Promoções no Quadro Especial: pauta transita entre Executivo e Legislativo há mais de uma década

Não é inédita a proposta da deputada Gleisi Hoffmann (PT) que sugere a ascensão dos integrantes do Quadro Especial a graduação de subtenente.

A pauta é recorrente e transita entre Legislativo e Executivo há mais de uma década. Ao longo do tempo, o projeto vem sendo maquiado e reapresentado periodicamente.

Em 2012, o deputado Paulo Pimenta (RS) propôs alterações no projeto 4373/2012, permitindo aos QE promoções até subtenente.

Na apreciação encaminhada para a então Presidente Dilma Rousseff, o titular da Defesa à época, Celso Amorim, justificou a impossibilidade da proposta:

E.M. Nº 00324/MD

[…]

Ressalte-se, ainda, que os militares do Exército integrantes do referido Quadro Especial não possuem a capacitação e o desempenho profissional dos demais graduados de mesmo nível daquela Força terrestre que os habilite a uma ascensão além da graduação de segundo-sargento, pois, enquanto a escolaridade exigida para a admissão na escola de formação de sargentos de carreira do Exército é de nível médio completo, a escolaridade exigida para o ingresso no Quadro Especial é de 4ª série do ensino fundamental.

  1. O sargento do Exército não pertencente ao Quadro Especial é formado especificamente para ocupar cargos de comando ou chefia de frações elementares no âmbito de sua qualificação militar, além de determinados cargos de natureza administrativa na tropa ou em outras organizações militares.
  2. Para ser promovido à graduação de 1º sargento ou de 2º sargento precisa ser aprovado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, com duração aproximada de nove meses, concebido para atender a um público com escolaridade de ensino predominantemente administrativa, exercendo, por exemplo, a função de encarregado de material, com atribuições relacionadas ao gerenciamento de patrimônio e ao uso de meios de informática.
  3. As graduações de 1º sargento e subtenente do Exército implicam reconhecimento de habilidades e assunção de responsabilidades que extrapolam a formação do graduado que integra o Quadro Especial em questão. Possibilitar a ascensão do integrante do Quadro Especial do Exército além do proposto no projeto de lei sob análise afetaria a estabilidade e a credibilidade das relações hierárquicas na organização militar, repercutindo negativamente no círculo dos pares e dos futuros subordinados do beneficiado.

[…]

Seguindo a recomendação da Defesa, Dilma sancionou a Lei que permitiu aos integrantes do Quadro Especial o acesso até a graduação de Segundo-Sargento.

Em 2017, o deputado Subtenente Gonzaga apresentou uma indicação idêntica à de Gleisi, que acabou arquivada.

Durante as discussões do PL 1645/19, Pimenta tentou, sem sucesso, emplacar uma emenda que permitia a promoção a subtenente.

Nada mudou
O Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) continua sendo obrigatório para o acesso à graduação de primeiro sargento.

O que há de novo?
O diferencial desta nova tentativa tem a ver com a reunião dos representantes do Quadro Especial com Lula , em março passado. Os militares foram levados ao Presidente por Paulo Pimenta, agora ministro da Comunicação do Governo. A pauta girou sobre as perdas da categoria com a reforma da previdência militar e gerou constrangimento à cúpula das Forças Armadas, pois os Comandantes não foram comunicados ou mesmo consultados sobre o encontro.

 

 

123 respostas

  1. Da matéria acima chego a seguinte conclusão:

    1°, muita gente contra;
    2°, Lula, Gleise, Pimentão, Dilma…a favor;
    3°, muita gente a favor, mais de 20 mil votos na proposta;
    4°, Apoio e sempre vou apoiar Quem apoia a mim e minha família, Pagam meus boletos e me dão uma condição de vida um pouco mais confortável na velhice.

      1. Não Seja Desonesto. Diga logo que não concorda e pronto, é a sua opinião, merece respeito.

        Talvez a desinformação consciente ou não, lhe fez escrever esta asneira. Quem não quis e fez de tudo ( não vou citar aqui mas todos sabem), Para que o projeto não fosse aceito foi o Exército, Bolsonaro, Mourão e cia. Não sou contra ninguém mas a verdade deve prevalecer.

        1. A reprodução do texto acima é assinada pelo ministro da Defesa Celso Amorim, petista ferrenho e assessor especial de Lula no governo atual e está até na matéria que Dilma rejeitou a matéria…

    1. Concordo com os comentários do colega acima. Porem Deve-se ressaltar que os militares dos Quadros Especiais veteranos, por esta sua condição, já nao Exercerão nenhuma atividade na tropa, muito menos as pensionistas. Os que ainda estiverem em atividade, se for o caso, poderão fazer os cursos que se fizerem necessarios. Da mesma forma que foi feito com os taifeiros da FAB.

  2. Quarta série… Precisei publicar em BI a conclusão do antigo segundo grau, enquanto o concurso para ESA era a conclusão do primeiro grau, vamos em frente e saberemos no que isso irá terminar.

    1. Esse pessoal QE é engraçado: entraram pela janela, sem pagar passagem e ainda querem poltrona reclinável….
      Se você tinha segundo grau e capacidades, porquê não fez o concurso para EsSA???? E ainda tinha antigamente a mamata que militar concorria com vantagem em relação aos civis. Vamos ver no que isso vai terminar…

      1. Você deve ser mais um iguinorante, tive o privilégio de servir com os QEs, que sempre levaram os Sargentos de escola.nas costas, já vi QE comandar rancho, encarregado de material, motorista de esacania, cehe da sala de armas, responsável por boletim interno e reservado, QE sargenteante e Você vem falar que eles tem a quarta serio? Vocês só tem o tecnologo porque exercito correu atrás para eSAs valer como superior

      2. Alguns Militares Possuem o Ressentimento de ver o Subordinado evoluir em Promoção e isonomia. Há Vários sgt QE com Nível Superior e pós-graduação. Inclusive aprovados mas Não Convocados para o QCO. O sgt QE assume e Desenvolveu Funções e Competências dos sgt de Escola. Eles QEs Foram Impedidos de realizar Qualquer Curso que Não fosse o de cabo.

        1. Sou um exemplo disto, possuo canudos, pó-graduações e doutorado.
          Fui até 2 vezes convidado pra comandar o ‘PECIN’ (chefe), mas recusei.

          1. Vejo aqui muitos MILITARES de carreira reclamando da Luta do Quadro Especial e exigindo também direitos QUE CONSIDERO legítimo, Aí eu pondero, Vcs de carreira,companheiros de ESA, vcs teriam a coragem que esses JURUNAS tiveram ??? Enfrentar CMT e BOTAR A BOCA DO TROMBONE ,assim como eles fizeram várias vezes,teriam ??? vCS da eSA teriam a MORAL de ir ainda na ativa,como alguns foram,IR em busca de direito no Congresso,Teriam ? Vcs sairiam da segurança do alojamento,para enfrentar oficiais numa Audiência Pública ?? Como assiM eles fizeram ! Vcs em busca de seus direitos teriam coragem de dizer numa audiencia pública na lata de um brigadeiro, que muitos oficias das FFAA foram para as academias do eB,MARINHA E FA sem fazer concurso E MESMO ASSIM tiveram uma carreira plena com direitos,VCS TERIAM ?? Vcs que vive somando ponto;QUE sonham que OS FILHOS ESTUDEM EM cOLÉGIOS militares e pede a DEUS transferências bizuradas, teriam a marra que essa QEEZADA TÊM??Muitos desses caras estão calejados de puniçoes,muitos respondem IPM, sindicãncias,puxaram cana EM RAZÃO DE BUSCAR DIREITOS DE TER UMA VIDA MELHOR PARA SUAS FAMÍLIAS e corrigir injustiças, AÍ vcs querem se igualar em REINVIDICAÇÕES AO NÍVEL DELES ? VCS TERIAM ESSA BRAVURA QUE ESSES CARAS TÊM?? TERIAM Não meus amigos, eu conheço vcs,sei de como vcs se comportam dentro de uma Quartel,são disciplinados pra sentido e descansar,somente, FIQUEM RESMUNGANDO NO ALOJAMENTO E QUEIMANDO OS QES , AQUI FORA O MUNDO É PERIGOSO PRA VCS.

        2. Concordo plenamente companheiro. Eu sou qesa fui injustiçado por comandantes alterando meus conceitos fraudulentamente pedindo a senha da minha chefe imediata após o expediente só pra me prejudicar. Isso acontece com constância no nosso sistema castrense, sem mais delongas esse companheiro que se vangloria humilhando os companheiros é um pobre de espírito e sem cognição, estou me formando em Direito e nem por isso vou menosprezar um companheiro de caserna. A vitória vem de Deus e não de homens…

      3. Ei mi diga aí pq vc é só Sub? Não chegou ao oficialato? Deve ser porque sua capacidade de raciocio é ZERO … Concorda comigo !? Sub não é oficial e sub, O Exército é pra Militar e não pra egoísta ou similar, vc deve ser daqueles q não mereci nem falar q é sub oh classe (?) Q serve pra mesmo…!!! Sub (?)

      4. Antes da CF entrava-se no servico publico sem concurso e seguia carreia. Nada foi de graca nao militar. E o Sten com CHQAO por acaso fez o concurso da AMAM? Claro que não! Mas tem grandes possibilidades de ascender ao oficialato.

      5. Nem os QEs querem ser Subtenente e nem os ESAs querem ser Capitão , pois a verdade q queremos é uma melhoria no salário e essa é a única forma no momento. Devido a perca que tivemos em todos esses anos…é isso amigo….que Deus nos ampare e que possamos ter uma família con dignidade

      6. Está sendo Contraditório vc tem CHQAO . Agora repoda e os ST Antigão que chegaram a OF sem CHQAO vc tem o mesmo pensamento entrou pela janel e uer poltrona

      7. caro colega vejo que voce deveria ser mais humano e ter espirito de corpo com os companheiros, pelo o simples fato de voce ter passado em um concurso, nao precisa voce ficar desqualificando os companheiros que um dia foram ate seus instrutores; isso e vergonhoso e triste a sua falta de cogniçao para com os colegas, sou do quadro especial dos qesa, consegui passar em tres concursos e nem por isso desqualifico um amigo e companheiro de farda; sou academico de direito ja quase formando e me orgulho dos companheiros que lutam a mais de uma decada para ver seus direitos reconhecidos isonomicamente, me desculpe pois esta faltando deus em seu coraçao, deixe de ser escroque, seja mais gentil. pois nao existe justiça maior que a justiça divina e deus provera. isso eu tenho fe.

      8. A insipiencia é reconhecida pela falta do saber relativa ao assunto em comento. O sábio cala, o ignorante grita sem ter conhecimento do que está em pauta.

      1. Além de tudo isso, esse excepcional profissional e atleta:
        – passou em concurso público para ESA.
        E você, Anônimo das 12h04, não.

    2. Para ESTABILIZAR os QEs obrigatoriamente tiveram que apresentar o certificado Do 1° Grau.Na Fronteira, muitos rodaram por não ter o 1° Grau,grande parte deu a vida pelos Pefs e relaxou a guarda, achando que a estabilidade era garantida.

  3. Pessoal, Na Boa!
    Com Todo Respeito Que Os Senhores Merecem, Mas…
    Sabe Quando Os Altos Coturnos Irão Se Associar A Essas Meteóricas “PROMOS”?
    Só Quando O Sgt JURUNA LEX Com CHQAO Prender O Zorro.
    Ou Seja, Nunca.
    Essa Parceria com os oportunistas ‘Pimenta-Patrono Dos QE’, Coxa/Gleisi & 9 Fingers, Aos Sindicalizados “Especiais” Das FFAA:
    – Não Vai Dar Em Nada.
    – A Promoção A Segundo-Sargento Foi O Limite Máximo.
    Revoltosos Com A Lei 13.954/19 E Ressurreição Do Ex-Presidiário:
    – Fez Reanimar Essa Oportunidade Promocional Surreal, Irreal.
    O Cidadão, Há Décadas Na Inatividade, Dorme Cabo/3º Sgt:
    – Amanhece Subtenente, MÁGICO.
    A AGU, TCU E Ministério Da Defesa Jamais Afianciarão Essas “Canetadas” Lulo-Petistas Embriagadas (Zero amparo legal).
    “Lucidez Da Maturidade”: Clareza E Precisão Nos Objetivos Foram Abandonadas.
    O Caminho Para Suprir Poucos Dividendos Pela Reestruturação Da Carreira Não Passa, Definitivamente, Por Aí.
    Falta De Discernimento P/ Escolher O Real Do Imaginário:
    – Levará Ao Desencanto, Frustração.
    Desde A CF/88 Sepultou-Se As Arbitrariedades, Os Caprichos De Governantes No Funcionalismo Público.

    1. O que vc sabe de carreira? Nada! Não fale o que não sabe, conhece ou entende. Quando o 3° saiu da Escola e levou 10 no lombo, ninguém entendido como vc veio aqui dizer que essa não era uma valorização e sim um retrocesso.

      Acredito que esta promoção será na Reserva, Para Não haver qualquer problema de excessos, de soberba ou de melindre.

      Gostaria também que os próximos fosse o pessoal da lacuna, 1°, ST, Ten e Capitães que, ao seu tempo, tinham mérito, agora, este mérito lhes foi tirado de forma covarde e arbitrária.

      Não importa quem são os políticos, não tenho nenhum de estimação mas, uns são melhores que outros. Há uma sutil mas importante diferença que teria que ser levada em conta, em final dos anos 90 a CF passou a distinguir servidores públicos E, Militares. Com isso quero dizer que, há que se valorizar os Militares, Conforme o papel que desempenham e como são vistos pela sociedade, Então neste momento, não haverá um Centavo de aumento.

  4. É uma pauta que vai além dos QE do EB!
    Temos quadros especiais na FAB e MB, temos os sgt “de carreira” da FAB e EB que somente são promovidos a Suboficiais o que representa menos de 10% das turmas. comparado ao EB que tem 70% do seu pessoal ascendendo ao oficialato!

    O fato reside na inabilidade dos governos e congresso em propor algo real e benéfico a todos os Praças e não a um segmento pequeno na Caserna….

    Temos uma estrutura remuneratória baseada no soldo sendo que a percepção por Subsídios seria uma opção mais moderna e justa!!!

    1. Na FAB TODOS os cabos tiveram oportunidade de prestarem concurso interno, ‘CFS TURMA A’ (exclusivo para Cabos), daí essa semana veio QESA do meu CFC me sacanear que iria a Sub antes de mim, detalhe: fora de escala ha décadas e eu tirando sv normal.
      Além de ter feito concurso e posterior curso; também aumentaram os interstícios de 2S e 1S; estou fazendo um curso pré requisito pra ir a Suboficial, ganho 20% de adicional, ao passo que o 2S QESA/QE ganha 26 (pasmem). Sou contra esse lobby regado a vitimismo! Primeiro estabilizaram essa turma, depois deram promoção a 3S, depois a 2S com 26%…onde vai parar isso?!

      1. Concerteza, meu amigo. Entraram como conscritos. Os caras tiveram toda chance, na época deles, Não passaram nos concursos, outros nem fizeram prova. agora, querem ir a SO, se aproveitar do quadro. Todos foram com idades mais ou menos de 48 anos para reserva. Pior agora, aumentaram os interstícios e tempo de serviço…

    1. Rapaxxx!!!Como foi ardiloso o MD ao expedir essa nota. Até 2007 o concurso p a ESA era 8° Série . Já a última turma Do Quadro Especial é de 92,perceberam o ardil da nota p diminuir os Qes?

    1. Interessante é que 0 2° Sgt QE nao tem os mesmos direitos do 2° Sgt ESA,inclusive cursar o CAS,ok,aí para fins de promoção é alegado que o 2° QE não tem o CAS !!!!! kkkk tem q rir kkkkkk é zombar da cara dos outros.

      1. É isso mesmo, eu, por exemplo, sai Capitão QAO e não estão me deixando cursar ESAO, aí vão alegar que não posso sair major e depois não vão me deixar fazer ECEME. Obs, contém ironia!

      1. Para Generais pode dar aumento de 70 por cento
        E Reajuste dos Estamentos Superiores de 50 por cento em cursos tem dinheiro
        Agira corrigir as Distorções de
        Praças que estão no limbo não tem dinheiro?

        Se a sua estrela não brilhar não apaga a minha
        Hipócritas Covardes ratos de Carreira
        aprendem desde cedo na escola puxarem o Tapete do colega pra ganhar ponto para serem promovidos
        Verdade dói kkkkkkk

    1. Vejo algumas pessoas dizendo ser contra, outras a favor, mas ambas esquecem que não possuem poder de decisão final, ou seja, a opinião delas não tem a menor relevância.
      Dito isso, vamos a questão prática:
      A) os QE foram promovidos a segundo sargento, porque foi inserido em uma Medida Provisória o famoso “jabuti”, que permitiu a promoção deles. A referida Medida Provisória resultou na lei n° 12.872, de 24 de outubro de 2013.
      B) a lei n° 12.158, de 28 de dezembro de 2009, que é a lei que autorizou a promoção dos taifeiros da aeronáutica até a graduação de suboficial, tem por parâmetro a lei n° 3.953 de setembro de 1961.
      C) a lei n° 3.953, no § 2° do art. 1°, isenta os taifeiros de curso de especialização (CAS) para terem acesso até a graduação de suboficial.
      A questão prática aqui é muito simples, no meu entender. É mais uma questão política do que “meritocracia”, “capacidade intelectual”, achismo, não preenchimento de requisitos “a” ou “B” etc.
      Leis podem ser criadas, alteradas e revogadas. No caso em questão, ou seja, o acesso dos sargentos do QE do exército até a graduação de subtenente, tendo por referência a lei n° 3.953/61, a questão do CAS não é um impedimento, pois como me referi, aquela lei, expressamente, isenta os taifeiros do curso de especialização para terem acesso a graduação de suboficial. Esse é um ponto, no meu entender, superado.
      No que se refere a promoção dos QE que estão na reserva remunerada, também, no meu entender, é uma questão superada, pois a lei n° 12.158/2009, expressamente, garantiu essa possibilidade, ou seja, a promoção daqueles que já se encontravam na reserva remunerada.
      Qual seria o ponto “negativo” que o acesso dos sargentos do QE do exército até a graduação de subtenente geraria? Para Força nenhum, mas geraria insatisfação em boa parcela dos militares dito de escola. Mas como disse acima, concordar ou não com algo, sem força política para alterar a situação é só uma opinião vazia. Talvez o exemplo claro é a questão da reestruturação da carreira dos militares que ocorreu em 2019. Vejo muito militares, ditos de escola, enaltecendo a “meritocracia”, por ter feito isso ou aquilo e blá blá blá. Entretanto, principalmente, os terceiros sargentos do QE tiveram decréscimo na sua remuneração líquida. E ninguém cerrou fila para mostrar sua indignação com a situação, que a referida lei, gerou para os terceiros sargentos do QE. Enfim, dentro do exército sempre foi assim, a maioria dos militares só pensam em si, quando muito no seu círculo. Logo, a opinião, insatisfação, gritaria, desespero, isteria etc dos militares, dito de escola, não é problema meu e muito menos dos QE.
      E qual seria o ponto positivo? O ponto positivo é que as três Forças criaram grupo de trabalho, justamente, para tratar da injustiça sofrida pelos sargentos do QE em sua remuneração. O referido grupo de trabalho ainda está em andamento. Ou seja, há uma percepção por parte da própria Forças Armadas que os sargentos do QE foram injustiçados com a lei de restruturação das FA.
      No mesmo período em que as Forças Armadas criaram o grupo de trabalho para estudar os efeitos negativos que a lei de restruturação das FA gerou para os sargentos do QE, a presidente do Partido dos Trabalhadores, partido do atual mandatário da nação, apresentou a proposta de acesso dos sargentos do QE do exército até a graduação de subtenente. Logo, fica evidente que, os sargentos do QE, em breve podem ter boas notícias. Quer seja na correção de suas remunerações ou no benefício de uma promoção até a graduação de subtenente.
      A questão agora é só política. Basta convencer o mandatário e comandante em chefe das Forças Armadas a dizer sim. Daí em diante o resto só será o resto.

      1. Parabéns amigo isso mesmo tem Legitimidade depende só do governo acertar as discrepância assinar
        daí o choro e livre para os inimigos de plantão
        Vitória
        QE Com FE Sempre QE !

  5. Constrangido mesmo eu fiquei com os políticos que não honraram a palavra, prometeram corrigir as falhas da lei perversa por decreto e não cumpriram.

  6. Sr redator o cas é obrigatório no contexto abaixo
    como a polêmica da ibope acho Salutar informar a legislação

    . o R-196 (Regulamento de Promoção de Graduados), no artigo 25, diz textualmente que os critérios para promoção dos sargentos do QUADRO ESPECIAL serão fixados em legislação específica.

    Não são enquadrados no R-196, logo não são aplicados seus requisitos

    Nossa demanda está embalada nos promovidos QESA da aeronáutica

    (como As forças tem unificação entre si e paridade em graduacoes. Legislscao do enfa….) MD

    Carece uma Isonomia Nos respectivos termos para cessar as injustiças cometidas pelo gov anterior!
    Segundo o DGP as Carreiras Do exército correm paralelo entre si e sem nenhuma interação entre elas

    pois existe Legislação Específica para cada segmento!

  7. Oque eu acho engraçado é que a época o Celso Amorim colheita essas informações de quem era contra,nou seja os oficiais acessórios por praças de Escola que sempre foram e serão contra l, e por pura vaidade nada mais, agora queria ver e fazer um levantamento sério e honesto, dos QEs que estão em funções administrativas de segundo sargento com CAS, como SIP, seção de pagamento de inativos e pensionistas nas diversas Guarnições, fazendo processos de Exército Anterior, Aux funeral, muitas vezes até mesmo processos de inclusão e cota parte, que muitos de escola se dizem incapazes porque não querem sair da moita, Qes que administram pelotão de até 45 homens como PO com 3°Sgt como adjunto, e fazem toda a parte de Comando como qualquer outro, com planejamento das ações, parte disciplinar, e respondem por seus comandados, muito com curso superior, aquele QE com 4ª série já não existia desde a década de 90, os contemporâneos têm no início ensino médio, agora se faz juz aos proventos ou não já é outra seara, mas dizer que são incapazes e a maior mentira e desonestidade.

    1. Caro Ronaldo
      É assim que funciona em todas as carreiras de Estado e iniciativa privada.
      Maoir nível intectual:
      – maiores salários, promoções e privilégios.
      – esse é o mundo real.
      Sou oriundo da querida Fábrica de Elos (ESA), mas sempre soube das limitações na carreira.
      Até onde iria minhas promoções, salários e obrigações funcionais.
      Quisesse sair ‘4 estrelas’, tivesse ouvido minha mãe quando dizia:
      – Vai Estudar Menino, seu desgraçado!!!
      – com essas “PRIMAS”, futebol, praia e, de novo, “PRIMAS”.
      – você não vai muito longe.
      Mas… Sós com as “PRIMAS” somos felizes.
      Rsrsrs

  8. A praças é a parte mais fraca do sistema e com isso sofrem prejudicando tanto no profissional e suas famílias 👪 o militar praças exercer suas funções por mas de 30 anos de serviços e no final não tem condições financeiras nem de ter uma casa pos o dinheiro da instituição fica nas mãos de uma classe que determina para aonde vai a melhor fatia . Isso é um absurdo uma vergonha desmerecendo os praças (cabos e soldados e Sgts QEs) e seus familiares. Infelizmente certos seres humanos não estão nem aí para o outro. Desejo que a justiça ⚖ seja feita doa a quem doer. Não desmerecendo ninguém pos a instituição é de todos não de uma classe que domina e determina o que é melhor para si mesmo e pior para os outros.

  9. Está servindo apenas para externar a frustração de muitos e com o tempo esta situação fará parte do anedotário militar que volta e meio se alimenta de notícias requentadas, inflama o público e cai no esquecimento para algum tempo depois ressurgir requentada como novidade.
    Quer se fazer crer que as promoções seriam devido à mera vontade do agente público sem qualquer viés de racionalidade. Em parte esta crença está alinhada com deformação interna em relação como militares permaneceram na Instituição sem que tenham cumprido os requisitos legais para permanência exigidos após 5 de outubro de 1988, crença que se perpetua sem nenhum caráter legal, baseada simplesmente na “vontade” de quem manda e que agiria em reconhecimento pessoal em relação a quem obedece.

    1. E daí se for?
      a suprema corte deu parecer favorável
      Quem é vc pra falar algo ?
      Deve ser do clube do. …
      R. QUERO. Acabou
      AGORA TEM DEMOCRACIA
      Tudo Joia e bom vc JAIR embora

  10. Esse projeto é a famosa “cenoura de burro”, onde nas costas do animal é presa uma vara em cuja ponta fica pendurada uma cenoura a uma certa distância da boca do animal pra manter ele andando sempre cobiçando morder a cenoura em algum momento.

  11. O seu b…sou concursado sgt músico e me tiraram, era para chegar a cap.e vem você dizer que não temos concursos, minha nota deve ser maior que a sua seu m…

  12. Quanta magoa para com o QEs, sai cada porcaria das escolas e vai até subt fazendo merda nas unidades, os QEs levaram e levam suas OM nas costas.

    1. Qual QE que leva OM nas costas? Só se for QE extraterrestre, servindo em marte. Os QEs que conheci, com raras excecões, eram todos com problemas de saúde, ficavam o tempo todo encostado. Lembro quando saiu a portaria de promoção a 2º Sgt QE, em 2013, todos que tinham problemas de saúde ficaram bom rapidamente, viraram um aço de uma hora pra outra. O EB já fez tudo que podia fazer legalmente por essa classe. Se promoverem a ST, no dia seguinte vão brigar para sair Cap QAO e equiparar o CFC ao CHQAO. Essa QEzada nao tem limites.

      1. Eu
        Responde por cargo de oficial com patrimônio com carga de 4 milhões
        Vc não conhece o eb sai da caixinha !

        Curso de CHQAO e igual Acendedor De Cigarro Em Motocicleta mesmo não serve pra nada !

        1. Caro QE extraterrestre, que carregava sua OM nas costas lá em marte, pode ter a certeza que se esse pedido de Indicação para Projeto de Lei, chegar no EM do EB, se chegar, pois é inconstitucional, quem vai analisar será aquele, ou aqueles, que um dia foi capitão, seu Cmt de Cia, na época, que hoje é Cel ou Gen. Ele vai lembrar de vocês e da classe, aí você tira suas conclusões. Sem mais.

    2. Chegam na om lobinho sem saber de nada
      os qes são verdadeiros arquivos vivos da om sabem de tudo no quartel ensinam os lobinho sim
      Farão falta pelo comprometimento !

  13. como vão ficar os Sgt da FAB que eram cabos antigos e prestaram concurso para EEAR e foram para a reserva como 2° Sgt sem CAS, sem adicional de 26%? Olha que injustiça!!!

  14. Aou SGT QE e matemático, enquanto Vcs estão crticando aqui, nossa futura promação ou não, vai depender do congresso, Vou estudando as loterias da caixa, tempo pra isso eu tenho e sorte também,. Ja tive a felicidade de fazer 15 pontos na Lotofácil. agora é só aguardar a Promoção a Sub Ten, quem sabe vem, ao Futuro Deus pertence, Abraços a Desunida Familia Militar ,

  15. Não somos cavalos para ser carreira queremos nossas promoções aumento de salário e se vocês quiserem assim que eu sair subtenente deixo a divisa para vocês,já estou na reserva e vocês precisarão para se aparecer e tirar serviço viu subtenente do CHAQAO

  16. É impressionante Ver Irmãos de farda com Tanto Ódio e discriminação uns com os outros , cada Comentário ruim , e o que mais chama a atenção são militares do quadro especial entrando na pilha. não Entrem na pilha, não discutam com esses Companheiros que Torcem contra, temos que ignorar ao máximo, o desprezo é o pior castigo e a melhor resposta. Triste de ver como algo que Não prejudicara Essas pessoas pode afetar tanto o carater delas.

  17. O praça vive de desilusão e bizu furado!

    Eu por exemplo gostaria que todos que tem CHQAO chegassem a coronel! Vamos correr atrás dessa ideia pessoal

    Dá uma ajuda aí montedo, inclusive retroagir para os que já estão na reserva!

    Bota lá!

    1. Ótima ideia porque não fazem o mesmo que os Qes ?
      São medrosos e covarde porque o cie ferra com eles então militar bom e militar rcaladinho kkkkkk

      Os qes botaram a cara a tapa e com muita coragem parabéns
      teremos sucesso

  18. Em que essa matéria do montendo ajuda, em nada, ao contrário só atrapalha a quem Está na luta, esses camaradas de escola bando de invejosos, cuide da vida de vcs, se não querem ajudar não Atrapalhem, esse veículo de comunicação deveria se atentar para a quantidade de votos a favor dessa proposta na Câmara dos Deputados, mais de 20.000 vinte mil votos, a favor dessa proposta, e não trazer esse tipo de assunto dessa Forma, vcs tem que Viver Do presente, esse passado negativo que vcs do montendo trouxeram aí, não nos interessa, a situação é outra, se não querem ajudar não Atrapalhem.

  19. Nota zero pra essa matéria desse motendo, esquece do passado, o que vale é o que está transitando agora, se vcs não tem assunto Montendo não publica nada ok

  20. Não temos q dar crédito aqui,esse blog nunca foi e nunca será referência pra assunto nenhum gente,propaga ódio entre as partes,não ajuda em nada,sem visibilidade.pra mim zero a esquerda!!!

  21. Eu desafio qualquer um que fez o CAS ou o CHAO a dizer qual foi a portaria ou decreto que deu a oportunidade do QE fazer os referidos cursos e o QE não quis fazer. O QE só tinha deveres mais nenhum direito l, mão de Obra Barata nas forças Armadas.

    1. Simples, era só você ter feito o concurso da ESA, ter passado, ai teria todas as oportunidades de fazer o CAS e o CHQAO, detalhe: o CHQAO Também é concurso, não é de mão beijada, talkey!!

  22. Poisé a restruturação de carreira que acabou com a dignidade dos Sgts QEs, QESa e pencionistas foi rapidinho no governo JB, 5 anos sem reposição, muito merecido essa indicação da deputada Gleisi Hofmann mais que merecido aos Quadros Especiais das forças armadas já que foram esquecidos pelos seus comandantes, Força, Foco e Fé…

    1. Pois é, a reestruturação foi feita para as carreiras das Forças Armadas, infelizmente Quadro Especial não é carreira, foi um penduricalho feito pelo EB para beneficiar e estabilizar alguns militares que entraram como recruta, que hoje cospem no prato que comeram.

  23. Muito merecido aos sargentos do Quadro Especial já que o governo anterior só deu privilégios ao oficiais principalmente aos generais, almirante e brigadeiros, vamos a luta que a vitória vem, força foco e fé…

    1. Assim como não tinha dinheiro para dar 70 por cento pra general e os Estamentos Superiores com aumento astronômico?
      Agora para os Praças que ficaram . Na merda não tem dinheiro,?
      Hipócrita
      Moral de Cueca! Farinha Pouca No Meu pirao primeiro!

    2. Mas dinheiro para generais é suas Pensionistas não falta nada não falta dinheiro para
      Festas e jantares não falta dinheiro pra diária motorista Taifeieiris cartão corporativo ajudado custo .etc…

      Quando é pracas
      Não tem não pode é ilegal não é previsto e fica reclamando sabe porque,?

      Militar Bom E militar calado!
      Autor desconhecido

  24. Força Sgts QEs do Brasil não é fácil bater de frente com os comandantes militares que só pensam no seu umbigo, mas Deus está no comando e as injustiças terão fim, parabéns a deputada Gleisi dentre outros.

  25. Sou oriundo Quadro especial, só não terminei o ensino superior pois tive que optar em terminar ou suprir as necessidades da família devido aos baixos vencimentos da época e a falta de apoio , pois a escala de serviço apertada não me favorecia.
    Fui chefe de garagem por vários anos e o responsável pala manutenção das viaturas., onde tive o orgulho de orientar e ensinar Vários sargentos inclusive os oriundos da escola de formação, pois chegavam na tropa sabendo nada.
    tive o orgulho de participar de missão no exterior onde fui indicado pelo meu conhecimento e experiência, onde desempenhei meus conhecimentos na manutenção das viaturas do contingente.

  26. O sujeito incorporou ao EB; antes mesmo de incorporar, teve a chance de fazer o concurso da ESA.
    Já recruta, ainda tinha a oportunidade de fazer o concurso.
    Mais ou menos 5 anos de chances e não passou.
    Falo por experiência de quem foi recruta e não ficou esperando a graça da estabilidade para ser QE. Decidi fazer o concurso e passei.
    Escala 2X1 tirando guarda do quartel.
    Intervalo do quarto de hora, papiro, quando o Cmt da gda deixava; horário do almoço, papiro; terminava o expediente, aula no Tamandaré. E destaco que não tem nada demais nisso, mas tem que querer e não se acomodar.
    Aí, alguns acham que o QE tem direito à promoção à ST.
    Não, não tem. E não é egoísmo, inveja ou o que o valha. É justiça e o resultado daquilo que se planta.
    É um tema que deveria ter sido extinto há muito tempo, mas insistem nessa narrativa de que o QE é um militar injustiçado.
    Não é. Recebeu seu reconhecimento na medida do seu esforço.

  27. Rapaz deixa os caras serem felizes, trabalharam uma vida inteira no Exército,não vai sair do Bolso de ninguém,O Exército da guerra virou quem tem o curso mais bonito…… Espero que Deus abençoe vcs QE

  28. Bom dia! Tenho observado neste blog diversos posicionamentos de supostos militares, principalmente de Sargentos do Quadro Especial, os QE, vamos aos fatos: eu incorporei na década de 80, e naquela época, como recruta, já sonhava voar um pouco mais alto, sonhava em ser sargento, pois era minha visão naquela época, ficava olhando o pessoal dando instrução, principalmente os sargentos e ficava sonhando. Eu era de uma família muito pobre, então botei na minha cabeça, até mesmo por necessidade, que eu seria sargento, igual aos que me davam instrução, então, foi aí que começou o meu martírio, e por que martírio? Porque como a família era muito pobre, não tinha condições nem de pagar a conta de energia elétrica, e eu tinha que estudar a noite com luz de vela, e consegui êxito e fui aprovado na 1ª tentativa para o curso de sargento da ESA. Hoje fico observando vários colegas do QE dizendo que “foram prejudicados na carreira, não deixaram fazer cursos”. Meus amigos, o concurso público para as escolas militares nunca foi impedido pelo EB, muito pelo contrário, em uma das OM que servi pelo Brasil afora , o Cmt selecionava o pessoal que tinha curso superior e mandava da aula voltada para os concursos públicos das escolas militares para quem quisesse, claro, após o expediente, agora, será que ia alguém? Muito pouco. Então essa história que sargento QE foi prejudicado pelo EB, que não deixou prosseguir na carreira, é lorota, se tivesse corrido atrás, mesmo de família humilde, tinha conseguido êxito como eu. Não sou melhor que ninguém, só corri atrás dos meus objetivos e hoje estou na reserva e vivendo muito bem.

  29. Tudo isso está acontecendo devido ao governo passado do Sr JB e seus generais não terem dado um tratamento decente aos Sgts do Quadro Especial das três forças e suas pensionista ao qual sofreram decréscimo de salário, enquanto outras categorias como a dos generais até 100% de aumento nos penduricalhos. Daí a pergunta é justo isso??
    Como diz “farinha pouca meu pirăo primeiro”

  30. Fui militar por 30 anos. Fui Sgt QE. Entrei como recruta saí como sgt. Ótimo. Fiz minha parte em tudo. Hoje na reserva, nem lembro desses 30 anos que foram bons, mas a vida não para como escreveu causa. Fiz curso superior, estou incluído na rede privada, trabalho como todo brasileiro, do céu espero a chuva. Os militares sempre serão a e b, o negócio é ficar é tocar a vida é seguir em frente sem ficar esperando boas atitudes deste ou daquele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo