Engenharia do Exército lançam ponte metálica em Cajari, no Maranhão

Ponte engenharia no Maranhão

Apoio à população civil

João Pessoa (PB) – Desde o mês de janeiro, militares de organizações subordinadas ao 1° Grupamento de Engenharia estão mobilizados no lançamento de uma ponte provisória na cidade de Cajari (MA), localizada a 219 km da capital São Luís. O objetivo da missão é montar uma ponte do tipo Logistical Support Bridge (LSB) de 61 metros de extensão e capacidade para 60 toneladas, na rodovia MA-317.

A ponte permanente situada na MA-317 é o único acesso à cidade de Cajari e foi interditada pela Defesa Civil do Maranhão devido ao risco de desabamento em abril de 2013. Assim, mais de 5 mil famílias foram diretamente afetadas no município. Ainda em 2013, obras emergenciais liberaram o tráfego de veículos leves por um desvio, restringindo, assim, a passagem de material e pessoal pela região.

A mobilização da engenharia militar para o lançamento da ponte é coordenada pelo Comando Militar do Nordeste. Após concluírem a fase de preparação do terreno, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção iniciou o trabalho de montagem da ponte metálica LSB, empregando equipagem de ponte do próprio batalhão e do 7º Batalhão de Engenharia de Combate. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos neste mês. Recentemente, uma ponte semelhante foi lançada em Minas Gerais.

A montagem da ponte militar LSB será crucial para manter o fluxo de pessoas e veículos na região até que a nova estrutura seja completamente construída. A empreitada é uma resposta aos problemas logísticos enfrentados pelo município. Além de atuar em operações tipicamente militares, a Engenharia do Exército reafirma o compromisso de apoiar o cidadão com soluções de engenharia civil e de colaborar para o desenvolvimento nacional.

Exército Brasileiro (Imagens: 1° Gpt E)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo