enfim, para resumir a ópera: está entre as leituras preferidas da turma de Davos que deixa Lula, a ministra Marina e a direção do PT sempre tão agitados. Pior que tudo, talvez, uma matéria publicada ali serve como uma espécie de “liberou geral” para a elite da mídia globalizada. Saiu no FT? Então pode sair em qualquer lugar.
Está tudo ali. A anulação da multa de R$ 10 bilhões da J&F e de R$ 3,8 bilhões da Odebrecht que, por força de acordo judicial, as duas empresas se comprometeram a pagar para seus diretores não serem presos pelo crime de corrupção ativa. Toffoli, sozinho, cancelou as duas, de modo que os réus confessos nem foram para a cadeia nem pagaram o que tinham de pagar. É citado o relatório da Transparência Internacional que rebaixou o Brasil em dez posições na lista dos países mais corruptos do mundo em 2023, sua pior colocação desde 1995 — e que cita nove vezes o nome de Toffoli. O artigo revela a destruição dos sete anos de luta contra a corrupção feita pela Lava Jato. Cita os 2,2 mil anos de sentenças de prisão anulados em favor dos 165 ladrões condenados. Menciona a anotação que o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos fez sobre a ladroagem da Petrobras nos governos Lula-Dilma — segundo os americanos, o maior caso de propina já registrado na história. Revela aos leitores mais qualificados do mundo que Toffoli foi advogado do PT antes de ser nomeado por Lula para o STF. Informa que o ministro Cristiano Zanin foi advogado pessoal do mesmo Lula.

É um desastre com perda total. “Graças às decisões de Toffoli, o Brasil tornou-se um cemitério de provas de crimes que geraram miséria, violência e sofrimento humano”, diz o Financial Times, citando o texto da Transparência Internacional. “O país está se tornando cada vez mais, aos olhos do mundo, um exemplo de corrupção e de impunidade.” O jornal informa também qual foi a reação do ministro diante do relatório: mandou investigar criminalmente a entidade, com base numa notícia patentemente falsa, e já enterrada há muito tempo, sobre ilegalidades imaginárias que teria praticado no Brasil. É uma das regras de ouro da filosofia penal do já citado Idi Amin. “Nós aqui temos liberdade de expressão”, dizia ele. “O que não podemos garantir é a liberdade de quem se expressa.” É o puro STF do Brasil de hoje, só que de efeito real equivalente a três vezes zero. A Transparência Internacional tem sede em Berlim. Não pode ser indiciada, desmonetizada ou presa por Alexandre de Moraes e sua Polícia Federal. É uma perfeita palhaçada.”

Revista OESTE

29 respostas

  1. Revista bozóide, se aproveitando da decisão monocrática do Toffoli acerca da suspensão do pagamento de multas, a qual os demais membros ficaram surpresos e quando for ao pleno cairá, para atacar o Alexandre de Moraes. Eles não param de atrelar tudo ao AM que de Santo, virou o Demônio para o bozo e sua trupe. Isso ai “xande”! Continue botando sem vaselina neles.

    1. A revista pode mesmo ser “bozóide”, mas os fatos descritos no artigo do Guzzo não podem ser ignorados.

      Somente acéfalos e subservientes de direita e de esquerda – “lulistas” e “bolsonaristas” – não querem enxergar o óbvio ululante.

    2. Se você normaliza injustiças, um dia os seus podem ser vitimas dessas injustiças. Vc não passa de um recalcado. Falou vc que se considera o gênio da raça.

  2. Ao mesmo tempo, a tentativa do grupo Malafaia-bozo em criar um estado teocrático à moda da república do Aiatolás no Irã não deu certo. A passeata da cegueira, como defini a reunião arquitetada pela extrema direita domingo passado, foi a última tentativa em desviar as atenções, radicalizar e tentar por um freio em nossa democracia que, apesar de todos os problemas permanece viva.

    1. você está sem cadência mesmo! deve ser um daqueles entrevados desde a formação que só pensa nos seus 73%. por freio em nossa democracia? que democracia é essa? cadê a picanha democrática dos pobres? cadê a correção das distorções da 13954 e onde está a consideração para os pobres que iriam voltar a ser felizes? o arroz está subindo de preço. vamos todos sofrer as consequências por pessoas igual a Você que estão apoiando o atual governo. uma lástima.

      1. Seu comentário carece de embasamento científico. Não soube interpretar as respostas. Verifique todos os indicativos econômicos e compare com os dados do período bozolóide. Tenho a impressão de que você estava na passeata dos extremistas. Em tempo; o arroz já teve seu preço estabilizado apesar dos problemas climáticos – excesso de chuvas- apresentados nas regiões produtoras – RS e PR
        é por isso que sempre digo; estudar é sempre bom.

  3. Só pode um bolsoloide escrever tanta besteira em um artigo só. Desafio a qualquer um mostrar a constituição federal e os artigos da lei e mostrar onde o Alexandre de Moraes está Agindo fora da constituição e a anistia a multa essa devia ser pago pelo Sérgio Moro que destruiu milhares de empregos pensando só em poder. Mas para os patriootarios que oram para pneus e clamam por intervenção militar sem justificativa só vivem no mundo deles Onde acham que a moeda só tem o lado deles m com todo respeito aceitar a derrota é menos dolorida que se querer que manter em Fakes. O tempo é o senhora absoluto da razão.

    1. Para de ser doido….. vc deve está em outro mundo. Pura verdade. Não sou LULA ou Bolsonaro, mas é exatamente o que está ocorrendo no Brasil. Um bando de ladrão sendo absolvidos.

  4. ….e vai piorar….e muito….infelizmente….pois nós Praças só nos Ferramos com toda essa história!

    ….passou Lula….Dilma…Temer…Bolsonaro e agora Lula novamente e continuamos na mesma!!!

    As PM na década de 90 eram assim também e agora são mais bem pagas que as demais Carreiras do executivo!

    Infelizmente teve que ocorrer fatos ruins para os governos estaduais aprenderem que política e quartel não combinam!
    Não adianta só “apertar”, houve a necessidade dos Governadores Entenderem que ao valorizar o militar, pagar um bom salário, automaticamente os militares passam a não se envolver com política!

  5. Excelente Matéria! Parabéns!!

    Regis, acrescentando ao seu bom comentário ao anônimo, acrescento:

    Esse anônimo não é doido não, e sim, da mesma Laia de quem ele defende, e se fingindo de cego, surdo e mudo para os ladrões, ex-presidiáros,falcatruas, roubalheiras, corrupção, as violências, tráfico de drogas, mortes , assaltos seguidos de mortes, estupro , sequestro, etc…etc…o caos do amor!!

    Não é doido não, pois também, não rasga dinheiro e nem come caca.

    A realidade do Brasil nessa matéria!
    Nunca visto tão transparente na mídia falada e escrita e na cara dos brasileiros.

    Não tem mais pudor e ocultação nos seus atos inaceitáveis e de grande repúdio pela sociedade. Sabem porquê dizem e fazem o que querem hoje:

    – Como dizem os malandros, os bandidos, ladrões, corruptos, ex-presidiáros:

    – ” Estamos juntos, fechados, é nós! ”

    E, assim caminha o Brasil para o abismo, atos inconstitucionais, atos antidemocráticos e fora da constituição e do trâmite legal do processo legal!

    ✓ Anônimo, seria um ignorante, ou seria um ignorante por Conveniência. Pois, acredito que saiba ler, escrever e assiste as mídias nacionais e internacionais pelo menos uma vez ao mês.

    Respeite a instituição:

    Financial Times:

    – Está entre a meia dúzia de veículos de imprensa que são lidos em salas de diretoria, reuniões de ministros do Primeiro Mundo e os gatos mais gordos da alta burocracia global. É acompanhado nos departamentos de marketing e pelos fiscais.

    As autoridades, políticos e empresários que oneram o erário público em Bilhões, soltam bandidos, ladrões e corruptos, traficantes, não merecem os cargos que ora exercem, e sim, mereciam ser exonerados, perderem os cargos, mandatos e responderem a processos sem direitos a pagamento de salário.
    Se vc aceita ser roubado, dar dinheiro dos nossos impostos, o dinheiro do povo a ladrões, bandidos, o problema é seu..E, acrescente e dê, faça doações a esses.

    Agora, me responda anônimo:

    1- Quais os políticos do atual governo responderam e respondem a processo por corrupção?

    2- Quais políticos e autoridades são ex-presidiáros?

    3- Quais os políticos, autoridades e empresários foram soltos e com o perdão das dívidas, mesmo sendo réu confesso de corrupção, superfaturamento e desvio de dinheiro?

    4- E, por último, faça uma árvore, tipo genealógica política, das autoridades, dos políticos e todos seus entes e a quem todos estão ligados aos empresários, a operação da lava-jato e mensalão?

    Sem mais palavras Meritíssimo!

    1. Deve estar falando do ex presidiário Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o espalhador de fakes, ódio e pior de tudo usa Deus em vão o pai da mentira o 👿 diabo em pessoa. Agora eu não defendo bandido se não estaria defendendo o diabo em pessoa Jair Messias Bolsonaro. Pois por birra deixou um monte de gente morrer na pandemia atrasando a vacina e outra se você acha que lula é tudo isso vai na justiça como cidadão e prova tudo ao contrário do Bolsonaro tem provas robustas e vídeos gravados e celulares aprendidos. Você com certeza nunca leu na íntegra do que Lula foi acusado e porque foi absolvido eu sugiro ler na íntegra a sentença e mostrar aqui no blog lei pior lei e artigo por artigo onde você está se basseando juridicamente em que ???? Isso sem viés político e ser um Maria que vai com as outras. Aqui não preciso defender lado político e sim seguir a constituição federal e a lei. Simples assim. O desafio está lançando e já desafiei várias x o pessoal e ninguém conseguiu comprovar nada do que falam e eu provo tudo que falo. Também tem o de Alexandre de Moraes que também fiz o desafio de mostrar um artigo da justiça e alguma lei da constituição federal que ele não esteja cumprindo? Novamente digo não adianta ir com Maria das outras e sim ver o que diz a constituição e ordenamento jurídico. Mas também só falácia sem provar nada e geralmente são os seguidores do ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias. Também vão querer o que? Gente que ficam orando para pneus e ETs e flertando com golpe na frente dos quartéis sem embasamento jurídico. O tempo é o senhor absoluto da razão.

  6. Transparência internacional? Revista oeste? Una piccola controvérsia!!!!

    Vamos ao que mais interessa nesse momento para Bolsonaro e seus envolvidos em processos já que a reportagem citou o judiciário e o nome do ministro Alexandre De Morais.

    Veja bem, na ocasião em que o MD questionava a lisura das urnas eletrônica o presidente do TSE na ocasião ser salvo engano era o ministro barroso que em seguida foi substituído por Alexandre de morais na ocasião Bolsonaro e seu asseclas não tinha nem uma pendenga ou discursão com o ministro Alexandre de morais, apesar de observar que quem “discute ou melhor fica falando sozinho é Bolsonaro e seus cupinchas pois o ministro trabalha em silencio” no decorrer de processos, vamos imaginar que um determinado meliante não conhece o magistrado do seus processos por descordar das decisões vai as redes sociais proferir xingamentos ao magistrado que fica em silencio, em seguida esse meliante malandramente entra com pedido de afastamento desse juiz alegando que ele não é o juiz natural do processo por fazer parte dele, ora fica muito fácil afastar um juiz de um processo de seu interesse pessoal, É SÓ ARRUMAR UMA CONFUSÃO DANADA NO MEIO DO PROCESSO E ENTRAR COM A DEMANDA ALEGANDO QUE O MESMO É PARTE DELE.

    No meu ponto de vista empírico é isso que vem acontecendo, Bolsonaro seus cupinchas arrumaram um confusão danada no meio do processo querendo enfiar goela a baixo uma espécie Jus sperniand ao contrario alegando que o ministro Alexandre de Morais não e o juiz natural de seu processo.

    Por tanto, sobre tudo a minha opinião Empírica é de que o ministro é SIM o juiz natural desse processo de Bolsonaro e seus cupinchas.

    1. Sua humilde opinião de uma pessoa normal que não é versada em direito encontra-se consentânea com todo esse circo armado pelo bozo e sua trupe. A escola da Sociedade de Intérpretes endossa seu comentário. Parabéns!

      1. Olha só que patético: o “Dura Lex” usando seu outro disfarce de “Australopithecus” comenta o comentário dele mesmo.

        É só observar o texto desse anônimo e notar que é da mesma lavra do “Dura Lex-Australopithecus”.

        O cara escreve um comentário usando “Anônimo” e em seguida elogia seu próprio comentário como se fosse outra pessoa.

        Só tem loucos nessa “República”.

  7. O Montedo agora resolveu fazer propaganda de uma revista de extrema-direita e sem nenhuma Credibilidade. Que so tem um Propósito desqualificar o STF?! E isso mesmo?! Só falta agora pedir anistia para o Bozo. Abrir Espaço para o Braga Neto se defender, e fazer vaquinha virtual para ajudar o TCel Cid e outros presos.

  8. Alguns por aqui indignados com a verdade, são retardados ou vivem em outro mundo,pô! Ora, aqui é a terra em que só se pensa em furtar, fornicar e f…. como disse o Boca do Inferno no sec XVI., Isso é antigo.

  9. Enquanto aqui ficam discutindo nossas diferenças, o outro lado não está nem preocupado com nossas particularidades. O tempo vai passar e nada acontecerá. Serão palavras que vão como poeira. que DEUS nos ajude.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo