Proposta de promoção retroativa a subtenente dos militares do Quadro Especial foi encaminhada ao Executivo

QUADRO ESPECIAL SUBTENENTE

A Indicação da deputada Gleisi Hoffmann (INC 1370-2023), que propõe promoção retroativa a subtenente dos militares promovidos desde a criação do Quadro Especial, foi encaminhada ao ministro Alexandre Padilha, das Relações Institucionais, conforme registra o site da Câmara dos Deputados.

O destino final do documento é o Ministério da Defesa, a quem cabe analisar a legalidade e viabilidade da proposta, após consulta ao Comando do Exército.  Em seguida, será submetida ao crivo do Chefe do Executivo, a quem caberá determinar o arquivamento ou colocá-la em vigor, através de Decreto.


A proposta extingue o Quadro Especial de Terceiros e Segundos Sargentos do Exército e cria o Quadro Especial de Graduados e contempla os cabos e taifeiros-mores que ingressaram no Exército até 31 de dezembro de 1995 e foram beneficiados pelo Decreto nº 86.289, de 11 de agosto de 1981, bem como as pensões militares instituídas após essa data.

Segundo a deputada, os militares do Exército teriam ficado em condições desvantajosas se comparados com seus pares na Marinha e Aeronáutica.

235 respostas

  1. Cabe as FFAA anexar a ela: recuperação dos soldos dos praças, nova data de prescrição das férias de recruta, equiparação do CAS, como justificativa de negar o pleito, no mínimo.

    1. recuperação dos soldos dos praças(?!?!?!), nova data de prescrição das férias de recruta, equiparação do CAS (equipar com o q?!?!?!) são improváveis, para NÃO dizer impossíveis. EsMB 1995!!!

        1. Na verdade quem ,promoveu os sgt do quadro especial ,foi ,Dilma Ruseff.
          Se dependesse do exército ,ainda seríamos 3 sgt.
          Se tiver que acontecer alguma coisa só presidente lula da como força de lei a promoção subtenente.

          1. Infelizmente estamos como na Inconfidência Mineira. Lá se chegava a praça a alferes, e hoje estamos chegando a 2º Sgt, aqueles que são aceitos na caserna, como já ouvimos dizer “esses vem de fora”.
            Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, foi condenado a forca por ser um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento revolucionário que objetivava a independência do Brasil. Tiradentes foi tropeiro, mascate, dentista e militar. Chegou a assumir o posto de alferes (Subtenente) no Regimento de Cavalaria Regular. Será que alguém está enxergando isso? que consideração tem os sargentos do Quadro especial do Exército?

            Tiradentes entrou em contato e passou a difundir ideais revolucionários que inspiraram a Inconfidência Mineira, movimento que pregava o rompimento do Brasil com Portugal. O ponto alto para a sua prisão foi a revolta ante a cobrança de impostos da Coroa Portuguesa, o que culminou com sua morte. Além de Patrono cívico do Brasil, Tiradentes é patrono das Polícias Militares e Polícias Civis dos estados brasileiros.

    2. Qual força vc está falando?

      Recuperação de Soldo já fizeram com Generais e os oficiais superiores e com os cursos dos sargentos
      Tudo Joia não precisam
      o Soldo tá ótimo segundo o mito
      O presidente atual disse em bom tom não tem reajuste !
      So ver outras reportagens
      se Atualize
      Agora a correção é divida firmada no Congressos para com o pessoal que ficou pra trás e as Pensionistas
      Fato!

        1. bolsonaro? este cidadão foi um grande equivoco que muitos de nós acreditamos ser aquele que iria trazer as FFAA (todos) de volta ao seu lugar de respeito e valorização da base ao topo.
          porém além de nÃO promover a melhora do soldo das bases (pracas e pensionistas de pracas), sim porque, os altos coturnos, nada tem a reclamar, depois dos mais de 70% de adicional de altos estudos…….então, alem de esquecer dos praças, encheu o governo de oficiais despreparados tecnica e politicamente para os cargos a que foram nomeados…..uma vergonha para nós…..militares e patriotas de fato e de ação, e não de ocasião ou da moda! neste momento, penso que não queremos e não precisamos de migalhas…basta que nos tragam de volta ao nível que estavamos nos anos 70 e 80, onde não existia esta distancia abismal entre oficiais e praças…só isto. justiça e valorização, nada mais
          será que é pedir muito?
          obrigado. att, Flávio

          1. Concordo muito com vc. Governo desastroso de Bolsonaro, cercado de oficiais medrosos e carreiristas, hoje estão todos aí, com medo e ameaçados ou presos

    3. Isso mesmo tenho certeza que vai ser aprovado essa indicação. Pois os praças do quadro especial atual sempre foram prejudicados com MP 2215 2001 e a lei q o bolssonaro fez q ficamos de fora e ainda nos prejudica com o aumento da P militar de 8 p 12.5 %.

      1. Acho difícil na atiiva os QE ser promovido a ST, o Alto Cmdo do Exército vai barrar, mas vejo possibilidade Serem promovidos ao irem pra Reserva.

          1. É o mesmo Pl 4373/2012, já levado à Presidência para a aprovação e rejeitado pelo próprio PT e nunca proposto pelo relator da PL 5919/09 que tratava da promoção dos Taifeiros da MB e da FAB quando Presidente da República de 2019 a 2022.

        1. O exército criou um elefante branco. para ele. Agora fica difícil domar a fera e dar os benefícios que eles merecem mas partindo no bom senso e tendo o dinheiro para pagar .,..que mal tem.

        2. Isto é um assunto de política e não de comandante de forças armadas. Esta resposta é para militares desconhessedor de leis (imbecis)

  2. Juízes e ministros militares querem pagamento retroativo por excesso de trabalho – mesmo sem terem tido qualquer excesso de trabalho…

    Não vejo a fúria dos ruminantes cair sobre esses respeitáveis Senhores…

        1. Para sair 2º Sgt a única exigência é cumprir o “Interstício” previsto.
          Agora, de Cabo/3º Sgt R1 – DIRETO – a STen é ficção científica, inverossímil.

          1. Vai ter andamento até a votação na câmara e no senado,aí começa a queda de braços,generais vão cair de pau para jogar terra ,dizer que o pessoal não é capacitado etc,etc,e isso apenas por maldade,maldade com quem lhes serviram muito bem,dirigindo,cozinhando,levando os filhos deles na escola,no shopping,com a viatura do quartel para variar.Vamos ver se o Lula peita eles e cagam para eles.aguardemos.

        2. É justo que um dia srjamos Reconhecidos, mesmo que seja na reserva, precisanos dos politicos, porque se depender da forca iremos passar Fome, nossos chefes sao mercenarios, so pensam neles… Sabemos que nao sera facil mais iremos vencer com fe em deus.

      1. Eu tenho que rir com uma dessa. Toda hora vem um falar mal de minha pessoas, se conhecesse ao menos as minhas obras estariam aqui a me vangloriar e olha que não faço isso.

      2. Tipico comentário de pessoa que se esconde atrás do anonimato, a maioria dos QE possuem curso superior, pois, não tendo oportunidade durante a sua vida Militar, impedido e esquecido pelos Cmtd trataram de pensar No seu Futuro, muitos que aqui criticam fizeram a eSA tendo a 8ª série e não é nada impossível a promoção, basta a canetada do Presidente, querendo ou não muitos terão que engolir garganta abaixo, chorando pelos cantos sem poder se manifestar, os generais serão contra? Acho difícil, quem está hj no comando foi escolhido por quem? Melhor ficar calado para não perder a mamata. Aproveitem do anonimato e chorem o bastante, daqui a pouco a promoção dos QE será Realidade.

          1. O que tem uma coisa a ver com a outra? Curso civil não dá direto a promoção não, eu nos meus 36 anos de serviço não me lembro de nenhum QE com curso superior. Agora sgt da ESA tem muitos, com pós graduação, mestrado e Doutorado.

          1. Concurso! Só se fala de Concurso! Estamos falando da época que tinha uma Portaria do Ministério do exército que autorizava, depois só com concurso? Ótimo! Aos acéfalos de plantão que estão tendo pesadelos com os QE, não eram só os QE que não precisavam de fazer concurso, muitos alunos do CM eram matriculados na ESA e na AMAN, saíram Sgt e Oficiais, são desvalorizados Também? muitos aqui se acham os melhores, passaram na ESA, foram fazer o CAS (se as gaúchas colocarem comentários aqui vai haver muita PJ), muitos saíram Ten e Cap Sem e com o CHAQAO, já pensaram o quê os Oficiais da AMAN pensam de vocês? O mesmo pensamento de vocês para com os QE! Não são Oficiais de verdade! Puxam saco, entregam os pares, é só trairagem, tudo por um conceito, mas não se enganem, todos sabem quem são os Vagabundos, assim como tem QE, tem Sgt Concursado e Oficial QÃO e da AMAN, ainda bem que é a minoria, mas Tem! O ponto positivo é que as idéias é pensamentos dos mesmos de nada adianta para o andamento dessa proposta, está a um nível bem acima De seus poderes de decisões, para eles só resta ruminar todo Ódio é inveja que sentem dos QE!

        1. Para começar, é fácil se identificar estando na na reserva, mais fácil ainda para o militar do QE que tem um comportamento sindicalizado. Segundo, vejo aqui pelos comentários de alguns militares do QE que se dependesse do nível intelectual eles estariam perdidos, não conseguem escrever três linhas com coerência, clareza e objetividade, são dignos de pena. São coisas distintas o fato de terem sido competentes nas funções que desempenhavam na ativa e o nível intelectual que possuem.

          1. “A Verdade Dói, A Dúvida Corrói E A Mentira Destrói.”
            PeTê:
            – “Os Milagreiros… Falsas Expectativas”.

          2. Realmente! Alguém pode descobrir e mandar uma FATD! Só para lembrar!

            RELAÇÃO DE TRANSGRESSÕES

            2. Utilizar-se do anonimato;
            3. Concorrer para a discórdia ou a desarmonia ou cultivar inimizade entre militares ou seus familiares;
            57. Manifestar-se, publicamente, o militar da ativa, sem que esteja autorizado, a respeito de assuntos de
            natureza político-partidária;
            59. Discutir ou provocar discussão, por qualquer veículo de comunicação, sobre assuntos políticos ou
            militares, exceto se devidamente autorizado;

          3. Olha, ele tem conhecimento do RDE, HAHAHAHA

            Cabo, Isso aqui não é um assunto político, definitivamente não poderia ser nem o Aux do Sgte, não sabe aplicar o regulamento, deixe isso para o pessoal de carreira, que fez curso, que habilitou-se, que tem formação militar e graduação fora da instituição, que prestou cONCURSO PÚBLICO PARA ENTRAR PELA PORTA DA FRENTE DA INSTITUIÇÃO.

          4. Você é muito recalcado e sem noção, pois essa promoção se sair, não vai prejudicar ninguém, só vai ajudar o pessoal QE e suas famílias. Então para de graça, se não pode ajudar, então não atrapalha e vai cuidar da sua vida, seu mal-amado.

        2. Eu servi com oficiais do QAO que não possuíam Nível Superior. Mesmo não possuindo formação para o oficialato essas pessoas desempenharam muito bem suas funções.

          A atividade militar é especializada, não se aprende em escolas regulares, por isso a ascenção de um sargento até o oficialato.

          Por analogia, o sgt QE ser promovido a subtenente no final da carreira não está fora dos parâmetros.

  3. Que a justiça seja feita através deste projeto de lei, que venho para fazer aquilo que os COMANDANTES NÃO FIZERAM PELOS SEUS SUBORDINADOS, nem o presidente um militar sequer nos atendeu em nossas demandas. Uma coisa eu sei será uma VERGONHA PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO. os graduados, os praças, os pensionistas serão eternamente gratos a todos os envolvidos nesta luta contra a discriminação e desigualdade, que justamente lutam pela causa dos desfavorecidos dos abandonados pela própria força. o braço forte, mão amiga infelizmente abandonou seus pares sem ao menos dar uma chance de ouvi-los. Deus seja louvado e essas pessoas que nos ouviram que deus os abençoe sejam felizes. e isso falo mesmo o projeto não virando lei, mas tenho fé que isso acontecerá, por isso agradeço a todos desde já. MUITO OBRIGADO POR NOS OUIVIR!

    1. Os QEs se acomodaram tanto que esqueceram de se autovalorizar, ou seja, correr atrás de seus objetivos pessoais, progredir na vida, realizar concursos públicos (que é aberto a qualquer cidadão) por mais difícil que fosse suas vidas, se tivessem um pouquinho de coragem, não tivessem se acomodado, esperando tudo cair do céu, hoje não estariam se humilhando querendo uma coisa que eles mesmos sabem que não tem direito. É uma pena ver isso que está acontecendo.

      1. Acomodaram ?
        Trabalhei feito um escravo de jornadas de 12 horas em momentos da minha carreira
        Como motorista
        não tinha tempo nem de ir no banheiro atendendo autoridades
        Você não sabe de nada voce não conhece o EB.
        Infeliz seu comentário
        lobinho !
        Boa sorte os Qes
        Sucesso

        1. STen QE Anônimo das 21h04
          Mais de uma estrela, usa-se o plural.
          Assim, não é ‘Ministro 4 “estrela”‘.
          E vc se acha no direito de milagrosas promoções Incompatíveis.
          Fantástico

          1. Então você não está acompanhando, hoje todos os sargentos do quadro especial tem ensino médio completo e a maioria tem ensino superior, não me venha fazer chacota com st 4ª série, a força não valorizou esses profissionais da época, a verdade é essa

      2. Vc nem coragem de colocar seu nome no comentário teve.
        E lembrando o dinheiro das promoções não vai sair do seu bolso.
        Pior sao os políticos que se aposentam com dois mandatos, só trabalham 8 anos e não vejo ninguém falar nada

      3. Cuidado se aproveitando do anonimato e vc sem estabilidade
        A inteligência te rastreia tá ok
        Kkkkkkkkk
        Militar da ativa e proibido dar palpite em política tá ok
        E cadeia.
        Tudo Joia

          1. Não sei para que tanta discussão
            Se for aprovada pronto, General não está mandando nada prova disso é o auxiliar de ex-presidente fazendo acordo delação premiada.

            QE SERA PROMOVIDO BASTA IS POLÍTICOS CONCORDAREM

      4. Meu caro, qualquer Lei pode virar direito…essa proposta vai virar lei e será por consequências um direito. Viva o PT que sempre lutou pelas minorias.

      5. Vc está totalmente te errado , porque esse rancor , isso faz mal não seja assim, não está atingindo em nada a carreira dos militares de escola. Enquanto vc estava lendo um livro de como fazer o serviço nos já estávamos fazendo a nossa e a tua parte.

      6. Sou da ESA 1987, quando se começou a se falar em estabilização dos Cb-Sd eu pude verificar que a maioria dos que entraram na linha de estabilidade eram os baba-ovo, vi muitos irem embora porque não eram da panela. Essas figuras depois que estabilizaram a maioria não queria fazer mais nadam so ficando de leva e tras dos oficiais. Com o curso de cabos já foram a 2 Sgt o que essAS figuras querem mais. Fiz o concurso, o curso, o aperfeiçoamento e os altos estudos. E a mesma coisa de eu sgt querer ser oficial superior.

        1. Kkk! ESA de 1987, nível 8ª série, o curso de 10 meses que ensina no papel e vai aprender mesmo no dia a dia com os QE, aperfeiçoamento que ia mais para a zoada do que tudo e decorava o R/3 e o mais ridículo, autos estudos, prova marcada pelo avaliador, tempo para decorar em meio expediente Em casa, pode repetir o exame 3 vezes, isso porquê tem tempo para estudar em casa, quem é quem para chamar de baba ovo, deve ter se sentido orgulhoso ter saído subten só para avançar ao rancho primeiro! Kkk perdeu a oportunidade de ficar calado, mostra que não aprendeu nada nesse 30 ou mais Anos, tentou voltar como PTTC? Para servir cafézinho para Cel ou Gen? Ou fica em casa lembrando de como era fodão! Kkk

    2. “Que a justiça seja feita!”
      É MUITA CARA DE…
      Milhares de Soldados e Cabos do EP se esforçaram, estudaram durante seus oito anos de prorrogações de tempo de Serviços para ingressarem na Escola.
      E vc, ROGERIO DE MELLO, não se empenhou em passar por processo seletivo:
      – vem aqui falar em justiça, cobrar Justiça.
      Milhares de militares oriundas da ESA ingressaram na Reserva como STen De ‘Fato e Direito’.
      E vc se achando INJUSTIÇADO, “vitimizado”.
      Esperando cair no seu colo um ‘losango’ sem suor e justo.
      Inacreditável

      1. MEU CARO VOCÊ NÃO ME CONHECE, MAS VOU ME APRESENTAR, SOU QE, Tenho Curso Técnico De Refrigeração E Climatização Industrial E Comércial, Formado Na Melhor Instituição Do País FIERGS SENAI, Também Cursado Em Montagem E Manutenção De Computadores, Rede, E Programados De Notebooks, Celulares E Tablet. Iniciando Minha Faculdade De Psicologia. Caso Queira Comprovar Se Esses Fatos São Reais E Só Me Enviar Seu E-Mail Que Lhe Envio Copiar Dos Certificados. Para Finalizar: JUSTIÇA. Substantivo Feminino
        1. Qualidade Do Que Está Em Conformidade Com O Que É Direito; MANEIRA DE PERCEBER, AVALIAR O QUE É DIREITO, JUSTO.
        2. O Reconhecimento Do Mérito De Alguém Ou De Algo.
        OU SEJA, PARA QUE A JUSTIÇA SEJA RECONHECIDA BASTA SER APROVADA POR LEI, PROVIDA, DADO PROVIMENTO.

    3. Isso não é projeto de lei. Trata-se de indicação legislativa: “Espécie de proposição pela qual o parlamentar sugere a outro Poder a adoção de providência, a realização de ato administrativo ou de gestão”. A questão que não quer calar é a seguinte: e se causar expectativas e não redundar em nada, como fica a frustração do pessoal que confiou e tinha esperanças? Temos de ter muito cuidado com os políticos de qualquer matiz.

    4. Excelente comentário. Q nosso Deus abençôe ministra Gleice. Pres do PT. PELA EXCELENTE INICIATIVA EM PROL DOS PRAÇAS DAS FFAA. Q ESTAVAM ESQUECIDOS .
      NAS Leis q foram aprovados.

          1. não. O Regulamento de Promoções de Graduados da Marinha que vigorou alguns anos após a CF1988 permitia concurso interno para 3Sgt carreira para os cabos incorporados pela LSM (mesma Lei que incorporou os Sgt do QE), os quais deviam cumprir alguns requisitos (conceito Cmt, ter sido embarcado por no mínimo 3 anos, TAF)

            aCORDA JOVEM, Existiu uma fase de transição após a promulgação da Lei.

          2. Até entendo o recalque pelos QE poderem sair Subten, você babou a sua vida Inteira por uns pontinhos e medalhas, ficou bem na foto, é da Associação dos FEB? Com ela conseguiu sair oficial? a lei que amparava o QE é anterior a 88 e mesmo a Constituição tornando obrigatório o concurso Público, nenhuma das 3 forças tomou providências para adequar a situação dos QE, para solucionar um problema interno de falta de mão de obra, criou-se um outro e simplesmente deixaram o barco correr, para um subten e advogado especializado em assuntos Militares Fica feio ficar jogando militares uns contra os Outros, contribuindo para a discórdia.

  4. Excelente! Agora o próximo Caminho é o arquivo por ser uma proposta inconstitucional, que com certeza a deputada nem leu só encaminhou para pararem de encher a sua paciência. Coisa maluca, o cara com um século na inatividade, vai dormir e acorda promovido a ST. Vão promover até os falecidos para beneficiar os dependentes. Em nenhum momento o R-196 é referenciado. Coisa de maluco.

    1. Como isso te incomoda, só não tem coragem de mostrar a cara, diferente de vc eu falo e mostro quem está falando, seu covarde.

      1. Nós os acomodados não obtivemos direitos por ter sido sempre tratados como escravos. Nem os de carreira queriam assumir comandar pelotão de obras , ou funções afins. Aprendiam com os qes pois chegavam só com teorias. Merecem a promoção a sub tenente sim e parabéns a estes bravos guerreiros. Lutem pelos seus direitos.

    2. Porque incomoda tanto
      Já ouviu falar promoção por preterição?

      Vocês Tiveram Seu dinheiro na Restruturacao

      Agira e nossa vez vai preocupar com sua carreira
      Há O dinheiro vir da mesma Restruturacao do bozo tá ok de até 70 por cento

      Boa sorte e sucesso aos Qes

    3. Vai machar no pátio no sol. E Puxar Saco pra ganhar uns pontos Para sua Promoção de dezembro kkkkk
      Adoram puxar o tapete. Dos colegas pra ganhar uma posição
      Sucesso QE

  5. kkkkk, às vezes penso : – O que será desse Blog do Nobre amigo Montedo quando esses QEs forem promovidos a Subtenente? Haverá vida ? hAvéra assuntos ? Acho que será um tédio,pois não haverá mais assunto.Creio que a vida voltará ao normal nas unidades,enfadonha ,com valentôes de alojamento resmungando,mais bem docinhos e disciplinados frente ao CMDO.

      1. 1º Sgt c/ cHAQAO

        …… esse curso CHAQAO é realizado em qual UNIVERSIDADE ???…. Estou procurando aqui já que fiz O eNEM…. QUE SABE CONCORRO UMA VAGA…. HÁ, lembrei, não é BACHARELADO…. ops…. um amigo me falou que deve ser Tec

        1. Kkk o CHAQAO habilita a trabalhar como segurança em supermercado! Tadinhos, sem casa própria, com empréstimo na Poupex, pagando PJ, com um diploma de curso superior feito a 20 anos, sem experiência no mercado, um zero a esquerda fora do quartel, mas eu sou concursado! Coitado, vai ter que puxar saco para concorrer a uma vaga de PTTC.

    1. O sucesso do Blog é muito anterior a essa bizarrice de STen QE 4ª série.
      Lembro que seu segmento militar é extremamente pequeno nas FFAA.
      O Blog estaria “falido” se dependesse de vosso acesso.
      Vc não estudou, digita “contesto”, se arrastou na ativa por 30 anos:
      – e se acha duma importância irreal, inexistente.
      Bizarro

    2. Que nada, os sargentos de escola vão contratar assessoria com os sargentos QE para criação de novos regulamentos que os beneficiem na carreira. kkkkk

    1. É por essas e outras que as forças armadas são comandadas por oficiais, se fossem comandadas por praças não duraria uma semana……
      E, sim, isso vai ser aprovado, quer os CHQAOs queiram ou não.

  6. OBSERVEM !!! ” Em seguida, será submetida ao crivo do Chefe do Executivo, a quem caberá determinar o arquivamento ou colocá-la em vigor, através de Decreto ” NUNCA UMA MOBILIZAÇÃO DE PRAÇAS CHEGOU A ESSE NÍVEL POLÍTICO !!pARABÉNS MEUS AMIGOS DO QUADRO ESPECIAL !!! DEUS É COM VCS !!!

      1. não é decreto nem MP, será Lei. o Decreto está abaixo da Lei no ordenamento jurídico e tem como finalidade estabelecer regras para determinada lei. Exemplo LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS, DECRETO QUE REGULAMENTA A LEI DE PROMOÇÃO DE PRAÇAS.

  7. De novo faço o alerta!
    Pessoal, já deu dessa ficcão científica de salto triplo de cabo/3º Sgt QE direto a STen.
    Chega de promoções Sci-fi, aumento salarial e Lei do general.
    Dinheiro E Promoções São Apenas Detalhes Secundários.
    Soldados São Superiores Ao Vil Metal, Dinheiro Do Mal (Do Diabo).

    Sejamos profissionais, tratemos de preparo/emprego da Força Terrestre.
    Foquem Em nossos deveres com a Nação:
    – GLO nos portos e aeroportos de SP e meu RJ.
    – Exército tem 49 missões simultâneas em andamento na fronteira.

    Preparo/Emprego: só isso interessa ao combatente.
    STen RAIZ de ‘Fato/direito’.

  8. Muito fácil
    Só não assinar o requerimento

    Ou fazer doação para a família do bolsotrevas da diferença

    Também pode fazer uma gru para a união devolver a diferença
    Moral de Cueca

  9. Pergunta de seleção, os STen da ESA podem prestar o concurso ao CHQAO?
    Chegando meus 73% do Adicional AE Categoria I, aí gente!

    1. Sim, porém, salvo melHor juízo, nos dois ultimos anos de 1º Sgt e APENAS quatro tentativas para prestrar o vestibular. Após isso, poderão, pelo críterio de antiguidade, fazer o CCAS Q Dá 65 ou 67% (categoria II). EsMB 1995!!!

  10. Como tem gente inocente nessa vida e ainda falam que tem altos estudos e falam em CHQAO. Me poupem já tratei pessoalmente sobre o orçamento com o Luís Inácio lula da Silva o presidente da República. Agora já está decidido não é todo mundo que vai ser promovido e pelas turmas vai até 2032 Também o que o presidente tratou,me falou que o pessoal foi bem renumerado na lei 13.954. Aí não vão precisar de aumento e ao contrário dos QEs que ele reconhece que sempre foram tratados e injustiçado até ele falou que pensou em ter dado isonomia em 2009 com os taifeiros e aí para não bate de frente com os generais passou batido e agora já tratou com o ministro da defesa e não vai ter problema no orçamento que é muito pouco e não faz nem cosca. Esperem do dia 6 a 9 de dezembro. Estou lhe dando umas informações antecipadamente e não estou cobrando nada e só os aconselhando para fazerem o Che cap antes para os contras e recalcados não morrerem de enfarte. O recado foi dado. O tempo é o senhor absoluto da razão. Parabéns QEs vocês merecem. Sucesso a todos vocês. Que Deus abençoe todo mundo.

    1. Obrigado pelos que estão a favor dos QE principalmente os que foram tarefeiros, cuidava muito bem da casa lavava passava e fazia café,almoço, e jantares comemorativos das famílias dos generais

    1. Felizmente, vc está redondamente, enganado, pois as gratificações dos cursos (formação, especialização, extensão, aperfeiçoamento, altos estudos, etc) estão previstas na lei de reestruturação dos militares de 2019. EsMB 1995!!!

  11. como fica inclusão em QA, Interstício, ultimo TAF, Apto em Inspeção de saúde, Conceito Cmt?
    E as situações impeditivas: atingir idade limite para permanência no serviço ativo, passar para inatividade, vier a falecer?
    o R-196 será revogado? o novo R-196 valerá para todos graduados?
    São só dúvidas, estou torcendo p/ Os QE’s, acredito que pelo menos uma Gratificação Especial será mais fácil de incluir no contracheque. Boa sorte.

    1. Vai demorar bastante tempo Até virar projeto de lei e para virar lei todos já estarão na reserva remunerada e não terá promoção retroativa na reserva.

    2. Gostaria de saber só uma coisinha: como fica a situação de quem tá respondendo a justiça, vai ficar impedido ou vão promover de bolo. Os que foram aposentados por problema de saúde, vão passar um pincel e promover a ST? Só algumas perguntinhas de várias.

    3. QA: possivelmente, será por antiguindade, idêntico a promoção dos Cb QE À 3º sgt e 3º Sgt à 2º Sgt;
      Interstício: TODOS os Sgt QE possuem o tempo mnímo para promoção;
      Último TAF: Provavelmente, será utilizado o último realizadfo quando estavam na ativa;
      Apto em inspeção de saúde: presumivelmente, será idêntico a convocação do PTTC e;
      Conceito Cmt: Certamente, será realizado nos moldes atuais. EsMB 1995!!!

    4. Você não deve ter lido sobre o Quadro especial, não estão incluído na R+196. Artigo 25 da Regulamentação A regulamentação será apresentado em momento ESPECÍFICo. REGULAMENTAÇÃO ESPECÍFICA. ENTENDIDO.

  12. Pessoal, pessoal, muita calma nessa hora, é só uma Indicação parlamentar.
    Após dar entrada encaminhada ao ministro das Relações Institucionais:
    – será direcionada aos órgãos pertinentes a fim de verificar sua viabilidade dentro da Lei de responsabilidade fiscal, de sua constitucionalidade.
    Que convenhamos, não existe qualquer amparo, zero.
    Como noutras oportunidades, tentativas, de novo não encontrará sustentação legal, de juízo.

    1. Discordo parcialmente. Não há amparo legal HOJE, nem espaço no orçamento para 2024, contudo poderá ser promulgada e válida para 2025. EsMB 1995!!!

      1. Discordo parcialmente do parcial discordado.
        A reforma tributária está em vias de ser aprovada este mês. com isso, o orçamento sofrerá desvinculações e vai possibilitar os gastos com a promoção.
        Quanto à legalidade, não há lei que impossibilite a criação de Quadros no âmbito das FFAA, atribuição essa exclusiva do PR.

  13. Se essa proposta for pra frente eu recomendo aos QEs fazerem os cálculos de seus vencimentos, caso saibam, não é animador. caso essa proposta passe eles serão enquadrados no IRPF na base de cálculo de 2,7%, do bruto, como eles só possuem o curso de formacão CFC, nao terão aqueles índices que chegam até 73%, para quem tem o CHQAO, vão ficar somente com 12% da formacão e os 26% do adicional de disponibilidade. Isto significa que o imposto de renda vai engolir boa parte do vencimento. Talvez fique uns 600 reais a mais do que o que recebem hoje, no caso do 2º Sgt, para o 3º Sgt é um pouco mais. É bom verificar essa Situação, caso essa proposta saia e quando o QE for receber seus vencimentos Não fique frustado e dando chilique.

      1. Só para te esclarecer, sou 2QE e já estou nessa faixa meu amigo. Acredito também que os 3sgt também estão. Do IR não tem escapatória. Mais fazer o que né. Tem que pagar.

        1. Sou Sgt QE, fiquei 20 anos para ser promovido a 3º sgt. fui promovido cabo em 02/02/72 e promoção a 3º em Jun/ 1992, uma injustiça levar 20 anos para ser 3º quando a lei determina 15 anos para promoção. vamos para a frente Fui acometido por câncer, e reformado com proventos de 2º Ten em 2005, meu salário hoje 11.900,00. Espero ser promovido a SUB E EM VIRTUDE DE QUE FUI PARA A RESERVA COM PROVENTOS DE SEGUNDO SARGENTO, ESPERO AO CHEGAR SUB, FICAR RECEBENDO DE ACORDO COM A LEI COMO PASSEI A RECEBER COMO SEGUNDO, COMO SUBE VOU RECEBER COMO 2º TEN AI TERÃO QUE ME REFORMAR COMO 1º ten, Cap, Maj, Tc ou Cel. Se Deus estiver neste negocio vai ficar bem melhor para mim.

  14. Não é querer desanimar a QEzada mas se o EB abrir esse leque de promover como esta previsto nessa indicação de Projeto, vai abrir jurisprudência para milhares de militares que deixaram de ser promovidos por incidirem em impedimentos que esse tal projeto dos QEs tá passando por cima, ou seja, vai chover de processos na justiça. Vamos ver o que vai acontecer com essa jabuticaba.

      1. Duvido, o cara já está na reserva mesmo, e foi prejudicado por ter deixado de ser promovido por algum impedimento, mas vai entrar mesmo na justiça, nso tem nada a perder e nem ta mais concorrendo a nada. O EB com certeza não vai cair nessa cilada politica.

  15. Que doideira.
    Essa insanidade gerou um monte de teorias/possibilidades administrativas incabíveis:
    – IRPF, Adicinal ‘A’ ou ‘B’, CAS-EAD, auxílio fardamento, remunerações retroativas de todas graduações subsequentes, CHQAO, etc.
    Loucura.
    Insanidade coletiva nunca vista em toda história das FA.
    O Honesto Cidadão, Há Décadas Na Reserva, Dorme Cb/3º QE E Acorda STen.
    Milagroso, Sobrenatural.

    Sem escolaridade adequada, sem concurso público, na Reserva, sem previsão orçamentária.
    Sem amparo legal, Sem qualquer anuência, fiança ou legitimidade das FFAA.
    Apenas a vontade, capricho político de oportunistas petistas da pior espécie atrás de novos eleitores “especiais” (os “novos” Cristãos-novos).

    Os Taifeiros pelo menos tinham uma estranha Lei do século passado.
    Vocês estão muito, muito “ALÉM DA BORDA Da TERRA”.

    1. Isso é política estúpido, vc ficou na reserva contando cantil de alumínio e não evoluiu,Lei é Lei ! Cristão-novos ? os perseguidos pela inquisição sofreram o inferno na terra? vá estudar acéfalo.

    2. NÃO pacto cidadão, nós não estamos além da Borda da Terra,
      nós fomos colocados além da borda do R196.
      Nós fomos excluídos desse regulamento de promoções (art 15/R196).
      Dessa forma, como já estamos de fora do contexto desse regulamento (R196) que possibilita ao militar de carreira ter uma vida digna para si e seus familiares, será criada uma Lei agora que repare essa injustiça. DEU PRA ENTENDER MEU???????

  16. Se o Juruna Lex, o Cabo QE 4ª SÉRIE e o QESA sem concurso público podem chegar, melhor, devem ser promovidos, na inatividade, a STen QE.
    Então um STen de carreira R1 preterido ao QAO:
    – será promovido direto a Capitão QAO com direiro ao CHQAO/EAD.
    E, por fim, aqueles que ingressaram na inatividade como Capitães:
    – “sairão” Coronel “Full” com direito a ECEME/EAD.
    ISSO É IMPRESSIONÍVEL

    1. Esses ST de carreira no geral são docinhos e disciplinados,contam pontos a cada momento.Nunca vi um peitar CMDO PRA DEFENDER direitos,assim como fez a QEEZADA.

    2. Kkkkkk, Juruna Lex, se soubesse de quem se trata, nem ficava tirando sarro. Engraçado, quando a pessoa escreve Coronel Bustamante e fala um monte de sandice ou um MajCav, ninguém fala que tem fundamental ou médio. Quantas asneiras propaladas.

      1. Simples, Bustamante se expressa com a arrogância peculiar de seu círculo militar.
        MajCav expressão real de Militares reformados, sem hipocrisia mostra o mundo real das FFAA, sem teatro.
        Vc com seu rancor típico daqueles que passaram toda carreira nas simbras:
        – hoje, na reserva, destila todo Ódio acumulado por décadas nos seus rasos comentários.

  17. Pergunto. Quem tem moral para barrar esse projeto? Forças armadas desmoralizada com general na Cpi. Os políticos todos beijando a mão do PT. O projeto foi assinado pela Dona do PT. O presidente vai assinar e todos vão bater palmas. 21 mil assinaturas. Políticos gosta de números assim como galinha de milho. Já ouviu falar no R quero da política? Fé na Missão. 🇧🇷🇵🇹👍

    1. Estou acreditando que seremos beneficiados , e os soldados e os Cabos que foram transferidos pra Reserva Remunerada seram lembrados com esse benefício.

  18. Bom dia , sou do Quadro especial do Exército e creio que essa vitória já chegou em nossas mãos.
    Muito em breve seremos promovidos em nome de Jesus.

  19. Terá que promover todos os 94 Cabos da ativa na Marinha, Quem foi pra reserva como SDs e CBs, os Não READAPTADOS, os Sgts e Subt de escolas, os milhares de SDs fuzileiros navais e CESD ativos no sistema, é muita pretensão desses QEs

  20. Quer ver acabar com a alegria dos 4ª série incompleto, é só dizer que para ser promovido os pretendentes terão que fazer o CAS com tempo de 1 ano, sendo 6 meses online e 6 meses presencial, pronto, acabou com os QEs, pois querem ver o diabo, mas não querem estudar, pois foi a vida toda assim correndo de estudo.

  21. As hienas ficam rindo e se degladiando pelo pleito dos QEs. Deixa o pessoal correr atrás do prejuízo. Vcs não sabem o porque de eles não terem galgado as promoções. Na Marinha por ex, era por especialidade. Muitas profissões, mais vagas que candidatos e outras 100 X 1.

    1. Queriam a promoção igual aos taifeiros da MB e da FAB e a promoção a 2º Sgt sequer foi estendida ao pessoal inativo e serviu apenas para acomodar um passivo já publicado no ano de 2005.

  22. Isso nada mais é que vilipendiar o sistema de merecimento do Exército na medida que poderá abrir precedentes aos St e Sgt de pedir proventos de major em caso de promoção ao oficialto, no fim da carreira… pois, com todo respeito, para chegar a graduação de S Ten é preciso o CAs dentre outras exigências… no caso em questão quebra-se todo um sistema para beneficiar um segmento que apesar de ser importante ao EB, ganha de mão beijada uma promoção sem fazer um curso se quer….

  23. Os QEs estão eufóricos, lógico, qualquer um ficaria com a possibilidade de promoção inesperada. Só que eles esqueceram, não sei se por falta de conhecimento ou por euforia com a possibilidade de promoção, mas recomendo a pedir alguém que entenda para calcular os seus vencimentos. Tenho uma planilha que calcula os vencimentos, inclusive usada em exames de contracheque, e o resultado não é animador para a QEzada. O leão vai comer boa parte da diferença do soldo, eu explico, automaticamente os QEs irão para a base de cálculo de 27% devido ao soldo de ST, R$ 6.166,00, só que os QEs não terão a princípio os índices de 73% do CHQAO, somente os 12% do CFC, além do Adc Militar e outros que só tem os de carreira, isso já é uma diferença considerável. Então nos cálculos o leão vai engolir por volta de 63% dá diferença de soldo. Sinceramente não sei se vale a pena essa briga toda.

      1. Se for realmente dessa forma, o leão pegando quase tudo, eu Acho que essa indicação de Projeto vai passar facilmente. É o famoso toma lá dá cá. Volta legalmente quase tudo para o governo. Isto é o Brasil, nunca se dá nada se não tiver um retorno.

    1. Quanto é o vencimento de 2º sgt QE?!?!?! Quanto é o Bruto de ST sem CHQAO?!?! Qual é a diferença?!?!Poderia, por favor, colocar essas informações para facilitar o entendimento de TODOS?!?! EsMB 1995!!!

    2. O negócio tá feio mesmo! Já estão fazendo conta, perdendo noites de sono, não estão dando atenção às esposas! Kkk deixe que tem pessoas mais qualificadas para tratar sobre esse assunto, trate de continuar bajulando seu chefe de Seção, isso sim mudará sua vida, você precisa de conceito e Medalhas!

  24. Pessoal, lucidez, isso tudo é alucinação coletiva gerada por políticos oportunistas Aproveitadores da situação crítica dos QE’s.
    Que situação bizarra, e tem muita gente boa embarcando nessa sandice surreal.

    1. Sandice Camarada “que Dureza”. creio q esteja redondamente enganado. Essa Indicação parlamerntar, virará MP e será promulgada no Congresso nacional. Quando?! amanhã, semana q vem, mês q vem?!?! não sei, contudo, até 2026, isso ocorrerá. EsMB 1995!!!

  25. Anônimo vc e um covarde. Coloca seu nome completo seu email e seu telefone para contato se vc for macho. Não se esconda seja homem , o que vc acha e pensa não muda nada quem vc E? Pra mim vc e um zero a esquerda . Sai da moita seja HOMEM.

  26. Tudo isso é irrelevante tendo em vista a reestruturação de carreira feito pelos generais para eles mesmos, cursos que eles já possuíam, presenciei capitão que estava entrando para reservar quando chegou a lei 13.954 voltou ficou uns meses para fazer o curso online para atingir os 73% de adicional de habilitação, daí a pergunta, se o camarada vai para reserva qual benefício vai trazer para força? Resp nenhum benefício apenas para validar todas as aberaçoes e beneces que essa reestruturação trouxe para alto escalão do EB.

  27. Lendo alguns comentários já se tem a noção que o governo passado de JB e o altos coturnos com a restruturação de carreira que culminou na Lei 13.954 lei do mal, só trouxe desavenças e divisão no meio militar, ou seja, não contemplou todas as categorias, principalmente nas categorias de base que foram os sargentos QEs QESa e as suas pencionistas, mas para uma coisa serviu caiu a máscara dos nossos chefes, generais, almirantes e brigadeiros nunca serão esquecidos como traidores dos praças, egoístas e pór aí vai…e claro Bolsonaro nunca mais.

  28. Os praças carreristas e que só pensam em conceito dentro da caserna precisam aprender e entender que os QEs são de outro geração de homens batalhadores que encaram os problemas de frente cumpridores de missões mas que quando são humilhados a luta é o mínimo que se espera desses guerreiros.

    1. Sim, esses pobres coitados carregaram as OM nas costas, inclusive na minha OM tinha vários encostado, nem vinham mais no quartel, com problema de coluna de tanto carregar a OM nas costas.

    2. NÓS, Graduados de carreira (principalmente os da reserva remunerada) continuamos carrerista mesmo na reserva remunerada, pois ficamos BABABNDO O OVO Dos “Chefes” Para Conseguimos Aquela Vaga BIZURADA De PTTC. É por esso q NÃO lutamos por aumento dos nossos SOLDOS (Beneficiaria a TODOS: do Sd EV ao Gen Ex). é esse RANCOR O q os Of QAO/ST/Sgt de carreira da ativa/reserva têm dos QE, Pois estes SEMPRE estão correndo atrás dos seus legítimos direitos, indepentemente, do tempo q demorem oara lograrem êxito. EsMB 1995!!!

      1. isso, o Exército teve 5 anos após a CF/88 para apresentar sugestoes para a política de Pessoal. A Constituição, em suas disposições transitórias, previu esse tempo para que na sua revisão, realizada em 1994, fossem apresentados esses ajustes. PERGUNTA, por que o Exército não elaborou minutas para adequação dos militares incorporados antes de 1988? Essas correções no texto constitucional poderiam recepcionar leis antigas que tratavam sobre estabilidade, concursos na Força e o próprio R196.

  29. Esdrúxulo, serve pra nada, vai dar em nada.
    E mais: não deve ser promovido à ST, simplesmente porque não é merecido. Tanto intelectualmente, bem como pelas “regras do jogo” das quais eram cônscios e às quais aderiram.
    Estudasse naquela época pra passar na ESA. Até porque também é injusto para quem passou.

  30. Não colega você nunca poderia ser oficial Superior, você fez um Concurso xula, em 1987, onde não tinha câmera, sensores, cartões de inscrições e outras seguranças dos concursos de hoje, no seu tempo era só o fundamental, o concurso que você fez foi para no máximo chegar a Subtenente, depois a Força deixou vocês serem promovidos ao QAO, Quadro Auxiliar de Oficial, o próprio nome diz Auxiliar De Oficial, um meia boca outra, na sua época não o CHACAO, a promoção para AUXILIAR DE OFICIAL, era por merecimento, então você não tem Altos Estudos, você pegou carona na Lei 13.954/19, que benefício Os Subtenentes com alto estudos por causa do tempo de serviço. E outra pra você entrar em um site pra falar e desmerecer os companheiros de farda é um homem sequelado, que nem se quer chegou a ser QAO Auxiliar de Oficial, Vá descansar companheiro e curtir sua família, não perca tempo querendo prejudicar as pessoas, cuidado com a lei do retorno, Subtenente sem CHACAO.

  31. Eduardo Menezes Marques sou praça de 1980 ; sgt turma verde 96 espero que desta vez saia a tão famosa correção 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  32. Falaram tanto em 2012, o que aconteceu?? Fomos promovidos! Por mérito, trabalhei 15 anos no Set Fin da OM, função de 1 Sgt ou ST, muitos que chegaram da Escola aprenderam comigo a trabalhar com o SIAFI, não venham falar que não temos capacidade, se essa promoção vier, irá corrigir erros do passado, Deus está no comando.

    1. Corrigir qual erro do passado? Que eu saiba não há nenhuma lei de promoção de QE a ST. Que mostre a lei onde vocês foram prejudicados. portando, deixa de ser cara de pau, não há erro nenhum.

  33. O cidadão se orgulha de ter passado no concurso da ESA pica das galáxias, mas não consegue compreender que o QE tinha uma legislação própria criada por um General comandante do exército no ano de 1983 e queira ou não a opinião dos contras não vai mudar em nada Qualquer decisão de promover o QE, só resta aos carreiristas bajuladores de conceito chorar caladinho e aguentar mais uma vez calado, pois, Militar não tem o direito de censurar superiores hierárquicos, qual general vai contra a vontade do Nine. Chupa lobinho, chupa pica fumo, chupa oficial de mentira!

  34. o Exército teve 5 anos após a CF/88 para apresentar Sugestões para a política de Pessoal. A Constituição, em suas disposições transitórias, previu esse tempo para que na sua revisão, realizada em 1994, fossem apresentados esses ajustes.
    PERGUNTA, por que o Exército não elaborou minutas para adequação das Normas de Pessoal dos militares incorporados antes de 1988? Essas correções no texto constitucional poderiam recepcionar leis antigas que tratavam de estabilidade, concursos na Força e o próprio R196.
    Todo militar antigo sabe que no Exército e na Marinha havia concursos internos e outros tipos de admissão antes dos anos 80.

    1. Sim,havia várias formas de adentrar e ascender internamente,agora se você não aceita que UMA delas era a previsão de entrar via Seleção do Serviço mILITAR e possívelmente ESTABILIZAR aPÓS 10 ANOS DE SUCESSIVOS ENGAJAMENTOS,INCLUSIVE COM FORTE ARCABOUÇO JURÍDICO, AÍ eu recomendo que busque um Psiquiatra,essa sua obecessão vai consumir seu coração.

  35. Tanto houve o erro por parte das FFAA que o texto constitucional previu a concessão de estabilidade para servidores civis incorporados antes da CF sem concurso público. Poderiam ter corrigido esse texto em 1994, por Ocasião da revisão.

  36. Tenho um filho Sargento QE, ele entrou no Exército com 18 anos segundo grau completo, cumpriu 1 ano de soldado, 15 anos de cabo e 14 anos de terceiro sargento e foi para reserva como terceiro sargento QE…Meu filho ajudou informatizar os Quarteis, teve função até oficial e nunca deram devido valor homem inteligente e hoje é presidente de Organização internacional…é um absurdo valor esses generais e comandantes dão a seus subordinados…Tenho orgulho do meu filho ter ficado no Exército e triste por esquecimento aplicado covarde!

  37. Brasília, DF, 31 de dezembro de 1979; 158º da Independência e 91º da República.

    JOÃO FIGUEIREDO
    Art. 4º. O recrutamento para ingresso no QAO será feito entre os Subtenentes da Ativa das diferentes qualificações militares, que satisfaçam aos seguintes requisitos essenciais:

    a) – possuir o curso de aperfeiçoamento de sargento ou equivalente;
    b) – ter no máximo 48 (quarenta e oito) anos de idade;
    c) – ter conceito favorável de seu Comandante, Chefe ou Diretor;
    d) – ter parecer favorável da Comissão de Promoção do QAO (CPQAO);
    e) – possuir certificado de conclusão do ensino de 2º grau, expedido por escola oficialmente reconhecida.
    A partir de 2012 foi corrigido…

  38. Sou da turma de 1992 .graças Deus na minha carreira militar deu tudo certo missão de paz no Haiti 3 vezes é hj cheguei a 2 sgt na Ativa estou na reserva em paz irmãos

  39. Isto é um assunto de política e não de comandante de forças armadas. Esta resposta é para militares desconhecedor de leis (imbecis)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo