Bolsonaro tenta se descolar de Heleno

Foto: Adriano Machado/Crusoé

Ex-presidente nega participação no monitoramento de campanha pela Abin e atribui ao ex-ministro do GSI decisões sobre inteligência

O ex-presidente Jair Bolsonaro negou ter qualquer participação no suposto monitoramento de campanha pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atribuiu ao general Augusto Heleno decisões referentes ao trabalho de inteligência.

Em entrevista à TV Record, Bolsonaro foi questionado sobre a reunião de 5 julho de 2022, quando o então ministro do Gabinete de Segurança Institucional falou em “virar a mesa” antes das eleições e infiltrar agentes Abin nas campanhas.

“Em dado momento [da reunião] Heleno falou que ia se inteirar dos dois lados. É o trabalho da inteligência dele, que eu não tinha participação nenhuma. As inteligências, eu raramente usava, das Forças Armadas, da própria Abin, da PF”, disse o ex-presidente na entrevista, realizada na sexta-feira, 9.

“Vi que ele ia estender o assunto e eu tive que cortar. Não é o caso de ficar dando detalhes aqui. Vai fazer uma operação, faça. A Abin tem esse poder de fazer operações e preservar as pessoas até”, acrescentou.

O vídeo da reunião em que Bolsonaro convocou seus ministros a agir antes das eleições para impedir “um caos no Brasil” foi disponibilizado na sexta-feira. A gravação embasou a Operação Tempus Veritatis, que investiga a trama para um golpe de Estado.

Na reunião, o então ministro do GSI afirmou que “o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições”.

“Não vai ter revisão do VAR. Então, o que tiver que ser feito tem que ser feito antes das eleições. Se tiver que dar soco na mesa é antes das eleições. Se tiver que virar a mesa é antes das eleições”, afirmou Heleno.

“Eu acho que as coisas têm que ser feitas antes das eleições. E vai chegar a um ponto que nós não vamos poder mais falar. Nós vamos ter que agir. Agir contra determinadas instituições e contra determinadas pessoas. Isso pra mim é muito claro”, acrescentou o general.

Para a Polícia Federal, as falas revelam “o arranjo de dinâmica golpista, no âmbito da alta cúpula do governo, manifestando-se todos os investigados que dela tomaram parte no sentido de validar e amplificar a massiva desinformação e as narrativas fraudulentas sobre as eleições e a Justiça eleitoral”.

Alvo da Operação Tempus Veritatis
O ex-ministro do GSI foi um dos alvos da Operação Tempus Veritatis, deflagrada na última quinta-feira, 8, pela Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Além do general Augusto Heleno, o ex-presidente Jair Bolsonaro, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e os ex-ministros Anderson Torres e Walter Braga Netto também foram alvos da operação.

O Antagonista

8 respostas

  1. Tai, mais um esquerdista infiltrado traidor da pátria e Bla, bla. É sempre assim! Será q as pessoas nunca vão acordar e perceber quem realmente é bolsonaro, família e cia q o cerca e bajula??!!….

    Eu não entendo essa direita! Eles sabem quem são o outro lado (esquerda q está no poder) mas não abrem os olhos para ver quem são os líderes da direita q são a mesma coisa q a esquerda só tirando o discurso de defesa dos oprimidos, trabalhadores e minorias q é o maior papo furado e mentira. Enquanto o brasileiro não querer encarar a realidade e entender q o problema do Brasil é o brasileiro, vamos ficar correndo atrás do próprio rabo pela eternidade.

  2. Nenhuma surpresa….isso é perfeitamente normal em organizações criminosas. Quando a casa cai, ninguém conhece ninguém, ninguém viu ou então é aquele; “não foi eu, foi ele”. Ahahahahah! Esses pilantras já deveriam estarem presos….todos. Pensar que até mesmo uma guerra Esses canalhas tentaram insuflar contra a Venezuela que nunca nos ameaçou em absolutamente nada vezes nada. Esses patifes fariam o serviço sujo (proxy) para os eua (que queriam e ainda querem se Apossar da maior reserva de Petróleo da terra, que é justamente venezuelana), numa guerra que custaria milhares de vidas dos dois lados. E esses canalhas só não nos levaram a guerra porquê os russos, sentindo que os eua partiriam mesmo para uma tentativa de invasão da Venezuela, usando o regime desse pilantra que a época estava “chefiando” nossa nação, pousaram dois bombardeiros estratégicos, inclusive portando armas nucleares, num claro recado ao regime aqui instalado de que não deveria tentar essa aventura militar. AUtoridades civis E militares brasileiras e verdadeiramente patriotas, diante do perigo, convenceram ou Persuadiram Esses loucos a não se aventurem nessa loucura. Tudo isso levou Esses doidos a “recuarem” e Tentarem tramar uma derrubada do governo eleito pelo povo de outra forma. Obs: Caso essa quadrilha tivesse nos levado a um confronto militar com a Venezuela, milhares dos que morreriam nas selvas venezuelanas seriam justamente fanáticos e filhos desse malucos e irresponsáveis fanáticos que continuam defendendo essa quadrilha.

  3. O general Heleno conhecendo o Caráter do ex-Capitão. Bolsonaro como ex-presidente deve ficar numa sala do estado maior Dentro da papuda. O Heleno depois de expulso do EB a papuda te Espera. Vai pegar muito sabonete no chuveiro.

  4. Essa é a especialidade do Falso Messias, toda vez tira o corpo fora e deixa o bajulador se queimando num fogo intenso de um crematório.
    Mas, isso tem um preço…. fez a mesma coisa com o seu servo fiel Cid e se lascou bem no meio. Irá fazer também com os outros… Braga Neto, Ramos… digo todos. Aguardem…

  5. Bolsonaro era bem machão virava leão quando algum praça argumentava porque ele prejudicou alguns segmentos dos praças das forças armadas agora virou um gatinho diante dos acontecimentos

    1. O “Seu Messias” passou quatro anos humilhando todo mundo, principalmente Praças. Fez gracinha com o pessoal morrendo sem ar no período da Covid. É um incompetente. Todos que passaram pela Presidência conseguiram se reeleger menos ele… por esse motivo, percebendo que ia perder, se organizou bem antes das eleições para dar um golpe. Fracassou e será preso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo