“Cascavéis não são páreo para blindados russos da Venezuela”, diz cientista político

Uma unidade VBR EE-9 Cascavel – Crédito: 13º Esqd CMec/EB

Latitude#57: o Exército brasileiro é páreo para o venezuelano?

O ditador venezuelano Nicolás Maduro declarou, depois de um referendo fajuto, que 70% do território da Guiana pertence ao seu país.

A ousadia de Maduro acendeu o alerta na região, que teme por um conflito fronteiriço. Mas a região de Essequibo é uma floresta densa e de terreno acidentado. “Uma invasão por tanques, como a que Vladimir Putin fez na Ucrânia, em fevereiro de 2022, não daria para ser feita“, disse o cientista político Gunther Rudzit, professor de relações internacionais da ESPM. A única maneira, então, de os tanques de Maduro chegarem a Georgetown, a capital da Guiana, seria atravessando o território brasileiro.

A questão então é: o Exército brasileiro é páreo para o Venezuelano?

“Com todo respeito às nossas Forças Armadas, em especial ao Exército, os blindados que estão lá, principalmente os Cascavéis que são da década de 1970, por mais que tenham sido modernizados, não são páreos para o T72 russos que a Venezuela tem“, afirmou Gunther Rudzit, no podcast Latitude.

“A nossa sorte é que boa parte desses tanques russos não estão em condições de combate. Na verdade, as Forças Armadas venezuelanas não estão em condições de combate. E por isso a gente ainda tem um certo tempo para se preparar“, disse Rudzit.

O Brasil enviou jipes blindados, comprados pelo Exército. Mas, segundo Rudzit, esses veículos também não são páreos para os T72. “Os mísseis que foram enviados para lá são os que estão sendo desenvolvidos há muito tempo. Eu já ouvi que há ressalvas quanto à efetividade desses mísseis.”

O que o Exército poderia fazer, segundo Rudzit, que também é professor convidado da Universidade da Força Aérea, é adiantar a compra dos veículos caça-tanques Centauro 2, da Itália.

“Mas isso é se preparar para o pior cenário, que eu ainda acho que não vai ocorrer. As Forças Armadas venezuelanas não são ofensivas desde que Hugo Chávez chegou ao poder, no fim dos anos 90.
Ele transformou as Forças Armadas efetivamente numa guarda pretoriana. O que é isso? São Forças Armadas para garantir que ele não seja derrubado do poder.
Para isso, ele deu muitos cargos para os militares. Principalmente para o generais.
Para se ter uma ideia, o país hoje teria em torno de 2 mil generais. O Exército venezuelano tem mais ou menos o tamanho do Exército brasileiro, que tem 173 generais“, disse Rudzit.

Latitude é um podcast semanal sobre os principais fatos da política internacional e da diplomacia brasileira que vai ao ar todos os sábados, às 18h.

O conteúdo integral do programa é exclusivo para assinantes de Crusoé/O Antagonista, que poderão assisti-lo no YouTube ou ouvi-lo nas plataformas de áudio.

Assista a um trecho aberto do Latitude abaixo:

Crusoé

20 respostas

  1. A foto desse Cascavél com os pneus brilhando dá uma noção de qual é a preocupação primordial do Exército: aparecer bem na foto.

    E olha que já há orientação da DMAT, via orientação técnica num dos seus informativos, para que as OMs deixem de passar produto químico para dar brilho nos pneus, já que os produtos atacam a composição da borracha e diminuem a vida útil dos mesmos. É uma imbecilidade e perda de tempo que passa de geração para geração dentro dos quarteis.

  2. Mandaram pra lá os jeeps blindados sem o manual, é isso mesmo???

    Exército gasta 2.3 milhões de reais em 19 kits de manuais para viaturas: 122 mil reais por conjunto
    Manuais de uso e manutenção da VBMT-LSR 4×4 não acompanham a viatura e são adquiridos “por fora”…(By Sociedade Militar).

    Leia a matéria e se apavore com seus olhos.

    1. Imagine comprar um PC, um veiculo Zero, uma aeronave, um eletrodoméstico, submarino nuclear, etc, tudo sem manual e comprar o manual “por fora” com dinheiro dos que sustentam o Estado… pense bem qual é o Xis da lógica.

  3. kkkk…Qual o exército sulamericano que realmente está bem preparado para um conflito? Nós somos os maltrapilhos fardados do mundo. Vivemos de improviso, de dar um “jeitinho”, colocar um arame aqui, um liga de borracha acolá, um durepoxi ou um fita silver tape (falsifiqued) para consertar algo…meios de fortuna e o escambau…vivemos de remendos e salvados, de retalhos e sobras. Nunca temos material suficiente…muito menos condições de parar o pouco material que temos para manutenir…pelo menos os SD de Caxias tem polenta e feijão no rancho. Quase sempre carne moída de 3ª, mas tem. Os venezuelanos estão desertando para se alojar em Pacaraima e conseguir 3 refeições por dia… talvez a ceia inclusa…

    A pergunta não deveria ser: o exército venezuelano é páreo para o brasileiro?

    Analizar uma força somente por um tipo de veículo cheira a amadorismo desse especialista civil (aquele mesmo que fica sentadinho no sofá de casa curtindo o ar condicionado enquanto pensa e escreve coisas sem sentido para empurrar nos incautos). Oremos.

    1. Sem contar que o conflito na Ucrânia Demonstrou que as Blindagens russas da série T, na qual os T-72 estão incluídos, são fracas, principalmente em virtude de seu sistema de carregamento automático, o que faz as munições Cozinharem dentro da torre ao serem atingidas por projéteis relativamente fracos. Há vários vídeos nos quais armasuras da série T são atingidas por granadas lançadas Por Drones, resultando em explosões catastróficas. Não que o Cascavel seja grande coisa, mas o emprego de mísseis anticarro eficazes é capaz sim de fazer frente à sucata russa.

  4. Blindados russos da Venezuela! Sem pecas de Reposição, sem Munição, sem comida… os Russos ja provaram serem um grande engodo, melhor voltarem para os desfiles na Praca Vermelha…assim com suas armas e tudo mais… material de pessima qualidade… so nao perderam a guerra na ucrania ainda pq os EUA e OTAN Estão sangrando eles aos poucos… A venezuela nao tem capacidade nem de combater com a Policia Militar de Roraima… rss

    1. Os russos combatendo contra a OTAN por procuração e com experiência na Síria são um engodo, bom mesmo é o Exército Brasileiro.

      Faz-me rir.

      Já pode voltar a gerir a pintura de meio-fio.

      1. Sofrendo ai “Russete”! Quando escolheram atacar um pais assumiram o Risco! E pode ter certeza que foi a ultima vez que eles fizeram isso! Quanto ao Brasil, temos muitas qualidades, pintamos meio fio tambem! Mas estamls sempre prontos! A qualidade de nossos oficiais e Sargentos e indiscutivel! Recebendo Materiais como a ucrania vem recebido iria ser muito pior para os Russos! Pq nos Brasileiros Gostamos de Matar!

        1. E desde quando expor a realidade óbvia de que os russos estão combatendo a OTAN na Ucrânia e tem mais experiência militar que o Brasil é ser russete?

          É claro que eles atacaram a Ucrânia e fizeram isso por um motivo óbvio: Se permitissem a entrada da Ucrânia na OTAN, estariam travando essa guerra que destruiu a Ucrânia, dentro de suas fronteiras. Não tinham outra opção.

          “Quanto ao Brasil, temos muitas qualidades, pintamos meio fio tambem! Mas estamls sempre prontos! A qualidade de nossos oficiais e Sargentos e indiscutivel!”

          Indiscutível porque? Quais os parâmetros usados para essa afirmação? Filho, conta outra. Esse embuste aí não engana mais ninguém.

          1. Bom dia! Às pessoas que compoe o Exército Brasileiro, sao “BRASILEIROS” igual a Voce! Um povo criativo, resistente e quando precisa muito VIOLENTO, aloas este ultimo, muito mais que americanos e RUSSOS, quando voce fala que o Eercito Brasileiro nao esta com nada, voce esta dizendo que o povo Brasileiro nao esta com nada! Estendendo seu Raciocínio as outras profissoes, todos os profissionais Brasileiros sao ruins comparado a estrangeiros, isso se chama sindrome de “viralatas! Quando digo que estamos prontos, digo que estamos prontos para usar os meios que temos e aprender sobre os meios recebidos em caso de necessidade! E lembrando aue em caso de necessidade voce sera convocado como “soldado”, e o pau vai torar em voce tambem!

      2. E quanto a Russia. Demonstram que realmente nao estao com nada! Mobilizando presidiarios e usando armamentos que provaram ser um lixo! Exército Meia Bocaça! Bom pra fazer desfile na Praca Vermelha! Inclusive dependendo agora do Irã e da Coreia no Norte para receber aquelas merdas de armamentos! Os russos nao possuem nem um Sistema Lançador d foguetes no Padrao do astros!

      3. Ainda tem gente acreditando que a Rússia é uma potência. Se eles aprenderam algo na síria, acredito que esqueceram completamente quando cruzaram a fronteira com a Ucrânia. Exército De incompetentes que ainda combatem usando táticas da seginda guerra mundial. Até hoje não conseguiram subjugar um exército bem menor, mas bem Treinado e bem equipado com estoques de armas ocidentais antigas. Se a OTAN de fato entrasse na guerra, Vladolf Putler teria que apelar para suas armas nucleares, agora se elas iriam funcionar e não iriam Acabar explodindo sobre a própria Rússia, isso é uma incógnita. Sobre pintar meio fio, pelo menos sabemos qual é o nosso lugar, já a Rússia ainda não percebeu que o seu lugar é fazendo desfiles pomposos na praça vermelha e não combatendo um exército de verdade.

  5. a sorte do exercito brasileiro e q as forças armadas venezuelana estão mais fudida do q agente se aqui o exercito pinta meio fio ,la eles come o cachorro ,aqui o exercito esta lascado ,la eles estão lascados e meio ,e cada um mais fudido q o outro ia ser briga d quem esta mais fudido

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo