Militares veem Justiça esticando a corda e gerando instabilidade e insegurança nas Forças Armadas

(crédito: Caio Gomez)

Figuras graduadas do Exército citam caso da prisão de integrantes da PM do DF e apontam que há limite a partir do qual seria difícil acalmar oficialato e militares abaixo da linha de comando.
Monica Gugliano
É uma corda bastante fina essa que a Justiça está esticando com as prisões de militares, como as que a Procuradoria-Geral da República (PGR) determinou nesta sexta-feira, 18, e que atingiram os integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal, entre eles o atual comandante Klepter Rosa Gonçalves. A opinião generalizada entre militares graduados do Exército é de que essas prisões estão criando instabilidade e insegurança nas Forças Armadas. Alguns oficiais chegam a dizer que a PGR estaria “tripudiando” e que essas ações têm um limite, a partir do qual não seria fácil acalmar nem o oficialato e nem tampouco os militares abaixo da linha de comando.”

Entre os militares, existe a percepção é de que há exagero e descontrole nessas prisões de pessoas que não estariam dando sinais de que tentarem atrapalhar investigações ou de que teriam realmente participado ou feito corpo mole diante da tentativa de um golpe no dia 8 de janeiro. Elas seguiriam um estilo lavajatista que forçaria delações e confissões, muitas das quais não se sustentaram com o passar do tempo.

Para o Exército está muito claro que a Força não embarcou em nenhuma tentativa de golpe ou suposto golpe. Pelo contrário, o Alto Comando tem reafirmado que assumiu uma forte posição em defesa da democracia e da posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Portanto, não existiriam razões para a Força continuar sendo envolvida em supostos ilícitos praticados por alguns do seus integrantes.

Mas existe um clamor popular para que aconteçam punições, especialmente no caso do ex-ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro, Mauro César Cid, e agora do seu pai, o general de Exército na reserva, Mauro César Lourena Cid. O Exército é uma instituição e, como tal, esses oficiais têm dito que a instituição não pode agir movido pelo clamor das ruas. Mas precisa seguir a legalidade.

Isto é, quando Cid for julgado, se condenado, certamente será expulso da Força. O caso do pai dele é mais complicado por se tratar de um general da reserva, e cuja participação do caso das joias ainda está sendo digerida. Mesmo seus mais próximos amigos estão desconcertados com as revelações do possível envolvimento dele. Alguns que têm procurado falar com ele, pararam de tentar. Lourena Cid, dizem essas pessoas, está terrivelmente abalado, chora e não consegue conversar.

FOLHA

102 respostas

  1. Ou seja, um monte de “otoridades” de altas patentes do Judiciário, Legislativo e Executivo, cometeram crimes escabrosos recentemente e ninguém foi em cana, melhor, descondenaram.
    Porque só os nossos têm que pagar.
    Parar na cadeia exemplarmente.
    Negativo, trata-se apenas de um mero negócio estrelar mal explicado.
    Perde-se as joias e ficam livres os meus dedos.

      1. Eu fui militar temporário e sempre me surpreendo o quão medíocre é a tropa de carreira. Vocês só pensam em privilégios e dinheiro. Não conseguem raciocinar nada que não fuja de “ser prejudicado” porque não recebeu isso e aquilo. Não importa se. O ladrão voltou à cena do crime ou se Bolsonaro prejudicou o país ou não. Só se preocupam com os próprios privilégios, “prejudicou isso e aquilo” e foda-se o Brasil, a justiça ou a política. Ainda bem que não sou vocês, sai e dei tchau para essa mediocridade que é o exército. São uns Macunaímas e Barnabés.

          1. Lula e STF deve prender todos do alto escalão das forças Armadas, traiu o povo agora tem que pagar.

          1. Perfeito são cagaos mesmo perderão a chance, agora estão pagando o preço pela frouchura,abandonaram Bolsonaro agora toma.

        1. És um covarde mesmo, senhor milico poderão.
          Nem um nome decente colocas para o público.
          Nem todos são como dizes.
          Muitos militares dão o sangue diuturnamente pela pátria.
          Saiste pq és um covarde.
          Pq não reclamou qdo estava na ativa?

          É claro, não poderia esquecer.
          Existem alguns militares que são É foram mais covardes que vc.
          Quais são?
          OS GENERAIS MELÂNCIA.

        2. Não generalize.

          Existem temporários péssimos profissionais, mas existem outros temporários altamente competentes.

          Cuidado com as generalizações.

      2. Enquanto que o Lula ladrão bajula os Generais melancias e os obriga a fazerem continência, As FFAA estão indo ladeira abaixo tal qual caminhão na banguela. Algumas unidades das FFAA já estão sendo pintadas de vermelho e branco, cujas cores representam o socialismo/comunismo.

        1. A covardia começa pelo nome anonimo acostumado a safadeza, o país não avança pois tem seres humanos do tipo anônimos que gostam de viver de trambique de roubo que querem passar por cima da justiça.

          1. A CF é clara quanto o anonimato, Leia.

            Qualquer Militar Sabe que se disser alguma verdade, vai ser prejudicado, perseguido e logo a máquina que protege os oficiais será movimentada para moer sua reputação e sua carreira.

            Colocar um nome falso Elidio,não lhe torna melhor que os anônimos, só lhe torna mais ardiloso na defesa De seus interesses.

            Se vc tem tanto escrúpulo assim, coloca o nome completo e onde serve, vamos ver sua cara e curar suas feridas.

      3. nao e verdade, a questao e que as instituições ja vinha sendo aparelhadas a muito tempo comessa la nas uni no meio politico. bolsonaro e que foi traido pelos chefe militars esquerdopada.

      1. Ué! Defende Punição por crimes praticados? Em que pais você está? Lula, Dirceu, Capitão Cueca, Cabral, Cunha, Mantega todos praticara crimes e foram condenados! Estão soltos e um desses criminosos presidente!

  2. Condenado no STM a perda do posto e patente? Essa eu quero assistir de cadeirinha… Se nem o Bozonauta perdeu, acabou reformado no posto em que estava (foi até prêmio). Vai entrar para a política no partido do ex-presidente surfando na notoriedade que seu nome atingiu ultimamente, em que muita gente sentiu pena do oh coitado… não precisa de bola de cristal 🔮 para ver isso…

    1. Só quem vai votar pela condenação de Cid no STM serão em maioria os ministros togados (civis) e o Brigadeiro (melancia) que foi promovido na ativa sucessivamente por pilotar o “Aerolula” e o “Aerodilma”… e por falar nesse “coiso” presidente do STM não para de falar bobagem. Se o STM não tinha como se envolver/resolver questões militares vinculadas à política anteriormente, não adianta vender o peixe na Globo News dizendo que pode respaldar alguma coisa que seja… ou falar em nome dos comandantes das Forças Armadas…

  3. O entorno do Bozo que liderava com a mesma premissa do crime organizado que ele conhece bem, agora está tendo que acertar as contas com a justiça.
    Espero ve- los todos na papuda.
    Bozonario na papuda em 2026!!
    ( aqui se faz aqui se paga)

    1. Zewbrassikowsky
      Como é fácil falar o que não sabe, na mídia, hein?
      Pois ele vai voltar 🇧🇷
      Simplesmente porque é o melhor Presidente que o Brasil já teve 👏🏼
      Viva o nosso amado Presidente Jair Messias Bolsonaro 👏🏼

  4. ….nada que um robusto reajuste nos soldos para “engordar” a corda novamente!!!
    Falando nisso….O Manequim De Funerária (Múcio) conseguiu reajustar as diárias mas elas beneficiam sobretudo a alta oficialidade!!!
    E o restante ministro??????
    Os boletos não param de chegar!

