É preciso salvar as Forças Armadas

General Tomás

O Brasil precisa das FFAA. Mas os Altos-Comandos terão a coragem de fazer o que é necessário?

Ricardo Rangel
Há uma mística nacional que diz que militares são uma categoria especial, à parte (e acima) dos demais brasileiros. Militares seriam naturalmente sinceros, honestos, disciplinados e íntegros, competentes em tudo, mais respeitadores da lei e da hierarquia, mais honrados e corajosos do que os civis. Os únicos verdadeiros patriotas.

Com o que estamos vendo atualmente — um general de quatro estrelas envolvido com tráfico de joias, dois ex-comandantes do Exército mencionados pelo hacker, incontáveis militares envolvidos no golpe e em esquemas de corrupção — a mística, que nunca correspondeu à realidade, tornou-se risível.

Se Bolsonaro prestou algum serviço ao Brasil, foi o de jogar um pouco de luz sobre as Forças Armadas, de longe a instituição menos transparente do país. (“Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem”, ensinava Millôr Fernandes.)

Militares não são melhores do que ninguém. Nos últimos tempos, vimos muitos militares, incluindo generais de quatro estrelas, demonstrando incrível incompetência, mentindo (inclusive em juízo), se corrompendo, se comportando como covardes (especialmente diante de CPIs), tentando intimidar parlamentares, quebrando a hierarquia e traindo a Pátria.

O Brasil tem a tradição de não punir militares. Isso precisa mudar. Ou prendemos os criminosos, incluindo eventuais generais, ou vamos contratar a próxima tentativa de golpe. E é preciso reformular os currículos das escolas militares: é lá que aprendem que estão acima dos civis, são inimputáveis e entre suas atribuições está a política.

Os Altos-Comandos felizmente não aderiram ao golpe, é verdade, mas isso não é demonstração de legalismo nem de espírito democrático: há vários motivos possíveis para não aderir a um golpe de Estado, inclusive medo.

A reação dos Altos-Comandos às acusações de que as Forças Armadas são uma instituição antidemocrática e golpista é a de que os golpistas são “elementos isolados”, “não são da ativa” e “não representam as Forças Armadas”.

Os Altos-Comandos estão em negação. Os elementos “isolados” são centenas, senão milhares — e nunca nenhum foi levado à Corte Marcial. Sempre houve muitos militares defendendo golpe, mas defendendo a democracia, só se viu um: o general Tomás Paiva.

Não existe isso de militar que é sério e profissional na ativa se transformar em golpista quando vai para a reserva. Há muitos oficiais generais comprometidos com práticas inaceitáveis de Bolsonaro que saíram dos Altos-Comandos direto para cargos no governo (ou foram mesmo antes). Que dizer dos comandantes do Exército? Villas-Bôas intimidou o Supremo, Paulo Sérgio fez campanha contra as urnas eletrônicas, Arruda se recusou a obedecer a ordem expressa.

É preciso salvar as Forças Armadas brasileiras. Os Altos-Comandos precisam parar de tapar o sol com a peneira e agir. É preciso levar à Corte Marcial os criminosos, proibir que militares da ativa ocupem cargos no governo (exceto os ligados à Defesa) e concordar em fazer alterações no currículo das escolas.

Ou fazem isso, ou as Forças vão ficar com a mesma reputação que têm várias das Polícias Militares.

A de milicianos.

veja

120 respostas

    1. Quem escreveu essa reportagem deveria pensar em todos os roubos do Lula e do PT durante anos, esses sim deveriam ser punidos e banidos da política. Quanto aos que erram no governo bolsonaro tbm tem que serem punidos, mais não generalizar os militares. Senão teria que acabar com o congresso que tem um monte de corruptos.

        1. O alto comando das FFAA Deveria fazer uma mea culpa das atitudes de militares oficias porque desde caxias o exército Só pensa em golpes a amam tem que mudar seu currículo escolar pra formar cidadãos de caráter.
          Como um tenente que corroeu as bases disciplinares militares é expulso e promovido a capitão do mato.

        2. Pois é! Dá corrupção do governo e do judiciário nada fala! Dos que dizem e Falam abertamente ” eleições não se ganha, se toma”, os toma lá da cá tudo bem! Criticar só um lado é fácil!

        1. Não acredito em que vivemos , quem rouba e desvia bilhões da nação receber continência, meu sonho era servir o exército 🪖 mas ainda bem que não receber essa doutrina , sou patriota orgulho do meu país.

      1. Carlos Batista, a matéria é específica sobre os militares das Forças Armadas, nada tem a ver com o Congresso Nacional nem com as outras administrações do Lula. Por favor, não mistura alhos com bugalhos.

          1. Tem que punir e juízes corruptos políticos e tomar atitudes com o que o Brasil está vivendo hj tem que ficar e do lado do povo isso sim

        1. Só queria saber do Sr repórter onde está escrito que no Brasil temos corte marcial… Creio que ele está vendo muito filme americano..

      2. Concordo com vc. Nossas forças Armadas foram corrompidas pelo comumismo. Onde já se viu, receber um ditador com honras de chefe de estado? General do Exército e Comandante da tropa, receber R$800.000, de gratificação de passar p reserva? Pode ser legal, mas não é moral. Restante da tropa na miséria. O poder EMANA DO POVO, consta na Constituição Federal de 1988. E os comandantes das FA, resolveram apoiar um Ladrão Descondenado, que foi presenteado c a presidência da República, mas não pode andar no país e pelo mundo a fora, pois é chamado de Ladrão.

        1. Pura verdade.
          Tem que punir efetivamente os corruptos, nao importa de que lado politico ele esteja ou seja.
          Temos que passar o país a limpo se queremos ser de fato uma nação soberana e próspera. Nossos filhos e netos vêm aí. Nós vamos para i céu ou para o inferno é isso e Inexorável arrepender Enquanto há tempo e agir com dignidade, com honra.

      3. Frouxas armadas!!!
        Vocês deveríam estar Indignados, é em como o caboco Ai, foi tirado da cadeia e descondenado pra concorrer o maior cargo do país.

      4. ´Eu acho interessante essas reportagens, são tão repletas de amnésias né ? Falam de verdade e justiça como se fossem mestres, só que não né, o passado condenável desse bando está bem presente. Saquearam o país da pior forma possível, e agora vem com um discurso patético desses.

      5. Hoje em dia todo mundo fala sobre tudo, mesmo sem ter a responsabilidade de preservar uma instituição sagrada como o exército, ou qualquer outra força Federal. Quando precisarem serão elas que darão o sangue para que você que fala besteira viva. Todo lugar, em todo o mundo tem gente desonesta ou de moral duvidosa. Tenho que ensinar isso o tempo todo! Os militares que se desviaram do caminho certo, foram levados para a lama por um presidente que tudo que encosta estraga. Já perdi uma vez o meu voto, foi só decepção. Vocês falam tanto do Lula, o Bolsonaro tinha que ser muito ruim mesmo para não ser reeleito, sendo que o Lula vinha de um julgamento todo viciado. Deixa pra lá, é muito cansativo tudo isso.

    2. Está e a minha OPINIÃO.
      O golpe aconteceu quando descondenaram o atual Mandatário, De fato as forças armadas precisam de reformulação, hoje estão acuados, medrosos se escondem atrás de uma constituição que e maculada pelos poderosos e seus ambiciosos projetos de Poder, agem com covardia contra os que não podem se defender . O povo está vendo tudo e sabe distinguir a realidade de uma narrativa.

    3. Passou da hora, militar cometeu crime tem que ir pra cadeia,pra ser sincero são parasitas, São muito bem remunerados por fazer muito pouco pela nação, são muito golpistas.

    4. Ainda bem que foi contado, assim a mística continua sendo verdadeira. Sobretudo, pode-se tranquilamente afirmar que as demais instituições são contados os honestos.

    5. Ridicula essa veja!! Mas sao especialistas em tudo!!! Esses idiotas e enganadores jornalistas. Sempre formado a opiniao!!! Dos tolos!!! Que pagam !!! Para em sendo preguiçosos lhes infurnarem lixo!!! Na cabeça!!!

    6. Eu só não afirmo que foi o dilmo quem escreveu esse texto comunista imundo porque ele é analfabeto! O tal general que o subscreve é o quê chamamos,na caserna,baba-ôvo ou pau-mandado!

    7. Este proprio general que escreveu esta carta ta comprometido com a corrupção deveria começar Por ele criando vergonha na cara e fazer valer a constituição

    8. Exatamente! Exército traiu quem o amava e é foi entregar o coração pra quem o odeia. Ficou sem os dois e perdeu a credibilidade. Esse mané Miné é um ser repugnante!!!!

    9. Acho que quem escreveu essa matéria, ou é leigo ou está pagando de doido, primeiro será que você sabe o que é golpe? Se você diz que o atual comandante do exército defende a democracia pergunto pra você o que é democracia? Leia a constituição Federal e veja que nen deputados federais e senadores não conseguem legislar basta você acompanhar as redes sociais se seu posicionamento for esse acho que você é amigo de maduro.

    1. Realmente preciso mesmo salvar as forças armadas mais salvar dos maus caráter dos sebosos dos corruptos 1ue existe hj dentro do órgão que não podemos mais confiar pq na hora que precisamos nos virou as costas pra apoiar o maiorxladrao do mundo essa e a vdd então não temos motivos pra confiar em pessoas iguais a essas 1ue tem na corporação hj

      1. Você é um lixo , falar que o exército escolheu um partido caso não saiba pois acredito que seja sem cérebro o exército é apartidário e jamais daria um golpe no nosso Brasil estude a história e veja que foi o próprio exército quem pediu para não fazer parte de partidos políticos

    1. Senho carlos Batista, não é porque A ou b são desonestos que outros também desonestos adquirem o direito de o ser. O Senhor desvia do assunto ao se referir a outros corruptos. Isso não exime os militares que estejam envolvidos em crimes, nem os colocam diferentes, superiores ao restante dos desonestos.

  1. ´´Se Bolsonaro prestou algum serviço ao Brasil, foi o de jogar um pouco de luz sobre as Forças Armadas, de longe a instituição menos transparente do país. (“Como são admiráveis as pessoas que não conhecemos muito bem”, ensinava Millôr Fernandes.)“

    Perfeito, fora isso texto extremamente parcial…

    1. Quem são as forças armadas? São brasileiros de famílias brasileiras com todos nossos costumes e nossos defeitos também. Talvez o que está acontecendo no momento é a Desmistificão do mito.

  2. Reportagem escrita não com fatos. Apenas uma opinião emitida por Jornalista militante de esquerda. No entanto, os Generais de quatro estrelas estão de fato, vários deles mais preocupados com os seus vencimentos e boquinhas do que com o país que juraram Defender. Hipócritas.

  3. O Exercito Brasileiro foi e sempre será uma instituição digna, honrada e que respeita a constituição. Quem diz o contrário não é brasileiro nem conhece as forças armadas.

    1. Concordo com voce….. mais onde quer que estejam os pais e avós desses generais…. eu te digo com certeza….. eles estão envergonhados de ter eles como filhos e netos…..

      1. E verdade, esse golpista,tem que ser responsabilizado,no rigor da lei, bandidos são bandidos.da direita ou da Esquerda ,tem que fazer todos se responsabilizar nas barras dos tribunais.

  4. Os “melancias” perderam toda credibilidade depois que fizeram continência para um bandido, ladrão, corrupto, cachaceiro, mentiroso e abortista.

        1. Não se pode esperar nada, além desses comentários idiotas, de Quem achou que Bolsonaro seria a solução pro país. Eu preferia o Ciro, mas um Bolsonaro, aí é ser muito sabujo. Esse cara já aprontou muito quando estava na ativa e agora arrasta as forças Armadas para o seu chiqueiro…talvez tenha feito isso para se vingar, já que saiu de lá à pé na bunda.

    1. Com certeza!
      E este jornalistazinho Esquerdista falando asneiras?
      Desde quando Bolsonaro fez só isto?
      Deve ser um estagiário acéfalo que escreveu esta burrice.
      “Se Bolsonaro prestou algum serviço ao Brasil, foi o de jogar um pouco de luz sobre as Forças Armadas”
      Não!
      Bolsonaro 🇧🇷 simplesmente foi o melhor Presidente que o Brasil já teve em toda a sua História.
      E vai voltar…

  5. Simples, basta o comandante do exército mandar prender todo militar da ativa que se envolver com Política. Como sempre foi ante do Minto. Todos, inclusive generais e comandantes de OM. Sem isso, Nada será salvo.

    1. Tem sim o nome do jornalista, Ricardo Rangel, da VEJA. Mas o mais importante é que o direito às fontes anonimas , a proteção ao anonimato jornalistico é legal, criado exatamente para evitar processos judiciais, para inventar narrativas e citar fontes de “suas cabeças”. Pelo contrário, processos que correm em segredo de justiça são acessados por jornalistas, vazados, menos por advogados, e ninguém pune os responsáveis. É a anarquia e a insegurança jurídica prosperam diante do Direito Criativo onde qualquer um pode elucubrar sínteses jurídicas e seguir, nesse contexto, mentindo, enganando e escondendo a verdade, rodopiando sobre narrativas, suspeitando, julgando e condenando sem a apuração definitiva da verdade dos fatos. Qualquer um de nós pode ser a próxima vitima desse caldeirão.

  6. Oficiais generais, coronéis, deixaram o país para os comunistas, era esperado, olhamos o monte de empresas falindo, estão fazendo o que fizeram na Venezuela, Argentina, ninguém cai a ficha mas o Brasil tá afundando já em pouco mais de meio ano

          1. Tomou a da Roche se tomasse a do MB estaria com, no mínimo, hepatite medicamentosa. E quem te disse que cloroquina era para covid? Muita gente tomou como efeito placebo e estão vivos até hoje. Quinino tem até na água tônica e ninguém adoece de tomá-la, vai queimar 🤣🤣🤣🤣😅😅😅😅

      1. Triste S2, déficit Cognitivo é Uma doença do cérebro, Procura um neurologista.
        É tão cristalino o que o PT quer transformar o nosso Brasil e você não encherga…

  7. “…Os Altos-Comandos felizmente não aderiram ao golpe, é verdade, mas isso não é demonstração de legalismo nem de espírito democrático: há vários motivos possíveis para não aderir a um golpe de Estado, inclusive medo…”
    Essa parte tenho que concordar. Além de medo temos outras, creio: não ser promovido, não ganhar uma boquinha quando na reserva, um carguinho de mais 80 mil na ROUBEX, taifeiros a disposição, e muito mais….
    O que não entra na cabeça é como podem querer muito além. Visto que com mais de 40 anos na carreira, não conseguiram uma vida com Instabilidades junto a família. O povo ganancioso.

  8. precisam parar de tapar o sol com a peneira, precisam parar de passar pano, precisam parar de achar que o tempo vai passar e vão esquecer, precisam parar de acreditar que são os salvadores da Pátria em detrimento de a sociedade civil a inteligente e algo complexo e pulverizado, Distribuído em Vários Seguimentos sociais. a razão Empírica vem antes do conhecimento cientifico. só um bizú e nada mais.

  9. ”É PRECISO SALVAR OS OFICIAIS DAS FORÇAS ARMADAS”
    este deveria ser o grito a ser dado pelos generais, pois , para os mesmos, apenas os oficiais são dignos de serem reconhecidos como integrantes das forças armadas.
    Porém, o que se tem visto é exatamente o oposto, pois, na maioria esmagadora dos casos que expoem negativamente as forças armadas, os envolvidos são “oficiais”, os ditos acima do bem e do mal, os paladinos da moral, etc.
    Portanto, quando se referirem às forças armadas, seria bom que se lembrassem que esta é formada tambem por soldados, cabos, sargentos e sub tenentes ou sub oficiais, e destes, pouquíssimos são os casos em que os mesmos expoem, de forma pejorativa, as forças armadas, e quando acontece, não há impunidade e nem nada que justifique. A disciplina funciona de imediato e a quarta parte é acionada imediatamente. Fica então a questao: por que nao se aplica os regulamentos internos aos oficiais sujos isonomicamente a qualquer praça?

  10. O Exército Brasileiro foi e sempre será uma instituição digna, honrada e que respeita a constituição jura e defende a nossa Bandeira Pátria os tenentes Coronel e generais Depois que entraram para a política viraram uns melancias perdendo todas as credibilidade arrastando a imagem tão honrada e adorada pelos brasileiros para a lama. Os restantes da cúpula das forças armadas de bem, devem urgentemente reagir e tirar essa imagem negativa existente o quanto antes.

  11. Quem escreveu essa reportagem deveria pensar em todos os roubos do Lula e do PT durante anos, esses sim deveriam ser punidos e banidos da política. Quanto aos que erram no governo bolsonaro tbm tem que serem punidos, mais não generalizar os militares. Senão teria que acabar com o congresso que tem um monte de corruptos.

  12. As forças armadas viraram as costas para população.

    Não merecem respeito.

    toda a cadeia de comando de general a capitão deveriam ser exonerados.

  13. Se militar fosse exemplo de honestidade o EGITO hoje militarização seria o maior país do mundo e seu povo não estaria se alimentando de pés de galinha.
    Povo brasileiro sem cultura Nunca seremos uma grã de nação. OSPB
    Urgente em todos os níveis escolares

  14. Autor falando em corte marcial, significa que ele desconhece as peculiaridades do Sistema Processual que pode levar a punição de Militares. Li o texto, perdi meu tempo.

  15. regulamento só para praças.
    nos meus 30 anos na ativa vi muitos oficiais com mau comportamento não deixarem de ser promovidos, entretanto qualquer alteração era motivo para punir e cortar promocao de preças.

  16. Como salvar se os generais se venderam ou são comunistas infiltrados. São traidores e pra esse tipo só o desprezo não há como desculpar seria o caso de expulsar esses traidores da nação para fora daqui que vão morar em cuba, china

  17. Reportagem altamente tendenciosa. Responsabilizar e julgar uma instituição por comportamento isolados de um integrante, que ainda está em fase de apuração, é uma irresponsável e um tremendo desserviço à sociedade

  18. As forças armadas deixou de ser algo importante na Vida dos brasileiros. Uma entidade que ao invés de proteger o pais se junta com bandidos não merece nem existir.. estamos sem forças Rmadas, nos sentimos desprotegidos.

  19. Como “nossas” (Nova Ordem) Forças Armadas ( com as respeitosas excessos, como a Marinha) é realmente Pau Mandado.
    Esse fantasiado, vem falar com bom conhecimento em Neurolinguística, das Forças Armadas da NOM (Ex do Brasil) o que todos falamos, e joga no ventilador o MITO, o único político que foi massacrado e nunca provou qualquer corrupção.

  20. Está pessoa que escreveu isto, não entende nada ou está a serviço de alguém, antes de falar das forças armadas tem que repensar nos políticos que mais ou menos 80% são ladrões de alto nível e o judiciário nem se fala, meus filhos foram embora do país e eu estou quase indo e que Deus tenha pena do povo brasileiro

  21. “O Brasil tem a tradição de não punir militares. Isso precisa mudar. Ou prendemos os criminosos, incluindo eventuais generais, ou vamos contratar a próxima tentativa de golpe”. Ao contrário, o Brasil não tem a tradição de punir ninguém da cúpula dominante, a começar pelos políticos. O pior exemplo foi dado pelo ex-condenado assumir a presidência de forma mágica. E o segundo pior exemplo foi os juízes da suprema Corte, acima de qualquer mortal, abonarem nosso atual presidente. Parabéns. Agora querem ser exemplares no castigo para os militares…humm…coa-se o mosquito, mas engole o camelo. República das bananas.

  22. Meu Deus! Ainda tá cheio de viúvas e viúvos bozóides, se nota pela quantidade de comentários sobre comunismo, pauta utilizada corriqueiramente pelo bozonaro para alienar. Acordem! Nem a China é mais. Essa ideia e igual a cloroquina para a covid, Deus, Pátria e família e outras balelas para te dominar. No final as jóias falaram por si só.

  23. Onde está o juramento de defender o país contra inimigos internos?

    Contra um estado bandido.
    Contra a cleptocracia.
    Contra ditadores de toga.

    Senhores generais, continuem sentados com seus traseiros gordos, em suas poltronas de couro dando ordens aos subordinados para pintarem meio fios e capinarem terrenos baldios. Quem sabe até tirar o lixo das ruas.

    A reputação de voces ( dou um salvo conduto aos coronéis), não vale uma melancia na feira.

    Não queremos golpe, nem ditadura , mas a garantia da ordem, de uma democracia não relativa e de uma justiça sem balança enganosa.

    Infelizmente vou me manter anônimo porque não há mais liberdade de opinião.

  24. Fui militar durante o governo militar, o que eu posso dizer é que a corrupção sempre existiu, principalmente na intendência, onde oficias recebiam propina de fornecedores

  25. Fui militar durante o governo militar, e desde essa época já existia corrupção, principalmente de oficiais intendentes que recebiam e que provavelmente ainda recebem propina de fornecedores

  26. Primeiramente ANÔNIMO é sinal de covardia. Não de indivíduo que está em cima do muro e sim escondido atrás do mesmo. Declaração infame de quem não defende sua própria existência, precisamos de quem defenda o Brasil e os brasileiros de verdade.

  27. Braço fraco, Mão inimiga, este é os melancias e hoje, entregaram o país nas mãos dos vermelhos, traindo a maioria do povo.
    O l não foi eleito, e sim colocado no cargo por forças ocultas que mandam no país.
    Aí um que se Diz jornalista vermelho, fala mal de toda uma classe de militares, qual a maioria é DAS maiores patentes do pais, não tem um da classe mais baixa, portanto não generalize, eles estrelados foram covardes, omissos, e agora estamos vendo que praticaram tudo que se aprende nas casernas, portanto este que escreveu tal barbárie, não tem nosso respeito como profissional da imprensa.

  28. Podem não ser santos, mas melhores que a maioria dos políticos e da imprensa amestrada por dinheiro que existe aos montes no Brasil.

  29. As forças armadas sim são dignas de Respeito e honra, e jamais deverá ser julgada por erros isolados de alguns Indivíduos integrantes ao mesmo e que, inclusive, são erros que estão sendo apurados. Essa reportagem não tem outro objetivo senão disseminar informações errôneas e expor ao ridículo nosso Exército, que não tem culpa alguma; Reportagem enganosa e altamente tendenciosa e com grandes inclinações à esquerda, saiba que politicagem não faz parte do Exército e esse julgamento é inadmissível. E dizer que o plano de currículo das escolas militares estão errados é um equívoco enorme, civil algum sabe o que um militar passa ou sacrifica para estar onde está e para serem, posteriormente, Massacrados pela mídia como a polícia e todas as outras Forças Auxiliares que não fazem nada além de cumprir com seu papel e obrigações na sociedade.

  30. Pessoal temos que ser sinceros, o país está contaminado. Exista um poder que é tão corrupto quanto a política, o judiciário. Assim como os militares, ficam entre eles. Aliás, é um tapa na cara da sociedade quando um juíz comete uma falta e é aposentado compulsoriamente e recebendo salário pelo resto da vida. Só no Brasil. Isso mostra que a corrupção vale a pena. Falando em judiciário, hoje é o maior problema do país, um câncer difícil de ser combatido, pois os que deveriam combater, os senadores, infelizmente estão, em sua maioria, nas mãos do STF. essas é a pátria que nos pariu

  31. Não podemos generalizar,pela conduta criminosa de meia dúzia.As forças armadas e auxiliares,Prestou, e presta,um excelente trabalho a nossa nação.Uma instituição militar,não pode ser Responsável pelo deslise de Alguns.Afinal,é uma corporação respeitada,de brilho,concordo da sua omissão em defender,os patriotas que clamavam por intervenção.Acontece que uma andorinha,não gaz verão sozinha,e,bolsonaro,homem de coragem peitou esse sistema sujo e Corrupto,agora ele,como todo brasileiro estar pagando a conta,por culpa de um senado e parlamento inerte.

  32. Meu filho serviu as forças armadas.ainda tem muita força as pessoas que serviram as forças armadas nos concursos e a hora de arranjar um emprego.mas devido as forças armadas se ajuelhar pro presidente corrupto e um STF fica difícil confiar nas forças armadas deixando um único ministro do STF mandar prender membros das forças armadas perde o moral e o respeito
    Com o povo brasileiro

  33. “vamos dar um golpe nas urnas…” Palavras do Lula enquanto candidato. Outro golpe foi dado pelas FFAA no povo brasileiro que ficou 70 duas implorando por justiça e acabou preso acusado de terrorista. Golpe é ver as FFAA, muito bem pagas e treinadas com o dinheiro do trabalho dos civis prestarem continência a um bandido. Um monte de lixo

  34. Canalhas! Para atingir moralmente Bolsonaro deixam preso seus assessores diretos há 6 meses. Pq o autor, se tem os atributos q faltam aos militares, não cita a Caixa Preta do BNDES explicando como o dinheiro público abasteceu Cuba, Venezuela, Angola e a JBS Americana???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo