No dia 02 de dezembro de 2023, a Escola de Sargentos das Armas entregou à sociedade brasileira 507 Sargentos Combatentes
Dentre essas 507 histórias individuais, uma se destaca pela forma como o Exército Brasileiro foi fundamental para que ela pudesse ser concretizada: a história do 3° Sargento de Cavalaria João Victor Silva.
Nascido em Messias, Alagoas, numa família humilde, e sem conhecer seus pais biológicos, João Victor passou por momentos muito difíceis ao ver que seu pai adotivo se ausentara do município, deixando-o sob sério risco social. Sem ter onde morar, fora acolhido, temporariamente, em casa de amigos.
Foi nessa época que sua história foi contada ao Chefe de Instrução do TG 07-002 (Teotônio Vilela), 1° Sargento Paulo Robson FIRMINO Rocha, afirmando que o adolescente era excelente aluno na Escola Estadual Pedro Joaquim de Jesus e que recém havia completado 18 anos.
O jovem João Victor foi incorporado ao TG, em 1° de março de 2021, e passou a morar no aquartelamento, onde também fazia suas refeições. Demonstrou interesse pela carreira militar e, dessa forma então, o Chefe da Instrução presenteou-o com um curso preparatório para a Escola de Sargentos das Armas. E era, também, pelo computador do TG que, após as instruções, ele estudava com afinco.
Aproveitando as oportunidades que lhe haviam sido oferecidas, o Cabo R/2 João Victor foi aprovado no Concurso de Admissão nesse mesmo ano.
No início deste ano, o Aluno João Victor apresentou-se na ESA para a qualificação na Arma de Cavalaria. No último sábado, o 3° Sgt Victor Silva recebeu das mãos do agora Subtenente Firmino, a quem carinhosamente chama de pai, o quepe verde-oliva, símbolo da conclusão do CFGS, e mais uma vez, a mão amiga que lhe fora estendida em 2021 não o desamparou.
Nas palavras do Comandante do Exército, Gen Ex Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, durante a Cerimônia de Conclusão do CFGS 2023, “a dimensão do tamanho dessa vitória não é conhecida por muitas pessoas fora do Exército. Vitória construída com sacrifício, com denodo, com a determinação de gente que acredita no futuro!”
24 respostas
Parabéns ST Firmino por incentivar a vitória de um brasileiro. Vitória pelo mérito pessoal. Um exemplo para todos nós. Deus os abençoe sempre. Fé na vida !!!
Excelente ! Esse Ch de TG fez muito mais q a maioria dos Cmt q tive em 30 anos de EB !
Primeiramente Deus depois o Sub Firmino e os esforços do agora Sargento Victor um exemplo de vida que muitos adolescentes deveriam seguir.
Chega -se às lágrimas, parabéns Firmino, e exemplo digno a ser seguido.
Parabéns ST Firmino pela iniciativa! Gesto de humildade e de coração que resultou nessa importante vitória para nosso novo Sgt, a quem aproveitou a oportunidade empreendendo esforço, muitos sacrifícios e grande dedicação, resultando nessa imensa conquista!
Desejo sucesso e felicidades na carreira. Chefiei o nobre TG 07/22 a 15 anos atrás, e conheço bem a cidade e a realidade dos jovens da Região. Sucesso a vocês!
INFELIZMENTE reportagem como essa faz parecer que essa é a regra Montedo.
Há, tudo essa gente critica, SIM, vamos continuar criticando até que as exceções virem regra, pois a regra no EB é o Braço forte com os de dentro e a mão amiga com os poderosos de fora.
Obs: tem militar de quartel do RJ que tá sendo mandado embora e não tem onde morar, mas o CMT não se compadeceu. Insta salientar que é um excelente militar e está sendo perseguido.
E o quartel é albergue agora? Não tem onde morar? Uma pena, infelizmente. Bom seria se não fosse assim, mas o Serviço Militar Obrigatório é de UM ano. Com certeza o militar já sabia disso quando incorporou.
Seu APEDEUTA, o militar é EP, está no 3 ano de antigo.
Outra coisa, o referido Sgt aí não ficou morando no TG (mesmo sem poder).
Vocês são muito canalhas, só aplaudem os holofotes.
Vendilhões do templo, o lugar de vocês no INFERNO está reservado.
Verdade. Eu mesmo concluí o curso de formação em 86. Durante 5anos 7 meses e 7 dias fiquei na força. Em 1991, o mesmo BI que publicou minha promoção a 2° sgt publicou o meu desligamento a pedido. Pedi devido a perseguição de um cap de cav (hoje na reserva como Cel) . Lamentável, mas situações com essas ocorrem todos os dias.
Sub Firmino, parabéns por ter determinado a vida de um jovem. O Senhor bem cumpriu sua missão nessa Terra.
Joao, seja muito feliz nessa carreira maravilhosa que vc acaba de conquistar.
Parabéns st Firmino , existem maix pessoas boas do que ruins, que JESUS o abençoe e Parabéns ao sargento soube aproveitar a oportunidade que lhe fora dado.
São essas histórias, q mostram para aqueles que falam “carreira militar não presta” parabéns! Ao ST Firmino e ao SG João Vitor. Braço forte e mão amiga na vida real.
Olá, boa noite. Primeiramente 3° Sgt João Vitor agradecer à Deus ao Sub Ten FIRMINO pela sua generosidade e humanidade que a farda deve ser uma pele INSPIRADORA.
PARABÉNS!! Sub Ten Firmino e muito sucesso ao Sgt João Vitor.
Meu Deus; que mente pequena e nem sabe o tamanho da sua ignorância; a história contada é sobre superação, vitória ,mesmo contra todas as chances; pois o referido sargento recém formado, conseguiu apesar de toda dificuldade ,chegar a essa vitória; linda carreira ele deve seguir. Mas você, do jeito que se referiu a tudo, não deve entender de nada dessas coisas. Parabéns aos vitoriosos . Deus os abencôe.
Meu Deus; que mente pequena e nem sabe o tamanho da sua ignorância; a história contada é sobre superação, vitória ,mesmo contra todas as chances; pois o referido sargento recém formado, conseguiu apesar de toda dificuldade ,chegar a essa vitória; linda carreira ele deve seguir. Mas você, do jeito que se referiu a tudo, não deve entender de nada dessas coisas. Parabéns aos vitoriosos . Deus os abencôe.
Quando comentei dizendo mente pequena;estava respondendo em primeiro lugar ao anônimo, que chamou alguém de (Apedeuta), e não os vitoriosos militares da referida formatura.
A minha história como militar, hoje aposentado, é bem parecida com a do João Vitor. Um Firmino apareceu na minha vida quando eu estudava para ser Sargento do Exército Brasileiro e eu agarrei com unhas e dentes.
Parabéns ST Firmino, exemplo a ser seguido, ajudou a mudar a história desse jovem, mostrando que o amor constrói Pontes para o futuro. Lembrei do Sgt Wiethan, entao Sgtte da 2a Cia do 29° BIB em 1993, que no último dia de inscrição pra ESA, me emprestou o valor da inscrição. Exemplos emocionantes.
Parabéns ao militar e a instituição ESA. É uma pena que essa tradicional e exemplar instituição está se preparando pra deixar a cidade de Três Corações-MG o qual formou milhares de militares e ajudou a desenvolver a cidade conhecida como berço do rei Pelé. Não tive a sorte de servir na mesma é só frequentar na infância como lobinho e escoteiro onde a mesma nos dava liberdade e apoio dentro da instituição (1966/70) pois depois meus pais mudaram pra uma cidade denominada zona agrícola (todos eram dispensados). Tentei diretamente mas já havia excesso de contingente. Na memória ficou a excelente banda da ESA que era orgulho de toda região em receber a sua visita e as demonstrações do hipismo nos parques de exposições. Tinha melhor cinema com matinê e sessão a noite aos sábados e domingos. Tinha voos rasantes de aeronaves que faziam treinamentos no pico do gavião (simulações) e depois descia no campo da,Atalaia (hoje condomínio militar). Bons tempos.
Senhor montedo. Então do publica os comentários que lhe convém. A verdade dói pra que nao a ama.
Parabéns aos dois: em quem confiou e quem honrou a confiança!
Sem sobra de dúvidas um exemplo do Subten Firmino e do 3° Sgt João. Digno de ser seguido por todos. Felicidades na carreira.
Subten PMESP Silverio. 👏👏🇧🇷
Meu esposo, hj é um Sub da reserva, e graças a um Cel que viu sua dedicação como soldado, e pagou_lhe um curso preparátrio. Parabéns ao Sub Firmino e ao João que ñ despediçou a oportunidade que lhe foi dada. Sucesso João, que vc voe ainda mais alto!!!
Parabéns a esse guerreiro, que teve uma oportunidade e agarrou-a com toda as forças, e ao sub tenente Firmino, que tem um coração gigante.