Essa declaração já considera inconstitucional os artigos 14 a 20 da Lei 12872/2013, por contrariar o art 18 do ADCT, da CF 88, por conceder estabilidade sem concurso público para temporário.
Está cada dia pior esses problemas administrativos.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS
Art. 18. Ficam extintos os efeitos jurídicos de qualquer ato legislativo ou administrativo, lavrado a partir da instalação da Assembléia Nacional Constituinte, que tenha por objeto a concessão de estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
LEI Nº 12.872, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013.
Art. 14. Fica extinto o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, integrante do Quadro de Pessoal Militar do Exército.
Art. 15. Fica criado o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, destinado ao acesso dos cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada. (Regulamento)
§ 1º O acesso dos cabos e taifeiros-mores de que trata este artigo será efetivado por promoção à graduação de Terceiro-Sargento, pelo critério de antiguidade, deixando aqueles militares de pertencer à sua Qualificação Militar de origem.
§ 2º Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto.
§ 3º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, extinto pelo art. 14, passam a integrar o Quadro Especial a que se refere o caput .
§ 4º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento pelos critérios de antiguidade e de merecimento, desde que satisfaçam aos requisitos mínimos estabelecidos no Regulamento de Promoções de Graduados do Exército.
Art. 16. Os soldados com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a cabo pelo critério de antiguidade, desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam os requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto. (Regulamento)
Art. 17. Os soldados, cabos e taifeiros-mores de que trata esta Lei poderão ser beneficiados por até 2 (duas) promoções, após adquirida a estabilidade. (Regulamento)
Art. 18. Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Art. 19. As promoções de que trata esta Lei não contemplarão os militares na inatividade.
Servi ao exército 8 anos e 2 dias fui praca mais distinta fui apedidao física do 12 batalhao de engenharia e combate blind fui classificado 01 do CFC
Fui promovido
E o que aprendi dentro desses anos
O QE é o que movimenta e faz as manutenções pois cada seção equipamento maquinarios pesado
Tratores de esteiras etc
Pelotão de obras (elétrica, Hidráulico pedreiro pintor
Equipagem leve
Equipagem pesada
Manutenção de motor de popa
Manutenção de pontes e portadas pesadas
Etc tudo e da responsabilidade dos QE
Apenas um tenente pra assumir a carga dentro de 3 anos vai embora transferido
E não quer nem saber se o material está em condições
Apenas faz uma parte pedindo descarga do material
O que faz um quartel não perder dinheiro e o material são is QE que ficam 30 anos dentro da seção cuidando
Pega Uma carreta que um QE e motorista
E pega uma carreta que um sgt de carreira seja motorista vê as condições
Quem cuida é conserva a da continuidade na missão sim são Os cabos e soldados e sgts QE
Graças a Deus que não consegui estabilizar pois o comandante tentou
Hoje seria um 3 sgt ganhando 4mil
Mas estou bem sucedido ganhando 10mil
Só entrei no Exército na época por ser interior e não conhecer
Mas pena que não é valorizado essa classe
Principalmente os praças de carreira que oficial chega a capitao com esao
E o praca do mesmo ano estão sendo promovidos a 2 sargento
Isso é uma vergonha
Com os praças por isso usam o exército como trampulim pra se formarem em outras áreas
EXERCITO BRASILEIRO APENAS 🌟 🌟 🌟 ESTRELAS
SAO VALORIZADOS
“Quem gosta de praça é cachorro”… já dizia um certo oficial, que merda de pensamento!
igual a um aluno da Escola Naval que pediu baixa da marinha, desmotivado foi repreendido uma vez pq estava falando com um cabo do rancho, ouviu a seguinte frase de um oficial: ” não quero mais vc falando com praças, A O EXERCÍTO FORMA HOMENS, A AERONAUTICA AVIADORES E A MARINHA FORMAM PRINCIPES”.
Esse general não sabe nada de forças armadas. Quando o pessoal que Reinvindica Direitos para Cabos e soldados, estão focando os militares de Outras forças, como marinha, que a carreira de praças começa como soldado e Marinheiro.
Na visão desse senhor,os QEs nunca existiram e se ele se aproveitou de algum como : Cozinheiros seguranças , motoristas Pedreiros…Etc. foi apenas
uma uma obrigação – SERVIL – do subordinado para atender sua ascensão ao generalato. Queria saber como ele foi para a ESPCEX , fez concurso? ou foi pela cota do Colégio Militar?
A mais pura verdade camarada, a falta dos QEs hoje, tem trazido uma lacuna na força, hoje tem mais VTR, carro de combate encima dos tocos, do que em qualquer outro Tempo, na parte de Cozinha, o padrão caiu vertiginosamente, tem Unidade hoje, que quando tem um jantar ou almoço melhorado por ocasião da visita de um General, buscam em outra unidade, onde tenha algum QE de PTTC para confeccionar a alimentação de qualidade. A situaçao é tão crítica, que em muitas oportunidades, tem se levado a autoridade para algum restaurante da Cidade. Essa é a realidade, mas os QEs não podem ser considerados de carreira né, mesmo depois de mais de 30 anos. Realidade de um Exército já a muito caminhando para decadência, infelizmente.
É impressionante a insistência do CMDO em desqualificar os QEs!!! Montedo faz aí um post sobre a ida de milhares de oficiais para a ESPCEX sem concurso!!!Conheci um Cel que foi estudante do CMRJ junto com seu irmão,o Cel cavou a vaga para A ESpCEX ,já o irmão rodou pois não tinha conceito. O Coronel falava essa história para os cabos véi e dizia que não tinha feito concurso e sim uma seleção . E prq é que esses caras ficam Batendo nessa tecla: – QE não fez concurso!! e por acaso existiu Em algum momento CONCURSO para entrar como SD no EB ??? Os QEs tem culpa de não ter essa previsão ?? a estabilidade deles foi ilegal???
O quadro especial do EB foi criado por Decreto, logo foi por um Dispositivo legal… essa História de estabilidade sem Concurso é coisa do passado… entretanto, excluir dos Benefícios da lei 13.954/2019 é deixar de reconhecer O trabalho desses militares, por diversos anos, em variadas funções, foi lamentável e cruel … temos famílias e contas a pagar … justiça seja feita.
Vão ficar enrolando….
Vai passar o tempo…
Estamos quase perdendo a janela dos 9%, daqui a pouco perdemos mais uns 12% ou 15% e ficaremos para trás!!
Isso me faz lembrar a MP 2215 de 2001, a MP do mal, ninguém mais fala dela!!!
Ainda há tempo…REAJUSTE LINEAR NO SOLDO!!!
Não ha controvérsias! Militares em geral por desconhecimento adoram transformar Excessão em regra. “Em regra não ha cabo e soldado de carreira”. A Excessão e que alguns militares foram reformados, ou por tempo de serviço no caso de QE ou por ter sido considerado incapaz, no caso de temporários, Muitos destes ultimos deveriam inclusive ter suas reformas revistas com novas inspecoes de saude, reformados com salario de cabo com 20 e poucos anos de idade. Militares na reserva e reformados, vão aproveitar o tempo que lhes resta na terra. Sugiro lutar pelo reajuste, realmente estamos precisando.
Em regra??? E a estabilidade com previsão na constituição, lei e portarias??? Não vale??Na sua visão foi Exceção??? Algumas pessoas só enxergam a estabilidade do QE no Exército,no entanto era FOI REGRA em dezenas de categorias de funcionários PÚBLICOS!!! pMs ,universidades cargos estaduas PF, pRF… IBaMA, Receita, etc, Detalhe : – sem concurso.
Este Pensamento é o de Quem foi beneficiado. A lei maior CF no art 39 Confirma que os QEs foram Abandonados sem Plano de carreira. Logo cumpra-se a lei. Segundo a Lei 13954/19 Não foi isonomica e privilegiou os do Topo da pirâmide.
Extremamente, cria-se a bel prazer uma exceção, jabuticaba, e agora esses justos cidadãos exigem todos direitos daqueles que ingressaram nas FA através de Estabelecimentos de Ensinos convencionais.
Particularmente, penso que essa semântica inconstitucional se é de Carreira ou não é o que menos interessa, bobagem.
Obviamente que não é, pois não possuem concurso público e uma carreira regulamentada.
Apenas uma rara exceção de após 15 anos serem Contemplados Com uma promoção.
E dilminha pra fazer uma média, a promoção a segundos-Sargentos.
Agora a jabuticaba se assanha por sobrenatural promoção a Subtenente, o que é totalmente bizarro.
O cidadão entra para prestar serviço militar obrigatório e quer sair Subtenente sem percorrer o mínimo sustentável: a formação de Sargentos.
Sem CAS a Lei é clara: não sai Subtenente.
É ilegal, simples assim.
Muito bobagem, imatura discussão.
Situação totalmente diferente dos QEs ou QESA (FAB). Os taifeiros da FAB foram Beneficiados por uma lei de 1965.
Na verdade o Lula não foi bonzinho!
A verdade é que a grande maioria estava na justiça pleiteando a promoção e existia um passivo de bilhões!!!
Os taifeiros para serem promovidos na reserva tiverem que assinar um termo abdicando destes atrasados.
Os taifeiros da ativa entraram na fila de promoção e fizeram os cursos previstos junto com os demais SO.
Belas palavras meu amigo,porém a controvérsias.
Sou praça de 1989, soldado,Para-Quedista no mesmo ano.no ano seguinte fiz um curso de cabo especializado,em todo tipo de material aereoterreste,me tornei especialista em todo tipo de Material Aet.curso bem difícil onde oficiais e sargentos de carreira por vezes são desligado.
Fui promovido a cabo em 1991, passei a ser o furriel da Cia,com 250 homens, após uns dois anos passei a trabalhar no furriel geral do Batalhão,ainda como cabo assume as carteiras de Fusex,pagamento do EV,vale-ttansporte esse ainda era físico e auxílio pré-escolar. E ainda por vezes fechando o pagamento de toda om.
Após alguns anos tiver oportunidade de fazer o Eslop me tornando saltador livre.e indo para 3°secao da om onde juntamente com o s/3 fechava todo planejamento aet do Btl,isso ainda cabo.
Por fim fui transferido para outra om,passei a ser encarregado de material de uma oficina,coordenava 20 motoristas e suas missões,depois fui para outro pelotão cb ainda comandava 30/40 soldados diariamente. Participando como cmdt de pel de forma
formação de Rec etc.
Depois fui comandar outro pelotão com 40 soldados sendo encarregado de toda mnt da om escola com cerca de 700 Al e 100 homens Efetivo.por último trabalhei na DA, assumindo a carteira de pnr com cerca de 50 pnrs para administrar.
Não fiz cfs,casa e Aman, porém o que define o profissional e sua capacidade.
Sempre fui E no tat,taf e tudo na vida é questão de
Oportunidade
Não me troco com nenhum oficial ou sgt de carreira essa é minha estória como cb velho ou QE como queiram chamar.
Sou do quadro especial do exército
Não podemos receber pelo CAS porque não fizemos o referido curso.
Eu no 23 bi quando estava na ativa.
Assumi funções de militar com CAS.
Interinamente chefiei por 3 anos a secretaria do 23 bi e por 2 anos a seção de comunicação social,
Fui sargenteante da seção de saúde por 3 anos e sargenteante da cia cmdo e Sv por 6 meses e ainda dizem que não merecemos o referido CAS e nem a promoção a subtenente ou suboficial.
Sem mais para o momento agradeço antecipadamente e reitero votos de estima e distinta consideração.
Segundo o nobre General, as praças foram melhor aquinhoados que os Oficiais, pergunto ao nobre Oficial qual curso de altos estudos 1 e 2 tem ou foi criado para os 3º, 2º, e 1º Sgt? Para os 1º, só la no finalzinho quando já esta quase para sair Sub, quando fizer o CHQAO e isso lá pelos 23 anos de Sv, até la vai grunindo, prestando concurso e tentando cair fora. Fora isso, porque um General de exército tem 41% de disponibilidade e um 3º Sgt tem 6º? Por acaso a disponibilidade do General é tão maior assim em relação ao 3º Sgt, e assim sucessivamente? Porque na nova reestruturação mexeram em todas as gratificações, menos na formação que continuou nos parcos 12%? Porque uma reforma para em principio valorizar os militares, beneficiou imensamente entre as praças Apenas os Sub Ten, entre os Oficiais, Excepcionalmente os Generais? nao é a força formada por Cb, Sd, Sgts, Ten, Cap e Coroneis Também? E quanto ao Soldo, até quando vai ficar congelado? Para alguns , as vantagens compensou, para outros, até decréscimos. e assim vai se tocando o barco, remando com as falacias.
Espero que seja publicado, parece que o Xandão já ta de olho.
Ja estamos em um início de ditadura e não sabemos se em curto espaço de tempo, será possivel alguma mudança
Amigo qual é a Função Que necessita De altos estudos no início da carreira?
A ideia é a valorização da experiência e do crescimento profissional com o passar dos anos e não alAumento salário, por isso as alterações não foram no soldo e por isso o nome de reestruturação da carreira.
e o relato do cabo que foi promovido a general(pai) e do sargento que foi presidente(filho do cabo) Porque os Sgt QE não pode ser Subtenente se o cabo foi general e o Sgt Presidente?
O cabo que virou general e foi pai do sargento que se tornou presidente
Getúlio Vargas, o sargento que governou o Brasil por 19 anos
por Nivaldo 20/05/2023 Matéria publicada na Revista Sociedade Militar.
Eu acho que Getúlio vargas era QE, pois foi só até 2º sgt.O Cabo Que Virou General E Foi Pai Do Sargento Que Se Tornou Presidente
Getúlio Vargas, O Sargento Que Governou O Brasil Por 19 Anos
Por Nivaldo 20/05/2023 Matéria Publicada Na Revista Sociedade Militar.
Eu Acho Que Getúlio Vargas Era QE, Pois Foi Só Até 2º Sgt.
Duvido qual o Sargento até sair Subtenente nunca passou na mão de um QE, hoje em dia pode até ser pq o QE já não existe mas num passado não tão distante todos esses foram instruídos por QE pois eram os que tinham experiência de todos os graus, acho que o respeito é justo pelo menos o respeito já que não tem consideração nenhuma e suas palavras, seu carrerista de bosta!
A Matemática É Simples, A Regra É Clara:
– Para Promoção A Subtenente É Necessário Conclusão Com Aproveitamento Do CAS.
– Só Existe A Carreira De Oficiais Regulada Por Lei.
– E Dos Graduados, Através Ingresso Em EE Regulados Pelas FFAA (Concurso).
Tudo Além Disso, São Balela, Tentativas Inconstitucionais Através De Políticos Em Busca De Palanque E Gado (Votos).
Todos Antes De Conquistarem A Justa Estabilidade Por 10 Anos De Bons Serviços Prestados:
– Eram Conhecedores Das Regras.
– Assinaram Requerimentos Em Acordo Com A Excepcionalidade De Sua Condição E Peculiaridades Com A Estabilidade.
Antes Essa Realidade, Concessão Era Motivo De Felicidade E Sucesso Individual.
Pois, Pouquíssimos Soldados E Cabos De QM’s De Difícil Formação Passavam Por Seleção Para Estabilidade.
Procurar Reparação Por Perdas Salariais, Decréscimos De Salários É Justo.
Agora, Promoções A Suboficial, Maiores Percentuais Em Adicionais É No Mínimo Incoerente.
Que Se corrija Essa Redução Salarial Em Virtude Do Aumento Do Desconto Da Pensão Militar E Deu.
Julho É A Última Parcela Da Reestruturação.
4 Anos Se Passaram, Chego A Incontestável Conclusão:
– Não Fosse A Lei Do General Teríamos No Máximo Esses 9% Recém Concedidos Ao Funcionalismo Público Federal.
Para Aqueles Que Prefeririam Esse “Mega Aumento” De 9%, Digo.
Depois De Descontado O Imposto De Renda Sobre Esse Reajuste:
– Sobrar-Se-Ia Muito Pouco.
Assim, Conclui-Se Que A Reestruturação Da Carreira:
– Foi Excelente Para Os Estamentos Mais Superiores.
– Muito Bom Para Os QAO’s E Graduados Possuidores De Adic AE Cat I.
– Satisfatória P/ QAO’s E Graduados Em Geral Da Reserva (Aperfeiçoamento).
– Excelente Oportunidade Para Graduados Na Ativa.
Excepcionalmente, Quadro Especial À Margem Da Lei.
Situação Salarial Do Quadro Especial É Dura, Crítica.
Alguma Jabuticaba Terá Que Ser Criada.
É certo que a lei 13.954 tem que ser revista. Foi aprovada por meio de polpudas emendas parlamentares, patrocinadas pelo mitos e seus apoiadores. Foi moeda de barganha, eu te apoio e vcs me apoiam. A falácia do EB que só prejudicou os QEs não próspera, na FAB tem Cap do QOEA ganhando igual a Sub.
No EB também e qual o problema disso??
Algum Demétrio contra os Suboficiais?
Não é por aí a questão…
Ocorre que não temos uma carreira estruturada por lei, cada força tem sua legislação, não vou entrar a na questão qual força está certa!!
O certo é que praça nunca deveria ser promovida a oficial pois são carreiras distintas!
A lei não será revista nem que o papa peça por isso!!!
Necessitamos é de reajuste nos soldos, isso sim!
S Ten Com CHQAO. Só que Sgt QE, é ser humano igual o Sr, Tem Familia, Filhos e aluguel para pagar, e pertencemos ao mesmo Braço Forte, Triste não sua visão sobre QE.,
Senhor Antônio Carlos Gomes
Concordo com suas palavras sobre o QE e suas famílias.
O problema é que, alguns QE, preferem ver quem fez os cursos citados por mim a cima perder os benefícios do que ganhar um reajuste. Esses são invejosos e rancorosos. Só sabem falar da “maldita lei” ela não é maldita ela valorizou a meritocracía.
E todos nos merecemos sim uma reposição salarial, todos nós!
Não concordo pois sou de 1988 e a minha turma não foi possibilitado fazer o Chqao e fomos prejudicados enquanto os Of com ESao foram contemplados. Temos de deixar de ser mesquinhos e egoistas, o QE tem filhos e querem o melhor para eles.
Meu amigo me diz vc fez o chqao ou o alternativo. Existem portaria do EB deixando claro que de 88 para baixo não podia fazer ChQao. Não Tenho por que mentir.
mas mentiu na cara de pau, só não tem CHQAO que não quiz Fazer, acharam que não Valia nada fazer e Se lascaram, Agora ficam chorando como criança cara de Bunda, preguiçosos vagabundos.
Sr Antônio Carlos Gomes
Infelizmente companheiro penso que a sua situação seja irreversível.
A Lei 13.954 não ampara qualquer chances para o senhor.
Porém acredito que alguma saída surgirá para corrigir o decréscimo salarial.
Mas, infelizmente, só é apenas isso.
Sinto muito.
o melhor é derrubar essa reestruturação e receber os 9% que foi dado aos civis, o aumento na gratificação do pessoal de escola teve desconto de Imposto de renda e acabou por barrar os 9% para nós em virtude de que a ultima parcela vai até jul/23. A reestruturação foi um urubu quando deveria ser um pombo
Fizeram uma arapuca: ao mesmo tempo que a “reestruturação” serviu para diferenciar os ganhos por formação, esta se deu na reforma da Previdência Social que visava a economia e não aumento de gastos. Na parte que comportaria a economia a proposta foi de redução do efetivo no prazo de 10 anos e o aumento da quantidade de militares temporários, já que estes não teriam peso previdenciário. A maioria dos Oficiais subalternos e 3º Sargentos é formada por militares temporários e o aumento de vencimentos nestes postos e graduação via “reestruturação” significa mais gastos, não só em salários mas também em indenizações, o que iria contra a “reforma”, mas os de carreira agregariam os benefícios da “reestruturação” com o tempo. É algo Que Não Poderia Dar Certo E Que Deveria Ser Feito Separadamente Ou Nem ter sido Feito, já que A Reforma previdenciária No Âmbito Das FA ocorreu Com A MP 2.215 E A “Reestruturação” Só Igualou Os Militares No Aumento Dos Descontos E Do Tempo De Serviço e serviu para dividir parte da tropa.
Isso mesmo Apoiado: QE não é carreira, nada além do óbvio. QE é uma anomalia que deveria ter sido extinta em 1988, se o Brasil fosse um condomínio sério e o EB fosse uma Instituição séria, regida pelas leis em Vigor. Antes tarde que nunca! Nunca Foram, então nunca Serão!
O Cmt quando disse que não há Cabos e Soldados de carreira, Referiu-se provavelmente a formação nas escolas, não há escolas específicas de formação de Sgt QE, Cabos e Soldados. Estes militares são formados na Tropa. Acredito que com isso, ele não quis dizer que estes militares não existem, desvalorizando-os, e sim uma questão lógica. Os militares dos Quadros Especiais têm seu valor, acredito ter sido um erro do Exército não valoriza-Los mais, poderiam ter ficado mais cinco anos na ativa, sendo promovidos a primeiro Sargento na passagem para reserva. Teriam uma valorização financeira, não afetaria a Hierarquia, ganharia o Exército com esses militares mais cinco anos. Faltou visão e sobrou preconceito.
E o soldo, senhor General? Já que não quer mudar a lei, deveria, ao menos, lutar para contemplar as FA com mesmo reajuste concedido aos civis. Essa inércia dos comandantes em buscar melhorias para a tropa é revoltante.
JP
A Reestruturação da carreira sepultou todas tentativas de reajuste salarial.
Esqueça, após Bolsonaro sancionar a Lei Do General, nenhum oficial general ou ministro da Defesa terá a cara de pau de “peruar” um aumento.
Governo Petê promoverá uma gastança desenfreada com o Arcabouço Fiscal em busca de implementação de projetos populistas.
Pode ter certeza que reajuste para as FFAA é sua última prioridade.
Nine quer é vingança contra os Alto Cmdo.
E como sempre, quem sofrerá é pagará a conta é o estamento mais inferiores.
Esqueça e prepare pra no mínimo mais 4 anos sem reajustes sobre as perdas da inflação do período sem qualquer reposição.
Possivelmente a Lei 13954 será embargada pelo judiciário, levando em consideração os fatos que ocorreram desde o Projeto de Lei. Só espero que qualquer devolução aos cofres públicos seja feita pelo menos em 72 vezes.
Achou que o STF vai embargar a Lei 13.954 é todas promoções inconstitucionais.
Determinar aumento apenas para os QE e promovê-los a General de Brigada, inclusive os da Reserva.
Só espero que qualquer devolução aos cofres públicos seja feita de uma só vez.
Triste mesmo é ver um ten/CAP QAO, que ao ser designado pra Auxiliar ou assumir a 1ª seção do batalhão, não sabia sequer promover um asp pelo sapot…
mas possui o famigerado Chqao, que no pau da goiaba só serve pra engordar o salário, na prática é isso ai… (30 anos de sv foi pouco pra aprender a “adm”)
Cobrar do MM sem saber a função, pega mal eim Capita “meu quinhão eu já paguei, o cmt tá me cobrando, faz isso aí no hop lobinho”
Ao mesmo tempo vi camaradas qE (aux prec/comandos) dominando e vibrando com a função que desempenhava.
Muito lero-lero
O Cap QAO ao assumir qualquer função ou cargo de chefia não precisa saber operar o sistema, ele precisa saber coordenar as tarefas do que estão sob sua chefia, ou seja, basta saber chefiar, não precisa nem saber liderar. É por isso que você não tem CHQAO, não sabe ao menos qual o objetivo do curso. Estuda lobinho.
Somente pertencem ao Quadro Especial os militares estabilizados, portanto quem estabilizou sem concurso público, apos a CF 88, não pertence ao referido quadro, a estabilidade é prerrogativa dos militares que realizaram concurso público, assim como a carreira com as devidas promoções.
Quem teria o dever de verificar tais atos são o TCU e o Ministério Público.
Cuidando-Se De Militares Do Quadro De Temporários, Isto É, Admitidos Por Prazo Limitado, Como Previsto No Art. 2º, § 2º, B, Da Lei 7.150, De 1º-12-1983, Não Há Reconhecer-Lhes Direito À Permanência Em Atividade, Após Cumprido O Prazo De Incorporação. Inaplicabilidade, A Tais Servidores, Da Norma Do Art. 19, Do ADCT, De 1988, Restrita A Servidores Civis.
[RMS 21.614, Rel. Min. Ilmar Galvão, J. 23-3-1993, 1ª T, DJ De 16-4-1993.]
= RMS 22.311, Rel. Min. Gilmar Mendes, J. 25-11-2003, 2ª T, DJ De 12-3-2004
Putz tô recebendo minha reposição de direitos perdidos no governo FHC Desde 2020, e já passados 3 Anos, ainda tem QE Chorando? É muita choradeira por preguiça de Estudar….
olha na minha humilde opinião todos os militares são de carreira pois as praças vão de soldado até subtenente. E os Oficiais vão de 2º Ten até Coronel. os Of Gen são cargos politico. A questão de se ter feito concurso basta prever que ao entrar nas FFAA o soldado deverá fazer uma prova de admissão como era feito para vc entrar no Cientifico. Então eu fui aluno do Cientifico de Carreira pois fiz uma prova de admissão que tinha um número de vagas e um universo de candidato bem superior 10 candidatos por vagas. Temos que respeitar os Cabos e soldados que foram estabilizados pois esses Realmente eram os melhores das sua classe. Hoje na OM de Engenharia por falta de QE e Cb estabilizados não existem operadores de Eqp Eng.
General Tomás disse que os Suboficiais e o pessoal do QE foram os mais beneficiados. Fiquei com a impressão de que o deputado Gláuber Braga discorda completamente do General. Lula vai bater o martelo.
É, mas levando em consideração que anularam praticamente tudo lá de Curitiba, Deltan dançou, Salles vociferou, eu particularmente não duvido de mais nada mesmo.
Tudo indica que teremos uns 5% de reajuate no próximo ano. Está bom para você? E para as pensionistas, pessoal da lacuna, praças da reserva etc, será que 5% vai ajudar?
Muito mimimi nos comentários… o que importa é o dinheiro que levamos pra dentro de casa em prol das nossas famílias…. quem quer reconhecimento experimenta visita um hospital de câncer infantil e vai descobrir que Deus já foi bem generoso. Passar bem.
Só se for no EB mesmo, porque na MB existe sim CB de carreira. Muitos CBs entraram nas Escolas de Aprendizes Marinheiros através de concursos, se especializaram, ficaram 15, 20 anos e não foram a SG e viraram QEs.
E quando acabar os QEs, não tendo cabos e soldados estabilizados, também taifeiros; os senhores generais contratarão motoristas e taifeiros do seu bolso, ou criarão uma grande empresa Terceirizada contratada para suprir essas demandas?
Quando vejo o empenho do General em defender uma lei que não precisa de palestra para se perceber que foi nitididamente prejudicial para o QE e militares da lacuna, finalmente se revela quem são os verdadeiros responsáveis por décadas de salário ruim.
Negativo
Prejudicial ao Quadro Especial SIM.
Ao pessoal da “lacuna” NÃO.
Apenas a diferença entre CAS e AE Cat I.
Porém noutros Adicionais fomos também contemplados pela Lei.
Os maiores beneficiados sempre foram os QE do EB: entraram sem prestar Concurso pelo sv mil inicial, fizeram uma provinha de Nível 4ª série primária só para comprovar não serem Analfabetos. Foram promovidos a CB, após concluírem um simples CFC e tiveram seu serviço limitado de cabo muito bem recompensados com estabilidade, Após 10 anos.
O EB que é uma verdadeira Mãe, os promoveu a 3ºSgt após 16 anos de efetivo Serviço.
mas Mesmo com toda essa mordomia, esses mesmos QEs do EB se associaram a políticos Esquerdistas Corruptos e traíram a instituição que sempre os Supervalorizou, obrigando o EB a Promoverem esses verdadeiros Cabos, a 2ºSgts, uma desvalorização e desrespeito aos verdadeiros sgts de carreira, concursados e Formados.
Esses mesmos Cidadãos ainda ousam Querer receber adicional de Habilitação para o qual não possuem qualquer qualificação. Só em um país comunista isso seria imaginado.
QE EB sempre recebeu tudo de ‘não Beijada”, não aprendeu o significado de esforço pessoal e mérito.
O General que Permitiu a existência desse “Servidor” nas fileiras do EB, que com certeza tinha “boa intenção”, ou está decepcionado Com sua “criação” no descanso eterno ou está abraçado ao capeta, porque desse tipo de boa intenção, o inferno está cheio. QE EB NÃO É CARREIRA, tenho dito.
Pior ocorreu em Belém.
Um motorista civil da COMARA, passou para o quadro de “taifeiro motorista ” realizou o estágio de adaptação à 3S com ajuda dos cabos (ele não sabia comandar ordem unida).
Detalhe: ANALFABETO.
Hoje é SO na reserva.
Quando 3S, tirou serviço na guarda. Quem preenchia o livro de ocorrências era o cabo da guarda.
Todos sabem na COMARA DE BELÉM.
Foi um Cel que presenteou o cacambeiro civil.
Final de semana o cacambeiro comprava cerveja, carne e convidava alguns cabos do curso para aprender ordem unida.
Será verdade Sr general? Então o Sr não conhece o su exército? Não sabia que tem inúmeros cabos estabilizados na reserva remunerada?
Não posso acreditar que esse Sr é o Cmt do exército. Muita incompetência… para não dizer pior
o exército agora está contratando pessoal com ensino fundamental porque a mão de obra foi para a reserva, está acabando! os de carreira são doutores formados em escola, não podem nem devem por as mãos na massa, são militares diferenciados, queria que existisse uma guerra para ver ate aonde a meritocracia iria com estes senhores!
Precisamos de um reajuste dos soldos já! É o que é mais possível no momento, mas nossos nobres chefes tem que abrir a boca e pedir isso ao nobre presidente.
Teremos reajuste em Julho, última parcela da reestruturação, pelo menos quem estudou e se dedicou a Carreira. Quando aos servidores não concursados e não qualificados, faltou a Estes investimento pessoal e dedicação a sua própria Formação. A outra forma desses servidores se beneficiarem, É da da traição dos Valores castrenses e conluio com corruptos em busca de voto de eleitores Desqualificados, os quais fazem parte. Que tipo de militar aceita se filiar a sindicato?
Meritocracia, no meu quartel, varios sgt di carreira entraram na ESA pela porta dos fundos, kkkkkkkk, fizeram a prova na casa do S3, kkkkkk, se escoraram a vida toda nos sgt QE, bando de incompetentes, o se não fossem militares estariam nos programas de benefícios do Governo federal (bolsa familia).
A 35 anos atrás estava no Maracanã Realizando a minha prova no concurso da EsSA/88. Lá vi muitos militares prestando concurso inclusive Tenentes e Sargentos Temporários, Cbs e SDS também, mas não vi nenhum QE EB, por que será? Será que estes já estavam acomodados e conformados com sua baixa escolaridade e com a previsão da tão sonhada linha de estabilidade? Não sei o Porque, mas Hoje todos sabemos que estes QEs EB são formados e Pos Graduados, Mas infelizmente, Para estes, não conta para fins de Altos estudos, já que servidor nível primário não concursado, nunca foi, não é e nunca será carreira….
Você é tão covardi e traidor, quanto os que redigiram essa maldita restruturação que só dividiu a tropa, como pode a disponibilidade do general ser maior que as outra patente e graduação? A vida dele e mais importante? Quem foi que deu medalhas,almoço e jantar, e passeio de aeronaves para o Pt em troca de voto para aprovar a restruturação?
“nobre” presidente? O condenado em três instâncias e solto por seus comparças que ele mesmo colocou lá? Santa Paciência, não insulte minha inteligência, desonestidade intelectual não dá mérito para reajuste não, procure um Bico, “Militar” da reserva…
QE não prestou concurso mas quer concurso melhor que passar 15 anos para ter direito a 1 promoção e nesse tempo todo ouvir esse pessoal concursado falando logo que chega dando tapinha nas costas depois dos elogios falando que o exército não sabe o que tá perdendo com a extinção do quadro especial. Qdo chega ao generalado não lembra do quadro especial são invisível e não tem direito a nada
QE EB até para formular uma Idéia por escrito tem Dificuldade, mas não se envergonha de querer receber adicional que não faz jus, e que Não possui qualquer mérito para pleitear. Além da falta de ética militar, ainda se associa a sindicato, igual a qualquer esquerdopata oportunista…NUNCA SERÃO!!!
O General falou que nas Forças Armadas não tem Soldado e nem Cabo de Carreira. Acho que ele se referiu apenas ao Exército. Na Marinha tem Escolas de Aprendizes. E o os Marinheiros saem desse curso como militar de carreira… depois fazem Especialização, são promovidos a Cabo também de carreira, logo depois, após um concurso interno são promovidos a Sargentos… apenas isso. Faltou um assessoramento melhor para o General.
Fui cabo do EB, de 74 a 80 e gostaria de ficar mais 2 anos e não me foi concedido. Pois na época eram só 6 anos. Agora vejo militar ficando até 9 anos. É unz mudança sem fim.
QE EB sempre foi o que é até hoje: um cabo Alçado a Sgt sem formação para tal. A prova da limitação intelectual do QE EB é a aviação do Exército. Procure lá um QE fazendo o serviço de um Sgt de carreira Especialista, e não vai encontrar. Se São tão experientes e importantes pq não existem QE especialistas ou pilotos de Helicópteros QEs? Respondo QEs são cabos do EB sem formação para tarefas especializadas. O engraçado nessa estória é que quando se dá tarefas de sargentos para um QE eles mesmos dizem não serem formados para funções de Sargentos…mas na hora do adicional…
Respostas de 99
Essa declaração já considera inconstitucional os artigos 14 a 20 da Lei 12872/2013, por contrariar o art 18 do ADCT, da CF 88, por conceder estabilidade sem concurso público para temporário.
Está cada dia pior esses problemas administrativos.
CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS
Art. 18. Ficam extintos os efeitos jurídicos de qualquer ato legislativo ou administrativo, lavrado a partir da instalação da Assembléia Nacional Constituinte, que tenha por objeto a concessão de estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.
LEI Nº 12.872, DE 24 DE OUTUBRO DE 2013.
Art. 14. Fica extinto o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, integrante do Quadro de Pessoal Militar do Exército.
Art. 15. Fica criado o Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, destinado ao acesso dos cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada. (Regulamento)
§ 1º O acesso dos cabos e taifeiros-mores de que trata este artigo será efetivado por promoção à graduação de Terceiro-Sargento, pelo critério de antiguidade, deixando aqueles militares de pertencer à sua Qualificação Militar de origem.
§ 2º Os cabos e taifeiros-mores com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a Terceiro-Sargento desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam aos requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto.
§ 3º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos do Exército, extinto pelo art. 14, passam a integrar o Quadro Especial a que se refere o caput .
§ 4º Os Terceiros-Sargentos da ativa, integrantes do Quadro Especial de Terceiros-Sargentos e Segundos-Sargentos do Exército, concorrerão à promoção a Segundo-Sargento pelos critérios de antiguidade e de merecimento, desde que satisfaçam aos requisitos mínimos estabelecidos no Regulamento de Promoções de Graduados do Exército.
Art. 16. Os soldados com estabilidade assegurada concorrerão à promoção a cabo pelo critério de antiguidade, desde que possuam, no mínimo, 15 (quinze) anos de efetivo serviço e satisfaçam os requisitos mínimos para promoção a serem estabelecidos em decreto. (Regulamento)
Art. 17. Os soldados, cabos e taifeiros-mores de que trata esta Lei poderão ser beneficiados por até 2 (duas) promoções, após adquirida a estabilidade. (Regulamento)
Art. 18. Respeitadas as situações constituídas, é vedada a estabilização de praça que não tenha ingressado no Exército por meio de concurso público.
Art. 19. As promoções de que trata esta Lei não contemplarão os militares na inatividade.
Servi ao exército 8 anos e 2 dias fui praca mais distinta fui apedidao física do 12 batalhao de engenharia e combate blind fui classificado 01 do CFC
Fui promovido
E o que aprendi dentro desses anos
O QE é o que movimenta e faz as manutenções pois cada seção equipamento maquinarios pesado
Tratores de esteiras etc
Pelotão de obras (elétrica, Hidráulico pedreiro pintor
Equipagem leve
Equipagem pesada
Manutenção de motor de popa
Manutenção de pontes e portadas pesadas
Etc tudo e da responsabilidade dos QE
Apenas um tenente pra assumir a carga dentro de 3 anos vai embora transferido
E não quer nem saber se o material está em condições
Apenas faz uma parte pedindo descarga do material
O que faz um quartel não perder dinheiro e o material são is QE que ficam 30 anos dentro da seção cuidando
Pega Uma carreta que um QE e motorista
E pega uma carreta que um sgt de carreira seja motorista vê as condições
Quem cuida é conserva a da continuidade na missão sim são Os cabos e soldados e sgts QE
Graças a Deus que não consegui estabilizar pois o comandante tentou
Hoje seria um 3 sgt ganhando 4mil
Mas estou bem sucedido ganhando 10mil
Só entrei no Exército na época por ser interior e não conhecer
Mas pena que não é valorizado essa classe
Principalmente os praças de carreira que oficial chega a capitao com esao
E o praca do mesmo ano estão sendo promovidos a 2 sargento
Isso é uma vergonha
Com os praças por isso usam o exército como trampulim pra se formarem em outras áreas
EXERCITO BRASILEIRO APENAS 🌟 🌟 🌟 ESTRELAS
SAO VALORIZADOS
Bom dia vc , tem toda razão.
Vejo suas palavras com muito louvor .
Fica com Deus 🙏
“Quem gosta de praça é cachorro”… já dizia um certo oficial, que merda de pensamento!
igual a um aluno da Escola Naval que pediu baixa da marinha, desmotivado foi repreendido uma vez pq estava falando com um cabo do rancho, ouviu a seguinte frase de um oficial: ” não quero mais vc falando com praças, A O EXERCÍTO FORMA HOMENS, A AERONAUTICA AVIADORES E A MARINHA FORMAM PRINCIPES”.
Esse general não sabe nada de forças armadas. Quando o pessoal que Reinvindica Direitos para Cabos e soldados, estão focando os militares de Outras forças, como marinha, que a carreira de praças começa como soldado e Marinheiro.
Na visão desse senhor,os QEs nunca existiram e se ele se aproveitou de algum como : Cozinheiros seguranças , motoristas Pedreiros…Etc. foi apenas
uma uma obrigação – SERVIL – do subordinado para atender sua ascensão ao generalato. Queria saber como ele foi para a ESPCEX , fez concurso? ou foi pela cota do Colégio Militar?
A mais pura verdade camarada, a falta dos QEs hoje, tem trazido uma lacuna na força, hoje tem mais VTR, carro de combate encima dos tocos, do que em qualquer outro Tempo, na parte de Cozinha, o padrão caiu vertiginosamente, tem Unidade hoje, que quando tem um jantar ou almoço melhorado por ocasião da visita de um General, buscam em outra unidade, onde tenha algum QE de PTTC para confeccionar a alimentação de qualidade. A situaçao é tão crítica, que em muitas oportunidades, tem se levado a autoridade para algum restaurante da Cidade. Essa é a realidade, mas os QEs não podem ser considerados de carreira né, mesmo depois de mais de 30 anos. Realidade de um Exército já a muito caminhando para decadência, infelizmente.
É impressionante a insistência do CMDO em desqualificar os QEs!!! Montedo faz aí um post sobre a ida de milhares de oficiais para a ESPCEX sem concurso!!!Conheci um Cel que foi estudante do CMRJ junto com seu irmão,o Cel cavou a vaga para A ESpCEX ,já o irmão rodou pois não tinha conceito. O Coronel falava essa história para os cabos véi e dizia que não tinha feito concurso e sim uma seleção . E prq é que esses caras ficam Batendo nessa tecla: – QE não fez concurso!! e por acaso existiu Em algum momento CONCURSO para entrar como SD no EB ??? Os QEs tem culpa de não ter essa previsão ?? a estabilidade deles foi ilegal???
O quadro especial do EB foi criado por Decreto, logo foi por um Dispositivo legal… essa História de estabilidade sem Concurso é coisa do passado… entretanto, excluir dos Benefícios da lei 13.954/2019 é deixar de reconhecer O trabalho desses militares, por diversos anos, em variadas funções, foi lamentável e cruel … temos famílias e contas a pagar … justiça seja feita.
Concordo.em gênero, número e grau.sou Suboficial de Marinha e sei o sangue que derramamos.
Vão ficar enrolando….
Vai passar o tempo…
Estamos quase perdendo a janela dos 9%, daqui a pouco perdemos mais uns 12% ou 15% e ficaremos para trás!!
Isso me faz lembrar a MP 2215 de 2001, a MP do mal, ninguém mais fala dela!!!
Ainda há tempo…REAJUSTE LINEAR NO SOLDO!!!
Que janela de 9%, esquece pq em momento algum sequer consideraram a Hipótese de incluir os militares
Não ha controvérsias! Militares em geral por desconhecimento adoram transformar Excessão em regra. “Em regra não ha cabo e soldado de carreira”. A Excessão e que alguns militares foram reformados, ou por tempo de serviço no caso de QE ou por ter sido considerado incapaz, no caso de temporários, Muitos destes ultimos deveriam inclusive ter suas reformas revistas com novas inspecoes de saude, reformados com salario de cabo com 20 e poucos anos de idade. Militares na reserva e reformados, vão aproveitar o tempo que lhes resta na terra. Sugiro lutar pelo reajuste, realmente estamos precisando.
Em regra??? E a estabilidade com previsão na constituição, lei e portarias??? Não vale??Na sua visão foi Exceção??? Algumas pessoas só enxergam a estabilidade do QE no Exército,no entanto era FOI REGRA em dezenas de categorias de funcionários PÚBLICOS!!! pMs ,universidades cargos estaduas PF, pRF… IBaMA, Receita, etc, Detalhe : – sem concurso.
Este Pensamento é o de Quem foi beneficiado. A lei maior CF no art 39 Confirma que os QEs foram Abandonados sem Plano de carreira. Logo cumpra-se a lei. Segundo a Lei 13954/19 Não foi isonomica e privilegiou os do Topo da pirâmide.
Extremamente, cria-se a bel prazer uma exceção, jabuticaba, e agora esses justos cidadãos exigem todos direitos daqueles que ingressaram nas FA através de Estabelecimentos de Ensinos convencionais.
Particularmente, penso que essa semântica inconstitucional se é de Carreira ou não é o que menos interessa, bobagem.
Obviamente que não é, pois não possuem concurso público e uma carreira regulamentada.
Apenas uma rara exceção de após 15 anos serem Contemplados Com uma promoção.
E dilminha pra fazer uma média, a promoção a segundos-Sargentos.
Agora a jabuticaba se assanha por sobrenatural promoção a Subtenente, o que é totalmente bizarro.
O cidadão entra para prestar serviço militar obrigatório e quer sair Subtenente sem percorrer o mínimo sustentável: a formação de Sargentos.
Sem CAS a Lei é clara: não sai Subtenente.
É ilegal, simples assim.
Muito bobagem, imatura discussão.
….E quantos taifeiros da Força aérea foram promovidos sem ter o CAS e, nem ao menos, ser 1SGT ??
Situação totalmente diferente dos QEs ou QESA (FAB). Os taifeiros da FAB foram Beneficiados por uma lei de 1965.
Na verdade o Lula não foi bonzinho!
A verdade é que a grande maioria estava na justiça pleiteando a promoção e existia um passivo de bilhões!!!
Os taifeiros para serem promovidos na reserva tiverem que assinar um termo abdicando destes atrasados.
Os taifeiros da ativa entraram na fila de promoção e fizeram os cursos previstos junto com os demais SO.
Mentira.
Pior é o Aprendizes-marinheiros que quer sair Suboficial Master.
carreia ruim, quem tem sonho de ser militar por fazvor passem longe dessa acameia, vcs serão a sola da bota do oficialato da marinha
Belas palavras meu amigo,porém a controvérsias.
Sou praça de 1989, soldado,Para-Quedista no mesmo ano.no ano seguinte fiz um curso de cabo especializado,em todo tipo de material aereoterreste,me tornei especialista em todo tipo de Material Aet.curso bem difícil onde oficiais e sargentos de carreira por vezes são desligado.
Fui promovido a cabo em 1991, passei a ser o furriel da Cia,com 250 homens, após uns dois anos passei a trabalhar no furriel geral do Batalhão,ainda como cabo assume as carteiras de Fusex,pagamento do EV,vale-ttansporte esse ainda era físico e auxílio pré-escolar. E ainda por vezes fechando o pagamento de toda om.
Após alguns anos tiver oportunidade de fazer o Eslop me tornando saltador livre.e indo para 3°secao da om onde juntamente com o s/3 fechava todo planejamento aet do Btl,isso ainda cabo.
Por fim fui transferido para outra om,passei a ser encarregado de material de uma oficina,coordenava 20 motoristas e suas missões,depois fui para outro pelotão cb ainda comandava 30/40 soldados diariamente. Participando como cmdt de pel de forma
formação de Rec etc.
Depois fui comandar outro pelotão com 40 soldados sendo encarregado de toda mnt da om escola com cerca de 700 Al e 100 homens Efetivo.por último trabalhei na DA, assumindo a carteira de pnr com cerca de 50 pnrs para administrar.
Não fiz cfs,casa e Aman, porém o que define o profissional e sua capacidade.
Sempre fui E no tat,taf e tudo na vida é questão de
Oportunidade
Não me troco com nenhum oficial ou sgt de carreira essa é minha estória como cb velho ou QE como queiram chamar.
Sou do quadro especial do exército
Não podemos receber pelo CAS porque não fizemos o referido curso.
Eu no 23 bi quando estava na ativa.
Assumi funções de militar com CAS.
Interinamente chefiei por 3 anos a secretaria do 23 bi e por 2 anos a seção de comunicação social,
Fui sargenteante da seção de saúde por 3 anos e sargenteante da cia cmdo e Sv por 6 meses e ainda dizem que não merecemos o referido CAS e nem a promoção a subtenente ou suboficial.
Sem mais para o momento agradeço antecipadamente e reitero votos de estima e distinta consideração.
Segundo o nobre General, as praças foram melhor aquinhoados que os Oficiais, pergunto ao nobre Oficial qual curso de altos estudos 1 e 2 tem ou foi criado para os 3º, 2º, e 1º Sgt? Para os 1º, só la no finalzinho quando já esta quase para sair Sub, quando fizer o CHQAO e isso lá pelos 23 anos de Sv, até la vai grunindo, prestando concurso e tentando cair fora. Fora isso, porque um General de exército tem 41% de disponibilidade e um 3º Sgt tem 6º? Por acaso a disponibilidade do General é tão maior assim em relação ao 3º Sgt, e assim sucessivamente? Porque na nova reestruturação mexeram em todas as gratificações, menos na formação que continuou nos parcos 12%? Porque uma reforma para em principio valorizar os militares, beneficiou imensamente entre as praças Apenas os Sub Ten, entre os Oficiais, Excepcionalmente os Generais? nao é a força formada por Cb, Sd, Sgts, Ten, Cap e Coroneis Também? E quanto ao Soldo, até quando vai ficar congelado? Para alguns , as vantagens compensou, para outros, até decréscimos. e assim vai se tocando o barco, remando com as falacias.
Espero que seja publicado, parece que o Xandão já ta de olho.
Ja estamos em um início de ditadura e não sabemos se em curto espaço de tempo, será possivel alguma mudança
Concordo 100%
Amigo qual é a Função Que necessita De altos estudos no início da carreira?
A ideia é a valorização da experiência e do crescimento profissional com o passar dos anos e não alAumento salário, por isso as alterações não foram no soldo e por isso o nome de reestruturação da carreira.
QE não fez concurso, QE Não É Carreira, QE Não Tem cAS e QE não tem “CHACAL!” é segue querendo ganhar igual a General.
e o relato do cabo que foi promovido a general(pai) e do sargento que foi presidente(filho do cabo) Porque os Sgt QE não pode ser Subtenente se o cabo foi general e o Sgt Presidente?
Revista Sociedade Militar!
Fala sério
O cabo que virou general e foi pai do sargento que se tornou presidente
Getúlio Vargas, o sargento que governou o Brasil por 19 anos
por Nivaldo 20/05/2023 Matéria publicada na Revista Sociedade Militar.
Eu acho que Getúlio vargas era QE, pois foi só até 2º sgt.O Cabo Que Virou General E Foi Pai Do Sargento Que Se Tornou Presidente
Getúlio Vargas, O Sargento Que Governou O Brasil Por 19 Anos
Por Nivaldo 20/05/2023 Matéria Publicada Na Revista Sociedade Militar.
Eu Acho Que Getúlio Vargas Era QE, Pois Foi Só Até 2º Sgt.
Você deve ser uma pessoa de bem poucos colegas, porque amigos não deve ter nenhum. Quanto ódio.
Duvido qual o Sargento até sair Subtenente nunca passou na mão de um QE, hoje em dia pode até ser pq o QE já não existe mas num passado não tão distante todos esses foram instruídos por QE pois eram os que tinham experiência de todos os graus, acho que o respeito é justo pelo menos o respeito já que não tem consideração nenhuma e suas palavras, seu carrerista de bosta!
A Matemática É Simples, A Regra É Clara:
– Para Promoção A Subtenente É Necessário Conclusão Com Aproveitamento Do CAS.
– Só Existe A Carreira De Oficiais Regulada Por Lei.
– E Dos Graduados, Através Ingresso Em EE Regulados Pelas FFAA (Concurso).
Tudo Além Disso, São Balela, Tentativas Inconstitucionais Através De Políticos Em Busca De Palanque E Gado (Votos).
Todos Antes De Conquistarem A Justa Estabilidade Por 10 Anos De Bons Serviços Prestados:
– Eram Conhecedores Das Regras.
– Assinaram Requerimentos Em Acordo Com A Excepcionalidade De Sua Condição E Peculiaridades Com A Estabilidade.
Antes Essa Realidade, Concessão Era Motivo De Felicidade E Sucesso Individual.
Pois, Pouquíssimos Soldados E Cabos De QM’s De Difícil Formação Passavam Por Seleção Para Estabilidade.
Procurar Reparação Por Perdas Salariais, Decréscimos De Salários É Justo.
Agora, Promoções A Suboficial, Maiores Percentuais Em Adicionais É No Mínimo Incoerente.
Que Se corrija Essa Redução Salarial Em Virtude Do Aumento Do Desconto Da Pensão Militar E Deu.
Julho É A Última Parcela Da Reestruturação.
4 Anos Se Passaram, Chego A Incontestável Conclusão:
– Não Fosse A Lei Do General Teríamos No Máximo Esses 9% Recém Concedidos Ao Funcionalismo Público Federal.
Para Aqueles Que Prefeririam Esse “Mega Aumento” De 9%, Digo.
Depois De Descontado O Imposto De Renda Sobre Esse Reajuste:
– Sobrar-Se-Ia Muito Pouco.
Assim, Conclui-Se Que A Reestruturação Da Carreira:
– Foi Excelente Para Os Estamentos Mais Superiores.
– Muito Bom Para Os QAO’s E Graduados Possuidores De Adic AE Cat I.
– Satisfatória P/ QAO’s E Graduados Em Geral Da Reserva (Aperfeiçoamento).
– Excelente Oportunidade Para Graduados Na Ativa.
Excepcionalmente, Quadro Especial À Margem Da Lei.
Situação Salarial Do Quadro Especial É Dura, Crítica.
Alguma Jabuticaba Terá Que Ser Criada.
Com certeza, concordo 100%
É certo que a lei 13.954 tem que ser revista. Foi aprovada por meio de polpudas emendas parlamentares, patrocinadas pelo mitos e seus apoiadores. Foi moeda de barganha, eu te apoio e vcs me apoiam. A falácia do EB que só prejudicou os QEs não próspera, na FAB tem Cap do QOEA ganhando igual a Sub.
No EB também e qual o problema disso??
Algum Demétrio contra os Suboficiais?
Não é por aí a questão…
Ocorre que não temos uma carreira estruturada por lei, cada força tem sua legislação, não vou entrar a na questão qual força está certa!!
O certo é que praça nunca deveria ser promovida a oficial pois são carreiras distintas!
A lei não será revista nem que o papa peça por isso!!!
Necessitamos é de reajuste nos soldos, isso sim!
S Ten Com CHQAO. Só que Sgt QE, é ser humano igual o Sr, Tem Familia, Filhos e aluguel para pagar, e pertencemos ao mesmo Braço Forte, Triste não sua visão sobre QE.,
Senhor Antônio Carlos Gomes
Concordo com suas palavras sobre o QE e suas famílias.
O problema é que, alguns QE, preferem ver quem fez os cursos citados por mim a cima perder os benefícios do que ganhar um reajuste. Esses são invejosos e rancorosos. Só sabem falar da “maldita lei” ela não é maldita ela valorizou a meritocracía.
E todos nos merecemos sim uma reposição salarial, todos nós!
Respeitosamente: S Ten Com CHQAO
Não concordo pois sou de 1988 e a minha turma não foi possibilitado fazer o Chqao e fomos prejudicados enquanto os Of com ESao foram contemplados. Temos de deixar de ser mesquinhos e egoistas, o QE tem filhos e querem o melhor para eles.
Mentira, sou de 1988 e tenho CHQAO
Meu amigo me diz vc fez o chqao ou o alternativo. Existem portaria do EB deixando claro que de 88 para baixo não podia fazer ChQao. Não Tenho por que mentir.
mas mentiu na cara de pau, só não tem CHQAO que não quiz Fazer, acharam que não Valia nada fazer e Se lascaram, Agora ficam chorando como criança cara de Bunda, preguiçosos vagabundos.
Sr Antônio Carlos Gomes
Infelizmente companheiro penso que a sua situação seja irreversível.
A Lei 13.954 não ampara qualquer chances para o senhor.
Porém acredito que alguma saída surgirá para corrigir o decréscimo salarial.
Mas, infelizmente, só é apenas isso.
Sinto muito.
o melhor é derrubar essa reestruturação e receber os 9% que foi dado aos civis, o aumento na gratificação do pessoal de escola teve desconto de Imposto de renda e acabou por barrar os 9% para nós em virtude de que a ultima parcela vai até jul/23. A reestruturação foi um urubu quando deveria ser um pombo
o melhor é o senhor providenciar uma consulta com um especialista chamado psiquiatra.
Jesus
Fizeram uma arapuca: ao mesmo tempo que a “reestruturação” serviu para diferenciar os ganhos por formação, esta se deu na reforma da Previdência Social que visava a economia e não aumento de gastos. Na parte que comportaria a economia a proposta foi de redução do efetivo no prazo de 10 anos e o aumento da quantidade de militares temporários, já que estes não teriam peso previdenciário. A maioria dos Oficiais subalternos e 3º Sargentos é formada por militares temporários e o aumento de vencimentos nestes postos e graduação via “reestruturação” significa mais gastos, não só em salários mas também em indenizações, o que iria contra a “reforma”, mas os de carreira agregariam os benefícios da “reestruturação” com o tempo. É algo Que Não Poderia Dar Certo E Que Deveria Ser Feito Separadamente Ou Nem ter sido Feito, já que A Reforma previdenciária No Âmbito Das FA ocorreu Com A MP 2.215 E A “Reestruturação” Só Igualou Os Militares No Aumento Dos Descontos E Do Tempo De Serviço e serviu para dividir parte da tropa.
Isso mesmo Apoiado: QE não é carreira, nada além do óbvio. QE é uma anomalia que deveria ter sido extinta em 1988, se o Brasil fosse um condomínio sério e o EB fosse uma Instituição séria, regida pelas leis em Vigor. Antes tarde que nunca! Nunca Foram, então nunca Serão!
Que tema que rende…
O Cmt quando disse que não há Cabos e Soldados de carreira, Referiu-se provavelmente a formação nas escolas, não há escolas específicas de formação de Sgt QE, Cabos e Soldados. Estes militares são formados na Tropa. Acredito que com isso, ele não quis dizer que estes militares não existem, desvalorizando-os, e sim uma questão lógica. Os militares dos Quadros Especiais têm seu valor, acredito ter sido um erro do Exército não valoriza-Los mais, poderiam ter ficado mais cinco anos na ativa, sendo promovidos a primeiro Sargento na passagem para reserva. Teriam uma valorização financeira, não afetaria a Hierarquia, ganharia o Exército com esses militares mais cinco anos. Faltou visão e sobrou preconceito.
E o soldo, senhor General? Já que não quer mudar a lei, deveria, ao menos, lutar para contemplar as FA com mesmo reajuste concedido aos civis. Essa inércia dos comandantes em buscar melhorias para a tropa é revoltante.
JP
A Reestruturação da carreira sepultou todas tentativas de reajuste salarial.
Esqueça, após Bolsonaro sancionar a Lei Do General, nenhum oficial general ou ministro da Defesa terá a cara de pau de “peruar” um aumento.
Governo Petê promoverá uma gastança desenfreada com o Arcabouço Fiscal em busca de implementação de projetos populistas.
Pode ter certeza que reajuste para as FFAA é sua última prioridade.
Nine quer é vingança contra os Alto Cmdo.
E como sempre, quem sofrerá é pagará a conta é o estamento mais inferiores.
Esqueça e prepare pra no mínimo mais 4 anos sem reajustes sobre as perdas da inflação do período sem qualquer reposição.
Concordo.
Possivelmente a Lei 13954 será embargada pelo judiciário, levando em consideração os fatos que ocorreram desde o Projeto de Lei. Só espero que qualquer devolução aos cofres públicos seja feita pelo menos em 72 vezes.
Possivelmente a Lei 13954 será embargada pelo judiciário quando o Sgt Juruna Garcia prender o Zorro.
Achou que o STF vai embargar a Lei 13.954 é todas promoções inconstitucionais.
Determinar aumento apenas para os QE e promovê-los a General de Brigada, inclusive os da Reserva.
Só espero que qualquer devolução aos cofres públicos seja feita de uma só vez.
Se tivesse leis trabalhistas não estava desse jeito.
Triste mesmo é ver um ten/CAP QAO, que ao ser designado pra Auxiliar ou assumir a 1ª seção do batalhão, não sabia sequer promover um asp pelo sapot…
mas possui o famigerado Chqao, que no pau da goiaba só serve pra engordar o salário, na prática é isso ai… (30 anos de sv foi pouco pra aprender a “adm”)
Cobrar do MM sem saber a função, pega mal eim Capita “meu quinhão eu já paguei, o cmt tá me cobrando, faz isso aí no hop lobinho”
Ao mesmo tempo vi camaradas qE (aux prec/comandos) dominando e vibrando com a função que desempenhava.
Muito lero-lero
O Cap QAO ao assumir qualquer função ou cargo de chefia não precisa saber operar o sistema, ele precisa saber coordenar as tarefas do que estão sob sua chefia, ou seja, basta saber chefiar, não precisa nem saber liderar. É por isso que você não tem CHQAO, não sabe ao menos qual o objetivo do curso. Estuda lobinho.
Tú deves ser Cap QAO, vai para casa velhinho.
Na minha OM tinha um QAO trabalhando na 4a Seção e não sabia pilotar helicóptero.
E na minha OM nenhum QE sabia pilotar helicópteros, acho que eles não são tão bons como dizem…
Fracassado, Recalque Não Dá Direito A Adicional De 73% De Hab Militar, Portando Não Adianta Espernear, Perdeu Mané…
Somente pertencem ao Quadro Especial os militares estabilizados, portanto quem estabilizou sem concurso público, apos a CF 88, não pertence ao referido quadro, a estabilidade é prerrogativa dos militares que realizaram concurso público, assim como a carreira com as devidas promoções.
Quem teria o dever de verificar tais atos são o TCU e o Ministério Público.
Cuidando-Se De Militares Do Quadro De Temporários, Isto É, Admitidos Por Prazo Limitado, Como Previsto No Art. 2º, § 2º, B, Da Lei 7.150, De 1º-12-1983, Não Há Reconhecer-Lhes Direito À Permanência Em Atividade, Após Cumprido O Prazo De Incorporação. Inaplicabilidade, A Tais Servidores, Da Norma Do Art. 19, Do ADCT, De 1988, Restrita A Servidores Civis.
[RMS 21.614, Rel. Min. Ilmar Galvão, J. 23-3-1993, 1ª T, DJ De 16-4-1993.]
= RMS 22.311, Rel. Min. Gilmar Mendes, J. 25-11-2003, 2ª T, DJ De 12-3-2004
Putz tô recebendo minha reposição de direitos perdidos no governo FHC Desde 2020, e já passados 3 Anos, ainda tem QE Chorando? É muita choradeira por preguiça de Estudar….
olha na minha humilde opinião todos os militares são de carreira pois as praças vão de soldado até subtenente. E os Oficiais vão de 2º Ten até Coronel. os Of Gen são cargos politico. A questão de se ter feito concurso basta prever que ao entrar nas FFAA o soldado deverá fazer uma prova de admissão como era feito para vc entrar no Cientifico. Então eu fui aluno do Cientifico de Carreira pois fiz uma prova de admissão que tinha um número de vagas e um universo de candidato bem superior 10 candidatos por vagas. Temos que respeitar os Cabos e soldados que foram estabilizados pois esses Realmente eram os melhores das sua classe. Hoje na OM de Engenharia por falta de QE e Cb estabilizados não existem operadores de Eqp Eng.
A saida É Política…Aguardemos um corajoso…
So a correção já ajuda agora se a lei tem inconstitucionalidade aí já é outra coisa deve ser revista pois sendo assim não pode prevalecer
General Tomás disse que os Suboficiais e o pessoal do QE foram os mais beneficiados. Fiquei com a impressão de que o deputado Gláuber Braga discorda completamente do General. Lula vai bater o martelo.
É, mas levando em consideração que anularam praticamente tudo lá de Curitiba, Deltan dançou, Salles vociferou, eu particularmente não duvido de mais nada mesmo.
Única saida é Aumento nos soldos já. Infelizmente, pela fala do GÊN, Não vao mudar a lei Treze mil.
Tudo indica que teremos uns 5% de reajuate no próximo ano. Está bom para você? E para as pensionistas, pessoal da lacuna, praças da reserva etc, será que 5% vai ajudar?
Meu Deus, quantas mensagens de ÓDIO contra os QES , deixa os caras lutarem pelos seus direitos.
Muito mimimi nos comentários… o que importa é o dinheiro que levamos pra dentro de casa em prol das nossas famílias…. quem quer reconhecimento experimenta visita um hospital de câncer infantil e vai descobrir que Deus já foi bem generoso. Passar bem.
Só se for no EB mesmo, porque na MB existe sim CB de carreira. Muitos CBs entraram nas Escolas de Aprendizes Marinheiros através de concursos, se especializaram, ficaram 15, 20 anos e não foram a SG e viraram QEs.
E quando acabar os QEs, não tendo cabos e soldados estabilizados, também taifeiros; os senhores generais contratarão motoristas e taifeiros do seu bolso, ou criarão uma grande empresa Terceirizada contratada para suprir essas demandas?
Quando vejo o empenho do General em defender uma lei que não precisa de palestra para se perceber que foi nitididamente prejudicial para o QE e militares da lacuna, finalmente se revela quem são os verdadeiros responsáveis por décadas de salário ruim.
Negativo
Prejudicial ao Quadro Especial SIM.
Ao pessoal da “lacuna” NÃO.
Apenas a diferença entre CAS e AE Cat I.
Porém noutros Adicionais fomos também contemplados pela Lei.
Tanta mentira…
Vergonha um general no cargo dessa magnitude mentindo descaradamente, os praças cabos sargentos do quadro especial foram deixados para trás sim…
Esse Cidadão acha que Só existe o Exercito e Não conhece nada da marinha e força Aérea.
Os maiores beneficiados sempre foram os QE do EB: entraram sem prestar Concurso pelo sv mil inicial, fizeram uma provinha de Nível 4ª série primária só para comprovar não serem Analfabetos. Foram promovidos a CB, após concluírem um simples CFC e tiveram seu serviço limitado de cabo muito bem recompensados com estabilidade, Após 10 anos.
O EB que é uma verdadeira Mãe, os promoveu a 3ºSgt após 16 anos de efetivo Serviço.
mas Mesmo com toda essa mordomia, esses mesmos QEs do EB se associaram a políticos Esquerdistas Corruptos e traíram a instituição que sempre os Supervalorizou, obrigando o EB a Promoverem esses verdadeiros Cabos, a 2ºSgts, uma desvalorização e desrespeito aos verdadeiros sgts de carreira, concursados e Formados.
Esses mesmos Cidadãos ainda ousam Querer receber adicional de Habilitação para o qual não possuem qualquer qualificação. Só em um país comunista isso seria imaginado.
QE EB sempre recebeu tudo de ‘não Beijada”, não aprendeu o significado de esforço pessoal e mérito.
O General que Permitiu a existência desse “Servidor” nas fileiras do EB, que com certeza tinha “boa intenção”, ou está decepcionado Com sua “criação” no descanso eterno ou está abraçado ao capeta, porque desse tipo de boa intenção, o inferno está cheio. QE EB NÃO É CARREIRA, tenho dito.
Pior ocorreu em Belém.
Um motorista civil da COMARA, passou para o quadro de “taifeiro motorista ” realizou o estágio de adaptação à 3S com ajuda dos cabos (ele não sabia comandar ordem unida).
Detalhe: ANALFABETO.
Hoje é SO na reserva.
Quando 3S, tirou serviço na guarda. Quem preenchia o livro de ocorrências era o cabo da guarda.
Todos sabem na COMARA DE BELÉM.
Foi um Cel que presenteou o cacambeiro civil.
Final de semana o cacambeiro comprava cerveja, carne e convidava alguns cabos do curso para aprender ordem unida.
Você fumou que erva para escrever tanta sandice hein?
Foi a Dilma que nós promoveu a 2°sgt, não o EB.
Sim a terrorista Dilma que também faz parte da facção corrupta que QE eB se associou, bem lembrado esquerdopata.
Será verdade Sr general? Então o Sr não conhece o su exército? Não sabia que tem inúmeros cabos estabilizados na reserva remunerada?
Não posso acreditar que esse Sr é o Cmt do exército. Muita incompetência… para não dizer pior
o exército agora está contratando pessoal com ensino fundamental porque a mão de obra foi para a reserva, está acabando! os de carreira são doutores formados em escola, não podem nem devem por as mãos na massa, são militares diferenciados, queria que existisse uma guerra para ver ate aonde a meritocracia iria com estes senhores!
Precisamos de um reajuste dos soldos já! É o que é mais possível no momento, mas nossos nobres chefes tem que abrir a boca e pedir isso ao nobre presidente.
Teremos reajuste em Julho, última parcela da reestruturação, pelo menos quem estudou e se dedicou a Carreira. Quando aos servidores não concursados e não qualificados, faltou a Estes investimento pessoal e dedicação a sua própria Formação. A outra forma desses servidores se beneficiarem, É da da traição dos Valores castrenses e conluio com corruptos em busca de voto de eleitores Desqualificados, os quais fazem parte. Que tipo de militar aceita se filiar a sindicato?
Meritocracia, no meu quartel, varios sgt di carreira entraram na ESA pela porta dos fundos, kkkkkkkk, fizeram a prova na casa do S3, kkkkkk, se escoraram a vida toda nos sgt QE, bando de incompetentes, o se não fossem militares estariam nos programas de benefícios do Governo federal (bolsa familia).
A 35 anos atrás estava no Maracanã Realizando a minha prova no concurso da EsSA/88. Lá vi muitos militares prestando concurso inclusive Tenentes e Sargentos Temporários, Cbs e SDS também, mas não vi nenhum QE EB, por que será? Será que estes já estavam acomodados e conformados com sua baixa escolaridade e com a previsão da tão sonhada linha de estabilidade? Não sei o Porque, mas Hoje todos sabemos que estes QEs EB são formados e Pos Graduados, Mas infelizmente, Para estes, não conta para fins de Altos estudos, já que servidor nível primário não concursado, nunca foi, não é e nunca será carreira….
Você é tão covardi e traidor, quanto os que redigiram essa maldita restruturação que só dividiu a tropa, como pode a disponibilidade do general ser maior que as outra patente e graduação? A vida dele e mais importante? Quem foi que deu medalhas,almoço e jantar, e passeio de aeronaves para o Pt em troca de voto para aprovar a restruturação?
“nobre” presidente? O condenado em três instâncias e solto por seus comparças que ele mesmo colocou lá? Santa Paciência, não insulte minha inteligência, desonestidade intelectual não dá mérito para reajuste não, procure um Bico, “Militar” da reserva…
QE não prestou concurso mas quer concurso melhor que passar 15 anos para ter direito a 1 promoção e nesse tempo todo ouvir esse pessoal concursado falando logo que chega dando tapinha nas costas depois dos elogios falando que o exército não sabe o que tá perdendo com a extinção do quadro especial. Qdo chega ao generalado não lembra do quadro especial são invisível e não tem direito a nada
QE EB até para formular uma Idéia por escrito tem Dificuldade, mas não se envergonha de querer receber adicional que não faz jus, e que Não possui qualquer mérito para pleitear. Além da falta de ética militar, ainda se associa a sindicato, igual a qualquer esquerdopata oportunista…NUNCA SERÃO!!!
O General falou que nas Forças Armadas não tem Soldado e nem Cabo de Carreira. Acho que ele se referiu apenas ao Exército. Na Marinha tem Escolas de Aprendizes. E o os Marinheiros saem desse curso como militar de carreira… depois fazem Especialização, são promovidos a Cabo também de carreira, logo depois, após um concurso interno são promovidos a Sargentos… apenas isso. Faltou um assessoramento melhor para o General.
O Quadro Especial para o EB sempre foi mão de obra barata nas forças.
Fui cabo do EB, de 74 a 80 e gostaria de ficar mais 2 anos e não me foi concedido. Pois na época eram só 6 anos. Agora vejo militar ficando até 9 anos. É unz mudança sem fim.
QE EB sempre foi o que é até hoje: um cabo Alçado a Sgt sem formação para tal. A prova da limitação intelectual do QE EB é a aviação do Exército. Procure lá um QE fazendo o serviço de um Sgt de carreira Especialista, e não vai encontrar. Se São tão experientes e importantes pq não existem QE especialistas ou pilotos de Helicópteros QEs? Respondo QEs são cabos do EB sem formação para tarefas especializadas. O engraçado nessa estória é que quando se dá tarefas de sargentos para um QE eles mesmos dizem não serem formados para funções de Sargentos…mas na hora do adicional…