A origem do Quadro Especial (a pedido)

QE

Atendendo a pedidos de alguns leitores:
Publicação original: 31/3/18

A EsSA e os ‘Novos Lamarcas’
Após a deserção de Lamarca, em janeiro de 1969, temendo que novos guerrilheiros esquerdistas surgissem em suas fileiras, o Exército suspendeu a formação de sargentos na EsSA entre 1970 e 1976. Nesse período, os graduados foram formados apenas em unidades de tropa, em pequenos grupos, modalidade que já existia anteriormente.

Estabilidade como regra
Nessa época, a estabilidade era concedida a militares de diversas qualificações. Todos os quartéis tinham muitos cabos que ultrapassavam os dez anos de serviço, prática que foi interrompida em 1975. A partir de 1976, só estabilizavam os de ‘difícil formação’, como corneteiros, operadores de comunicações, etc.

Os ‘velhinhos’ na EsSA
Entre os anos de 1976 e 1981, o limite de idade para admissão na EsSA foi de 35 anos de idade no ano da matrícula. Isso abriu a possibilidade para que os chamados ‘cabos velhos’ pudessem prestar o concurso. Muitos deles foram aprovados e fazem parte das turmas de 1977 a 1982. Aqui, uma ressalva: tenho colegas de turma que cursaram a EsSA com até 35 anos de idade. Jamais testemunhei qualquer favorecimento a esses em relação a jovens como eu, no auge dos meus 20 anos. Os ‘velhinhos’ ralaram muito para conseguir suas divisas. Segue.

Surge o QE
Já com a decisão de reduzir a idade limite para 25 anos no concurso de 1982, o Exército criou o Quadro Especial, em agosto de 1981. Assim, os soldados e cabos estabilizados com mais de 15 anos de serviço que possuíssem a quarta-série do primeiro grau adquiriram o direito a uma promoção, a cabo ou terceiro-sargento, respectivamente. O Decreto de criação previa, textualmente, “a redução gradual [do Quadro Especial] mediante transferência para a reserva remunerada, reforma ou licenciamento, processadas de acordo com as disposições do Estatuto dos Militares e dos Regulamentos do Exército, ou, ainda, por aplicação de cotas compulsórias estabelecidas de conformidade com os citados diplomas legais.”

C’est fini
Esta, meus amigos, sem tirar nem por, é a origem do Quadro Especial. Ele foi criado para compensar a impossibilidade dos cabos estabilizados cursarem a EsSA. Ponto final.

Adendo ao texto original
Há algum tempo, o Milico Ponderão publicou um áudio, em que um militar atribui a si a criação do QE, pois, na época, teria sugerido a um general com comando no Rio a adoção de modelo já existente na FAB. É possível que isso tenha ocorrido, porém trata-se de um fato dentro de um contexto bem mais amplo.

35 respostas

  1. Sobre o Quadro Especial , Sgt QE, em 1981 estava em Brasília e o comentário é que um dos cabos que servia na Granja do Torto cuidando dos cavalos do presidente Figueiredo, teria falado em algo que desse uma oportunidade de melhoria aos cabos velhos e foi aí que o próprio Presidente disse que ia mandar estudar as possibilidades e daí surgiu o Sgt QE.

    1. Não duvido nada Luciano Osório.
      Muitas coisas são resolvidas, decididas, independentemente, de certas ou erradas, nesses encontrões “fortuitos” da vida, e na caserna, ou, nem tantos.
      Um bom cabo da arma ligeira com certeza convenceria o ‘beiçudo’ Figueiredo e seus cavalos presidenciais.
      Não duvido nada.

  2. Muito obrigado Capitão Montedo, vou salvar o texto , quem se interessar um pouco sobre a história de nós graduados sugiro a leitura do livro “Praças em pé de guerra ” ( vc encontra no site estante virtual) , nesse livro vi que a vida do Sargento nos anos 40/50 era bem ruim , só estabilizava que tinha o CAS , e eram cerca de 150 vagas por ano , quem não fizesse ia embora com 9 anos de serviço e já com filhos e família … Alguns anos depois o General Lott acabou com isso …. ah… e tinha que pedir permissão prá casar igual aos cabos e soldados kkkk

  3. Tudo bem que o QE deu essa oportunidade a muitos CBs antigos, mas para alguns foi prejuízo. Ouví falar, não tenho certeza, que na MB tem CB que foi incluído no QE, só foi dada 2 chances no concurso para o C-FSG, não foi chamado para compor o QESM, e foi para a reserva como CB.

  4. Na realidade as coisas sempre mudam, quando a conversa com alguém que tem influência ´surge em oportunidades que aparecem. Não vou dizer com quem conversei e que mudou as promoções que eram 2(duas em junho e 2 (duas) em dezembro de cada ano, sendo 4 por ano. Acontece que eu era no quadro de acesso aproximadamente pouco mais de 700, e certa pessoa do sexo feminino esposa de pessoa de influência do Exército me disse é bom ser promovido a sargento é mais status, e falei a ela que para mim era impossível em virtude do que contei para ela. Depois disso passei a ser o 386 no quadro para promoções e as vagas foram para 383, faltavam 3 para poder encaixar no quadro para ser promovido. E sabem em quanto foi parar o quadro para promoção? 407. e eu fui promovido. Depende de quem nós conversamos e da sensibilidade humana da pessoa. Todos os demais quadros dentro do Exército vão até Capitão, o que teria que ter a mesma proporção em virtude de ser um Quadro Oficial de Sargentos conhecido por QE, Infelizmente esse quadro é discriminado dentro das Forças Armadas.

  5. Com relação ao QE na FAB chamado “QESA”, o mesmo só passou a existir em 2001 anteriormente existia outro quadro chamado QC-Quadro Complementar para os Cabos Estabilizados.

    1. A estabilidade para os praças apareceu no Estatuto dos militares em 1969.

      Decreto-Lei nº 1.029, de 21 de Outubro de 1969
      Dispõe sobre o Estatuto dos Militares e dá outras providências.

      OS MINISTROS DA MARINHA DE GUERRA, DO EXÉRCITO E DA AERONÁUTICA MILITAR, usando das atribuições que lhes confere o artigo 3º do Ato Institucional nº 16, de 14 de outubro de 1969, combinado com o § 1º do artigo 2º do Ato Institucional nº 5, de 13 de dezembro de 1968, resolvem, baixar o seguinte Decreto-lei.

      Art. 3º Os membros das Fôrças Armadas, em razão da destinação constitucional das mesmas, formam uma categoria especial de servidores da Pátria, denominada Militares.

      Art. 52. São direitos dos militares, ressalvadas as limitações impostas em leis específicas:

      b) estabilidade, quando praça com dez ou mais anos de efetivo serviço.

      CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1967/EMC1969

      Art. 97. Os cargos públicos serão acessíveis a todos os brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei.

      § 1º A primeira investidura em cargo público dependerá de aprovação prévia, em concurso público de provas ou de provas e títulos, salvo os casos indicados em lei.

      CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

      ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

      Art. 18. Ficam extintos os efeitos jurídicos de qualquer ato legislativo ou administrativo, lavrado a partir da instalação da Assembléia Nacional Constituinte, que tenha por objeto a concessão de estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

      LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980

      Art. 3° Os membros das Forças Armadas, em razão de sua destinação constitucional, formam uma categoria especial de servidores da Pátria e são denominados militares.

      § 1° Os militares encontram-se em uma das seguintes situações:

      a) na ativa:

      I – os de carreira;
      II – os temporários, incorporados às Forças Armadas para prestação de serviço militar, obrigatório ou voluntário, durante os prazos previstos na legislação que trata do serviço militar ou durante as prorrogações desses prazos;

  6. Meu amigo, que esculacho do Redator, que aula!
    Passei 30 anos na Ativa, incorporei como Recruta em 84 e EsSA/85, e não tinha conhecimento de 99% dos fatos e legislação aplicada à época.
    A partir de hoje não tecerei qualquer comentário sobre a administração da Força.
    Cap Montedo pegou pesado.
    Depois dessa se confirmou que sou um acéfalo, um beócio, uma ameba unicelular.
    1) …”o Exército suspendeu a formação de sargentos na EsSA entre 1970 e 1976. “…Caraca!
    2) …”Entre 1976 e 1981, limite de idade para admissão na EsSA foi de 35 anos de idade.”…Essa galera foi sugada, esses caras são carcaça.
    Conheci excelentes Cabos e Sargentos do Quadro Especial.

  7. A ESA era para quem tinha o antigo Ginásio! E tinha o limite de idade! Houve uma época que abriram para 35 anos, mas não lembro por quanto tempo, mas foi por pouco. Aí quem não tinha o Ginásio não podia fazer a ESA. A verdade é que os profissionais Cabos Velhos interessavam para o EB tê-los em seus Quadros, principalmente nos Batalhões de Engenharia de Construção. Mão de Obra especializada. A oportunidade que foi dado a esses Cabos velhos foram muito poucas. Nos anos de 1960 em diante forma realizados os Curso Regionais de Sargentos, geralmente por indicação de um Oficial que valorizava o Cabo Velho chamava de Peixe e quem não tinha um Oficial e não era peixe simplesmente não ia fazer o Curso Regional de Sgt. Conheci vários semi analfabetos que foram fazer esse Curso e mal sabiam escrever o nome! Mas eram bom e excelentes profissionais e tinha alguém de costa quente. Essa foi a realidade. Nada contra! E quem não tinha ninguém ficou a ver navios!

    1. Tá bom, Valmor. Agora volte ao texto e veja o que aconteceu e se possível volte no tempo e faça uma análise da situação da época. Não adianta fazer juízo de valor com os olhos de hoje a não ser que seja para novos rumos.

  8. Este texto do Montedo sobre a criação do QE é verdadeiro. Sou praça de 1976 e naquele ano presenciei a existência do Curso de Formação de Sargentos na tropa no antigo 1ºBECmb (Santa Cruz-RJ). Em 1981 fui aprovado no concurso para sargento de carreira e fiz minha formação básica na EsiE (QM Técnica). Recordo-me do recebimento da noticia sobre a criação do QE e por conta disso muitos cabos velhos que tinham sido aprovados no concurso e já estavam cursando a Escola ao tomarem conhecimento desse fato simplesmente desistiram de continuar no Curso porque segundo eles “não precisam mais “continuar queimando a mufa” pois sairiam sargentos de qualquer forma e até antes dos que estavam na Escola. E isso aconteceu mesmo porque eles foram promovidos a 3º Sargento a contar de 01 DEZ 1981 enquanto que os que estavam na EsSA e os oriundos da EsIE que foi o meu caso, fomos promovidos a 3º Sarge to a contar de 04 e 11 DEZ daquele ano, respectivamente.

  9. Tive a satisfação de conhecer um desses sargentos “veinhos”, fez a ESA com 34 anos, saiu bem classificado e ja tinha uns 50 quando o conheci. Militar inteligentíssimo, excelente preparo físico e vigor, enfim, era um verdadeiro exemplo para todos nós… Isso foi no início dos anos 90… Segundo consta, ele colocava a molecada de 20 anos no bolso.
    Moral da historia, cada um é cada um, e nós mesmos estabelecemos nossos limites

  10. Engracado pensar no perigo da formação do sgt profissional naquela época para se evitar novos lamarcas… como se o lamarca tivesse vindo de TC…

  11. EXCETO OS QE’s QUE SÃO ORIGINÁRIOS DA SELVA, OS QUE VIERAM DE GRANDES CENTROS PARA ESTABILIZAR NAS GU ESP – SEMPRE APADRINHADO POR UM CEL/GEN – SIMPLESMENTE ACABAVA COM O SONHO DE UM SD E/OU CB INCORPORADO NUMA GU ESP, O QUAL ESTAVA NA LINHA DE ESTABILIDADE.

    OU SEJA, MUITOS MILITARES DE EXCELENTE GABARITO TINHAM QUE CEDER SUA VAGA DE ESTABILIDADE E SER LICENCIADO, PARA OUTRO MILITAR APADRINHADO QUE CAIA DE PARAQUEDAS DO NADA E TOMAVA A VAGA DE ALGUÉM.

    PORTANTO, QUANDO SE OLHA PARA UM SGT do QEro QEro, os quais foram para as Gu Esp para estabilizar, destruíram um sonho de outro militar que muitas das vezes era pego de surpresa na questão de não mais estabilizar e por seguinte o licenciamento inesperado no fim do ano.

    1. Quando servi no 53 BIS (Itaituba-PA) anos 89′ e 90′, encontrei uma turma de ‘PQD’s’ muito fraca.
      Alterados, desmotivados, ‘baseados’ após seus sucessivos reengajamentos e posterior estabilidade.
      De um grupo de 5 PQD só escapava um da Estação Rádio, hoje, Sgt Jorge, na reserva, o restante rolhando, e como vc disse, tiraram a oportunidade de outros capacitados cabos e soldados da cidade, os “habilocs”.
      Felizmente essa possibilidade encerrou-se há tempos.
      Mas, repito, servi, conheci e aprendi com excelentes companheiros do Quadro Especial, tanto na Amazônia, quanto na Bda.
      E, vou mais longe:
      – conheci profissionais do QE que colocariam ‘milhões’ de tenentes e terceiros-sargentos, da nova geração, ‘no bolso’, e como.
      Não troco o Sargento Jorge numa patrulha por 10 Nutellas, vou só com Cb/Sd’s.
      Há péssimos e bons profissionais em todos círculos militares.
      “Seu” Pazuello é um típico mau exemplo.

    1. O ‘Sgt de Carreira 2000’,
      Se estão voltando como PTTC é porquê os Sgt de Carreira 2000, 2001…, não estão dando conta do recado.
      Como vc faz parte da nova geração, não faz ideia como são tão fracos.
      Tá aí a explicação do retorno do pessoal raiz.
      Sgt de Carreira 2000, uma pergunta de seleção:
      – qual seu resultado no último TAF?
      Respondo,
      No máximo um “B” magro.
      Teu comentário é típico de militar limitado e fraco.
      Falas pelos cotovelos e alojamentos dos QE’s pra camuflar e ludibriar desatentos de suas enormes limitações.
      Característica número ‘1’ dos da ‘nova geração’ mi mi mi, da ‘natulagem’.
      Hoje, após término do expediente, tem ‘escolinha’, corridinha de 10 mil, não esqueça.

    1. Você também será extinto, rsssssss, não viu no Youtube o vídeo do Binho RBSoft que o sujeito saúda todos como futuros cadáveres, é futuros cadáveres, todos irão morrer um dia pô! Quem sabe seu nome esteja constando na lista bem próximo da extinção, kkkkkkkkkkkkk.

  12. É que no tempo não tínhamos os olhos de hoje e muito menos experiência! Mas isso acontecia nos Batalhões de Engenharia de Construção onde a mão de obra especializada era valorizada. Nada contra a época e nem a favor dos Sgtos que faziam o Regional eram tão competentes como os que vinham da ESA estes vinham com sangue nos olhos e descontavam nos Recrutas as suas especialidades em maneabilidade, eram cobrões nisso! Mas na minha modesta opinião esses Cabos Velhos que foram e são Sgts QE tiveram poucas oportunidades!

  13. Oficial da alteração e o praça paga o pato (Lamarca era capitão e o exército temendo que novos guerrilheiros esquerdistas suspende a formação de sargentos) Só uma pergunta Lamarca s eformaou na ESA ou AMAN?

  14. O Quadro QE são preenchidos por militares estabilizados, portando a partir de 1º de fevereiro de 1987, nenhum servidor poderia ter a estabilidade sem concurso público.

    Os militares estabilizados antes de 1º de fevereiro de 1987 fazem parte do QE.

    Pelo estatuto dos militares a transferência para a reserva remunerada ex-officio ( até 2019), por idade limite são: para cabo 48 anos e 3 Sgt 49 anos.

    Suponhamos que um militar estabilizado em 1987, portando incorporou como soldado em 1977 com 19 anos, estaria com 29 anos na estabilidade e completaria 49 anos em 2007 como 3 Sargento, logo o quadro especial, provavelmente foi extinto 2007.

    Pelo estatutos dos militares em 1980, os militares temporários não poderiam mais ser organizados em carreira ou com promoções sucessivas.

    EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 26, DE 27 DE NOVEMBRO DE 1985.

    Art. 1º Os Membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal reunir-se-ão, unicameralmente, em Assembléia Nacional Constituinte, livre e soberana, no dia 1º de fevereiro de 1987, na sede do Congresso Nacional.

    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

    ATO DAS DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAIS TRANSITÓRIAS

    Art. 18. Ficam extintos os efeitos jurídicos de qualquer ato legislativo ou administrativo, lavrado a partir da instalação da Assembléia Nacional Constituinte, que tenha por objeto a concessão de estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo Poder Público.

    LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980

    Art. 155. Aos Cabos que, na data da vigência desta Lei, tenham adquirido estabilidade será permitido permanecer no serviço ativo, em caráter excepcional, de acordo com o interesse da respectiva Força Singular, até completarem 50 (cinqüenta) anos de idade, ressalvadas outras disposições legais.

    Art. 158. Após a vigência do presente Estatuto serão a ele ajustadas todas as disposições legais e regulamentares que com ele tenham ou venham a ter pertinência.

  15. Então quer dizer que o QE foi criado por ocasião de uma dor aguda ocasionada por um advento chamado Lamarca oriundo da academia.
    Tornando os QEs Elemento crucial ou o mais importante de um problema que surgiu dentro de uma academia militar?
    Paranoia ou precaução: será que os medrosos ser tornaram medrosos demais?
    Talvez alguns pode tentar fugir desses assuntos desagradáveis, fato é que colocaram a culpa em brasileiro que nem era nascidos na época dos fatos. O então capitão Lamarca entrou pelo portão da frente e se formou Cap de uma academia conceituada até os dias de hoje.
    O que foi feito dentro da academia para repelir ideologias, Tendo em vista que o foco do problema se iniciou lá e não na ESA?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo