Oficial escalado para auditar urna difunde fake news e faz militância pró-Bolsonaro nas redes

Votar no PT

Coronel é um dos nove indicados pelo Ministério da Defesa para inspecionar, no TSE, o código-fonte do sistema eletrônico de votação

Bernardo Lima

coronel Ricardo Sant’ana

Um dos militares enviados nesta semana pelo Ministério da Defesa para inspecionar o código-fonte das urnas eletrônicas no Tribunal Superior Eleitoral, o TSE, se apresenta na internet como um aguerrido militante bolsonarista.
O coronel do Exército Ricardo Sant’ana integra a equipe de nove oficiais que, na última quarta-feira, começou a analisar o código das urnas logo após o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, enviar um ofício ao TSE com tarja de “urgentíssimo” pedindo que a Corte agendasse o início da análise.
Candidato à reeleição, e em desvantagem nas pesquisas, o presidente Jair Bolsonaro tem usado os questionamentos das Forças Armadas sobre o sistema eletrônico de votação para amplificar seus ataques ao processo eleitoral.
As publicações do coronel Ricardo Sant’ana seguem a linha do discurso propalado pelo presidente da República e por seus apoiadores. O militar, de 47 anos, formou-se oficial em 1997 e estava lotado até recentemente no Instituto Militar de Engenharia, o IME.
Alguns posts compartilhados pelo militar com seus seguidores no Facebook envolvem, inclusive, questionamentos à integridade do próprio sistema de votação adotado pelo TSE. Uma publicação de Sant’ana chegou a ser marcada pela rede social como “informação falsa”.
Procurado pela coluna, o Ministério da Defesa não se pronunciou sobre a postura do militar. Após o envio das perguntas, o coronel apagou seu perfil no Facebook.

Voto e loteria
Um vídeo compartilhado pelo coronel Sant’ana compara o exercício do voto à compra de um bilhete de loteria. No esquete, criado justamente para reverberar a pregação bolsonarista, um homem pede o comprovante impresso do seu jogo na loteria e se revolta ao ouvir do funcionário que ele precisa “confiar no sistema”.
A legenda da publicação diz: “Pra quem não entendeu ainda a briga contra esse sistema que nenhum país desenvolvido adotou, SÓ NÓS, então, se ainda confia no sistema, é achar que está tudo certo, então aceite a aposta na lotérica do jeito que está nessa sátira… pra despertar o ÓBVIO!!!!”.

Ataques à oposição
Sem reservas, o militar difunde postagens de políticos que integram a ala mais radical de apoiadores do governo e mira na oposição.
A postagem compartilhada pelo coronel e marcada pelo Facebook como “informação falsa”, por exemplo, afirma que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT ao Planalto nas eleições deste ano, teria roubado um faqueiro de ouro que a rainha Elizabeth II deu em 1968, em plena ditadura, ao então presidente-general Artur da Costa e Silva.
O coronel Ricardo Sant’ana também publicou posts colocando em dúvida os resultados das pesquisas eleitorais e fazendo campanha escancarada contra adversários de Bolsonaro. “Votar no PT é exercer o direito de ser idiota”, dizia um dos cards reproduzidos pelo coronel. Ao comentar um texto no qual a presidenciável Simone Tebet, do MDB, defendia que mulheres devem votar em mulheres, ele escreveu nos comentários: “Vaca vota em vaca”.
As críticas ao TSE se repetem na linha do tempo de Sant’ana – ou se repetiam, até a página ser deletada nesta quinta-feira. Entre vários compartilhamentos, ele replicou uma publicação do deputado federal Filipe Barros, do PSL do Paraná e um dos mais aguerridos apoiadores de Jair Bolsonaro no Congresso, que questionava o direito do eleitor de “observar se seu voto foi registrado, apurado e totalizado corretamente”.
Peça-chave da ofensiva
Ricardo Sant’ana não é uma figura trivial na estratégia das Forças Armadas de questionar o sistema eleitoral. É ele quem assina, por exemplo, um ofício enviado ao TSE no final de junho no qual o Exército pede uma série de arquivos relacionados às eleições de 2018 e 2014.
Entre as informações solicitadas estavam – bem em linha com os posts reproduzidos no perfil particular do coronel na rede social – imagens dos boletins emitidos com a totalização dos votos de cada seção eleitoral, arquivos de registro digital e os logs das urnas eletrônicas.
No rol de perguntas enviado ao Ministério da Defesa, a coluna quis saber se a pasta tinha conhecimento de que o coronel, escalado para fazer a inspeção do código-fonte das urnas, compartilha publicações diversas com notícias falsas e de teor claramente militante. Apesar da cobrança insistente, não houve resposta até a publicação desta reportagem.
O coronel Sant’ana não foi localizado. A página dele no Facebook foi apagada nesta quinta-feira, horas depois de os questionamentos terem sido enviados ao Ministério da Defesa.
A inspeção realizada pelos militares no código-fonte das urnas deve prosseguir até o próximo dia 12. A despeito do pedido de urgência do ministro Paulo Sérgio Nogueira, o código-fonte, base dos programas de informática que fazem as urnas funcionarem, está disponível desde outubro do ano passado a todas as instituições que participam da fiscalização das eleições.
RODRIGO RANGEL(METRÓPOLES)/montedo.com

28 respostas

  1. Fakenews, falar a verdade agora é crime. Não acredito que irão arregar para uma imprensa imunda e militante dessas, coragem moral e apoio o nobre militar por ser verdadeiro.

  2. Fake uma ova. São mais de 30 itens em falta no Palácio durante as saídas de Lula e Dilma, esses dois se pudessem roubaram até as lâmpadas.

    1. Rapaz, você fala por você? Pode provar isso diante de um juíz? Liberdade de expressão implica que você será responsável pelo que diz. E, se não tem provas do que diz, comete crime tipificado na lei. Pode se ver diante de um tribunal, acusado de calúnia.

      1. Concordo contigo. É um absurdo, fala-se mal só porque não se gosta do sujeito, e o que é pior, de forma irresponsável.
        Chama-o de ladrão porque ouviu na esquina e pronto, essa é a prova.
        Ok, querem ser irresponsáveis, sem problemas, mas tem de responder.

  3. Ué, os integrantes do tse militam claramente a favor do sapo-barbudo-ladrão-de-nove-dedos, qual o problema do integrante desta comissão ser “bolsonarista”?

    1. Mas quem é ou foi militar conhece bem como é um Oficial no dia a dia,a grande maioria da sociedade pensa que são uns santos mas não são (tem excessão),tem uns que são piores que políticos, tramposos,truculentos,vivem só de ameaças dentro das OMs e pensam que são donos das instituições e das Leis com muitas e muitas mordomias e vantagens,oque vem dessa gente que pregas moral e bons costumes não me surpreende.

    2. Quando foi que fizeram isso, quando militaram? O que eles têm dito em favor do Lula? No mais, não sabe que todo cidadão é considerado inocente até prova em contrário? Têm prova do que está falando ou é só leviandade mesmo? Vai provar diante do juiz? Você só pensa que é Anônimo…

    3. Eu quero provas, não assertivas anônimas. Com esse aí e só abrir suas redes sociais. Agora, abra a rede dos apontados no TSE. Para de ficar soltando mentiras.

  4. A cada movimento golpista a Nação conhece mais e mais o nível intelectual e moral do estamento mais superior.
    Fake News, Notícia falsa, Mentira, Dados inventados, Falácia, Calúnia, passa se chamar:
    – Ricardo Sant’ana.
    Medíocre essa atual geração ativista-política desse governo falacioso.
    Nem durante governo militar-civil se viu tal comportamento amoral e aético motivado na sana em defesa do indisciplinado e desajustado ex-capitãozinho contrário à moral e às regras de conduta vigentes da Caserna.
    Vergonha que nunca cessa, pior, a cada escândalo perpetrado por esses irresponsáveis só aumenta.
    Que seja denunciado, abra-se processo criminal e divida cela com esse capitãozinho desajustado.

    1. PRRP teu caldo já mofou. Nem adianta mais ficar de moita no rancho porque não vai levar filé no prato. Deveria ir ao Mobral. alfabetizar alguns, já que quer o bem do povo e ficar longe dessas criticas estupidas.

      1. Meu amigo, apoio tudo que o nosso amigo falou acima.
        A única estupidez que li foi a sua crítica a ele sem qualquer fundamento, pelo menos a dele tinha substância e desenvolvimento, a sua nada que preste.

  5. Ricardo você é esquerdista? É incrível como você só posta matéria, contra o presidente. Tem o índice de empregos aumentando, o PIB, gasolina baixando o diesel também e você só fala contra.

    1. O PIB não está aumentando, está se recuperando. Ainda não voltou aos patamares pré pandemia. Lembre-se, já fomos 8a economia, hj somos 12a.

      1. Prezado, estávamos em 13º lugar e agora estamos em 10º, em pleno recrudescimento de uma 3ª G e 2 anos de pandemia. Tem quase R$ 1 tri contratado para investimentos nos próximos anos. Éramos 7ª maior economia. Mas isso foi antes dos socialistas.

  6. É, eu já desconfiava q esse berreiro todo era só fumaça! Agora tenho certeza!!

    E eu acreditando que isso tudo era para o aprimoramento do sistema e aperfeiçoamento! Mais uma vez fui enganado pelos “meus chefes”! Coloco entre aspas pois estou na reserva.

    Então tudo isso não passa de uma mera instrumentalização da força para fins políticos e eleitoreiros! Não q no passado a força não tenham sido utilizado pelos antecessores do cargo de presidente com fins eleitoreiros, mas hj a coisa esta totalmente escancarada!

    Daqui a pouco o atual inquilino do palácio do planalto vai querer colocar o EV e EP para fiscalizar se cada eleitor votou nele nas seções eleitorais espalhadas pelo país.

  7. Sei lá, tenho até medo desse pessoal querer fraudar a urna eletrônica para dizer depois que eles fraudaram para mostrar que era possível e que a urna não era confiável.

    Essa eleição de 2022 tem tudo para dar errado.

  8. As PMs não caem no politicamente correto da imprensa militante não, são honrados, leais e abraçam os militares coagidos por pilantras comunistas. São soldados honrados, ninguém fica para trás, um por todos e todos por um. Força e honra!

  9. O governo Bolsonaro está servindo para escancarar a tamanha incompetência intelectual administrativa de nossos estamentos superiores

    1. Isso é verdade! Todos contra Bolsonaro liberando bandidos assassinos e traficantes, prendendo jornalistas, desmonetizando canais de imprensa e atendendo a todos os pedidos da esquerdalha.

    2. É incrível a quantidade de absurdos postados aqui e “falsas verdades” repetidas e repetidas mil vezes, sem qualquer tipo de filtro ou racionalidade. No Brasil não existem mais pessoas “idiotizadas” para acreditar nesse partido absurdo que é o PT!!! Prezados, quando escuto militares e civis dizerem que não podemos e não devemos nos pronunciar politicamente, porque a nossa Constituição “cidadã ” Brasileira não permite, eu fico me perguntando: será que essa pessoa já parou para pensar no que está dizendo? Nós perdemos a nossa condição de cidadãos porque somos militares?? Essa “lei morta” foi posta na nossa Constituição de forma totalmente ilegítima pelos esquerdistas que foram (graças a Deus) um dia expulsos desse país e retornaram aqui para criar normas para nos “ferrar”, retirando nossos direitos e protegendo os bandidos com os direitos dos “mano”!!!!! A política é inerente ao ser humano! Respiramos política! Esse Coronel ele tem total direito de postar na sua rede social suas preferências políticas sim!!!! O que ele não pode é utilizar o Exercíto como ferramenta para exercer sua política,, e isso ele não está fazendo. Outra falácia é dizer que o sapo de nove dedos é inocente!! Em que mundo você vive??? Já ouviu os depoimentos dos comparsas desse ladrão?? Se informe por favor, está aí na Internet para quem quiser ouvir!! Marcelo Odebrecht, Paloccci, Marcos Valério e etc. Infelizmente temos um STF corrupto, vendido!!! E se vocês estão descontentes com o Presidente Bolsonaro, vai aí um conselho: aqui na América Latina está lotado de países de esquerda com inflação altissima e pessoas passando fome, corra para lá, vá em frente e se abrace os esquerdistas!!!

  10. Dispensado do grupo por proliferar mentiras. A coisa mais vergonhosa para um militar, em especial para um oficial, é dizer mentiras. Deveria sofrer Conselho de Justificação, uma vergonha para a classe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo