Escolha uma Página

‘Novo aliado de Bolsonaro no questionamento das eleições: os militares’, diz jornal, dias após reunião do brasileiro com Biden

Com a foto acima em sua página inicial, na noite de domingo (12), o New York Times chamou a atenção para o fato de militares estarem agora, como Jair Bolsonaro, “levantando dúvidas sobre o processo eleitoral do Brasil, apesar da pouca evidência”.
No resumo do correspondente Jack Nicas:
“Faltando quatro meses para uma das votações mais importantes da América Latina em anos, um confronto de alto risco está se formando. De um lado, o presidente, alguns líderes militares e muitos eleitores de direita argumentam que a eleição está aberta à fraude. Do outro, políticos, juízes, diplomatas estrangeiros e jornalistas estão soando o alarme de que Bolsonaro prepara o cenário para tentativa de golpe.”
O principal jornal americano destaca, do ministro Edson Fachin, presidente do Tribunal Superior Eleitoral:
“Esses problemas são criados artificialmente por aqueles que querem destruir a democracia brasileira. O que está em jogo no Brasil não é só uma urna eletrônica. O que está em jogo é manter a democracia.”
A reportagem sublinha ameaças recentes do comandante da Marinha e do general ministro da Defesa, este horas depois da reunião em que Bolsonaro pediu apoio de Joe Biden contra Lula. Leia mais.
FOLHA/montedo.com

Skip to content