Coronel que estava nos EUA retorna a Brasília e é preso pela PF

Coronel Bernardo Romão Corrêa Neto, dos Kids Pretos do Exército, preso em operação da Polícia Federal - (crédito: Reprodução/Facebook)

Coronel Bernardo Romão Correa Neto desembarcou na capital federal no início da madrugada deste domingo (11) e foi levado pela Polícia do Exército; ele é suspeito de participar de articulações para um golpe de Estado.
Reynaldo Turollo Jr, g1

Brasília – Alvo de um mandado de prisão preventiva decretado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o coronel Bernardo Romão Correa Neto desembarcou em Brasília no início da madrugada deste domingo (11), vindo dos Estados Unidos.

Correa Neto foi recebido no aeroporto pela Polícia Federal, que realizou os procedimentos para cumprimento da prisão e de busca pessoal. Ele teve três passaportes (um deles diplomático) e um celular apreendidos.

Em seguida, o militar foi entregue à Polícia do Exército para ficar sob custódia da instituição no Batalhão da Guarda Presidencial, em Brasília. A audiência de custódia foi realizada no final desta manhã, informou o Supremo.

Correa Neto é investigado pela Polícia Federal por suposto envolvimento nos crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição do Estado democrático de direito.

Investigação da PF
Na última quinta-feira (8), o coronel e outros três investigados na Operação Tempus Veritatis (“hora da verdade”, em tradução do latim) tiveram a prisão preventiva decretada. Correa Neto não foi preso na ocasião porque estava a trabalho nos EUA.

A PF havia comunicado ao comando do Exército para que o oficial se apresentasse no Brasil. Correa Neto foi instrutor de cavalaria durante três anos na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e é considerado um oficial bem-quisto pela tropa.

O pedido de prisão, formulado pela PF, teve concordância da Procuradoria-Geral da República (PGR). A investigação encontrou diálogos de Mauro Cid com Correa Neto, à época no Comando Militar do Sul, que indicam que o coronel intermediou o convite para uma reunião no dia 28 de novembro de 2022, em Brasília.

Na ocasião, ele “selecionou apenas oficiais formados no curso de forças especiais (kids pretos), providos, pois, de técnicas militares úteis para a consumação do golpe de Estado, e assistentes dos generais supostamente aliados”, segundo as apurações.

A PGR afirmou que “a investigação identificou que Correa Neto agia como homem de confiança de Mauro Cid, executando tarefas fora do Palácio da Alvorada que o então Ajudante de Ordens da Presidência da República não conseguiria desempenhar”.

A prisão dele foi justificada pela possibilidade de interferência nas investigações e pelo fato de que ele estava em missão nos Estados Unidos prevista para durar até 2025.

Os outros três presos na operação de quinta-feira foram:

  • Filipe Martins, ex-assessor especial de Jair Bolsonaro;
  • Marcelo Câmara, coronel da reserva do Exército e assessor do ex-presidente;
  • Rafael Martins, tenente-coronel do Exército.

G1

45 respostas

    1. Padrão da oficialidade Max-blaster-plus- mega-diamante golpista do Maj Cav. (Ele acredita mesmo nisso: são os top).
      Mas de uma coisa serviu isso tudo: descortinou a ideia de intelecto superior dos ecemicos junto à sociedade. Fato!

    2. É sim… kkkk por quê será todo esse desespero em prisão preventiva para saber o quê a ABIN sabe sobre as relações entre os poderes? O quê será que a ABIN tem que não podemos saber agora? Para quem será que a ABIN já passou as informações? Só queria saber!

  1. As prisões estão sendo realizadas por antiguidade, primeiro os mais modernos, logo chegarão aos mais antigos. O engraçado e que somente oficiais estão sendo presos, ou seja, Praças querem reajuste e Não golpe.

  2. Ainda bem que Bolsonaro não gostava de praça na equipe dele. Eram escolhidos a dedo pela competência, Lealdade, conduta ilibada, verdade e outras coisas. 8 de janeiro tbem tá aí…somente a alta cúpula, Oficiais de ” Amae ” sendo presos. Vou ser sincero: Tô adorando ver esses cretinos Oficiais se lascando. Acabando com esse história de que só Praça é bandido. Tô adorando assistir as palestras no Btl e o Gen falando bosta é engolindo seco. Contra a verdade não há argumentos e há a sociedade sabe o que já sabemos a anos…Não produzimos nada para sociedade. Um bando de crianças brincando com bonequinhos em suas mesas e fazendo um faz de conta: Guerra eletrônica, op Ágata, ” Avoti ” , Reuniões mil só com o intuito de ganhar diárias.

    1. “…Não produzimos nada para a sociedade.” Esta é a sua visão, e mesmo assim continua pertencendo à instituição.
      Seria por comodismo ou inépcia para outra atividade?

      1. Oi.
        Também é a minha visão.
        Eu to tentando sair, mas tá difícil.
        PF Ta dando 300 candidatos por vaga, bem 10x mais que a aman.

        Então eu vou ficando… reclamando… e falando verdades duras de se ouvir…

        Se tudo der errado eu vou pra reserva com integralidade…

        Se tudo der certo, eu vou para um lugar que os motivos de insatisfação geram pautas para os gestores brigarem por melhorias (viu que tiveram OUTRO aumento)?

        Enquanto isso, vc tem que aturar esse colega de cima e eu.
        Sabe pq?

        Pq vc nao é o dono dessa instituição republicana. Então saia você, muito incomodado em ver sua fantasia ser questionada.

        Não fazemos nada mesmo. Apenas reunioes, faxinas, guarda e formatura. Tudo para nós mesmos. Para o ego de nossos chefes. Para homens.

        Doeu, né? Tapa os ouvidos, vamos continuar falando.

          1. Pois é, vc não sabe o que é estudar para isso, seu cargo e concurso são de ensino médio e cobram as matérias do vestibular em uma concorrência de 27/vaga (aman).
            Então vc não sabe.
            Fala sem saber como todo militar.
            Deve ser oficial

        1. Na moral, se tu estivesse papirando, não estava perdendo tempo aqui.

          Sugiro bloquear o site e nunca mais voltar. Seu concorrente nem se quer conhece esse blog.

  3. Que vergonha essa justiça. O militar, em serviço, se apresenta para esclarecer os supostos fatos sob investigação e é preso preventivamente, sem oitivas, sem acesso ao processo, conduzido coercitivamente mesmo ao apresentar-se espontaneamente. Vergonha!

    1. Vergonha da Justiça ????? Vergonha é ver a toda hora Oficiais Superiores e Generais tendo que responder por que fizeram parte de uma organização que, se a ideologia do Bozo fosse posto em prática, tornaria o Brasil em uma nova Venezuela.
      Vergonha é ver um General sendo humilhado na CPI por um zé mané, na posição de Deputado Temporário deitando e rolando em cima de um militar de alta patente.
      ESSA FOI A HERANÇA QUE O FALSO MESSIAS DEIXOU PARA AS FORÇAS ARMADAS.

      1. E qual era a ideologia do Bozo? Prender jornalistas? Prender e perseguir deputados da esquerda? Desmonetizar canais de informação e blogs? Regular as redes sociais? Perseguir militares? Deixar um rombo de R$ 900 blhões na Petrobras? Diz aí se era isso mesmo, gafanhoto!

    2. Ele não se apresentou e sim recebeu ordem para voltar, a fim de se apresentar a Justiça para responder por sua conduta. Ressalte-se que o mesmo foi fazer um curso no exterior justamente após término do governo anterior, por que seria?

  4. Cadeia Nesse traidor da pátria. Que todos os conspiradores da democracia tenham o mesmo destino e que as FFAA não interfiram nas ações da PF e do STF. Punição exemplar para esses golpistas que queriam se perpetuar no poder como na época da ditadura militar. A democracia brasileira vai vencer mais uma vez. Ditadura Militar nunca mais!!!!

  5. Estranho o pessoal de direito das FFAA não sustentar a argumentação que o desbloqueio dos celulares era sobre a questão da vacina, data vênia na mesma linha que inocentou os lavajistas. Mas deixa isto pra lá ok eu queria digitar mesmo É que nunca foi tão propício as FFAA solicitarem uma recomposicao no soldos dos praças.

      1. Advocacia não é sinonimo de direito amigo.
        Nem monopolio dela.
        Um analista judiciario de tribunal também nao advoga. Essa é apenas uma das muitas carreiras do Direito

  6. Cuidado tem chapa quente que era muito preto dos golpistas no PL. 1645 sempre estava na frente das informações. Cuidar Chapa quente se foi um dos financiadores da campanha do golpe cuidados. Nas eleições da primeira x faziam Vakinha para o Jair Messias Bolsonaro o falso Messias. Agora o Xandão está passando o cassete em todo mundo e princesa aqueles que achavam que o Jair Messias Bolsonaro o falso Messias ia se perpétuar no poder com a alta cúpula militar. Mas quem não deve não precisa temer.

  7. Tudo isso é por causa da live do Mullah no CPX com 103 espectadores forçados a entrar na plateia enquanto o bozo reunia na quarta feira 370 mil em São Sebastião. Esse bozo é um golpista levando para suas reuniões os eleitores do Mullah.

  8. Pelo visto a ECEME ( Escola dos comandantes Especialista em Mato do Exército) nao serve pra nada mesmo. Esses bocós deixam tudo salvo nos celulares, nao sabem nem
    O basico de contra inteligencia e olha que esse paiaço bigodudo ai ainda era FE.

  9. O que está acontecendo com o EB meu povo? Mesmo com os supostos erros desses senhores, nunca tinha visto uma situação dessas. Será que fui enganado por acreditar nessa Instituição? Lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo