Celular de Mauro Cid tinha minuta de GLO e estudo para dar ‘suporte’ a um golpe

Mauro Cid Alexandre Cassiano/Ag. O Globo

De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, novo conjunto de mensagens traz documentos que dariam ‘suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de Estado’

Malu Gaspar

A Polícia Federal encontrou no celular do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o coronel Mauro Cid, a minuta de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) e alguns “estudos” que, segundo os investigadores, eram destinados a dar suporte a um eventual golpe de estado.

A GLO é uma operação militar que permite ao presidente da República convocar as Forças Armadas em situações de perturbação da ordem pública.

Segundo o que apurei, Cid esteve na sede da PF em Brasília nesta terça-feira para depor sobre esse novo conjunto de evidências, que ainda não se tornou público.

No despacho que autorizou a oitiva de Cid, o ministro Alexandre de Moraes diz que o ex-ajudante de ordens “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado”.

De acordo com o texto, o material trata “da possibilidade de emprego das Forças Armadas em caráter excepcional destinados a garantir o funcionamento independente e harmônico dos poderes da União”.

A PF queria saber quem preparou os tais estudos e para quem eles estavam sendo compilados, entre outras coisas. Não há, por enquanto, sinal de que o material tenha sido enviado a Bolsonaro pelo celular.

A subprocuradora da República Lindora Araújo acompanhou o depoimento de forma virtual, mas Cid se recusou a falar. Preferiu se manter em silêncio.

Os documentos recolhidos por Cid estavam em mensagens trocadas com o sargento Luis Marcos dos Reis, preso junto com ele no início de maio na operação que apura fraudes nos cartões de vacinação de diversas pessoas, entre elas o ex-presidente e sua filha Laura. Reis deve ser ouvido nesta quarta-feira pela PF.

O material apreendido durante a operação dos cartões de vacinação deu origem a um novo inquérito, este sobre a participação do mesmo grupo em preparativos para um golpe de estado. Foi no âmbito dessa investigação que Cid foi ouvido nesta terça-feira (6).

Em áudios que já tinham vindo a público e que foram revelados pela CNN, Cid e o ex-major Ailton Barros, também preso, conversam com o coronel e ex-secretário executivo do ministério da Saúde Elcio Franco sobre como mobilizar o comandante do Exército para uma intentona golpista.

O assunto também domina essas novas mensagens sobre as quais a PF está debruçada. Além da minuta e dos pareceres que recebiam de diversas pessoas, Cid e Reis também trocam ideias sobre como convencer outras autoridades do Exército a aderir ou colaborar com a GLO.

Como esse novo conjunto de mensagens foi compartilhado em dezembro, a PF acredita que faziam parte de um esforço do grupo de auxiliares de Bolsonaro relacionado aos atos golpistas de janeiro.

Outra hipótese em investigação pela PF é de que o plano fosse editar o decreto de GLO e, depois, a chamada minuta do golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres. O documento apreendido no armário de Torres criava um “estado de defesa” no Tribunal Superior Eleitoral e dava a Bolsonaro poderes para interferir na atuação da corte, o que é flagrantemente inconstitucional.

O Globo

49 respostas

  1. É…..a casa caiu. Em qualquer outro pais, essA quadrilha toda já estaria presa e cumprindo pena maxima. Nos eua o trump talvez seja Preso. Se isso acontecer, será um grande golpe nessa extrema direita que tentou destruir a democracia lá e de forma planejada, por aqui também.

    1. Se o material trata “da possibilidade de emprego das Forças Armadas em caráter excepcional destinados a garantir o funcionamento independente e harmônico dos poderes da União” não há nenhum golpe nisso. Desde quando GLO é golpe? Decretos e leis são antes de tudo aprimorados em minutas. Poderiam ser horitas, mesadas ou anuários… tudo tem que ser estudado antes de se por em prática. Golpe é ser vítima, acusador e juiz. Imaginem que nesses casos o juiz ainda recebe aposentadoria compulsória como punição por vender sentenças.

      1. E qual seria o motivo para a GLO? Por que caráter excepcional? Não houve conflito de poderes muito menos “grave ameaça as instituições democráticas”.

        Platelminto e sua turma de escrotos queriam uma ruptura institucional e isso foi pensado de forma preventiva desde a mudança dos comandantes das FA.

  2. Depois eu que tive sempre errado,pois avisei o que estava varrido embaixo do tapete, quando aparecesse o Lula ia ser fichinha está começando a se confirmar Tudo. Inclusive da lei 13.954 sobre tudo que falei. O tempo é o senhor absoluto da razão.

    1. Vejo que o senhor conhece o terceiro segredo de Fátima.

      Comando do Exército comemora apoio da sociedade demonstrado pelo grande número de inscrições para concurso…

      Parece que também tenho este poder amigo…fico imaginando: quem me trazer algo até o final do expediente de Hoje,que possamos comemorar, ganha medalha do Pacificador, destaque na formatura e uma semana de dispensa.

  3. Golpe por golpe, ele pais está fadado ao fracasso eterno.

    O governo atual se constitui de uma miscelânea de clichês do “Politicamente correto’que não a lugar algum, apenas ao atraso e a divisões.

    Voltou com plenos poderes a campanha “eles contra nós”, dividindo a população como se fossem torcedores fanáticos de time de futebol.

    Enquanto isso, ninguém quer saber dos grandes problemas: na educação, por exemplo, ensino médio forma “analfabetos funcionais” e militantes marxistas; na infraestrutura, o país escolheu o modal rodoviário para transporte de cargas e as rodovias em sua grande maioria possui apenas uma faixa para caminhões e carros de passeio.

    Enfim, seremos sempre um país medíocre culpando os outros pela nossa própria mediocridade.

    Bom feriado a todos!

  4. Ai não tem como defender mais…A casa caiu realmente, agrupa e deixa bater agora!!!

    Tentar golpe por perder uma eleição numa democracia é crime gravíssimo!!!

    1. Quando vc entrar em uma briga, espere receber um soco. Depois revide na mesma intensidade; calcule o peso e a força e assim, sucessivamente. Enfim. se os dois estiverem armados, espere levar um tiro para depois tentar revidar.

  5. Vale dizer: a “fishing Expedition” vale para alguns, para outros não… pensei, como advogado que o celular havia sido apreendido para investigação da falsificação de cartões de Vacinação e não para apurar outras coisas… eu imaginei que todo o Poder Judiciário havia já pacificado a questão: a apreensão de mídia eletrônica serve apenas para a investigação do objeto original do possível ilícito apontando, se descobrir outro e enveredar pela senda da continuidade, se configura a ilegalidade e torna-se passível de nulidade. Não foi assim com a descondenação? Isso é lawfare no melhor estilo do atual advogado Zanin, futuro ministro do STF…

    1. Está querendo Passar pano? Se entender realmente alguma coisa de Justiça deve observar porque foi aprendido o celular e não foi só por causa da vacina. Não os processos do Lula não foram anulados e ele absolvido por isso ao contrário acessaram isso e serviu de prova. Francamente tem gente ainda com coragem de defender essa turma do Bolsonaro… Sempre falei e repito. O ex presidente Jair Messias Bolsonaro o falso Messias o espalhador de fakes, ódio e pior de tudo usa Deus em vão. O restante é mi mi mi. Pois contra fatos não há argumentos

      1. Veja o que a lavagem cerebral do Molusco produziu: é isso mesmo que ele quer que pensem, que foi absolvido, mas não foi, os processos da 13ª Vara Federal de Curitiba/PR foram anulados por incompetência para julgar os casos da Petrobrás e transferidos para Brasília/DF, procure se informar melhor em fontes confiáveis e pare de Acreditar em tudo que te mandam pelo WhatsApp. Vão conseguir te vender o Pão de Açúcar qualquer dia desses…

    2. Melhor rir do que chorar! O senhor sabe o que é do que se trata Serendipidade ou “Serendipity”? Vulgarmente denominado crime achado. Aquele crime descoberto no curso da investigação de outro, como na interceptação telefônica. A nossa jurisprudência pa´tria ja sedimentou o entendimento no princípio da licitude dessas provas há tempos, tanto no STJ e STF: seguem precedentes fixos: STJ – STJ; HC 187189/SP 2010/0185709-1, Rel. Min. Og Fernandes, 6ª Turma, j. 13/08/2013, DJE 23/08/2013. STF – STF; HC 137438; 1ª Turma; Rel. Min. Luiz Fux; DJE 20/06/2017 e STF; e o Informativo 869-STF/ HC 129678/SP – 13/06/2017. Portanto, melhor se inteirar mais, pois isso já está superado e se discordar entre com ação para ocasionar um Overruling. Boa sorte!

      1. É isso aí homem das cavernas, descoberta fortuita de provas. Esse pessoal não sabe de nada. Olha lá embaixo que ele afirma sua tese baseada num artigo ou reportagem. Típico desse povo que se sustenta nisso, dispensando o que a doutrina e jurisprudência abalizada sustenta. 🤟

  6. Fico imensamente feliz de ver um oficial da aman pagando suas dívidas. se fosse no quartel não iria acontecer nada. o que ele faz é um retrato do que se aprende na aman e do que os oficiais de carreira fazem dentro do quartel.

  7. Alguns tentando passar pano para essa qua….. ops, organização crimin…….organização beneficente que mergulhou o Brasil em desesperança, pobreza e trevas. Essa turma não tem limite no mau caratisto, cara de pau e ódio ao país onde nasceram é que muitas vezes lhes paga o salário.

  8. E tem mais: se ele na hipótese remota de ser efetivamente absolvido, o que de fato não ocorreu, porque então não entrou com um pedido de Indenização pelos 580 dias “encarcerado”. Respondo: porque nem os advogados dele são bestas de fazerem uma autêntica BURRADA dessas…

    1. Ou seja o Molusco ao requerer Indenização que poderia ser milionária, tem que provar que era mesmo inocente e isso ninguém conseguiria. Fato: perdendo a ação de Indenização Milionária teria de pagar no mínimo 10% de honorários Advocatícios sobre o valor pleiteado, E Será ao advogado da União que oficiar na causa, pois quem será demandado será o Estado Brasileiro e não A, B ou C. Esses responderiam a uma ação de regresso da União em caso do Molusco se tornar vencedor… o que convenhamos nunca seria e nem será…

  9. Realmente você, intuitivamente, está certo, pois nem condenado ele foi. Como houve anulação dos autos, ele voltou a ser primário e também sem antecedentes.

    1. Putz… anulação dos autos ou do CEP? É cada pérola que o molusco deve sentir inveja de tanta mentira. Os caras devolveram R$ 25 bilhões só em acordos de delação, com entrega de provas, e não houve corrupção, foi apenas esbulho possessório de dinheiro publico e privado.

    1. Cid irá ficar livre do uniforme do exército, mas irá vestir uma calça e uma camisa de listras horizontais nas cores branca e preta e ainda dentro de uma jaula.

  10. Na 10 RM, que foi abrigo de golpistas, a mesma que inclusive teve o general falando para a tropa, de frente para os civis, que “os acampados devem ser protegidos”, na companhia onde ficam os soldados não tem nem água para beber. Quando muito tem um bebedouro que não gela água porque está quebrado. É um lugar infestado de baratas. Para vocês verem que quem muito faz discurso moralista, pouco faz suas obrigações – nem o mínimo para a dignidade humana do soldado, faz. Adj Cmdo??? Ta invisível, tá invisível, tá invisível… nem sonha em ver a situação do Cb/Sd. Num lugar desses não se estranha ter se criado uma legião de malucos golpistas. Mas quase todo dia tem reuniões intermináveis de comilões de bolo, salgadinho e biscoito.

  11. Golpe de estado! Eleger quem foi condenado na Lava jato.
    Golpe de judiciário! Intervir e interferir no executivo e legislativo.
    Golpe de legislativo! reeleger os presidentes das casas.
    Agora a pf encontra em um celular esquemas de golpe, Seria o elencado acima?
    Aquele sujeito, deixaria algo Significativo em um celular? Seria tão idiota assim?

    e o preço da picanha?

  12. Prestem atenção à narrativa espalhada pela Malu Gaspar: “reuniu documentos com o objetivo de obter suporte jurídico e legal para a execução de um golpe de estado”.

    Ora bola, “golpes” não são feitos com suporte jurídico. Isso é um “quadrado redondo”. Não percebem a imbecilidade que estão querendo propagar como se fosse uma notícia ?

  13. 6a economia da terra foi há muito tempo, antes de 1985. Vc deve ser comedor de pedra, não liga para quem produz os bens que vc consome e também não deve saber produzir nada a não ser extrusão de barro.

  14. ihhhhhhhh, já vi que mais um oficial morrerá fictamente e sua amada receberá sua gorda pensão integral e o “morto” se candidatará na política, será eleito pelo Gadismo e vida que segue!
    Obs: Não estou do lado do ladrão descondenado e nem sou PT nem de qualquer outro partido de direita, esquerda, centro, apenas sou um cidadão comum como a maioria aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo