Escolha uma Página

Almirante Anatalício Risden é novo diretor-geral brasileiro de Itaipu
O Ministério de Minas e Energia confirmou, nesta terça (25/1), a indicação. Ele assume após general João Francisco Ferreira pedir exoneração

Manoela Alcântara
O Almirante Anatalício Risden Júnior é o novo diretor-geral brasileiro de Itaipu Binacional. O nome de Risden, que atualmente ocupa o cargo de diretor-financeiro de Itaipu, foi confirmado ao Metrópoles pelo Ministério de Minas e Energia.
A informação foi dada pelo órgão por meio de nota.
O Almirante assume horas após o então diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general João Francisco Ferreira, pedir exoneração do cargo.
O general alegou razões pessoais. O militar ocupava o posto desde abril de 2021.

Quem é o novo diretor-geral
O vice-almirante da Marinha, Anatalício Risden Júnior, tem 62 anos, nasceu em Curitiba, e é militar da reserva, com mais de 40 anos na ativa.
É bacharel em ciências navais, com especialização em Intendência para Oficiais, e tem pós-graduação em administração financeira pela Escola de Pós-graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV). É mestre em ciências navais e doutor em altos estudos de política e estratégia.
Tem experiência em administração e economia do setor público, finanças governamentais, orçamento público, operações de crédito internacionais e estruturação de projetos complexos de Defesa, em relação à vertente orçamentária e financeira.
No período de março de 2008 a agosto de 2015, Risden Júnior foi diretor de Coordenação do Orçamento da Marinha (COrM), constituindo o elo entre a Força Naval e os demais entes do orçamento federal, entre eles, o Ministério da Defesa, o Ministério da Fazenda e o Ministério do Planejamento.
METRÓPOLES/montedo.com

Skip to content