Exército recebe protótipos do Projeto Rádio definido por Software

Projeto rádio do Exército

Equipamento aumenta a liberdade de ação no espaço cibernético e contribui para a interoperabilidade das comunicações das Forças Armadas
Ricardo Fan
Brasília – O Centro Tecnológico do Exército recebeu 16 protótipos do ciclo veicular do Projeto Rádio Definido por Software do Ministério da Defesa (RDS DEFESA). O equipamento é produzido pela empresa AEL Sistemas, de Porto Alegre, e o Projeto conta com a participação das três Forças Armadas e de várias empresas brasileiras.

O Projeto RDS DEFESA contempla a pesquisa e desenvolvimento de rádios veiculares, rádios portáteis e rádios transportados por mochila, abrangendo as faixas de HF, VHF e UHF (2 a 512 MHz). Além de aumentar a liberdade de ação no espaço cibernético, o equipamento contribui para a interoperabilidade das comunicações das Forças Armadas. O Projeto também impulsiona a Base Industrial de Defesa, fortalece os laços entre as organizações militares e instituições de ciência e tecnologia, e cria condições para o início da pesquisa em Rádios Cognitivos.

A equipe técnica do Centro Tecnológico do Exército realizou a portabilidade de formas de onda na faixa de V/UHF dos 16 protótipos e, em breve, concluirá a portabilidade em HF. Adicionalmente, a equipe acompanha a realização de testes funcionais, de desempenho e ambientais, a fim de verificar se os referidos protótipos atendem aos requisitos estabelecidos para o Projeto. Em seguida, os rádios serão enviados para avaliação no Centro de Avaliações do Exército.

defesanet – Edição: Montedo.com

10 respostas

  1. Ain, ainn, “resposta riscos relacionados a DEFESA CIBERNETICA” é o QUE mesmo, seria enviar recrutas pintar meio fio??????
    Bozonaristas não cansam de passar vergonha, POR SEREM ANALFABETOS FUNCIONAIS NÃO SABEM QUE ONDAS DECTRANSMISSÃO INTERCEPTADAS PODEM LEVAR A MORTE E A DESTRUIÇÃO NUMA OPERAÇÃO DE GUERRA; Por isso vejo que a cada nova materia sobre a vasta responsabilidade e competencia constitucional da MAIOR FORÇA ARMADA DA AMERICA LATINA, O CHAMADO EXÉRCITO BRASILEIRO OU FTB ( Força Terrestre DO Brasil).A verdade É Uma Fonte Inesgotavel E Os adoradores do vendedor de joias estão na mentira e eterna fake news, sendo seres que passam vergonha em todas as abordagens serias ee idoneas com um minimo de HONESTIDADE INTELECTUAL.

    1. Você entende alguma coisa sobre rádio frequência e tecnologia de comunicação? A tecnologia RDS refina as buscas ao introduzir um software para refinar as buscas por frequência aberta e ajuda também no processo de criptografia das frequências fechadas.
      Isso é defesa cibernética e, de fato, ondas de transmissão interceptadas pode levar a morte numa operação de guerra, por isso investir em equipamento que melhoram a interceptação da frequência inimiga e criptografa a nossa!
      Além disso, num cenário de guerra, por não termos uma constelação de satélites próprio, a primeira coisa a cair é a nossa comunicação, sendo o rádio peça fundamental nesse contexto!
      Ou você realmente acha que em um cenário de guerra sua internet vai continuar ativa pra você cegamente lacrar na internet com comentários aleatórios e ofensivos?
      Acorda! Antes de lacrar e xingar os outros de analfabeto funcional por divergir de você, dá uma pesquisada no assunto! Nem Lula nem Bozo vão fazer nada por você não, não perca seu tempo nem energia brigando por quem só te usa de massa de manobra enquanto esbanja com o dinheiro do seu imposto!

  2. Pois é, o EB não pára, pois a Ucrânia está aí para mostrar o que acontece para o povo que acha que NUNCA vai existir uma guerra, os ucranianos também achavam….

    Parabéns a esse investimento tecnológico do exército, isso mostra o alto nível de tecnologia e atualizações Constantes em defesa do Brasil!!!

    Esse Rádio Cognitivo pode ser chamado de o Rádio que Aprende. Ele tem por objetivo inserir inteligência nos sistemas de telecomunicações com vistas a otimizar a utilização do espectro de frequência.

    Há cada vez mais demanda de uso do espectro devido à crescente utilização de dispositos baseados em telecomunicações.

    Um abraço desde divisa com a Venezuela, atentos se passar p/ lado de cá serão exterminados, explodidos, fulminados!!!!

  3. Não conseguiram, com todo conhecimento e tecnologia disponíveis dar uma resposta positiva ou negativa terminantemente sobre as urnas eletrônicas, ou, são Covardes, o que é pior.

    1. Deixe de ser burro, isso é função do TSE, cada um no seu qyadrado. você algum dia já foi comprar carne na farmácia??
      O que tem a ver exercito com eleições de políticos corruptos?????

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo