Escola de Sargentos formará novo polo de desenvolvimento, afirmam prefeitos da Grande Recife

entrega do sabre ESA continencia

Fabson Gabriel
Após o anúncio de que a Região Metropolitana do Recife sediará a nova Escola de Formação e Graduação de Sargentos de Carreira do Exército Brasileiro, numa área de aproximadamente 75 km quadrados entre os municípios do Recife, Camaragibe, São Lourenço da Mata, Abreu e Lima e Araçoiaba, prefeitos das cidades contempladas ressaltaram que a instituição formará um novo pólo de desenvolvimento.
A sede foi definida por critérios técnicos e mediante o compromisso assumido pelo Governo de Pernambuco de investir R$ 320 milhões em obras de infraestrutura no entorno do local, que prevê concentrar cerca de 10 mil pessoas, entre alunos, professores, pessoal de apoio e familiares. A construção da escola, de responsabilidade do Exército, ainda terá o cronograma de obras definido.
O prefeito de São Lourenço da Mata, Vinícius Labanca (PSB), celebrou o anúncio. “É uma grande notícia para nossa cidade. A implantação desse complexo do Exército aqui traz progresso não só para São Lourenço, mas para nossas cidades vizinhas como Camaragibe e Paudalho. Gostaria de parabenizar o governador Paulo Câmara por essa excelente conquista, uma vez que o Governo do Estado e toda equipe lutaram por mais de dois anos para que isso acontecesse. Estamos caminhando a passos largos para o desenvolvimento”, destacou.
A prefeitura de São Lourenço anunciou, por meio de nota, que o Governo do Estado irá doar para o Exército um terreno de mais de 150 hectares, que fica no entorno da Arena de Pernambuco, onde poderá ser construído o Centro de Logística.
“A Região Metropolitana do Recife ganha muito ao sediar a Escola de Sargentos de Carreira do Exército, que vai gerar benefícios indiretos para toda a região. O Recife se coloca à disposição do Governo de Pernambuco para oferecer todo o suporte e apoio necessários ao empreendimento, que vai acolher mais de dois mil jovens com investimentos da ordem de R$ 1.5 bilhão”, afirmou, por meio de nota, o prefeito do Recife, João Campos (PSB). De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o investimento do estado será para a execução de obras de abastecimento de água, saneamento, mobilidade, vias de acesso, internet.
O prefeito de Araçoiaba, Jogli Uchôa (DEM), ressaltou que a chegada da instituição alavancará o comércio e o turismo na cidade. “A escola vem para a nossa região para transformar, principalmente o município de Araçoiaba, que tem poucos recursos e não possui indústria, e que vive do comércio local e do poder público. A perspectiva é um aumento no comércio e no turismo, e consequentemente, oportunidades para as pessoas. Para isso, estamos começando os cursos de capacitação profissional, tanto visando esse investimento quanto para atrair empregos para nossa cidade.”
A prefeita de Camaragibe, Nadegi Queiroz (Republicanos), ressaltou que a escola não será instalada no município, mas que beneficiará a cidade. “Do ponto de vista físico, a ESA não será instalada em Camaragibe. Entretanto, nosso município, além de fazer limite com a área, é uma rota importante de acesso ao complexo. Os camaragibenses comemoram a chegada da Escola de Sargentos de Carreira porque sabem que Pernambuco ganha com a iniciativa e, consequentemente, nossa cidade será beneficiada com obras de infraestrutura e demais possibilidades de avanços nesse sentido. Camaragibe faz parte do polo de desenvolvimento viabilizado com a chegada da ESA e a gestão tem o compromisso de propiciar condições de atendimento com um grande arcabouço de serviços e comércio, prontos para receber as pessoas”, informou.
O prefeito de Abreu e Lima, Flávio Gadelha (PSL), também ressaltou os impactos da construção para a economia da cidade. “Vamos receber um dos mais importantes centros de formação militar da América Latina. Um investimento bilionário que trará novos ares para a economia de nossa região. Serão milhares de oportunidades de emprego criadas, gerando renda, fomentando o comércio e trazendo mais desenvolvimento”.

Comunicado oficial
Durante o anúncio, feito no início da noite da quinta-feira (21), o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira explicou ao governador Paulo Câmara (PSB) que a decisão considerou critérios técnicos e levou em conta o conjunto de investimentos do Governo do Estado.
“Por quase dois anos, foi realizado acurado trabalho que analisou possíveis locais em todo o território nacional, sendo pautado por aspectos eminentemente técnicos. Como resultado, três guarnições foram selecionadas para a segunda fase do trabalho, na qual o estudo foi ainda mais minucioso. Ao término desse processo, ouvido o Alto Comando do Exército, a cidade selecionada para sediar a nova escola é Recife-PE”, afirmou o general, por meio de ofício.
“Quero agradecer ao comandante Paulo Sérgio Nogueira e ao seu Estado Maior pelo profissionalismo de todo o processo, assim como o empenho de todo o nosso time e da bancada pernambucana no Congresso Nacional, que muito contribuiu para mais essa vitória”, destacou o governador Paulo Câmara, na ocasião.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO/montedo.com

21 respostas

  1. Jesus, é real mesmo.
    Até ontem estava aguardando uma Nota de esclarecimento do Cmdo Exército.
    Boa sorte a todos.
    Parabéns Recife.

    1. Parabéns Pernambuco, várias batalhas ocorreram aí: Insurreição Pernambucana contra os Holandeses ou dos Suassunas contra a colonização Portuguesa fruto da influência da Revolução Francesa pelo mundo….a História e a construção de militares que lutarão sempre pelo bem do Brasil, sempre se encontrarão….Graça e paz…

  2. Olhem o projeto em formato PDF, e tirem suas conclusões. Sem dúvida melhor escolha. Parabéns Exército, parabéns ESA, parabéns Pernambuco!

  3. Sendo boa ou má escolha uns dirão que foi um erro, outros que foi acerto…vai depender das convicções políticas de cada um, é nisso que se resume a sociedade como um todo e com seus princípios relativizados.

  4. Critérios técnicos… Sei… Houve vários critérios… Eleitorais… Populistas… Financeiros… etc… Tudo… Menos critérios técnicos… No que tange IDH… Violência… Infraestrutura… Transportes… Habitação… e Saúde… Pois temos em Recife o pior hospital militar do mundo… Quiçá do universo… A verdade é uma só… A política brasileira… Seja ela com viés de Esquerda ou de Direita… Em todas as áreas… É o eterno câncer desse país… No final quem paga toda a conta pelas atitudes imediatistas… Pela incompetência e falta de planejamento… É o contribuinte… E vida que segue… Depois dessa lamentável escolha… Mais uma vez temos que pedir ao Senhor dos Exércitos que proteja a carreira das praças que desde a sua concepção… Desde o seu início… É jogada na vala do esgoto da carreira militar… A sorte dos incompetentes Estamentos Superiores é que vivemos em um país miserável e de economia constantemente instável… O que contribui para os constantes recordes de desemprego… Onde por falta de opção… A carreira de praça… para o filho do pobre… É claro… Aínda se apresenta viável apenas como trampolim… para aqueles que não tiveram a oportunidade de um ensino clássico… pelo fato de ter começado a trabalhar prematuramente… Esses infelizmente ainda se sujeitam a uma carreira tão humilhante como essa… Mas repito… Será um trampolim…

  5. Hoje a EsSLog não forma técnicos, os alunos terminam o curso sem conhecimentos técnicos básicos das suas áreas, aluno Mnt Com não sabe diferenciar tensão AC e DC, não sabem pra que serve um capacitor; Mec Auto não sabem o mínimo sobre os sistemas básicos de um veículo; Mec Op que não sabe fazer um parafuso etc…

    Os alunos ficam 2 anos “rolhando”, enquanto instrutores – fujões de OMs boca podre ou medíocres em classificação em suas turmas, que recorrem ao SisVIM para lotearem a escola – vão ganhando seus pontinhos como monitor/instrutor paralelamente. EsSLog se tornou esconderijo de medíocres e isso está afetando o aprendizado dos alunos.

    Espero que o mesmo não ocorra com a nova escola da EsSA.

    1. Isso se chama decadência do ensino militar, se não tem fiscalização externa tudo ou nada pode acontecer, o reflexo da qualificação inadequada revela um futuro sombrio para as forças armadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo