Governo mobiliza Exército e Polícia Federal para monitorar tensão na fronteira com Venezuela e Guiana

Venezuela x Guiana - riquezas em disputa

Governo brasileiro mobilizou PF e Exército na fronteira com a Venezuela; referendo do último domingo aprovou a adoção de medidas para anexar Essequibo

Rodrigo Fernandes

O governo brasileiro acompanha de perto a tensão entre Venezuela e Guiana e mobilizou o Exército e a Polícia Federal para atuar nas fronteiras com os países vizinhos.

Segundo a CNN, o setor de inteligência da PF acompanha a situação da fronteira brasileira e vai abastecer o governo com relatórios que podem embasar possíveis decisões do presidente Lula sobre a disputa entre os dois países.

Na última semana, o Ministério da Defesa do Brasil já havia aumentado a presença militar na região de fronteira próxima ao local em disputa.

Uma solicitação do senador Hiran Gonçalves (PP) pediu aumento das tropas em Pacaraima, em Roraima, cidade fronteiriça com Essequibo, a área disputada pelos dois países.

O Exército aumentou de 70 para 130 o efetivo do Pelotão Especial de Fronteira no município para reforçar o patrulhamento na divisa do Brasil.

O governo quer evitar que a Venezuela use o território brasileiro para avançar sobre a Guiana.

Referendo
No último domingo (3), a população venezuelana aprovou, por meio de um referendo, medidas que podem resultar na anexação de parte do território da Guiana.

Ao todo, o referendo tinha cinco perguntas. Na principal delas, o governo perguntou se a população concordava com a criação do estado Guiana Essequiba e com a incorporação desse estado ao mapa venezuelano.

Mais de 95% da população votou pela aprovação da anexação do território.

No entanto, o referendo não indica uma ofensiva imediata de Nicolás Maduro sobre o país vizinho. Isso ainda vai depender de políticas adotadas por ele.

Na última sexta-feira (1º), a Corte Internacional de Justiça, a instância mais alta da Organização das Nações Unidas (ONU) para julgar casos de soberania entre países, determinou que a Venezuela não pode fazer nenhum movimento para tentar anexar Essequibo.

Lula pede bom senso
O presidente Lula (PT) afirmou que espera “bom senso” entre Venezuela e Guiana sobre a disputa por parte do território guianês rico em petróleo. Neste domingo (3), os venezuelanos participam de um referendo para aprovar ou não a invasão ao país vizinho.

Lula comentou a tensão entre os países antes de embarcar para Berlim, na Alemanha. Ele afirmou que não acredita em conflitos armados na região por causa da disputa territorial.

“O que a América do Sul não está precisando é de confusão. Não se pode ficar pensando em briga. Espero que o bom senso prevaleça, do lado da Venezuela e do lada Guiana”, disse o presidente brasileiro.

Blog De Jamildo

11 respostas

  1. Isso vai ser bom para os EUA instalarem base militar na Guiana, bem perto de Pacaraima, para futuras incursões na Amazônia do Brasil, em defesa das florestas.

  2. Os Baixos Estamentos vão ministrar palestras de política e estratégia para os parlamentares da bancada militar!
    Os caras não acertam uma!

    Primeiro foi a guerra da Ucrânia, aconselharam o MYTHOS a não determinar a saída dos cidadãos brasileiros e do Corpo Diplomático, sendo que a CIA já havia alertado e o Governo Americano deu a ordem de retirada de seus cidadãos.

    Agora, tal de deputado-general Girão falando pelos cotovelos alegando que o Lula vai apoiar Maduro na invasão do território da Guyana. Só tem doido….

    Dia 06 de dezembro ESTÁ PROFETIZADO!!!!

  3. Seria de grande valia as Forças Armadas Brasileiras, as melhores Forças Armadas do Brasil, participar de algo real e não encenações amadoras.

  4. Referendo por el Esequibo, una bofetada a Maduro por baja participación
    La agencia de noticias EFE hizo un recorrido por distintos centros de votación y hasta las 3:00 de la tarde observó una participación promedio inferior a 12 %. Lo insólito es que pese a la escasa concurrencia, el CNE extendió la jornada por dos horas más porque supuestamente “seguían venezolanos en colas”

  5. Só posicionar umas duas baterias astros carregadas com ss-80 e 60, em algum lugar estratégico, pode ser lá próximo ao Lago do Robertinho pra tropa ter seu tempo de folga! Esses “cucarachos” são uma piada pronta!

  6. Rapaz…o soldo está muito baixo pra gente se meter nesse enrosco!
    Deixa com os QEs e Painho que resolvem essa contenda “tomando uma cervejinha”!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *