Vídeo: drones ucranianos afundam corveta russa

FRAGATA RUSSA AFUNDADA POR DRONES

Drones ucranianos afundam a Corveta “Ivanovets” da Marinha Russa
LUIZ PADILHA
A Direção de Inteligência de Defesa da Ucrânia (GUR) publicou imagens e vídeos da destruição da corveta Ivanovets, pertencente à Frota do Mar Negro da Marinha Russa, após sofrer um ataque realizado por veículos não tripulados de superfície (SUV).

A tripulação da corveta de mísseis da marinha russa Ivanovets viu os drones chegando na manhã de quinta-feira. Eles abriram fogo com metralhadoras ou canhões mas erraram.

Vários dos barcos carregados de explosivos e guiados por satélite atingiram a corveta de 490 toneladas da classe Tarantul, explodindo-a e depois afundando-a perto da costa oeste da Crimeia.

É possível que todos os cerca de 50 marinheiros a bordo do navio antigo da década de 1980 estejam mortos. No mínimo, a Frota Russa do Mar Negro perdeu mais um navio de guerra.

O naufrágio coincide com repetidos ataques à infra-estrutura petrolífera russa por veículos aéreos não tripulados de longo alcance da Ucrânia e ocorre apenas duas semanas depois de mísseis ucranianos terem abatido um dos raros aviões de radar Beriev A-50 da força aérea russa.

As forças ucranianas “estão circulando em torno do Kremlin”, refletiu Ben Hodges, general aposentado do Exército dos EUA. “Os russos parecem incapazes de proteger a infraestrutura energética, os aviões em terra na Crimeia ou os seus navios.”

A destruição da corveta Ivanovets dá continuidade à longa série de derrotas da Frota do Mar Negro contra uma frota ucraniana que, antes da guerra mais ampla da Rússia contra a Ucrânia, tinha apenas um grande navio de guerra: a fragata Hetman Sahaydachniy.

Os ucranianos afundaram a fragata em seu ancoradouro em Odesa nas primeiras horas do ataque russo inicial em fevereiro de 2022. Com Hetman Sahaydachniy no fundo do mar, a marinha ucraniana tornou-se um novo tipo de marinha que luta com drones e mísseis, com grandes assistência da Força Aérea e do Exército.

Assista ao ataque a Corveta Ivanovets

 

Defesa Aérea & Naval

 

5 respostas

    1. Ao esquerdinha “Russete”! Eu não consigo entender esse amor platonico pela Rússia! País que nao tem nada a nos oferecer! No arauto da arrogancia, invadiram um pais, matando milhares de pessoas! Merecem isso e muito mais! Jamais a russia ganhara esta guerra! Estão sangrando aos poucos!

      1. Isso é verdade, major.
        Esse putin ex kgb não passa de um facinora querendo deixar seu nome na historia.
        A russia é um pais que nao tem nada a nos oferecerer. Devemos nos juntar ao outro lado, nossos parceiros historicos… e teremos muito a ganhar.
        Nao sei pq nao mandaram ainda um efetivo vlr cia como observador.

        É triste. Só cesta básica para indio de missao real.
        Grande oportunidade (politica, estrategica) que estamos perdendo… inclusive de capacitar nossos efetivos com algo que não vemos ha 75 anos, uma GUER-RA de verdade

    2. para defender o idenfensavel e fingir que a Rússia está indo maravilhosamente bem na guerra que ela mesma iniciou, o passa-pano do Putin chega a ignorar que um navio de guerra é uma Organização Militar por si só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo