Após impasse em PE, Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército

Imagens: divulgação, prefeitura municipal de Santa Maria / Projeto: Lineastudio Arquiteturas

Nova ESA estava inicialmente prevista para Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco. Campina Grande aguarda resposta do Ministério da Defesa.

Halan Azevedo
Campina Grande (PB) – A cidade pode receber uma nova instalação da Escola de Sargento do Exército Brasileiro. A informação foi confirmada ao ClickPB, nesta terça-feira (2), pelo coordenador de comunicação da Prefeitura de Campina Grande, Marcos Alfredo. A possível vinda da escola foi tratada pelo prefeito Bruno Cunha Lima com o Ministério da Defesa.

A ESA é um estabelecimento de ensino superior do Exército Brasileiro, criado após o fim da Segunda Guerra Mundial, e é responsável pela formação de sargentos combatentes de carreira das armas de infantaria, cavalaria, artilharia, engenharia e comunicações do Exército.

Uma nova escola estava inicialmente prevista para ser instalada em Recife, mas há um impasse sobre o assunto entre lideranças políticas de Pernambuco, como publicado pelo blog do Jamildo, no Jornal do Commercio.

Por conta do impasse, o ClickPB notou que Bruno Cunha Lima agilizou contato com o Ministério da Defesa e ofereceu Campina Grande para receber uma nova ESA.

“Houve um contato do prefeito Bruno [com o Ministério da Defesa] no ano passado, mas ainda está sob avaliação do Ministério”, contou Marcos Alfredo ao ClickPB.

O ClickPB questionou o Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro sobre como está o processo de avaliação para a possível instalação da escola em Campina Grande, mas até a publicação desta matéria não recebeu respostas.

ClickPB – Edição: Montedo.com

60 respostas

    1. Antônio. Vc que fez esse Comentário, é bom saber que os sargentos do quadro especial, podem cursar Na escola de sargentos das armas.
      Para tal, tem que estarem bem preparados para realizarem o vestibular de matricula. No Exército, sempre se entra pela porta da frente.

      1. para ser Sargento QE tem que estabilizar, para estabilizar tem que passar 10 anos, se passar 10 anos não tem mais idade para prestar o concurso, então Narbal como vai fazer a prova?

        1. Senhores, discurso Desnecessário, o quadro especial so existe para os da reserva ou para uma minoria que ainda esta na ativa, pois a possibilidade de estabilidade para quem entra para servir nao existe mais

      2. Gastar dinheiro público atoa! Já existe a ESA em Três Corações M.G. Faz reforma se preciso for. Para que construir outra! Quantos milhões serão gastos.

        1. Verbas para EMENDAS PARLAMENTARES, Aumento de 478% para MINISTROS do STF/STJ/ JUDICIÁRIO, 400 mihoes em CARTAO CORPORATIVO etc, etc, etc, FUNDÃO PARDIDARUO DE 5 bilhões NAO é gasto. Construir uma nova Escola para a formação de centenas de jovens brasileiros que passam num concurso concorrodissimo é gasto. PQP.

    2. Minha filha cursa música na UFCG, vai para o último período,e tem o sonho de ser sargento em música do exército,caso essa escola seja instalada em campina grande,ela terá chance em realizar o sonho dela(obs) especialização em trombone!

      1. Construir uma Escola (ESA), e mais outra, e quantas forem, é sempre motivo de exaltação…. Não sei como alguém fala que “já tem uma em MG”… E daí? Nesse país sempre se põe em questão a viabilidade de se construir escolas…. É por isso que somos o que somos e parece que só pioramos…

    3. Como assim? O QE entrou como recruta e chega 2⁰ SGT sem fazer prova. Está ruim ainda?daqui a pouco vão querer que os QE façam Escola superior de guerra pra ir a General

    1. Promoção de quê? Entraram recruta, saíram 2° Sgt sem concurso. Tão mais que no lucro…com algumas raríssimas exceções (alguns eu tive o privilégio de trabalhar junto), grande parte não faz nada, só agonizam e reclamam… infelizmente.

  1. Cabeça do Cachorro-Amazonas, região de fronteira com a Colômbia e Venezuela.
    O alojamento seria a rede de selva, e não faltaria área p/ os exercícios de campo e estande de Tiro.
    Selva!

    1. Tanto investimento para uma carreira que paga o pior Salário da União, sem perspectiva de crescimento profissional proporcional a outras carreiras da União e uma carreira que não dá o mínimo de qualidade de vida aos Sargentos e ST.

      1. Caro SGT/ST, quanta insatisfação a sua, peça sua saída do EB e deixe que as decisões sejam tomadas sem que sejas tão azedo. Imagino o chato, arrogante e mau companheiro és.

    2. Que tal em Garanhuns? Lá eles poderiam treinar pra bater continência pra corruptos e ladrões! Também poderiam se especializar no cultivo de melancia 🍉

  2. Grande noticia!
    O Exercito se vangloria de ter mantido intacta a area escolhida no Recife. É verdade.
    Só q o fato de preservado o espaço nao lhe dá o direito de , hoje, querer desmatar 200 ha do fragmento de mata atlantica, prejudicando o abastecimento de agua de mais 900mil pessoas e gerando o caos numa regiao já adensada populacionalmente.
    Que Campina Grande tenha uma area mais apropriada e seja digna de receber esse grande projeto.
    Viva nossos irmaos paraibanos!

  3. O ideal seria a construção ser realizada em área da região da caatinga. Os formandos seriam especialistas nesse bioma. Aliás, muito generais ostentam no braço o distintivo: CAATINGA. Picos no estado do Piauí seria um bom lugar.

    1. Picos, conheço, ninguém merece!
      75 graus Celsius a meia noite no “inverno”.
      No verão ao meio dia: 100 °C.
      Quer saber como é aprazível o climinha tropical no inferno:
      – passe um dia em Teresina, ou 10 minutos em Picos-PI.
      Jesus!

  4. <<<>>>

    Só zoeira, mesma, Sr “anônimo”!
    O Trajeto Natural franqueado a todos os brasileiros, sejam civis ou militares de qualquer Força Armada, ou, Auxiliares, incluí-se as praças (QE), é o concurso público, que acontece a todos os anos!
    Basta aos interessados, se inscreverem, estudar e participar do certame de concorrência!
    Os melhores resultados das avaliações dos candidatos a alunos/cadetes, bem posicionados entre os concorrentes, serão agraciados com a opção de realizar os cursos em diversas áreas do EB (AMAN/EsSA)!

    1. Não entendi esse comentário!

      Todos os anos são realizados vários concursos para seguir carreira nas 3 FFAA. São várias opções pra nível médio e superior. Além disso, há os processos seletivos para ser temporário, podendo servir até 8 anos.

  5. Essa escola Fantasma por enquanto , virou um grande jogo político , 👀$$$$
    A briga começou ente diversos estados onde a Paraíba nunca apareceu, os três últimos estamos pela disputa foram: RS, PE e PR , vários foram os critérios e claro o político , sempre. Mas esses foram os que apresentaram mais Infraestruturas , logística , etc. No entanto os órgãos ambientais não estão facilitando a vida do estado de Pernambuco , então outros estados ficam de candidatando como se fosse um leilão. A verdade é que a ESA em três corações também poderia ser modernizada , o Governador de Minas não correu atrás , agora perdeu a chance de manter a ESA em Minas. Santa Matia-RS e PontaGrossa-PR voltam a ter chances , no entanto o Governador da Paraíba grande conhecedor das matérias militares está chutando o nome da cidade de Campina Grande. Eu acho que Caruaru estaria mais preparada do que Campina Grande , eu já escutei de tudo. Resumo: morcego é que não vão faltar!

  6. Primeiro eSA não é ensino superior, segundo a maioria dos que estão comentando estão olhando para o seu próprio bem e não da coletividade.

    1. É superior SIM. Sai com NIVEL SUPERIOR igual qualquer UNIVERSIDADE FEDERAL procure se informar ok Eu sou PROFESSOR DE HISTÓRIA e te explico ok

    2. Reclame ao MEC que é o responsável pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores. O que você acha não altera o que está estabelecido.

  7. Será uma ótima escolha a cidade de campina grande, assim como a capital, João Pessoa!

    Seja bem vinda a nova escola de sargentos do exército brasileiro.

  8. São Gabriel, RS, uma cidade de berço de grandes líderes como Mascarenhas de Moraes, grande CMT da FEB, e outros. A cidade já tem três Unidades do Exército Brasileiro, a cidade tem uma grande área que poderia ser construída uma Unidade de formação de Sargentos, ESA.

  9. A eSA pode vir pra Santa Maria/RS, terá pouco impacto ambiental e já possui uma p
    Boa infraestrutura militar instalada. Além de aeroporto para transporte rápido de equipamentos se assim for necessário. Probalidade pequena de ter algum político contrário a instalação da escola, embora tenha politicos fracos, com pouca força política. O senador Hamilton mourao, que foi comandante da 3 divisão em Santa Maria, infelizmente nao está empenhado em trazer a escola. O importante é fazer a escola, mesmo em campi a Grande( que entrou na estoria) ou ampliar a escola de três corações de Minas. Isto devido a como está se mostrando a geopolítica mundial atualmente. Além da eSA têm muitas outras discussões para se fazer nas três forças. Que vão além da nova escola de sargentos.

  10. Não precisamos formar outro monte de parasitas.
    Pra servem os militares, se nunca entramos em guerra.a guerra que travamos e contra a gome e o descaso social. Nesse pais.

  11. Sinceramente, Santa Maria está praticamente pronta com todas as necessidades para instalar a ESA. Possui projeto e uma grande praticamente só aguardando as obras, além de um grande contingente militar.

  12. Aos críticos sobre a nova EsA. A nova EsA se faz necessário, haja vista que comportará todos os cursos superiores de Sargentos, ou seja, desde dos combatentes até os logísticos como intendência, material bélico, manutenção de comunicações, topografia e o de Aviação.
    A Atual EsA não comporta tal capacidade.

  13. O Exército precisa se atualizar com o mundo atual, Uma nova Instalação de Sargentos de Carreira se faz necessário já a até abusos aqui na América do Sul numa iminente guerra, Novas Instalações já para o Sargentos.

  14. Deveria se pensar em punição maior do que três dias de detenção para militares coniventes com os atos golpistas de 8/01/2023, são apenas funcionários bem pagos e corruptos escondidos atrás de fardas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo