Corpo de Fuzileiros Navais investiga a causa do acidente; não houve vítimas a bordo da aeronave
Brad Lendon, Taylor Romine da CNN
Um jato da Marinha dos EUA com nove tripulantes a bordo caiu na água perto da ilha havaiana de Oahu na segunda-feira, depois de ultrapassar a pista de uma base do Corpo de Fuzileiros Navais, disseram autoridades militares.
De acordo com o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais, primeiro-tenente Hailey Harms, não houve vítimas a bordo da aeronave P-8A Poseidon, um jato bimotor multimissão de patrulha e reconhecimento com fuselagem de um avião de passageiros Boeing 737.
As fotos mostram a aeronave com as asas acima da linha da água na Baía de Kaneohe, perto da Base do Corpo de Fuzileiros Navais do Havaí, na ilha principal de Oahu, ao norte da capital Honolulu.
A visibilidade caiu para cerca de um quilômetro no momento do acidente, com rajadas de vento de até 34 km/h e neblina, de acordo com o Serviço Meteorológico.
O P-8A Poseidon é muito utilizado em operações da Marinha dos EUA.
Ele pode transportar torpedos e mísseis de cruzeiro, além de participar de missões de inteligência.
Um comunicado da Terceira Frota da Marinha dos EUA disse que o jato, baseado na Ilha Whidbey, em Washington, estava “em um destacamento de apoio à defesa marítima interna”.
No início deste ano, um P-8A operando sobre o Mar da China Meridional com uma tripulação da CNN a bordo foi interceptado por um caça chinês, que ficou a cerca de 150 metros de distância.
As aeronaves P-8 também são pilotadas por militares australianos, neozelandeses, britânicos, noruegueses e indianos, de acordo com a Boeing.
*Sara Tonks, Melissa Alonso e Taylor Ward contribuíram com a reportagem.