  5. Os bozoafetivos golpista estão desesperados com o cerco da quadrilha do bem,Deus,Pátria e minha família 🤣😂,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito, mito, mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito,mito, mito,mito,mito,mito,mito, mito,mito,mito, mito.

    1. Tudo narrativas onde não tem provas. O caso Mariele já foi esqueci do. Agora vem mais isso para tirar o fofo das ações do PT no governo

  6. E muito divertido kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Os imbecis entram em jornada infrutífera, Sem lógica E deixando montes de provas,E vcs vem com este texto,Vai ler o que a PGR escreveu, Os caras falaram abertamente nós aplicativos E por sentir poderosos só apagou ,Tudo foi recuperado, A trama toda dos tolos

  7. Daqui a pouco vão lançar uma notinha para o concurso de redação.

    Estão tripudiando mesmo e daí? e Tripudiam porque sabem que os gestores de pintura de meio-fio vão botar o rabinho entre as pernas e ficar caladinhos. Já está claro para todos que esses generais são fracos, simples assim.

  8. Meu entendimento é o seguinte, se errou tem que pagar no rigor da lei, seja oficial general seja soldado recruta, quem mandou esses estrelados idiotas pensar que estavam com tudo no desgoverno da carniça do bozo, e tem os idiotas que ainda ficam até hj apoiando o maluco do bozo, são outros malucos retardados bostanaro só ferrou o país e ferrou ainda mais as praças.

  9. KKKKK!!!!! Instabilidade se fosse apenas caçar bons moços, mas o que vemos é a espada da Deus Themis cortando as cabeças da hidra até que ela não consiga renascer novamente e as Forças Armadas – leia-se EB – tem que levantar a mão pro céu nisso tudo, já que está imóvel e jogou tudo na conta do judiciário. Olha isso é coisa de louco mesmo, o EB e o MD não fazem seu dever de ofício e terceiriza e ainda reclama? Valha-me Deus!

  10. A água começa a bater na bu da. O último fecha a porta. Os velhinhos guerreiros de Faz-dw-conta temem perder as regalias. Vão dar a vez para os novos deslumbrados co. O Generalato é a rotina continua

    1. Aqui no Sul tem uma música que diz” Talento, fibra e coragem não se compra e nem se vende”; aprendam isso com a PM Senhores….kkkk. estavam trabalhando, foram agredidos e também foram os primeiros a serem acusados e presos…A verdade seja dita, tem muita coisa obscura, que vai além da compreensão de todos, aqueles que não ouviram a frase P tem dinheiro pagar comprar as eleições até 2032, sintam se felizes os vendidos!

  11. Tá tudo dominado! Agora é tarde. O sistema é podre! Eleição não se ganha! Perdeu mané…. missão dada é missão cumprida! Estamos vivendo uma nova Venezuela! Quem sair por último que apague as luzes…. Brasil, pátria das trevas!

  12. Venho há meses falando isso aqui e vou repetir, é preciso ter consciência de classe entre os militares, nossa categoria é odiada pela mídia e por MTA gente, ngm quer saber se é sgt de escola ou QE, coronel ou general, basta ver o judiciário por exemplo, qdo algum membro comete algum deslize é logo defendido, os médicos a msm coisa, mas os militares são os primeiros a tacar pedra nos próprios militares.

  13. As frouxas armadas preferiu ficar do lado de um governo criminoso porquê acharam que iam ter regalias e agora estão pagando um alto preço, Lula nunca se importou com as forças armadas afinal ladrão nunca gostou de polícia o objetivo dele é destruir as forças armadas e criar uma força nacional ao seu estilo como o Maduro fez na Venezuela

  14. Quando uma classe é humilhada todos se unem para sua defesa,no Exercito e diferente veja quantos sargentos QE E CABOS E SOLDADOS ANTIGOS PASSANDO NECESSIDADE 6 ANOS SEM REAJUSTE DE SALÁRIO.Hoje os mais umildes esta pagando as benefícios dos oficiais generais e corones ( vantagens salariaes, fusex e por ai vai).

  15. Minha esposa está à 6 anos esperando por uma cirugia de joanete e nunca consegimos,pelo fusex,conversei pessoalmente com varios cel diretores do HG es Salvador a unica opção que me foi dada, foi fazer em belorizont MG imfelismente não foi posivel a tal cirurgia até o momento, porém varias outras bem mas complexas, foram realizadas para dependetes, no convênio da fusex em hospitaes de Salvador,BA ė assum, que a musica toca.

  16. Militar E Magistrado não são santos nem estão acima da lei, quando erram tem que ser punidos com rigor exemplar, só assim o país coloca todos em seus lugares, pois que constrói uma nação é o seu povo e infelizmente muitos fardados e togados tiram proveito da posição.

  17. Dei uma lida geral e o quê achei mais interessante é que ninguém lembrou que o Cid se for condenado vai ser expulso das força armadas no entanto a família vai continuar recebendo o seu salário pro resto da vida… enquanto o trabalhador deste país que por sinal recebe pouco não consegue se aposentar antes dos 65 anos e diga-se de passagem com salário mínimo.

  18. Esses militares pensam que ainda estão no período da ditadura militar , esse regime maldito já acabou.
    Grandes coisas é um coronel da PM do DF, e grandes coisas é um general se errou tem que ir pra tranca .
    Eles se acham muito superiores aos civis Veja quantos erros cometeram durante o desgoverno do medíocre Bolsonaro , basta relembrar o que PAZuLlO fez frente ao MS, sem contar que ele fugiu das aulas de Geografia .
    Tem que profissionalizar as FA e reduzir Seu efetivo ao mínimo possível e meter na cadeia os que cometeram crimes .

  19. Nossa agente que não pensa. Único muro para derrubar e FFAA para invadir um País. Será que vai dar tempo de construir muros no céu mar terra do Brasil? Tome tento povo!

  20. Se o coronel Cid for condenado vai representar na história, o início do fim da moral e do moral das forças armadas. Não vai ficar pedra sobre pedra. Acredito que a criação da guarda nacional vai ser a solução de uma força que possamos confiar. Mesmo que seja uma GESTAPO.

    1. Os militares brasileiros são de video game, imagine um general com salario de 35 mil por, um tenente coronel de carreira que não depende de politicos se sujeitar a fazer cambalacho com presentes doados a nação, Fergonha nacional.

  21. Isso tudo só está acontecendo porque o Bozo está Prestes a ser denunciado e subsequentemente preso, e ele é apenas a primeira peça de uma construção com dominós, então se ele cair leva automaticamente todo o resto com ele, ou alguém realmente acha que ele vai cair sozinho ?
    Não tem honra, não tem palavra, não tem caráter, não tem Compaixão ou Amor ao próximo.
    Se ele cair leva todo mundo com ele, simples assim.
    Por isso o desespero do gado.

  22. Culpado disso tudo é o Fachin que descondenou lula, e pior, outros ministros acompanharam. O país virou bosta por causa do supremo. Alguma coisa tem que ser feita. O Brasil precisa começar de novo sem lula. Simples.

  23. Se não bastasse a descondeção de lula ainda foi alçado a presidência sob eleição suspeita. Proibem de far mas este é o real prblema do Brasil e pra concertar haverá derramamento de sangue.

  24. Os militares não têm que gastar ou despistar de nada. São meros funcionários públicos uniformizados e drfembredoeutar os poderes da República. É “sim, senhor” ou “quero sair, senhor”.

  25. Os militares são a reserva moral do país.90 senadores 1 pôr estado é o suficiente 577 deputados federal a metade disso ainda é muito vereador

  26. As forças armadas são a reserva moral de um país.a rede Globo a igreja católica e o supremo é que está conduzindo o país lula Bolsonaro é uma brincadeira o país precisa de um presidente com caráter hombridade e noção de administração estamos perdendo tempo

  27. As forças armadas são a reserva moral de um país. Lula e Bolsonaro são fracos e esse espaço está sendo preenchido pela rede globo supremo e a igreja católica.o país tá cambaleando se não acordar passa.

  28. As forças armadas são a reserva moral de um país.lula e Bolsonaro faz parte de 90 senadores sendo que um pôr estado é o suficiente.577 dep.federal a metade ainda é muito.quem está conduzindo o país é rede Globo supremo e igreja católica.

  29. As forças armadas são a reserva moral de um país.bolsonaro e lula fazem parte de 90 senadores sendo que um pôr estado é o suficiente 577dep.federal a metade ainda é muito.quem realmente está conduzindo o país é a rede Globo o supremo e a igreja católica.ate quando.

  30. O ruim das forças armadas, foi curvar se diante de um fascista com ideologias de ódio, racismo, omofobia, atos anti-democrático, anti-cristao, fake news,hipócrita,etc.

  31. Nunca vi funcionário público mais cheio de marra que militar, vão catar coquinho, e o que falou que vai derramar sangue, pensa num machão, quando bate de frente com o Moraes borra as calças, vai se catar cara, acabou,vcs não são donos de nada, o Brasil é muito maior que uma mera classe de funcionários públicos, daqui a pouco tem professor querendo tomar o poder, só o que me faltava

  32. Tudo isso e Mais, porque esses sujeitos que se dizem Generais se subordinaram a um mediocre Capitao que de moral nao tem nada?

    Ahhh ja sei, se Venderam por miseros dinheros, o l bandidao mostrou a grana e todos foram lamber a bota do wuase expulso do exercito. Me recuso falar o nome do energúmeno.

  33. Vamos nos importar com as próximas eleiçoes. Afinal de contas, passado é passado. Já pagamos o quebra-quebra e está tudo luxuosamente no lugar. Pois sempre pagamos os estragos da direita ou da esquerda. Será que o povo precisará pensar em outro presidente ou vamos passar por mais quebra-quebra. Vamos governar o desgoverno de uma vez por todas e deixar de fazermos inimigos. Somos todos brasileiros, mas que vergonha !!!!

    1. Concordo,independente de direitavou esquerda a poluição tem que ter o mínimo de Dissertimento,a justiça tem que ser justiça independente de quem quer que seja,presidente, governador, senador,deputado,General,coronel,empresário,advogado, se errou tem que ser punido essa passada de mão na cabeça tem que acabar. O Brasil tem potencial para deixar a população bem amparada,tem muitas terras produtivas,tem um bioma rico que tem que ser preservado nos somos um dos que mãos paga imposto e não vê retorno.

  34. Forças Armadas é para servir a pátria e garantir o que está na Constituição e não se sujeitar à ideologias de partidos e tentar da golpe de Estado.
    Tem que serem EXPULSOS E PRESOS!
    Dessa forma os demais vão pensar direito se vale a pena da golpe.

  35. Daniel lixo deve ser vc, Sou Sgt reformado com muito orgulho, ralei 30 anos no EB, A vida do militar , principalmente do praça no EB não é pra enriquecer,, quem enriquese é loteria,. ou outros cargos, no Legislativo e Judiciário, Praça é um sofredor, compridor de ordem,.tenho 76 anos, estou reformado e ainda trabalho com meu Taxi 10 horas por dia, para aumentar minha renda, e dar uma vida digna para minha Familia,. porque nós praças, estamos sem aumento de vencimentos quase 5 anos,, os Generais estão bem remunerados, mas esqueceram da base da pirâmide, triste não

  36. É difícil ver uma força igual ao exército ser manipulado como está ,fico pensando oque se passa na cabeça deles e chego a só uma conclusão para aceitar toda essa desgraça; corrupção,não tem outra resposta é vergonhoso o errado mandar no correto

  37. Olavo já avisou anos atrás: “Os militares são FUNCIONARIOS PUBLICOS. Eles não vao mexer um dedo.”
    Contra cheque gordo vale mais que a liberdade. O povo que fez o L, agora aguentem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo